Olá!
Vou deixar o meu testemunho sobre o curso de Gestão na ESTG uma vez que recebo várias mensagens a perguntar:
1-Gostava de saber se existem empresas à procura de alunos para estagiar ou se o próprio IPL promove estágios para os alunos do curso de Gestão.
Resposta: Sim, há muitas empresas à procura de alunos do IPL para estagiar - durante o ano inteiro, recebes muitos mails à procura de estagiários na tua conta de email do IPL. Eu criei uma pasta e coloquei os todos, aliás neste momento estou a estagiar numa empresa em Leiria e foi através de um mail que estes enviaram que eu candidatei-me e fui admitida.
Penso que o curso de Gestão não tem estágio integrado e por isso se quiseres fazer estágios, tem de ser por iniciativa própria.
2-Depois, isto é bastante relativo, mas acha o curso muito complicado? Sendo uma aluna de Ciências e Tecnologias tenho receio que o curso seja demasiado complicado para mim.
Resposta: O grau de dificuldade do curso varia de pessoa para pessoa. Se estás com receio de vir de CT do secundário, não o tenhas porque tenho muitos colegas que são bons alunos e adaptaram se bem ás UCs apesar de nunca terem tido Economia /Gestão. A Matemática A é que é fundamental no curso, há muitas UCs que são a continuação da matemática ou que são ramos mais específicos da mesma.
Na minha opinião, se dedicares aos estudos, consegues ser bem sucedida. Eu tive muito boas notas pq gostei muito do curso e de todas as cadeiras que tive no primeiro ano mas também tive de trabalhar muito.
3- Achas que estudar no IPL desvaloriza/prejudica de alguma coisa os alunos em relação a alunos com licenciaturas em Universidades?
Tenho bastante receio que o IPL não seja tão valorizado por empresas e como não estou muito dentro do assunto gostava de ter a opinião de alguém que estude lá, se possível.
Resposta:
Eu acredito que ao estudares num Politécnico não desvaloriza a tua licenciatura em relação aos outros alunos das universidades.
Quando eu candidatei me, também tinha essa questão no entanto eu fui prática - comparei os planos curriculares do curso de Gestão em diferentes universidades/politécnicos e a grande maioria das UCs tem exactamente as mesmas designações ou as matérias são muitos semelhantes umas às outras.
Se tu estudares no Politécnico, não ficas "aquém" dos outros - aliás até acho que as grandes vantagens de estudar nestes tipos de instituições é a proximidade entre os alunos e os docentes e a componente prática muito presente em várias UCs.
Conheço colegas do mesmo curso e da mesma instituição que prosseguiram os estudos em outras instituições e transitaram me que estão no mesmo patamar do que os restantes colegas.
4- Como é que costumam ser os horários no 1°ano de licenciatura? Difere de turma para turma, as aulas são apenas da parte da manhã,..?
Resposta: As aulas no primeiro ano são sempre de manhã ao contrário dos outros anos e não diferem muito de turmas para turmas.
5- Os professores costumam ter uma boa relação com os alunos? E fornecem os power points/apontamentos sobre a matéria dada nas aulas? Ou existem sebentas nas papelarias,..?
Resposta: Os docentes têm uma ótima relação com os alunos- explicam bem as matérias, estão sempre disponíveis para esclarecer dúvidas e há uma grande proximidade!
Disponibilizam as apresentações/powerpoints na plataforma do IPL e também frequências/exames dos anos anteriores
6- As aulas do curso de gestão são todas no ESTG(Campus 2, perto do shopping), correto?
Resposta: Sim, as aulas são todas no campus 2 do IPL na ESTG (ao pé do shooping)
7- Relativamente às praxes: Costumam ser durante muito tempo? Somos obrigados a ir? Onde é que se realizam?
Resposta: A praxe começa logo no primeiro dia e dura até ao final do ano letivo - há mais praxes no ínicio ao longo do primeiro semestre e já não tantas no segundo semestre (penso eu porque apenas frequentei as duas primeiras semanas).
Realizam-se numa primeira fase no campus e depois na cidade de Leiria.
Ninguém é obrigado a ir - eu experimentei e tenho a minha opinião e acho que todos devem fazer isso. Se achares que não te identificas, sais sem problema nenhum.
8- Com o curso de Gestão, posso seguir a nível profissional auditoria e consultoria? E finanças e a banca?
Resposta: Sim, o curso de Gestão é muito abrangente quanto às saídas profissionais: contabilidade, finanças, fiscalidade, auditoria, marketing, comercial, banca e entre outros - até porque o plano de estudos contém todas essas UCs - muitos estudantes depois, ao prosseguirem os estudos, escolhem uma área mais especifica.
9- Gestão no IPL, foi a sua 1°opção? Se sim, porque é que optou por colocar o IPL em 1° e não Coimbra, Lisboa, Beira Interior (por exemplo)?
Como deve saber, existe o curso de Gestão na Universidade de Coimbra e na Beira Interior.
Resposta:
Sim, Gestão no IPL foi a minha primeira opção porque sou de Leiria e na minha opinião não valia a pena ir estudar para fora quando se tinha o curso que queria "em casa".
Para mim, uma Licenciatura em Gestão é igual em todo o lado - quem é formado, exerce a profissão seja qual for a sua instituição. Quando eu escolhi as opções, já tinha a certeza que a minha casa seria o IPL pelas vantagens que já te inumerei as vantagens e estou a gostar muito!
O IPL excedeu me as expectativas e penso que também irás sentir te feliz caso seja essa a tua escolha.
10- Ouvi dizer que noutras univerisdades, quanto mais cedo formos realizar a matrícula melhor porque podemos escolher os nossos horários. Isso também se aplica no curso de Gestão no IPL ?
Resposta: Não, independentemente da altura em que realizas a matricula, não irás escolher o teu horário - a coordenadora do curso é que faz as turmas e atribui um horário a cada aluno
Eu adorei o meu primeiro ano! Ao início tinha muitas dúvidas e muitos receios tal como tu mas estou muito contente com a minha escolha e voltaria a fazê - la