Governo quer exigir níveis mínimos de Inglês e Numeracia para entrar no Ensino Superior

   

JP20

Membro Veterano
Matrícula
10 Março 2015
Mensagens
167
Em que é que acham que isto se vai traduzir?
Provas feitas pelas universidades como uma espécie de pré requisitos?
Pode afetar negativamente alunos que já concluiram o secundário?
 
Em que é que acham que isto se vai traduzir?
Provas feitas pelas universidades como uma espécie de pré requisitos?
Pode afetar negativamente alunos que já concluiram o secundário?
Olá @JP20
Por agora é difícil de dizer porque ninguém estava à espera, e está tudo ainda numa fase de proposta e discussão. Mas ou é validado num exame nacional ou seria validado num exame próprio da faculdade, que teria uma logística muito mais complicada. No limite poderias reformular o acesso ao ensino superior num exame algo similar ao brasileiro ENEM, que conseguisse avaliar várias áreas do conhecimento ao mesmo tempo, e pudesse ser usado no acesso às várias faculdades (dando diferentes pesos a cada matéria para cada curso, a parte da matemática contaria mais nas engenharias, por exemplo). Resta-nos esperar, mas algo desta natureza vai demorar ainda alguns anos até ser discutido, decidido e posto em prática.
 
  • Like
Reactions: Ariana_ and JP20
Olá @JP20
Por agora é difícil de dizer porque ninguém estava à espera, e está tudo ainda numa fase de proposta e discussão. Mas ou é validado num exame nacional ou seria validado num exame próprio da faculdade, que teria uma logística muito mais complicada. No limite poderias reformular o acesso ao ensino superior num exame algo similar ao brasileiro ENEM, que conseguisse avaliar várias áreas do conhecimento ao mesmo tempo, e pudesse ser usado no acesso às várias faculdades (dando diferentes pesos a cada matéria para cada curso, a parte da matemática contaria mais nas engenharias, por exemplo). Resta-nos esperar, mas algo desta natureza vai demorar ainda alguns anos até ser discutido, decidido e posto em prática.
Esta nova notícia da normalização vai impedir que um aluno tire 20 no exame nacional e possa concorrer com essa nota? Numa pesquisa rápida fiquei com a sensação que no RU as notas são dividas por classes, consoante a média dos exames daquele ano. Isso faz com que alguém que tire o máximo tenha a nota no escalão A e não haja diferença em relação às décimas?
Se puderes explicar como funciona ou como pensas que pode ser implementado cá, agradecia imenso.
 
Esta nova notícia da normalização vai impedir que um aluno tire 20 no exame nacional e possa concorrer com essa nota? Numa pesquisa rápida fiquei com a sensação que no RU as notas são dividas por classes, consoante a média dos exames daquele ano. Isso faz com que alguém que tire o máximo tenha a nota no escalão A e não haja diferença em relação às décimas?
Se puderes explicar como funciona ou como pensas que pode ser implementado cá, agradecia imenso.
Não, a normalização não impediria que um aluno tirasse a nota máxima (20/20). Pelo contrário, ela serve para garantir que o "20" de um ano difícil vale o mesmo que o "20" de um ano fácil. O que muda é o cálculo: se o exame for tão difícil que ninguém consegue chegar ao 200 (na escala de 0 a 200), a normalização ajusta as notas para que os melhores alunos desse ano atinjam o topo da escala. Atualmente, se um exame é "impossível", as notas simplesmente descem e as médias de entrada no curso baixam; com a normalização, a nota é ajustada antes da candidatura. A normalização em Portugal não serviria para "agrupar" todos os bons alunos num escalão "A" sem distinção como no Reino Uniado, mas sim para garantir que o teu 18.4 num exame de Matemática muito difícil não te prejudique face a um aluno que tirou 18.6 no ano anterior porque o exame dele foi muito mais fácil. Ainda não se sabe bem qual seria o modelo a seguir, já que por agora é apenas uma ideia do governo, mas imagino que poderia seguir um modelo de normalização através de Z-score, que calcula o desvio de uma nota em relação à média do grupo. Resta-nos esperar para ver se isto passa sequer a proposta concreta, e o que é que fica escrito.
 
  • Like
Reactions: JP20