Help, preciso da vossa opinião

Matrícula
11 Junho 2019
O comentário foi submetido por engano, pois estava a escrever ainda e depois vi que já tinha resposta e ja não deu para eliminar.
Concordo com o que disseste mas penso que ter um curso superior é sempre uma mais valia, mesmo que não fiques a trabalhar na área que tiraste. A realidade é que muitas pessoas são contratadas em detrimento de outras só por terem um curso superior mesmo que venham de uma área diferente. Exemplos que conheço, uma Socióloga em Parafarmácia e uma Psicóloga como Administrativa e uma Advogada na Banca. Enfim, não é o ideal claro, mas melhor do que receber um ordenado mínimo.
Eu considero uma mais valia por te permitir ter contacto com outras coisas e desenvolver sentido crítico o. E eu sou a primeira pessoa a dizer a alguém "estás mal" ou "não te vês nisso a longo prazo" vai tirar outra coisa. Mais até para a pessoa ter um objectivo e andar mais motivada. Mas, se for para tirar alguma coisa para quereres mais, sou exactamente como tenho mostrado aqui. Esquece o sonho, e procura o que achas que realmente te vai satisfazer (realização pessoal, monetária e estabilidade).

Agora sou eu que vou dar dois exemplos:
- Nutricionistas contratados numa empresa de dietas pré-feitas ou daquelas onde tens de vender suplementos. Nunca és um verdadeiro nutricionista. És contratado com uma licenciatura, para dar credibilidade para vender coisas. E não condeno, porque ainda bem que nutrição vende, ou estaríamos muito pior. Estas empresas ainda são as que pagam melhor (ordenados a rondar ou ultrapassar os 1000e). Na colectiva igual, tens uma licenciatura para ocupar um cargo de uma pessoa em que só basta o 12 (encarregada ou subencarregada). Aqui ter licenciatura é uma mais valia, mas és contratada como não especializada;

- Exemplos pessoais não validam evidências, mas vou agora usar-me como exemplo. No pós estágio estava decidido a ser "Nutricionista" e como não gostava de coletiva, só ia a entrevistas de empresas de dietas pré-feitas. Eu retirei o meu mestrado e formações do currículo, porque era uma garantia de ser recusado em algumas entrevistas. Ter muitas habitações ali significa 2 coisas: correr o risco de ser muito académico e vender pouco, ou "querer mais" que aquilo.

Os exemplos que deste acho equivalentes ao que se encontra na coletiva. Ter uma licenciatura ajuda (a licenciatura em si, não a área), mas no final acabas por ocupar um cargo não especializado (em que bastava o 12º).

Última edição:

Zipora

Membro
Matrícula
25 Abril 2019
Mas, se for para tirar alguma coisa para quereres mais, sou exactamente como tenho mostrado aqui. Esquece o sonho, e procura o que achas que realmente te vai satisfazer (realização pessoal, monetária e estabilidade).
Mas é mesmo por realização pessoal que pretendo tirar esta licenciatura, é uma paixão de muitos anos já. A parte monetária e estabilidade claro que são fundamentais, mas não vou estudar numa área que não goste só para garantir empregabilidade, até porque nada é garantido.

Matrícula
11 Junho 2019
Mas é mesmo por realização pessoal que pretendo tirar esta licenciatura, é uma paixão de muitos anos já. A parte monetária e estabilidade claro que são fundamentais, mas não vou estudar numa área que não goste só para garantir empregabilidade, até porque nada é garantido.
Nesse sentido, não vale a pena estar a falar da parte profissional e “tenho amigos que isto e aquilo”. Primeiro lugar: escolher uma faculdade que te seja pratico frequentar (questões regionais, monetárias, etc). Segundo, se possível tira ciências da nutrição. Não porque seja melhor que dietética e nutrição, mas porque por norma a faculdade está mais orientada para a área (no politécnico as escolas de saúde têm muitos outros cursos, e dispersa um pouco em termos de áreas dos corpos docentes). Atualmente as melhores licenciaturas de ciências de nutrição são as de Lisboa. Bom corpo docente, planos curriculares atualizados e os estudantes falam de um bom acompanhamento.

Zipora

Membro
Matrícula
25 Abril 2019
Nesse sentido, não vale a pena estar a falar da parte profissional e “tenho amigos que isto e aquilo”. Primeiro lugar: escolher uma faculdade que te seja pratico frequentar (questões regionais, monetárias, etc). Segundo, se possível tira ciências da nutrição. Não porque seja melhor que dietética e nutrição, mas porque por norma a faculdade está mais orientada para a área (no politécnico as escolas de saúde têm muitos outros cursos, e dispersa um pouco em termos de áreas dos corpos docentes). Atualmente as melhores licenciaturas de ciências de nutrição são as de Lisboa. Bom corpo docente, planos curriculares atualizados e os estudantes falam de um bom acompanhamento.
Essa também era uma das minhas dúvidas, no entanto sendo Nutrição uma área de saúde pensei que seria melhor numa escola superior de saúde. Por exemplo Dietética e Nutrição em Leiria é na escola superior de saúde, mas Ciências da Nutrição na UTAD é na escola superior de ciências da vida e do ambiente (o que me deixou um pouco confusa, pois achei que seria mais indicado numa escola superior de saúde, mas a tua opinião é diferente). Neste caso onde achas que ficarei "melhor servida"?
Infelizmente não tenho média para conseguir entrar em Lisboa, a não ser que fosse numa privada, por isso a minha escolha será entre o Politécnico de Leiria e a UTAD.

