Gramática para o exame de Português (639)

Olá!
Estou a estudar para o exame de Português (639) e tenho já alguma certeza ou pelo menos sinto-me estável em relação à interpretação. (Mas caso alguém tenha dicas e ajudas para o desenvolvimento nas respostas, ao qual nem sempre vou tão bem, agradeço também).

A minha maior questão é a seguinte: O que estudar "de verdade" na parte da gramática? O que costuma sair de gramática? Eu sei um pouco de tudo mas queria-me focar naquilo que mais costuma sair no exame. Se alguém me conseguir dar alguma luz fico muito agradecido. 😊

Obrigado!

• Like
Reactions: noé
Olá!
Estou a estudar para o exame de Português (639) e tenho já alguma certeza ou pelo menos sinto-me estável em relação à interpretação. (Mas caso alguém tenha dicas e ajudas para o desenvolvimento nas respostas, ao qual nem sempre vou tão bem, agradeço também).

A minha maior questão é a seguinte: O que estudar "de verdade" na parte da gramática? O que costuma sair de gramática? Eu sei um pouco de tudo mas queria-me focar naquilo que mais costuma sair no exame. Se alguém me conseguir dar alguma luz fico muito agradecido. 😊

Obrigado!
Por norma sai as Orações (que é onde a maioria falha) e recursos expressivos, mas n te esqueças de estudar o resto pq é tudo uma surpresa esse IAVE).

Olá, como referiste é importante saber tudo, no entanto, ao realizares os exames dos anos anteriores (é uma excelente forma de revisão e de estudo) certamente encontrarás matérias que acabam por ser "certas", nomeadamente, orações, funções sintáticas e recursos expressivos!
Espero ter ajudado, boa sorte!!