História na Flup - Maiores de 23 anos

   

Sofia_asilva

Membro Caloiro
Matrícula
2 Agosto 2024
Mensagens
7
Boa noite.

No próximo ano, 2025, estou a pensar em inscrever-me no concurso de maiores de 23 anos. Queria a licenciatura em história na Flup, mas para isso queria esclarecer algumas dúvidas, por favor.

1. No concurso de maiores de 23 anos a média do secundário conta para se entrar no curso ou já não conta?

2. No concurso de maiores de 23 anos os exames nacionais contam ou não?

3. Como é o processo de entrada na Flup em história pelo concurso de maiores de 23? Quais às fases/etapas?

4. Como saber que matéria se tem estudar para o "exame" que se vai realizar na Flup como parte do processo de escolha para às vagas de maiores de 23? Tem de se estudar a matéria toda de história do 10°, 11° e 12° ou tem matéria específica?

5. No "exame" saí só perguntas relacionadas a história ou saí também de outras disciplinas?

6. Quanto tempo antes é melhor começar a estudar para o "exame"?

Muito obrigada pela disponibilidade:)
 
Boa noite.

No próximo ano, 2025, estou a pensar em inscrever-me no concurso de maiores de 23 anos. Queria a licenciatura em história na Flup, mas para isso queria esclarecer algumas dúvidas, por favor.

1. No concurso de maiores de 23 anos a média do secundário conta para se entrar no curso ou já não conta?

2. No concurso de maiores de 23 anos os exames nacionais contam ou não?

3. Como é o processo de entrada na Flup em história pelo concurso de maiores de 23? Quais às fases/etapas?

4. Como saber que matéria se tem estudar para o "exame" que se vai realizar na Flup como parte do processo de escolha para às vagas de maiores de 23? Tem de se estudar a matéria toda de história do 10°, 11° e 12° ou tem matéria específica?

5. No "exame" saí só perguntas relacionadas a história ou saí também de outras disciplinas?

6. Quanto tempo antes é melhor começar a estudar para o "exame"?

Muito obrigada pela disponibilidade:)
Alô.

1. Não, já não conta. Terás de fazer um teste local (da flup), uma entrevista e apresentar um cv laboral + escolar. Esses 3 fatores irão-te dar uma média final que será essa que conta. A média do secundário não entra.
2. Não. Como disse na 1, é uma prova local. Terás de ver qual é no site da instituição.
3. Não sei sobre esse curso em específico mas é, normalmente em todo o lado, o que também descrevi na alínea 1. Prova + Entrevista + CV
4. Procura no site da FLUP se eles possuem uma espécie de temas que são abordados na prova. Na UA têm lá uma aba sobre isso. Pode ser como pode não ser a matéria toda do secundário. Normalmente são menos pesados e muito mais fáceis de que exames nacionais.
5. Terás de ver se a prova é somente de história ou não. O que bate também com a resposta que te dei na 2 e na 4.
6. Depende mesmo do que sai e de que conhecimento tens na área.
 
  • Like
Reactions: UnikeC
Alô.

1. Não, já não conta. Terás de fazer um teste local (da flup), uma entrevista e apresentar um cv laboral + escolar. Esses 3 fatores irão-te dar uma média final que será essa que conta. A média do secundário não entra.
2. Não. Como disse na 1, é uma prova local. Terás de ver qual é no site da instituição.
3. Não sei sobre esse curso em específico mas é, normalmente em todo o lado, o que também descrevi na alínea 1. Prova + Entrevista + CV
4. Procura no site da FLUP se eles possuem uma espécie de temas que são abordados na prova. Na UA têm lá uma aba sobre isso. Pode ser como pode não ser a matéria toda do secundário. Normalmente são menos pesados e muito mais fáceis de que exames nacionais.
5. Terás de ver se a prova é somente de história ou não. O que bate também com a resposta que te dei na 2 e na 4.
6. Depende mesmo do que sai e de que conhecimento tens na área.
Além de tudo o que a colega escreveu, tenta pedir á universidade para te enviar os exames internos dos últimos anos da disciplina que queres realizar, pois assim tens uma noção do que te espera. Espreita no site da instituição. Normalmente no início do ano começa a surgir novos dados sobre este assunto.
Boa sorte
 
  • Like
Reactions: soraiarftorres
Alô.

1. Não, já não conta. Terás de fazer um teste local (da flup), uma entrevista e apresentar um cv laboral + escolar. Esses 3 fatores irão-te dar uma média final que será essa que conta. A média do secundário não entra.
2. Não. Como disse na 1, é uma prova local. Terás de ver qual é no site da instituição.
3. Não sei sobre esse curso em específico mas é, normalmente em todo o lado, o que também descrevi na alínea 1. Prova + Entrevista + CV
4. Procura no site da FLUP se eles possuem uma espécie de temas que são abordados na prova. Na UA têm lá uma aba sobre isso. Pode ser como pode não ser a matéria toda do secundário. Normalmente são menos pesados e muito mais fáceis de que exames nacionais.
5. Terás de ver se a prova é somente de história ou não. O que bate também com a resposta que te dei na 2 e na 4.
6. Depende mesmo do que sai e de que conhecimento tens na área.
Olá. Muito obrigada 😃
Post automatically merged:

Além de tudo o que a colega escreveu, tenta pedir á universidade para te enviar os exames internos dos últimos anos da disciplina que queres realizar, pois assim tens uma noção do que te espera. Espreita no site da instituição. Normalmente no início do ano começa a surgir novos dados sobre este assunto.
Boa sorte
Olá. Desde já obrigada pela ajuda.
Estive a ver no site da Flup e fala sobre prova de história e prova de português. Vi que eles para a prova de história publicam os temas que vão sair, mas a de português não vi nada sobre. Será que me poderia ajudar, por favor?
 
