Greve em dia de exame

adrianamreis

Membro Caloiro
Matrícula
17 Maio 2017
Foi agendada uma greve de professores para o dia 21 de junho que coincide com o dia do exame de FQA do 11º ano. Pelos vistos ainda vai haver uma reunião dos sindicatos no dia 6 de junho para decidir se há mesmo greve ou não, no entanto, andei a procurar e ninguém sabe dizer o que acontece se for greve e não pudermos fazer o exame. Alguém sabe o que é que tenho que fazer caso haja mesmo a greve?

• Like
Reactions: Blasty
Foi agendada uma greve de professores para o dia 21 de junho que coincide com o dia do exame de FQA do 11º ano. Pelos vistos ainda vai haver uma reunião dos sindicatos no dia 6 de junho para decidir se há mesmo greve ou não, no entanto, andei a procurar e ninguém sabe dizer o que acontece se for greve e não pudermos fazer o exame. Alguém sabe o que é que tenho que fazer caso haja mesmo a greve?

Não sei se já ocorreu haver greve num dia de exame, mas este não é o primeiro ano em que na época de exames a FENPROF decide convocar uma greve, é uma forma que eles arranjam para serem ouvidos e levados a sério, digamos, por falta de outras palavras.
Nenhum governo quer ser o governo que não conseguiu chegar a negociações com o sindicato de professores e levou a uma greve num dia de exames, imagina o que iria ser, teres milhares de alunos sem a possibilidade de fazer exame, seria uma confusão !
Muito provavelmente o que vai acontecer é que o governo estará mais reciproco a aceitar ou a negociar as propostas do sindicato com receio de uma greve num exame.

Agora se realmente acontecer, bem então ai, acho que será algo inédito.

Como ainda falta para os exames, recomendo a esperar por noticias (:

• Like
Reactions: adrianamreis
Boas pessoal!
Em primeiro lugar: não entrem em pânico. Uma greve não seria muito eficaz se, de facto, não causasse incómodo. Podem ocorrer, em princípio, duas hipóteses:
-o exame é adiado, e vocês serão rapidamente informados da data em que se deverão apresentar para o realizar;
-é feita requisição obrigatória e alguns professores têm que se apresentar, sob pena de processo disciplinar. Nesse caso, claro, realizarão o exame.

De qualquer forma, apresentem-se na escola no dia em questão porque, se houver alterações, lá serão informados disso.
Força, boa sorte!

• Like
Reactions: doctorwhy
Gente calma com isso já aconteceu algo semelhante em 2013 e acho que correu td bem (pelo menos na minha escola Nng faz greve sou do privado)

• Like
Reactions: BrunaS98
Se o exame fosse adiado há a possibilidade de alterarem no de forma a ser menos acessivel por "terem dado mais tempo para estudar" ou seria exatamente o mesmo?

Se o exame fosse adiado há a possibilidade de alterarem no de forma a ser menos acessivel por "terem dado mais tempo para estudar" ou seria exatamente o mesmo?
Acho que era mais provável darem 20 valores a todos os alunos, do que se darem ao trabalho de mudar o seu conteúdo com toda a confusão gerada em torno da greve. :p

Acho que era mais provável darem 20 valores a todos os alunos, do que se darem ao trabalho de mudar o seu conteúdo com toda a confusão gerada em torno da greve. :p
Como eles fazem 4 exames por ano, podem pegar no mais difícil que fizeram e metê-lo na 1ª fase
Mas espero que não façam isso!
:expressionless:

• Like
Reactions: Creirwy
Como eles fazem 4 exames por ano, podem pegar no mais difícil que fizeram e metê-lo na 1ª fase

Mas é que nem é bom pensar nisso ._.

Agora que penso bem acho improvável meterem o mais dificil para a 1º fase caso seja adiado, não temos propriamente controlo sob o que vai acontecer

Pelo o que me contaram, são feitos 3 exames por disciplina (1ª, 2ª fase e época especial) e cada exame é sorteado para cada fase... Exatamente para não haver esse problema do "foi escolhido o exame mais difícil para a fase x e o exame mais fácil para a fase y". E é suposto que os três exames sejam feitos pelo mesmo grau de dificuldade.
Corrijam-me se estiver enganada :)
Não stressem e bons estudos!!!

