Gostava que o Uniarea tivesse...

Só por curiosidade, eu tinha visto à tempo aqui no fórum tipo um jogo que se tinha realizado em anos anteriores (não me lembro o nome). Vão fazer isso este ano?
 
Só por curiosidade, eu tinha visto à tempo aqui no fórum tipo um jogo que se tinha realizado em anos anteriores (não me lembro o nome). Vão fazer isso este ano?
Death Note?
Acho que muita gente que costumava jogar já se fartou um bocadinho, mas se houver pessoas suficientes que queiram jogar pode se fazer. :)
 
  • Like
Reactions: David1154
Death Note?
Acho que muita gente que costumava jogar já se fartou um bocadinho, mas se houver pessoas suficientes que queiram jogar pode se fazer. :)
Exatamente esse! Nunca participei, e quando vi as regras não percebi muito bem. Consiste mais ou menos no que?
 
  • Like
Reactions: Blasty
Exatamente esse! Nunca participei, e quando vi as regras não percebi muito bem. Consiste mais ou menos no que?
Cada pessoa tem um papel (assassino, investigador ou inocente). Depois os assassinos vão matando outros jogadores e o objetivo é tentar descobrir quem são e prendê-los.
 
  • Like
Reactions: David1154
Obrigado pela sugestão. Nesta fase os esforços irão para o site, mas em Abril é provável que as secções do fórum sejam todas revistas.

O novo ano lectivo aproxima-se sem quaisquer alterações feitas relativas ao que sugeri.
 
  • Like
Reactions: davis
O novo ano lectivo aproxima-se sem quaisquer alterações feitas relativas ao que sugeri.
Entretanto começou a época alta do Uniarea, e com isso entraram por cá a dentro 15 mil novos utilizadores, mais 50 mil mensagens no fórum com dúvidas, +2 mil comentários nos artigos com dúvidas, +4 mil mensagens respondidas nas redes sociais com dúvidas, e +7 mil e-mails respondidos com dúvidas. 😅 Só para dizer que não está esquecido, até porque a ideia de redesenhar as secções do fórum chegou a ter avanços que só estão, para já, visíveis deste lado. Assim que conseguir dedicar-lhes o tempo devido vão aparecer para todos. Mas a tua ideia de descer até a primária, como referi na altura, continua a não me fazer sentido, e não irá certamente avançar. O Uniarea abriu os braços ao ensino básico, e, para já, acho que é o mais baixo que deve ir, até pelos limites de idade de registo. Sobre o Ensino Pós-Secundário, terei de fazer o levantamento do número de tópicos que já existe sobre isso, e perceber se se justificaria a sua própria secção.

Outras sugestões relativamente a reorganização das secções do fórum são bem-vindas btw.
 
Se levantares o número de tópicos que existem sobre o ensino pós-secundário vais concluir que não há necessidade pois há poucos. Só quando tiveres uma secção dedicada a isso é que os tópicos irão aparecer com maior frequência.
 
Se levantares o número de tópicos que existem sobre o ensino pós-secundário vais concluir que não há necessidade pois há poucos. Só quando tiveres uma secção dedicada a isso é que os tópicos irão aparecer com maior frequência.
Não necessariamente. Não foi necessário haver uma secção do ensino básico para haver tópicos sobre esse nível, da mesma forma que na área de apontamentos não há uma área para esse nível e os apontamentos existem. Mas percebo que a existência da secção poderá potenciar o aparecimento de mais tópicos.
 
Era interessante se existisse uma secção de apontamentos dedicados à universidade. Até poderia servir para ajudar os futuros estudantes a decidir qual o curso a escolherem, uma vez que podiam verificar que tipos de matérias iam abordar, etc...
Isso levaria era a criar uma grande quantidade de áreas dedicadas a determinados cursos, mas numa fase inicial podia abranger só alguns cursos conhecidos de forma a verificar o feedback, e se justficasse criava-se mais áreas destinadas a mais cursos.
 