Última edição:
  • Like
Reactions: UnikeC
Olá. Muito obrigada 😃
Post automatically merged:


Olá. Desde já obrigada pela ajuda.
Estive a ver no site da Flup e fala sobre prova de história e prova de português. Vi que eles para a prova de história publicam os temas que vão sair, mas a de português não vi nada sobre. Será que me poderia ajudar, por favor?

Neste link, no final da página, tens a matriz de cada prova.

Espreita
 
Alô.

1. Não, já não conta. Terás de fazer um teste local (da flup), uma entrevista e apresentar um cv laboral + escolar. Esses 3 fatores irão-te dar uma média final que será essa que conta. A média do secundário não entra.
2. Não. Como disse na 1, é uma prova local. Terás de ver qual é no site da instituição.
3. Não sei sobre esse curso em específico mas é, normalmente em todo o lado, o que também descrevi na alínea 1. Prova + Entrevista + CV
4. Procura no site da FLUP se eles possuem uma espécie de temas que são abordados na prova. Na UA têm lá uma aba sobre isso. Pode ser como pode não ser a matéria toda do secundário. Normalmente são menos pesados e muito mais fáceis de que exames nacionais.
5. Terás de ver se a prova é somente de história ou não. O que bate também com a resposta que te dei na 2 e na 4.
6. Depende mesmo do que sai e de que conhecimento tens na área.
Olá. Desde já obrigada pela resposta. Poderia me tirar só mais uma dúvida, por favor?
Já vi que na FLUP eles publicam os temas específicos que irão sair na prova de história, mas não consegui encontrar em que mês o fazem. Conseguiria ajudar me em relação a isso? É que ao saber os temas específicos seria mais acessível começar a estudar aí para a prova.

Também vi que pedem prova de história e prova de português, mas na de português não publicam temas específicos meio que é uma prova comum a todos independentemente do curso. Poderia me ajudar nisso também, por favor?
Post automatically merged:

Então, na altura, que sair os temas específicos para a prova de história desse ano também sai para a de português é isso?
Sabe também dizer me em que altura mais ou menos eles publicam esses temas específicos do ano de provas que vai acontecer?
 
Olá. Desde já obrigada pela resposta. Poderia me tirar só mais uma dúvida, por favor?
Já vi que na FLUP eles publicam os temas específicos que irão sair na prova de história, mas não consegui encontrar em que mês o fazem. Conseguiria ajudar me em relação a isso? É que ao saber os temas específicos seria mais acessível começar a estudar aí para a prova.

Também vi que pedem prova de história e prova de português, mas na de português não publicam temas específicos meio que é uma prova comum a todos independentemente do curso. Poderia me ajudar nisso também, por favor?
Post automatically merged:


Então, na altura, que sair os temas específicos para a prova de história desse ano também sai para a de português é isso?
Todos os anos sai uma matriz atualizada ( é o expectável). Normalmente Logo nos primeiros meses do ano, entre janeiro e Março(não sei precisar pois varia de faculdade para faculdade),pois tem que haver tempo para fazerem a respectiva candidatura e poderem igualmente ter algum tempo para rever os temas, além dos serviços administrativos terem tempo para se organizarem.

Mas, normalmente não varia muito de ano para ano. Os tópicos pouco variam( acho eu).


Normalmente saem todas as matrizes de todas as disciplinas ao mesmo tempo.
 
Todos os anos sai uma matriz atualizada ( é o expectável). Normalmente Logo nos primeiros meses do ano, entre janeiro e Março(não sei precisar pois varia de faculdade para faculdade),pois tem que haver tempo para fazerem a respectiva candidatura e poderem igualmente ter algum tempo para rever os temas, além dos serviços administrativos terem tempo para se organizarem.

Mas, normalmente não varia muito de ano para ano. Os tópicos pouco variam( acho eu).


Normalmente saem todas as matrizes de todas as disciplinas ao mesmo tempo.
O meu receio é às matrizes sairem muitos próximas da altura das provas e eu não ter tempo de estudar. Já saí do secundário tem uns 6 anos então, preciso mesmo de estudar. E, depois, ainda conciliar isso com o trabalho... Tenho receio de não ter tempo para estudar
 
  • Like
Reactions: UnikeC
O meu receio é às matrizes sairem muitos próximas da altura das provas e eu não ter tempo de estudar. Já saí do secundário tem uns 6 anos então, preciso mesmo de estudar. E, depois, ainda conciliar isso com o trabalho... Tenho receio de não ter tempo para estudar
Se eu fosse a ti começava a pegar na matéria o quanto antes. Também trabalhava enquanto estudava e tudo se faz mas quanto mais cedo fores começando a adiantar melhor para ti, depois não sentirás tanta pressão (de matéria e de tempo).
 
  • Like
Reactions: UnikeC
Se eu fosse a ti começava a pegar na matéria o quanto antes. Também trabalhava enquanto estudava e tudo se faz mas quanto mais cedo fores começando a adiantar melhor para ti, depois não sentirás tanta pressão (de matéria e de tempo).
É isto mesmo. E, acrescento uma coisa. Se a própria universidade tiver aulas de apoio á disciplina que pretendes fazer exame( há cursos dados pela própria universidade que dão uma breves explicações sobre a matéria principal), recomendo que faças. É sempre um extra.
 
  • Like
Reactions: soraiarftorres