Matrícula
11 Junho 2019
Essa também era uma das minhas dúvidas, no entanto sendo Nutrição uma área de saúde pensei que seria melhor numa escola superior de saúde. Por exemplo Dietética e Nutrição em Leiria é na escola superior de saúde, mas Ciências da Nutrição na UTAD é na escola superior de ciências da vida e do ambiente (o que me deixou um pouco confusa, pois achei que seria mais indicado numa escola superior de saúde, mas a tua opinião é diferente). Neste caso onde achas que ficarei "melhor servida"?
Infelizmente não tenho média para conseguir entrar em Lisboa, a não ser que fosse numa privada, por isso a minha escolha será entre o Politécnico de Leiria e a UTAD.
Se te é igual UTAD. As escolas superiores de saúde têm uma coisa, o corpo docente é multidisciplinar. Em universidades, nestas licenciaturas especificas tendes a ter um corpo docente mais direcionado para a área (no caso, mais nutricionistas nos quadros da licenciatura). Isto é bom porque permite-te ter mais apoio, contactar com mais profissionais da área e, trocar mais ideias e perspectivas.
Além disso o curso de Leiria só está preparado para a Nutrição Clinica. Na UTAD consegues ter mais variantes como o caso da industria (algo que já mencionaste ser de interesse).
Por ultimo o ensino Politécnico rouba 1 semestre para estágio. No caso da nutrição não acho favorável. 1º, já vais ter outro estágio para entrares na ordem; 2º Os primeiros estágios no ensino politécnico não são nada de mais. Só estágios observacionais, muitas vezes não aprendes nada, andas a saltar de um lado para o outro (porque são estágio de 1 mês, 3 meses, 4 meses e por aí). Na nutrição acho preferível teres esse semestre para aprofundares conhecimentos.

Zipora

Membro
Matrícula
25 Abril 2019
Se te é igual UTAD. As escolas superiores de saúde têm uma coisa, o corpo docente é multidisciplinar. Em universidades, nestas licenciaturas especificas tendes a ter um corpo docente mais direcionado para a área (no caso, mais nutricionistas nos quadros da licenciatura). Isto é bom porque permite-te ter mais apoio, contactar com mais profissionais da área e, trocar mais ideias e perspectivas.
Além disso o curso de Leiria só está preparado para a Nutrição Clinica. Na UTAD consegues ter mais variantes como o caso da industria (algo que já mencionaste ser de interesse).
Por ultimo o ensino Politécnico rouba 1 semestre para estágio. No caso da nutrição não acho favorável. 1º, já vais ter outro estágio para entrares na ordem; 2º Os primeiros estágios no ensino politécnico não são nada de mais. Só estágios observacionais, muitas vezes não aprendes nada, andas a saltar de um lado para o outro (porque são estágio de 1 mês, 3 meses, 4 meses e por aí). Na nutrição acho preferível teres esse semestre para aprofundares conhecimentos.
Obrigado pela dica! É-me igual sim a nível financeiro, apesar de que em Leiria ficava mais perto da minha cidade, 100km, enquanto da UTAD são 380 km, mas quero fazer a melhor escolha e de facto pelo que dizes, faz mais sentido a UTAD.

• Like
Reactions: Sérgio Miguel

Miki

Membro
Matrícula
4 Julho 2017
Curso
Enfermagem
Peço desculpa pela intromissão no tópico mas também precisava de uma opinião. Vou-me candidatar a Ciências da Nutrição na UTAD e também no Instituto Politécnico de Leiria. A UTAD cativa-me por ser Universidade e não um Politécnico (não desmerecendo, mas infelizmente penso que a Universidade continua a ter mais prestígio para as entidades patronais, corrijam-me se estiver errada). Por outro lado preferia Leiria pela localização geográfica (mais perto de casa). O curso em Leiria é Dietética e Nutrição na escola superior de Saúde. O da UTAD é Ciências da Nutrição na escola superior de ciências da vida e do ambiente.
Preciso de uma opinião, se alguém me puder dizer em termos de formação académica, qual seria a melhor escolha.
Obrigado 🙂
Estudo no IPLeiria, na escola superior de saúde mas não no curso de dietética e nutrição. Estou a gostar muito do IPL, o ambiente e as instalações na escola são muito bons, o espírito académico também é incrível, os professores são muito atenciosos e próximos dos alunos (tenho muitos professores em comum com dietética, por isso posso opinar :)) e esforçam-se para que as coisas corram bem, obviamente há melhores e piores professores mas isso é como tudo. O ensino na escola superior de saúde é muito bem visto e diz-se que os alunos são muito bem preparados e, até agora, não tenho razão de queixa nenhuma mesmo. Espero ter ajudado ;)

