História A - Exame

Para os que ainda não viram, a matriz com os módulos referentes ao exame nacional de 2020 já foi disponibilizada. (Matriz 2020 - História A)
matriz_historia_a_2020.png

Com isto, é seguro assumir que não é preciso preocupar-nos em estudar de todo os módulos 1, 2 e 6?
Podemos dar prioridade máxima aos módulos sugeridos sem ser surpreendidos no exame com matéria dos módulos referidos acima?

Para os que ainda não viram, a matriz com os módulos referentes ao exame nacional de 2020 já foi disponibilizada. (Matriz 2020 - História A)
Ver anexo 10063

Com isto, é seguro assumir que não é preciso preocupar-nos em estudar de todo os módulos 1, 2 e 6?
Podemos dar prioridade máxima aos módulos sugeridos sem ser surpreendidos no exame com matéria dos módulos referidos acima?
Eu também vou fazer o exame este ano. Os conteúdos que temos de estudar em grande escala são o 3, o 4, o 5, o 7, o 8 e o 9. No entanto, temos de estar aptos para relacionar qualquer matéria com os outros módulos, pelo que os devemos reler ou algo do género. Por exemplo, o tema 7.1.5 (Portugal no primeiro pós-guerra) está diretamente relacionado com o 6.4.3.2 (que fala da Implantação da República). Mas, em suma, depende das notas que precises e do curso. Eu, dado que concorrerei para História, irei-me focar mais em tudo, mas é como te digo, tudo tem que ver com os teus objetivos

Agradeço o feedback, preciso de pelo menos um 15/16 mas acho que consigo ignorar os temas que não são diretamente avaliados visto que é pouco relevante.

Agradeço o feedback, preciso de pelo menos um 15/16 mas acho que consigo ignorar os temas que não são diretamente avaliados visto que é pouco relevante.
Os conteúdos de não aprofundamento mais importantes têm muito que ver com o suporte aos outros. Por exemplo, no 12 ano, a regressão do demoliberalismo é a génese dos totalitarismos

Bem visto, de qualquer das formas eu estou a estudar a matéria toda do 12º ano. E como é bem possível que seja avaliado, dou uma especial atenção ao Estado Novo. Quais achas que serão as matérias mais prováveis de serem avaliadas?

Bem visto, de qualquer das formas eu estou a estudar a matéria toda do 12º ano. E como é bem possível que seja avaliado, dou uma especial atenção ao Estado Novo. Quais achas que serão as matérias mais prováveis de serem avaliadas?
Sem dúvida, e dado que irei para História para o ano, Renovação da religiosidade (10°), Absolutismo Joanino (11°), Liberalismo (11°) e de 12° fascismo, estalinismo, nazismo e o caso Português (do módulo 7)

• Like
Reactions: Claudiodfc
Boa tarde,

Acabei o secundário em 16/17 mas queria realizar o exame de história no próximo ano.

Posso melhorar a minha nota final de história através do exame ou o programa mudou e aplica se o mesmo caso do exame de português.

Obrigado.

Boa tarde,

Acabei o secundário em 16/17 mas queria realizar o exame de história no próximo ano.

Posso melhorar a minha nota final de história através do exame ou o programa mudou e aplica se o mesmo caso do exame de português.

Obrigado.

Só precisas de fazer o exame como externo. O programa de português mudou mas continuas a poder melhorar a nota de secundário. Basta candidatares-te como externo.

Olá!!! Vou fazer o exame de história A como externa ( sou de economia) estou a estudar desde novembro e só acabei de estudar a matéria toda que supostamente sai no exame ( 10 ano 1 manual /11 2 manuais e 12 todos os manuais) mas fui agora ver perguntas de exame e parece que não estudei nada estes meses, não sei como responder as perguntas! Alguém me pode ajudar?

Olá!!! Vou fazer o exame de história A como externa ( sou de economia) estou a estudar desde novembro e só acabei de estudar a matéria toda que supostamente sai no exame ( 10 ano 1 manual /11 2 manuais e 12 todos os manuais) mas fui agora ver perguntas de exame e parece que não estudei nada estes meses, não sei como responder as perguntas! Alguém me pode ajudar?
Olá! Já fiz o exame de História A há alguns anos, mas posso tentar ajudar. No que é que tens andado a ter dificuldades? Consegues integrar os documentos que eles usam para responder às questões?

Olá! Já fiz o exame de História A há alguns anos, mas posso tentar ajudar. No que é que tens andado a ter dificuldades? Consegues integrar os documentos que eles usam para responder às questões?
Eu não percebo o que as perguntas pedem… porque eu ate sei a matéria!! a parte que tenho mais dificuldades e o liberalismo em 1820! espero que me consigam ajudar

Eu não percebo o que as perguntas pedem… porque eu ate sei a matéria!! a parte que tenho mais dificuldades e o liberalismo em 1820! espero que me consigam ajudar
É mais fácil explicar-te se conseguires colocar aqui perguntas em que tenhas realmente dúvidas e eu tento ajudar na forma como podes responder. Se sabes a matéria, é mesmo uma questão de entenderes o raciocínio que leva a responder.

Também preciso! Da parte 2 mais especificamente. O dossier do professor não tem as soluções do manual ://

Tendo em conta que as revoluções liberais pertencem ao módulo 5 e este é possível ser avaliado, sim é provável.
Post automatically merged:

É possível que tenhas usado o método de estudo errado para esta disciplina! História é uma matéria complexa cheia de detalhes e para conseguires fluentemente responder às questões é preciso escrever mais respostas que esquemas/resumos.
Se fizeste esquemas, resumos ou simplesmente leste a matéria desde que começaste a estudar e não fizeste exercícios frequentemente, então esse é o problema.
Quando respondes às questões consolidas melhor a matéria a longo termo pois estás a articular, segundo as tuas palavras, uma resposta tendo em conta os documentos e os tópicos de resposta e isto é um exercício que permite pensares no que estas a dizer e, consequentemente, construir uma memória a longo prazo.

O meu conselho é, salta para os exames e faz as perguntas com consulta, amanhã faz mais questões, daqui a uma semana faz as mesmas questões sem consulta. Tópicos com muitas datas e conceitos, faz flashcards no telemóvel, existem milhentas apps e podes rever na cama, sofá, no jardim ou mesmo nos transportes.

Ainda tens uns 35 dias até ao exame +/- tens tempo.

Boa sorte a todos!

Última edição:
Bom dia,
Vou realizar o exame de História A, comecei hoje a estudar para o exame porque só terminei o semestre e sinto me um bocado perdido, uma vez que falta um mês para o exame gostava de saber se alguém tem algumas dicas de estudo!?
E se acham que dá tempo de estudar tudo? visto que não me lembro de praticam te nada, uma vez que acabei o secundário em 2017