Aconteceu em 2013 com o (meu) exame de Português. Até à última hora não desconvocaram nem a greve nem o exame, o que levou a que alguns alunos (por exemplo eu :P) fizessem o exame na data prevista e outros fizessem umas semanas depois, numa data extra marcada pelo GAVE (hoje IAVE). Houve escolas em que umas turmas fizeram exame e outras não!
Acreditem que foi muito stressante, porque não conseguia estudar sem saber se ia ter exame uns dias seguintes ou não. Mas pelo menos para mim acabou tudo por correr bastante bem :)

O IAVE tem, todos os anos, 4 provas preparadas para cada exame: 1.ª fase, 2.ª fase, especial, e uma para circunstâncias extraordinárias. (há uns anos, por exemplo, o carro de uma professora corretora foi assaltado e os alunos que tiveram o seu exame roubado tiveram de o repetir....). Juram que fazem sorteio - e não estou a ver a grande vantagem deles em tentar pôr uma prova mais difícil numa fase específica, mesmo numa greve.....

Aconteceu em 2013 com o (meu) exame de Português. Até à última hora não desconvocaram nem a greve nem o exame, o que levou a que alguns alunos (por exemplo eu :p) fizessem o exame na data prevista e outros fizessem umas semanas depois, numa data extra marcada pelo GAVE (hoje IAVE). Houve escolas em que umas turmas fizeram exame e outras não!
Acreditem que foi muito stressante, porque não conseguia estudar sem saber se ia ter exame uns dias seguintes ou não. Mas pelo menos para mim acabou tudo por correr bastante bem :)

O IAVE tem, todos os anos, 4 provas preparadas para cada exame: 1.ª fase, 2.ª fase, especial, e uma para circunstâncias extraordinárias. (há uns anos, por exemplo, o carro de uma professora corretora foi assaltado e os alunos que tiveram o seu exame roubado tiveram de o repetir....). Juram que fazem sorteio - e não estou a ver a grande vantagem deles em tentar pôr uma prova mais difícil numa fase específica, mesmo numa greve.....

Obrigada por partilhares esse acontecimento connosco, não fazia ideia! (Também, nessa altura estava eu no 9º ano :P)
Suponho que esses alunos que fizeram o exame semanas mais tarde, realizaram um exame diferente do teu, correto?

• Like
Reactions: a fish
Obrigada por partilhares esse acontecimento connosco, não fazia ideia! (Também, nessa altura estava eu no 9º ano :p)
Suponho que esses alunos que fizeram o exame semanas mais tarde, realizaram um exame diferente do teu, correto?
Claro :P

• Like
Penso que agora é esperar até ao dia 21 , ir a escola como se fosses fazer exame e lá irão dizer-te se eles têm os professores vigilantes para a tua sala ou não, pode acontecer na mesma escola numa turma os professores vigilantes comparecem e noutra turma não, sendo assim esses alunos não realizam o exame nesse dia e irão ser informados do novo dia do exame .

Depende tudo da adesão a greve.

Agora, a meu ver, se existem alunos que poderão não realizar o exame então ninguém deveria realizar o exame.
Se os exames são o modo encontrado para que a candidatura ao ensino superior seja "justa" pela realização dos mesmos exames a nível nacional, então toda a gente deveria fazer o mesmo exame, e apesar de afirmarem que o grau de dificuldade dos exames é o mesmo para a 1º fase e 2º fase , facilmente vemos que tal não é verdade.

Se os exames são o modo encontrado para que a candidatura ao ensino superior seja "justa" pela realização dos mesmos exames a nível nacional, então toda a gente deveria fazer o mesmo exame, e apesar de afirmarem que o grau de dificuldade dos exames é o mesmo para a 1º fase e 2º fase , facilmente vemos que tal não é verdade.
Concordo, é injusto! Por muito que digam que não, os exames diferem sempre no grau de dificuldade, nem que seja minimamente. E as matérias que saem são diferentes, o que aumenta ainda mais o grau de injustiça por motivos óbvios..

• Like
Reactions: someone and Blasty
O ideal seria impedir legalmente que fossem convocadas greves em dias de exame. É óbvio que os professores têm direito de se manifestarem, mas isto colide com o máximo interesse dos alunos. Imaginem como seria se os médicos convocassem greve nas alturas de maior afluência de doentes...

O ideal seria impedir legalmente que fossem convocadas greves em dias de exame. É óbvio que os professores têm direito de se manifestarem, mas isto colide com o máximo interesse dos alunos. Imaginem como seria se os médicos convocassem greve nas alturas de maior afluência de doentes...

Greve não é greve se não se fizer sentir no governo, compreendo que é muito mau fazerem isso mas é a única maneira que há de os fazer sentir algo, porque ir para as praças em dias mais normais e calmos não os incomoda grande coisa.

Greve não é greve se não se fizer sentir no governo, compreendo que é muito mau fazerem isso mas é a única maneira que há de os fazer sentir algo, porque ir para as praças em dias mais normais e calmos não os incomoda grande coisa.
Estou mais preocupado com os alunos que não sabem de que modo a greve os poderá afetar, desculpa. Volto ao exemplo dos médicos: que dirias se convocassem greve nas alturas mais críticas em termos de saúde pública?

• Like