Era interessante se existisse uma secção de apontamentos dedicados à universidade. Até poderia servir para ajudar os futuros estudantes a decidir qual o curso a escolherem, uma vez que podiam verificar que tipos de matérias iam abordar, etc...
Isso levaria era a criar uma grande quantidade de áreas dedicadas a determinados cursos, mas numa fase inicial podia abranger só alguns cursos conhecidos de forma a verificar o feedback, e se justficasse criava-se mais áreas destinadas a mais cursos.
É uma boa sugestão que já apareceu neste tópico. O desafio seria mesmo como organizar, dado que seriam dezenas de cursos/áreas. 🤔
 
  • Like
Reactions: David1154
É uma boa sugestão que já apareceu neste tópico. O desafio seria mesmo como organizar, dado que seriam dezenas de cursos/áreas. 🤔
Se calhar no início podias organizar em áreas bastante grandes (por exemplo, saúde, ciências, humanidades, etc.) e ver se tem muita adesão ou não.
Não sei se também dá ou não para meter uma espécie daquelas etiquetas azuis que há para as faculdades nos tópicos, mas com matérias/disciplinas/wtv em vez disso (por exemplo, anatomia, bioquímica, mecânica, etc.).
 
  • Like
Reactions: doctorwho and davis
Se calhar no início podias organizar em áreas bastante grandes (por exemplo, saúde, ciências, humanidades, etc.) e ver se tem muita adesão ou não.
Não sei se também dá ou não para meter uma espécie daquelas etiquetas azuis que há para as faculdades nos tópicos, mas com matérias/disciplinas/wtv em vez disso (por exemplo, anatomia, bioquímica, mecânica, etc.).
Podias fazer a divisão mais ao menos como a Dges:

Capturar.PNG
 
Só não sei ao certo se seria assim tão útil ter apontamentos para a faculdade, honestamente. O que é que iria ser partilhado ao certo?
Acho que poderia ser mais benéfico para pessoas de cursos pequenos que não conseguem muitos apontamentos/sebentas de colegas mais velhos, mas não sei se nesses casos iriam ter muito mais sorte aqui ahaha.
 
  • Like
Reactions: David1154 and davis
Só não sei ao certo se seria assim tão útil ter apontamentos para a faculdade, honestamente. O que é que iria ser partilhado ao certo?
Acho que poderia ser mais benéfico para pessoas de cursos pequenos que não conseguem muitos apontamentos/sebentas de colegas mais velhos, mas não sei se nesses casos iriam ter muito mais sorte aqui ahaha.

Pelo que entendi seria mais útil para os alunos interessados explorarem um bocado as cadeiras dos cursos, infelizmente nem todas as universidades disponibilizam o programa dado no curso na internet.
 
  • Like
Reactions: Marco Esperança
Pelo que entendi seria mais útil para os alunos interessados explorarem um bocado as cadeiras dos cursos, infelizmente nem todas as universidades disponibilizam o programa dado no curso na internet.
Mas como, o que é que iria ser partilhado? Eu também já estive desse lado e adorava cuscar as drives dos cursos metendo-me em grupos de Facebook ahaha, mas não sei como é que isso funcionaria aqui... Disponibilizar apontamentos de professores ou de outros colegas sem autorização não é correto, teriam mesmo de ser pessoas dedicadas que se dariam a esse trabalho de fazer apontamentos e colocar aqui. Pelo menos é o que eu acho, colegas de outros cursos até podem achar que seria uma boa ajuda e que funcionaria bem. :)
 
Mas como, o que é que iria ser partilhado? Eu também já estive desse lado e adorava cuscar as drives dos cursos metendo-me em grupos de Facebook ahaha, mas não sei como é que isso funcionaria aqui... Disponibilizar apontamentos de professores ou de outros colegas sem autorização não é correto, teriam mesmo de ser pessoas dedicadas que se dariam a esse trabalho de fazer apontamentos e colocar aqui. Pelo menos é o que eu acho, colegas de outros cursos até podem achar que seria uma boa ajuda e que funcionaria bem. :)

Infelizmente acho que meter recursos sem autorização do criador é algo que não se pode controlar tanto aqui, tens razão.
 