Zipora

Membro
Matrícula
25 Abril 2019
Estudo no IPLeiria, na escola superior de saúde mas não no curso de dietética e nutrição. Estou a gostar muito do IPL, o ambiente e as instalações na escola são muito bons, o espírito académico também é incrível, os professores são muito atenciosos e próximos dos alunos (tenho muitos professores em comum com dietética, por isso posso opinar :)) e esforçam-se para que as coisas corram bem, obviamente há melhores e piores professores mas isso é como tudo. O ensino na escola superior de saúde é muito bem visto e diz-se que os alunos são muito bem preparados e, até agora, não tenho razão de queixa nenhuma mesmo. Espero ter ajudado ;)
Muito obrigada pelo feedback, é sempre importante uma opinião de quem já estuda na instituição 🙂

• Like
Reactions: Miki
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
G Help me :) Ensino Secundário 1
lex FDUL ou Católica 2020/2021? Help a girl out 😩 Ciências Sociais e Serviços 2
M média para medicina.... help Ensino Secundário 2
J HELP - Estudar online free Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M HELP - Estudar para os exames com antecedência Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
R Relações Internacionais ou Psicologia- Need Help Ciências Sociais e Serviços 5
C Help Ensino Secundário 2
L Help mestrado licenciatura etc Concursos e Regimes Especiais 3
G UPorto HELP! Two students are desperate! Universidade do Porto 1
A Preciso de um conselho 🙏🏼 Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Preciso de um conselho!! Saúde 2
U O que preciso de saber para estar pronta para o Exame de Geometria? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
B Preciso de fazer mestrado na universidade onde me licenciar num mestrado integrado? Ensino Superior 1
R Preciso das vossas opiniões :( Saúde 4
C Quais os materiais que preciso para o curso de Eng. Mecanica ? Tecnologias 0
Sofiasantos23 É preciso realizar exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
ericabruno Preciso de ajuda .... Saúde 0
A Acho que estou no curso errado... Preciso de ajuda Ensino Superior 11
Bruna Patrão Couto Preciso de soluções Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
D Preciso dos recursos do professor para manuais do 9ºano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
R Palavras 12 - preciso de ajuda!! Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
K Preciso soluções Novos percursos profissionais 1 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 9
Ricardo Baptista Preciso de ajudar nesta ficha , urgentemente ate esta quarta-feira, por favor mandem me a resposta de todos por pdf se possivel Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
B É preciso reprovar a uma cadeira para pedir transferência? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
I Preciso da vossa opinião Ensino Secundário 16
R PRECISO DE LIVROS DE EXERCÍCIOS. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
P [Ajuda] Preciso dos Recursos do Professor incluindo testes do 1º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
TigasPraz Preciso dos livros do professor destes livros Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
B UMinho Preciso de ajuda nas minhas 6 opções!! Uminho Universidade do Minho 6
notmanzl Mudança de Curso - Preciso de cancelar algo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
f.jesus1108 Preciso recursos professor de alguns livros, pff Pedido de Recursos - Ensino Secundário 11
M qual graduação preciso fazer para poder fazer o mestrado em engenharia mecânica Tecnologias 1
R [Ajuda] Preciso dos Recursos do Professor de alguns livros [Ajuda] Pedido de Recursos - Ensino Básico 1
T Eu fiz um curso profissional e preciso de ajuda em relação ao exame de matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
TheProloguist Oi miudos, preciso da opinião de gente mais jovem neste questionário Geral 1
Sandra Cristina Preciso de alojamento em vila de conde! Alojamento Universitário 0
K preciso de alojamento urgente em castelo branco Alojamento Universitário 0
L Preciso de ajuda e de opiniões Ensino Secundário 4
Ba135 Preciso de ajuda urgente Concurso Nacional e Locais - Público 0
A Preciso de repetir os exames? IMPORTANTE Ensino Secundário 12
J UPorto o que é preciso para entrar em medicina veterinária como licenciada? Universidade do Porto 2
P Quanto preciso ter Ensino Secundário 23
M preciso de ajuda para saber se repito o 10 ano ou não Ensino Secundário 2
P Preciso de 10 no exame de Português e não sei gramática. Ensino Secundário 3
franciscodiogo17 Olá! Alguém sabe do que é preciso saber sobre a obra "Os Lusíadas"? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
P É preciso mesmo levar cc Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
S Preciso de ajuda! Ensino Secundário 2
B LH- preciso de opiniões Ensino Secundário 11
C Qual a nota mínima que preciso no exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C É preciso levar a folha amarela para os exames nacionais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1