Gostava que o Uniarea tivesse...

Algumas sugestões:
♫ Dava jeito uma espécie de teclado com imagens (tipo o dos gifs do Facebook), mas associado a um banco de fórmulas. Poupava trabalho ao discutir a matéria. Ou então algo tipo Word, com o teclado de escrita matemática. Eu reparei que isto tem "latex mathematical content", mas não sei usar e parece-me pouco prático.
♫ Por como primeira mensagem dos tópicos (visto que praticamente há um tópico para cada curso e que as primeiras mensagens facilmente ficam ultrapassadas), testemunhos de alunos. Não digo simples opiniões sobre o curso, mas sim pequenos exemplos do que fizeram enquanto estudantes. Ou então criar uma espécie de FAQ no início, para evitar repetir certos pontos. Assim, quem quisesse procurar informação, não tinha de estar a procurar e a filtrar milhentas mensagens, pois a principal estaria logo no início.
Na parte dos artigos há entrevistas com alunos de vários cursos. Para o caso de andares à procura de algo em específico :)

• Like
Reactions: davis
♫ Dava jeito uma espécie de teclado com imagens (tipo o dos gifs do Facebook), mas associado a um banco de fórmulas. Poupava trabalho ao discutir a matéria. Ou então algo tipo Word, com o teclado de escrita matemática. Eu reparei que isto tem "latex mathematical content", mas não sei usar e parece-me pouco prático.
Percebo a sugestão, mas o latex é a melhor forma de teres fórmulas perceptíveis. A ideia que dás poderia resultar, mas desconheço qualquer solução nesse sentido.
♫ Por como primeira mensagem dos tópicos (visto que praticamente há um tópico para cada curso e que as primeiras mensagens facilmente ficam ultrapassadas), testemunhos de alunos. Não digo simples opiniões sobre o curso, mas sim pequenos exemplos do que fizeram enquanto estudantes. Ou então criar uma espécie de FAQ no início, para evitar repetir certos pontos. Assim, quem quisesse procurar informação, não tinha de estar a procurar e a filtrar milhentas mensagens, pois a principal estaria logo no início.
A ideia é interessante, e tens isso em tópicos de faculdades de Medicina, algo que partiu da iniciativa dos próprios alunos. Estamos sempre dependentes de alunos de outros cursos quererem fazer o mesmo. Seria possível meter um qualquer posts no início de determinado tópico.

Percebo a sugestão, mas o latex é a melhor forma de teres fórmulas perceptíveis.
Desculpem-me a ignorância, mas não sei usar o latex. :oops:
A ideia que dás poderia resultar, mas desconheço qualquer solução nesse sentido.
Não seria possível, pelo menos, como há os separadores Emoji Smilies e Native Smilies, criar um outro separador que em vez de emojis tivesse símbolos tipo α β φ Δ ⇔ →√? Acho que era útil.
A ideia é interessante, e tens isso em tópicos de faculdades de Medicina, algo que partiu da iniciativa dos próprios alunos. Estamos sempre dependentes de alunos de outros cursos quererem fazer o mesmo. Seria possível meter um qualquer posts no início de determinado tópico.
Pois... acho que era interessante fazer pelo menos uma FAQ para cada tópico. Agora não, mas depois dos exames eu posso ajudar e ler alguns tópicos e escrever algumas. Depois enviava-te e se achasses bem, colocava-se no início dos tópicos como uma espécie de introdução. Digo eu, é só uma ideia.
Ou então criar mesmo um sítio só com as FAQs de cada curso, com citações do fórum e tudo.

• Like
Reactions: davis
Pois... acho que era interessante fazer pelo menos uma FAQ para cada tópico. Agora não, mas depois dos exames eu posso ajudar e ler alguns tópicos e escrever algumas. Depois enviava-te e se achasses bem, colocava-se no início dos tópicos como uma espécie de introdução. Digo eu, é só uma ideia.
Ou então criar mesmo um sítio só com as FAQs de cada curso, com citações do fórum e tudo.
Por mim estás à vontade, parece-me boa ideia. Poderá ser o início do post ou até um novo tópico bloqueado só com essa info a remeter para os vários tópicos de discussão que envolvam o curso. Algo a pensar melhor.

• Like
Reactions: Creirwy
Desculpem-me a ignorância, mas não sei usar o latex. :oops:

Não seria possível, pelo menos, como há os separadores Emoji Smilies e Native Smilies, criar um outro separador que em vez de emojis tivesse símbolos tipo α β φ Δ ⇔ →√? Acho que era útil.

não é difícil de usar :) usas um site como este para te ajudar a escrever (o que está no teclado escreves diretamente; símbolos especiais já lá estão) e pões aqui o código entre [latex][/latex].
[latex]\cos ^{2}x+\sin ^{2}x=1[/latex] :)

não é difícil de usar :) usas um site como este para te ajudar a escrever (o que está no teclado escreves diretamente; símbolos especiais já lá estão) e pões aqui o código entre [latex][/latex].
mimetex.cgi
:)
Obrigada! Realmente até não é difícil. :):)

• Like
Reactions: a fish
Pode parecer uma sugestão um pouco insignificante, mas talvez seja útil: a par do curso e da instituição, podia também estar incluído um campo para o ano por baixo da indicação do número de mensagens e gostos recebidos, na caixa de perfil de cada post.

mas e depois de terminar o curso, o que se coloca nesse campo? :p

Bastaria haver a hipótese de colocar lá um "concluído", ou coisa semelhante.

E quem tem 2 cursos superiores ou mais ou que esteja a frequentar um segundo curso superior? :p Há pessoal que tirou ciencias farmacêuticas, enfermagem, etc. E que concorreu ao concurso de titulares de licenciado para o curso de Medicina ;)

Então, poder-se-ia ter (consoante o espaço no servidor o permitisse) toda uma lista de cursos e por aí fora... ou não se punha nada, que é mais imediato...

• Like
Reactions: Vomoto
  • Like
Reactions: davis and Vomoto
Assim a probabilidade de identificar um membro é maior, sobretudo em cursos com menores numerus clausus ou onde um dos géneros é menos representativo... ;)
Não te esqueças de que o preenchimento do espaço não é obrigatório, tal como o curso ou a instituição. Só preenche quem se sentir confortável com isso.

Proponho a criação de uma área dedicada ao Ensino Básico, a par da que já existe para o Ensino Secundário, Acesso ao Ensino Superior, etc.
Isto mostraria que o fórum é inclusivo e está a apostar igualmente na prestação de informação aos alunos do Básico, que são atualmente um público-alvo emergente... :P

• Like
Reactions: Alfa
Proponho a criação de uma área dedicada ao Ensino Básico, a par da que já existe para o Ensino Secundário, Acesso ao Ensino Superior, etc.
Isto mostraria que o fórum é inclusivo e está a apostar igualmente na prestação de informação aos alunos do Básico, que são atualmente um público-alvo emergente... :p
Sugestão recebida e implementada, obrigado @LordKelvin . :wink:

Uma aplicação para Android. Assim seria mais rápido, cómodo e barato ( pois seria suposto gastar menos dados móveis) de aceder ao fórum pelo telemóvel :p

Uma aplicação para Android. Assim seria mais rápido, cómodo e barato ( pois seria suposto gastar menos dados móveis) de aceder ao fórum pelo telemóvel :p
Não imaginas a quantidade de vezes que isso foi sugerido...

Pessoal, não sei se já sugeriram isto, mas aqui vai: e se se colocasse junto do avatar (mais ou menos como aparece o indicador de "online") um bolo na data de aniversário? Assim sabia-se melhor quando alguém fizesse anos :P
Tudo isto passível de ser editado nas preferências, claro!

Gostava que o Uniarea tivesse um som de notificação ou então que aparecesse o número de notificações entre parênteses quando estamos noutro separador. Não sei se isto é possível sequer, mas dava jeito :p

Gostava que o Uniarea tivesse um som de notificação ou então que aparecesse o número de notificações entre parênteses quando estamos noutro separador. Não sei se isto é possível sequer, mas dava jeito :p
Sim, necessito disso! :P