Boas, tenho tido algumas dificuldades no grupo III do exame de português, nomeadamente em conceber exemplos e estruturar o texto. Agradecia muito dicas e exemplos de textos que preencham os requisitos do exame. Obrigada!
Olá! Se calhar estás a complicar um pouco os temas do grupo III do exame. Na verdade, eles são bastante mais simples do que o que podem parecer, porque, normalmente, não são coisas exactamente relacionadas com o programa da disciplina ou saberes mais enciclopédicos, por assim dizer. Se fores uma pessoa minimamente atenta e informada, de certeza que tens alguma opinião sobre os assuntos que perguntam, ou consegues formular uma opinião se pensares um pouco. Pega em vários exemplos do grupo III e pensa o que é que achas sobre esses assuntos.
- Por exemplo, há uns anos saiu a acessibilidade que temos à informação através das tecnologias. Isto parece bom, certo? Porque razão é que uma maior acessibilidade resulta em algo melhor? Há alguns aspectos negativos, quais?
- Organiza o teu pensamento por ideias-chave antes de começares a escrever - nunca escrevas por impulso, ou os teus textos podem ficar menos consistentes.
- Exemplificando - pedem-te um texto de opinião sobre o tema que referi acima. Pensas um pouco no assunto e descobres que achas que isso é muito positivo, por um lado, porque é assim que acedes aos mais diferentes tipos de recursos e informação: é através das tecnologias que podes encontrar auxiliares para o teu estudo e encontras também muita informação, desde notícias até à possibilidade de estabelecer contacto com pessoas que não estão próximas de ti, o que impede algum isolamento e permite estabelecer, de certo modo, uma rede de circulação da informação, o que pode contribuir para que nos sintamos mais identificados e unidos, por exemplo. No entanto, sabes também que alguma da informação que circula através das tecnologias nem sempre é a mais fiável, há pessoas com más intenções e, de um ponto de vista mais filosófico, se calhar já estamos tão habituados a aceder a informação com facilidade, que não desenvolvemos métodos próprios de pesquisa, selecção e investigação, podendo resultar em consequências negativas.
- Pensei em tudo isto exactamente ao mesmo tempo que escrevi o tema que era (nem fiz este exame para ter respondido a esta pergunta). Como podes ver, basta formulares o teu pensamento sobre um assunto geral, que é o que eles costumam dar e são abrangentes no tipo de coisas que podes responder, desde que fundamentes e mostres com clareza ao que é que te estás a referir. Uma boa estrutura é também essencial. Eu diria que, regra geral, é importante fazeres uma introdução a apresentar o tema de um modo geral. Por exemplo, no caso da tecnologia e da informação, eu começaria por abordar que as coisas nem sempre foram assim e que, ao longo dos anos temos cada vez uma maior facilidade em aceder à mesma por via da tecnologia e terminaria o parágrafo provavelmente a questionar (pergunta retórica) se seria tudo assim tão positivo.
- No segundo parágrafo, abordaria todos os aspectos positivos que queira mencionar e exemplificaria.
- No terceiro parágrafo, abordaria os aspectos negativos e exemplificaria também.
- Terminaria com um quarto parágrafo de conclusão, fazendo um balanço final do que acho sobre tecnologia e informação. Por exemplo, apesar de todos os aspectos negativos e perigosos associados à tecnologia, esta continua a constituir uma parte importante das nossas vidas e contribuiu para o aumento das nossas qualificações, pelo que é necessário filtrar a informação com algum senso crítico.
O raciocínio da construção dos textos costuma ser sempre algo deste género - introdução a explicar o tema e a intuir qual será a tua opinião, um desenvolvimento com argumentos e contra-argumentos para defender e criar a tua posição (o discurso valorativo pode estar expresso através de expressões como "na minha opinião", "julgo que",...) e uma conclusão que faça uma súmula do teu pensamento. Agora é só treinares um pouco