É uma boa sugestão que já apareceu neste tópico. O desafio seria mesmo como organizar, dado que seriam dezenas de cursos/áreas. 🤔
Acho que em termos de organização, podia ser como o @Marco Esperança referiu. Começava-se com cursos como Direito, Medicina, (os mais "populares"), de forma a tentar perceber o feedback. Depois, podias organizar da seguinte foram, por exemplo: Tecnologias>Engenharias Informática>(aqui colocavas tipo os cursos que existem diferentes de Engenharia Informática, como por exemplo, Engenharia Informática e de computadores, etc. Se alguém achasse necessário adicionar um apontamento que achasse ser mais específico que Engenharia nformática, bastava selecionar a opção e dentro do tópico de Engenharia Informática era criado um sobtópico de Engenharia Informática e de computadores). A vantagem a meu ver, seria especialmente nas cadeiras de primeiro ano, a meu ver são as que têm mais impacto para os alunos que chegam do secundário. Quando se pesquisa os planos de estudo, só é dada uma descrição deste, o que não é claro o que se vai abordar. A meu ver, se os alunos vissem o que realmente iriam dar, teriam uma prespetiva diferente e mais detalhada do curso.
É capaz de ser díficil de organizar/gerir, há sempre gente que cria subtópicos desnecessários. Mas penso que era capaz de trazer vantagens para os alunos. Agora dentro do mundo universitário se isso contribui para os alunos, já não sei, mas para os que vão ingressar acho que seria vantajoso.
 
Apontamentos universitários talvez?
Já recorri algumas vezes ao senhor google para compreender melhor a matéria pois cada professor explica a sua maneira.
Não precisa ser todas as cadeiras como é logico pois o que não faltam por ai sao cursos e cadeiras mas era interessante e a meu ver bastante apelativo :)
 
  • Like
Reactions: davis and David1154
Acho que em termos de organização, podia ser como o @Marco Esperança referiu. Começava-se com cursos como Direito, Medicina, (os mais "populares"), de forma a tentar perceber o feedback. Depois, podias organizar da seguinte foram, por exemplo: Tecnologias>Engenharias Informática>(aqui colocavas tipo os cursos que existem diferentes de Engenharia Informática, como por exemplo, Engenharia Informática e de computadores, etc. Se alguém achasse necessário adicionar um apontamento que achasse ser mais específico que Engenharia nformática, bastava selecionar a opção e dentro do tópico de Engenharia Informática era criado um sobtópico de Engenharia Informática e de computadores). A vantagem a meu ver, seria especialmente nas cadeiras de primeiro ano, a meu ver são as que têm mais impacto para os alunos que chegam do secundário. Quando se pesquisa os planos de estudo, só é dada uma descrição deste, o que não é claro o que se vai abordar. A meu ver, se os alunos vissem o que realmente iriam dar, teriam uma prespetiva diferente e mais detalhada do curso.
É capaz de ser díficil de organizar/gerir, há sempre gente que cria subtópicos desnecessários. Mas penso que era capaz de trazer vantagens para os alunos. Agora dentro do mundo universitário se isso contribui para os alunos, já não sei, mas para os que vão ingressar acho que seria vantajoso.
Reforço a ideia do @David1154. Uma secção do fórum para apontamentos do ensino superior seria uma mais-valia, sobretudo para os alunos que estão a estudar no ensino superior pela primeira vez. O facto de grande parte destes se restringir aos manuais escolares no secundário também não ajuda. Além disso, há inúmeros apontamentos criados pelos próprios estudantes, pelo que cada um poderia partilhar os seus se assim o entendesse.
 
Última edição: