ESHTE Gestão Turística

MónicaAnjos

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2015
Bom dia, estou um bocado "aflita" por assim dizer porque já pesquisei todos os tipos de cursos que eventualmente poderia gostar a não sei ainda o que escolher. Sou muito indecisa quanto a isso e não sei se há algum curso que goste realmente. Apesar disso gostava que, quem pudesse perder um pouco do seu precioso tempo, me informasse acerca do curso de Gestão Turística na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril sff. Como é que funciona, o que se faz, o que não se faz, o pessoas, e todas essas coisas. Obrigada

Última edição:

anaisl

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2017
olá! Fiz o exame de Geografia A no 11 ano e pretendo ir para Gestão Turística na ESHTE, gostaria de saber se este curso tem futuro e quais são as saídas profissionais. Obrigada!

anaisl

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2017
Boa tarde. Estou interessada no curso de Gestão Turistica na ESHTE e gostava de saber mais sobre este curso. Tenho média de 14,5 será que entro?
Outra coisa que gostava de saber são as melhores zonas para habitar no estoril perto da ESHTE.
Obrigada!

• Like
Reactions: Hawa Vali

NunoC

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2017
Boa tarde. Estou interessada no curso de Gestão Turistica na ESHTE e gostava de saber mais sobre este curso. Tenho média de 14,5 será que entro?
Outra coisa que gostava de saber são as melhores zonas para habitar no estoril perto da ESHTE.
Obrigada!

Boa tarde,

Certamente que entras, nem que seja em Pós-Laboral.
Frequentei o mesmo curso e posso te dizer que a Escola é boa, os professores são em geral também bons e a matéria dada é interessante, com vários tipos de cadeiras que te introduzem conceitos e práticas de gestão enquanto te introduzem no mercado turístico.
Contudo ha um grande mas, a escola tem reputação no sector mas não ha muito emprego para áreas directamente ligadas à gestão, muitos dos licenciados acabam a trabalhar em recepções de hotel. Em Portugal as "Empresas Turísticas" são principalmente hotéis, agências de viagens, algumas companhias aéreas e pouco mais. A verdade é que se por exemplo te candidates a trabalhar num departamento de Recursos Humanos de um hotel vais estar a concorrer com quem tirou licenciatura em Recursos Humanos, se te candidatares à area financeira vais também ter concorrência de quem tirou contabilidade ou gestão no ISCAL, ISCTE e afins.

Se de facto gostas da área do turismo então escolheste a licenciatura certa mas sem tirares depois um mestrado de especialização numa outra universidade não te vai servir de muito.
No fim vais ter amigos que andaram no ISCTE e ISEG a trabalhar em bancos e outros tipos de empresa com um trabalho melhor que o teu e a ganhar melhor, pelo menos é o que eu sinto agora.

Mas cada um sabe o que quer, e se é a área do turismo que queres então força, certamente que vais gostar da ESHTE.

Em termos de residência acho que o São João do Estoril deve ser a melhor zona (em termos de preços).

Se tiveres mais duvidas está à vontade para me perguntar :)

• Like

Inêscmm

Membro
Matrícula
31 Julho 2017
Boa tarde,

Certamente que entras, nem que seja em Pós-Laboral.
Frequentei o mesmo curso e posso te dizer que a Escola é boa, os professores são em geral também bons e a matéria dada é interessante, com vários tipos de cadeiras que te introduzem conceitos e práticas de gestão enquanto te introduzem no mercado turístico.
Contudo ha um grande mas, a escola tem reputação no sector mas não ha muito emprego para áreas directamente ligadas à gestão, muitos dos licenciados acabam a trabalhar em recepções de hotel. Em Portugal as "Empresas Turísticas" são principalmente hotéis, agências de viagens, algumas companhias aéreas e pouco mais. A verdade é que se por exemplo te candidates a trabalhar num departamento de Recursos Humanos de um hotel vais estar a concorrer com quem tirou licenciatura em Recursos Humanos, se te candidatares à area financeira vais também ter concorrência de quem tirou contabilidade ou gestão no ISCAL, ISCTE e afins.

Se de facto gostas da área do turismo então escolheste a licenciatura certa mas sem tirares depois um mestrado de especialização numa outra universidade não te vai servir de muito.
No fim vais ter amigos que andaram no ISCTE e ISEG a trabalhar em bancos e outros tipos de empresa com um trabalho melhor que o teu e a ganhar melhor, pelo menos é o que eu sinto agora.

Mas cada um sabe o que quer, e se é a área do turismo que queres então força, certamente que vais gostar da ESHTE.

Em termos de residência acho que o São João do Estoril deve ser a melhor zona (em termos de preços).

Se tiveres mais duvidas está à vontade para me perguntar :)

Olá! Eu também escolhi Gestão Turística, tendo noção de todas as coisas que disseste, de ser difícil arranjar um bom emprego apenas com a licenciatura. Só queria perguntar-te, porque é que aconselhas um mestrado noutra universidade? Os da ESHTE não são bons (em termos de conseguir emprego depois)?

NunoC

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2017
Olá! Eu também escolhi Gestão Turística, tendo noção de todas as coisas que disseste, de ser difícil arranjar um bom emprego apenas com a licenciatura. Só queria perguntar-te, porque é que aconselhas um mestrado noutra universidade? Os da ESHTE não são bons (em termos de conseguir emprego depois)?

Depende do que queres fazer profissionalmente. Os mestrados da eshte tal como as licenciaturas são focados somente em turismo.
Por exemplo se quiseres trabalhar num departamento de recursos humanos de um hotel ficas em melhor posição de o conseguir se tiveres um mestrado em RH do que um em Gestão Hoteleira.

Mas é tudo muito pessoal, o teu sonho pode ser mesmo um dia ser directora de hotel e nesse caso não ficas a perder em fazer mestrado na EHSTE. Pessoalmente vou tirar mestrado noutra universidade porque quero expandir o meu leque de conhecimentos a outras áreas que a ESHTE não lecciona, alem disso fiquei algo desapontado com as oportunidades profissionais que so esta licenciatura dá acesso e quero estar em posição de me candidatar a empresas de outros sectores.
Honestamente quando acabares a tua licenciatura acho que já vais estar em melhor posição de saber o que realmente queres, o que te sugiro é que aproveites bem os teus estágios para perceber aquilo que gostas e não gostas, não tenhas medo de fazer mais do que o obrigatório, a curto termo é óbvio que ninguém gosta de perder um verão a trabalhar de graça ou quase mas vai-te ajudar muito no futuro.

A reputação da eshte é inconsistente, se umas vezes é vista como muito boa outras ninguém lhe dá valor. Pessoalmente acho que ter no currículo o nome de outra univerisidade mais reputada (iscte, iseg, nova, católica entre outras) vai-te abrir muito mais portas do que so a eshte.
No fim ficas com um currículo equilibrado entre conhecimentos e reputação :)

• Like
Reactions: Freddy

Inêscmm

Membro
Matrícula
31 Julho 2017
Depende do que queres fazer profissionalmente. Os mestrados da eshte tal como as licenciaturas são focados somente em turismo.
Por exemplo se quiseres trabalhar num departamento de recursos humanos de um hotel ficas em melhor posição de o conseguir se tiveres um mestrado em RH do que um em Gestão Hoteleira.

Mas é tudo muito pessoal, o teu sonho pode ser mesmo um dia ser directora de hotel e nesse caso não ficas a perder em fazer mestrado na EHSTE. Pessoalmente vou tirar mestrado noutra universidade porque quero expandir o meu leque de conhecimentos a outras áreas que a ESHTE não lecciona, alem disso fiquei algo desapontado com as oportunidades profissionais que so esta licenciatura dá acesso e quero estar em posição de me candidatar a empresas de outros sectores.
Honestamente quando acabares a tua licenciatura acho que já vais estar em melhor posição de saber o que realmente queres, o que te sugiro é que aproveites bem os teus estágios para perceber aquilo que gostas e não gostas, não tenhas medo de fazer mais do que o obrigatório, a curto termo é óbvio que ninguém gosta de perder um verão a trabalhar de graça ou quase mas vai-te ajudar muito no futuro.

Obrigada!! Se não for incomodo, gostava de esclarecer mais umas coisinhas!
Já reparei que estás a direcionar as saídas muito para a parte hoteleira, mas, sendo assim, qual é a diferença entre a licenciatura em GH e GT em termos de saídas? Praticamente nenhuma, não é?

Eu imagino-me a trabalhar em hotéis, mas o que gostava era de ser gestora de eventos turísticos ou algo do género.
Este curso foi a tua 1ª opção? Qual era o teu sonho em termos de emprego?

NunoC

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2017
Obrigada!! Se não for incomodo, gostava de esclarecer mais umas coisinhas!
Já reparei que estás a direcionar as saídas muito para a parte hoteleira, mas, sendo assim, qual é a diferença entre a licenciatura em GH e GT em termos de saídas? Praticamente nenhuma, não é?

Eu imagino-me a trabalhar em hotéis, mas o que gostava era de ser gestora de eventos turísticos ou algo do género.
Este curso foi a tua 1ª opção? Qual era o teu sonho em termos de emprego?

Estou a direccionar muito para hotelaria porque é o que tem mais oferta de trabalho, mas sim não é o único trabalho a que a licenciatura te dá acesso. Existem operadores turísticos, agências de viagens e outras empresas ligadas ao turismo, não esquecendo também o estado e as camâras municipais.
Se estas interessada em gestão de eventos a licenciatura é a certa, o 3º ano tem uma cadeira dedicada só a isso, mas sem querer estragar sonhos a ninguém mas acho que não ha muito emprego nessa área, mas é subjectivo se fores boa e gostares, começa logo a fazer estágios nisso, ganhas currículo e contactos. Mesmo em hotelaria (desculpa estar a direccionar outra vez para aqui xD), mas mesmo em hotelaria tens departamentos de eventos, nos hotéis relativamente grandes.
Este curso foi a minha primeira escolha, quando chegou a altura de me candidatar não tinha nenhuma paixão e dentro o que encontrei esta pareceu-me interessante (o turismo está na moda e tal), o curso e a faculdade não me desiludiram, gostei de ambos, so fiquei desapontado com as saídas profissionais.

Inêscmm

Membro
Matrícula
31 Julho 2017
Estou a direccionar muito para hotelaria porque é o que tem mais oferta de trabalho, mas sim não é o único trabalho a que a licenciatura te dá acesso. Existem operadores turísticos, agências de viagens e outras empresas ligadas ao turismo, não esquecendo também o estado e as camâras municipais.
Se estas interessada em gestão de eventos a licenciatura é a certa, o 3º ano tem uma cadeira dedicada só a isso, mas sem querer estragar sonhos a ninguém mas acho que não ha muito emprego nessa área, mas é subjectivo se fores boa e gostares, começa logo a fazer estágios nisso, ganhas currículo e contactos. Mesmo em hotelaria (desculpa estar a direccionar outra vez para aqui xD), mas mesmo em hotelaria tens departamentos de eventos, nos hotéis relativamente grandes.
Este curso foi a minha primeira escolha, quando chegou a altura de me candidatar não tinha nenhuma paixão e dentro o que encontrei esta pareceu-me interessante (o turismo está na moda e tal), o curso e a faculdade não me desiludiram, gostei de ambos, so fiquei desapontado com as saídas profissionais.

Eu não tenho certezas de entrar, a minha média de candidatura foi 148,8, e sabendo que este ano houve mais candidatos do que vagas + "o turismo está na moda" como disseste, estou com poucas esperanças. Contudo não é impossível. A única certeza que tenho é que entro em Gestão de recursos humanos no ISCSP (não espero que me saibas dizer alguma coisa acerca disso mas se por acaso tiveres, força e thanks ahaha).

