História A - Exame

Também ando na preparação para o Exame. Vou dar mais ênfase aos conteúdos estruturantes. O exame de História é um bocado complicado porque a quantidade de matéria é industrial. :confused2:
Os conceitos NÃO estruturantes só podem sair no exame em articulação com outros que sejam estruturantes, segundo a informação-prova.
Realmente é provável que a pergunta de desenvolvimento seja sobre a União Europeia (Módulo 9) devido ao falecimento do Mário Soares.
Irrita-me um bocadinho o facto de o exame não ter uma certa estrutura padrão e também de ser muito longo...costuma ter 16 perguntas. Quem já fez...faz-se bem nas 2h30?
Também acho que está muito mal marcado e que a quantidade de matéria é um exagero.
Fiz um dossier de apontamentos, estudo por aí manuais...e tenho um livro de preparação antigo da Porto só de 12° e outro guia de estudo também de 12°. :p

Olá, ;)
O Guia de apoio ao exame deve só ter os temas que têm mais probabilidade/interessam mais para o exame. Repara que alguns tópicos, como "A população da Europa nos século XVII e XVIII - crises e crescimento" ou "A degradação do ambiente internacional" só servem como uma introdução para os tópicos a seguir, dai não terem propriamente muito interesse para o exame.
O que eu acho estranho, é não estar o tópico do "modelo ateniense" e da " Europa dos Estados absolutos e a Europa dos Parlamentos" (Que inclusive já calhou no exame de anos anteriores).
Será que não saem mesmo?? o_O

Europa dos Estados absolutos e a Europa dos Parlamentos" tem. Erro meu.
--- Post atualizado ---
Estou a gostar muito de estudar... Mas estou com um problema... estou a gostar demais. Exato.

Estou a resumir cada página do livro de preparação em umas duas minhas :D Isto é tão incompleto que, por exemplo, nem fala do papel da Prússia, Áustria e Holandas Unidas na Guerra da Sucessão Espanhola. Apresenta simplesmente ingleses como vencedores finais e eles nem ficaram até ao fim na Guerra (e bem, para impedir uma vitória total austríaca que formaria um novo centro dominador do centro europeu).

A este ritmo não chego à matéria do 12º ano, haha. Eu sei que me devo focar no essencial mas é-me muito mais fácil compreender tudo quando tenho todo o panorma geral em vez de factos soltos. Vamos lá ver se consigo triar melhor daqui para a frente.

Boas pessoal.
Para quem vai realizar exame de historia A na 2a fase, quais é que acham ser as matérias mais provaveis de saír?

Boa tarde, sou aluna do 12º ano de Linguas e Humanidades e gostava que me dissessem qual é a melhor altura para começar a estudar para o exame. Desde o inicio deste ano letivo que pretendo começar no inicio do 2º período, acham que devo começar já?
Tenho ainda outra dúvida, para o exame devo focar-me só nos conteúdos de aprofundamento ou devo saber também as outras unidades do módulo?

Última edição:
Boa tarde, sou aluna do 12º ano de Linguas e Humanidades e gostava que me dissessem qual é a melhor altura para começar a estudar para o exame. Desde o inicio deste ano letivo que pretendo começar no inicio do 2º período, acham que devo começar já?
Tenho ainda outra dúvida, para o exame devo focar-me só nos conteúdos de aprofundamento ou devo saber também as outras unidades do módulo?
Olá, eu nunca fiz o exame de História A mas normalmente a melhor altura para começar a estudar com tempo é lá para março/abril. Podes começar nas férias da páscoa por exemplo.

• Like
Reactions: Leonor.p
Oi! Obrigada pela sugestão!
Quanto mais rápido melhor, mais tempo tens para te preparar e perceber quais sao as tuas duvidas, quanto mais cedo começares com mais calma podes estudar, assim na altura dos exames já nao estás tão sobrecarregada. Eu sem ter aulas de historia, fiz o exame como externo, e garanto-te que das melhores formas de praticar é fazer os exames dos anos anteriores. Na altura, estudei toda a matéria e depois fiz os exames desde 2006 até 2015, e tirei 17 no exame nacional.

• Like
Reactions: Leonor.p
Quanto mais rápido melhor, mais tempo tens para te preparar e perceber quais sao as tuas duvidas, quanto mais cedo começares com mais calma podes estudar, assim na altura dos exames já nao estás tão sobrecarregada. Eu sem ter aulas de historia, fiz o exame como externo, e garanto-te que das melhores formas de praticar é fazer os exames dos anos anteriores. Na altura, estudei toda a matéria e depois fiz os exames desde 2006 até 2015, e tirei 17 no exame nacional.
Olá, eu também nunca tive história e estava a pensar em fazer o exame deste ano como externo e também precisava de tirar uma boa nota. Podes-me explicar que métodos usaste para tirar essa boa nota?