A minha mentalidade é que, se formos apostando em atividades e estágios variados, quem sabe, estudar algumas matérias mais abrangentes lendo livros de gestão, por exemplo, e formos trabalhadores, haverá sempre emprego. Tenho pena que não tenhas arranjado nada que te satisfaça. Vais tirar mestrado de quê, agora?

NunoC

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2017
Eu não tenho certezas de entrar, a minha média de candidatura foi 148,8, e sabendo que este ano houve mais candidatos do que vagas + "o turismo está na moda" como disseste, estou com poucas esperanças. Contudo não é impossível. A única certeza que tenho é que entro em Gestão de recursos humanos no ISCSP (não espero que me saibas dizer alguma coisa acerca disso mas se por acaso tiveres, força e thanks ahaha).

A minha mentalidade é que, se formos apostando em atividades e estágios variados, quem sabe, estudar algumas matérias mais abrangentes lendo livros de gestão, por exemplo, e formos trabalhadores, haverá sempre emprego. Tenho pena que não tenhas arranjado nada que te satisfaça. Vais tirar mestrado de quê, agora?

Mas eu por acaso arranjei algo que me satisfaça xD Estou em back-office, mas é algo difícil de arranjar, ha pouca oferta deste tipo de trabalho, mas é como eu disse, devemos aproveitar os estágios, se formos trabalhadores (como tu disseste) talvez tenhamos a sorte de ficar. Alem disso apesar de até estar feliz com o que estou a fazer agora sei que so com a licenciatura a minha progressão de carreira ver ser nula.
Estou indeciso no que vou tirar o mestrado, gosto das áreas de RH, Marketing e Informática, candidatei-me à ultima mas não sei se tenho entrada este ano.

ps: acho que essa média dá para entrares, também te candidatas-te a pós-laboral? Se sim duvido muito que não consigas, só se a média tiver subido muito do meu ano para o teu (subiu mas acho que também não é tanto)

Inêscmm

Membro
Matrícula
31 Julho 2017
Mas eu por acaso arranjei algo que me satisfaça xD Estou em back-office, mas é algo difícil de arranjar, ha pouca oferta deste tipo de trabalho, mas é como eu disse, devemos aproveitar os estágios, se formos trabalhadores (como tu disseste) talvez tenhamos a sorte de ficar. Alem disso apesar de até estar feliz com o que estou a fazer agora sei que so com a licenciatura a minha progressão de carreira ver ser nula.
Estou indeciso no que vou tirar o mestrado, gosto das áreas de RH, Marketing e Informática, candidatei-me à ultima mas não sei se tenho entrada este ano.

ps: acho que essa média dá para entrares, também te candidatas-te a pós-laboral? Se sim duvido muito que não consigas, só se a média tiver subido muito do meu ano para o teu (subiu mas acho que também não é tanto)

Ah, ainda bem!!

Não, é esse o problema, só me candidatei ao Diurno. Vivo em Lisboa, ainda não tenho carta e vou ter de fazer 4H de transportes por dia, se entrar. Vai ser cansativo, mas pronto, é o que eu (acho que) quero mesmo, portanto...

A média do ano passado estava nos 14,6. Mas dadas as circunstâncias que disse à pouco, pode não chegar, está demasiado perto. Dia 11 já saberei.

• Like

correiacatarina

Membro Caloiro
Matrícula
27 Novembro 2017
Boa tarde a todos. Sou uma aluna de humanidades sem qualquer tipo de matemática desde o 9º ano. Queria saber se é possível passar a este curso, tendo em conta esse facto, ou se vou ter muitas dificuldades. Cumprimentos