Olá! Parabéns pela nota! Eu também desde o ano passado que tenho feito exercicios de exame para estudar para os testes e tem me ajudado muito. Vou seguir o teu conselho! Tu para o exame estudaste as outras unidades do módulo ou centraste-te apenas nos conteúdos de aprofundamento?

Olá, eu também nunca tive história e estava a pensar em fazer o exame deste ano como externo e também precisava de tirar uma boa nota. Podes-me explicar que métodos usaste para tirar essa boa nota?
O unico sitio por onde estudei foi pelo livro de preparaçao para exame de historia da porto editora, que traz lá o resumo da matéria dos tres anos que sai em exame. Tudo que tens que saber para o exame está lá. Eu na altura comecei a estudar em setembro e foi mais ou menos um ano por periodo que estudei. Por lá estudas bem a matéria dos 3 anos. Depois disso foi fazer os exames dos outros anos e exames-tipo que o livro trazia. A cena é que eu sempre gostei de historia, nao foi grande sacrificio para mim estudar aquilo, foi quase por gosto.

Olá! Parabéns pela nota! Eu também desde o ano passado que tenho feito exercicios de exame para estudar para os testes e tem me ajudado muito. Vou seguir o teu conselho! Tu para o exame estudaste as outras unidades do módulo ou centraste-te apenas nos conteúdos de aprofundamento?
O que estudei foi tudo o que vinha no livro de exames que comprei, lá tinha o que precisava para tirar positiva.

• Like
Reactions: Tâniaa
O unico sitio por onde estudei foi pelo livro de preparaçao para exame de historia da porto editora, que traz lá o resumo da matéria dos tres anos que sai em exame. Tudo que tens que saber para o exame está lá. Eu na altura comecei a estudar em setembro e foi mais ou menos um ano por periodo que estudei. Por lá estudas bem a matéria dos 3 anos. Depois disso foi fazer os exames dos outros anos e exames-tipo que o livro trazia. A cena é que eu sempre gostei de historia, nao foi grande sacrificio para mim estudar aquilo, foi quase por gosto.
mesmo a matéria da civilização romana conseguiste estudar pelo manual?
é que eu tenho o livro deste ano, e nas matérias do 10º ano, está tudo tão resumido de forma sintética e todos os exercicios relacionados com a Roma são relacionados com a romanização da Península Iberica

mesmo a matéria da civilização romana conseguiste estudar pelo manual?
é que eu tenho o livro deste ano, e nas matérias do 10º ano, está tudo tão resumido de forma sintética e todos os exercicios relacionados com a Roma são relacionados com a romanização da Península Iberica
O meu livro era o de 2016, nao sei se vem como o atual, mas foi o unico sitio por onde estudei, mas normalmente costumam trazer o necessário para conseguires responder ao exame.

• Like
Reactions: sam_mukka
Bom dia
Será possível arranjar-me resumos do modulo 5 de História A?
Caso não seja incomodo e por acaso tenha, gostaria também dum resumo global de Historia A do 10 e 11ano e 12 ano(Modulo 1,Modulo 5,Modulo 6,Modulo 7,8,9)
Cumprimentos.

Boas. Este ano vou como aluno externo para o exame de história.
O que acham importante estudar para o exame deste ano? Os conteúdos estruturantes do Módulo 1,5,6,7,8,9( os que saiem para o exame)?
Pelo que vi o módulo 1 sai sempre em escolha múltipla.

4 meses para os exames, e na minha escola ainda só vamos no II módulo do 12º ano
vai ser bonito, até porque é aconselhável nas disciplinas trienais, acabar a matéria com um mês de antecedência para se fazerem revisões

• Like
Boas. Este ano vou como aluno externo para o exame de história.
O que acham importante estudar para o exame deste ano? Os conteúdos estruturantes do Módulo 1,5,6,7,8,9( os que saiem para o exame)?
Pelo que vi o módulo 1 sai sempre em escolha múltipla.

aconselho-te a estudares o que está nas metas curriculares do programa de Historia A
por exemplo no 1º módulo não necessitas saber os conteúdos da Grécia mas sim a sua influência no Imperio Romano

• Like