AndréR

Membro Veterano
Matrícula
17 Fevereiro 2018

Bem eu ia meter GT como primeira opção no proximo ano letivo, e ja me fizeste pensar... Pensava que por o turismo estar em crescimento haveria bastante empregabilidade, pelo que se diz no site até parece ter bastante diversidade a nível de saídas profissionais, pelo menos eu pensava que sim

brunoleal

Membro
Matrícula
22 Maio 2018
Curso
Mestrado em Arqueologia e Ambiente
Instituição
Universidade de Évora
O turismo em geral e a hotelaria em específico tem muita empregabilidade, os cargos de gestão é que só estão ao alcance de quem tem muita experiência, um mestrado, ou uma boa "cunha". Podem sempre começar por baixo (recepção, bar, restaurante, C&B, etc) e se demonstrarem motivação, a vossa licenciatura vai pesar numa eventual promoção. Eu ando nisto há 14 anos e tenho visto muitos casos assim. No entanto compreendo que não sejam cargos muito apelativos para quem saiu da Universidade, pois vão implicar turnos rotativos (em alguns casos noturnos), trabalho ao fim de semana, férias em períodos de época baixa, etc. Mas como dizia o Tio Confúcio: "Escolhe um emprego de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida".

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Boa tarde. Gostaria de saber mais sobre este curso, saídas profissionais e tudo isso!

danieel_rodriguess

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2020
Estou a terminar o 12º ano e tenho como primeira opção o curso de Gestão Turistica na ESHTE. Gostava de saber algumas opiniões sobre o curso, se vale a pena seguir essa área tendo em conta as saídas disponiveis e se as saídas são boas ou não. Gostava também de saber o ambiente na ESHTE e o que aconselham levar para as aulas, computador, tablet, cadernos, etc. (isto caso eu seja aceite). Obrigado.

marianalsoares

Membro Caloiro
Matrícula
20 Abril 2020
Curso
Gestão Turística
Instituição
ESHTE
Estou a terminar o 12º ano e tenho como primeira opção o curso de Gestão Turistica na ESHTE. Gostava de saber algumas opiniões sobre o curso, se vale a pena seguir essa área tendo em conta as saídas disponiveis e se as saídas são boas ou não. Gostava também de saber o ambiente na ESHTE e o que aconselham levar para as aulas, computador, tablet, cadernos, etc. (isto caso eu seja aceite). Obrigado.

Olá! Sou aluna do curso e acho que consigo responder às tuas questões.
Na minha opinião o mais importante de tudo é chegares à conclusão se gostas mesmo da área do turismo e se te vês a trabalhar nela. Como em todas as áreas acredito que seja difícil iniciares a tua vida profissional com um cargo grande, mas é algo que se constrói e que é necessário teres experiência para poderes chegar mais acima. O curso é bastante bom, no segundo ano tens que escolher entre duas áreas (gestão de produtos turísticos ou gestão de empresas turísticas) o que te pode dar mais especialização na área que preferires. No geral, o curso aborda bastantes áreas do turismo o que faz com que tenhas uma visão mais alargada desta área.
Em relação às saídas podes consultar na página da ESHTE na aba do nosso curso. O leque é extenso e penso que o curso até consegue abranger mais áreas do que as apresentadas. Apesar deste surto de corona no momento, daqui a 3 anos já vai estar tudo estável e o mercado de trabalho estará pronto para te receber.
A ESHTE é uma faculdade pequena no entanto têm um ótimo espírito académico. Recomendo que, pelo menos, experimente a praxe. Para mim foi uma das melhores experiências e vai trazer te muito mais amizades do que se ficares restrito ao teu grupo de turma, que até podes não te identificar. Aqui não há situações de praxe abusiva e há sempre alguém do outro lado para te ajudar caso algo não te agrade.
Os professores costumam ajudar e disponibilizar o máximo de contactos possíveis, temos um apoio diferente devido à dimensão da faculdade ser reduzida (comparada com outras).
Nas aulas o melhor é cadernos, sendo que tem vezes que o professor pede para levarmos computador com fim de realizar alguma tarefa. De salientar que há professores que ainda não aceitam a utilização de computadores 🤷🏻‍♀️
Boa sorte para os exames!
Caso haja mais dúvidas diz.

• Like
Reactions: danieel_rodriguess

danieel_rodriguess

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2020
Matrícula
8 Julho 2020
Curso
Estudos de Cultura e Comunicação
Instituição
FLUL
Obrigada!! Sabes se a biblioteca está em funcionamento? E se há sequer uma biblioteca? (Sorry for the ignorance)