História ou Direito?

TMJ

Membro
Matrícula
16 Agosto 2016
Olá a todos.
Sou aluno de Línguas e Humanidades no 12.º Ano, e estou um pouco indeciso sobre o que seguir.
Ora, sucede que tenho dois cursos em mente, História e Direito.
O que eu AMO E ADORO com todas as minhas forças é História. A História ensina-nos o mundo, o que somos e porque somos. Era uma área que eu adoraria estudar. Tem, no entanto, o revês da empregabilidade.
O Direito é algo que também muito me fascina, embora não tão exuberantemente quanto História. Simplesmente porque regular as condições humanas e a sociedade parece-me algo de uma tal complexidade que merece ser digno de estudo, bem como a manutenção da ordem e da justiça, em respeito às leis estabelecidas. No caso de seguir Direito, a priori seguiria magistratura. Advocacia, primeiro teria que vender a alma ao Diabo.
Posto isto, sei que a nível de magistrados, existem grandes vagas na administração pública. Quanto a história, parece-vos que existe a possibilidade de ter emprego?
Depois, a Universidade: Clássica, Nova ou Coimbra? Em história creio que é consensual atribuir à nova o prémio de melhor, mas em Direito a luta é mais renhida. Que fazer?
Outra coisa: É possível tirar uma licenciatura em história e fazer um mestrado em Direito (por exemplo, História do Direito), ou pensam que as bases do primeiro ciclo são indispensáveis para o mestrado?
Desde já obrigado por toda a ajuda, e um bom Natal.

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá a todos.
Sou aluno de Línguas e Humanidades no 12.º Ano, e estou um pouco indeciso sobre o que seguir.
O que eu AMO E ADORO com todas as minhas forças é História. A História ensina-nos o mundo, o que somos e porque somos. Era uma área que eu adoraria estudar. Tem, no entanto, o revês da empregabilidade.
O Direito é algo que também muito me fascina, embora não tão exuberantemente quanto História. Simplesmente porque regular as condições humanas e a sociedade parece-me algo de uma tal complexidade que merece ser digno de estudo, bem como a manutenção da ordem e da justiça, em respeito às leis estabelecidas. No caso de seguir Direito, a priori seguiria magistratura. Advocacia, primeiro teria que vender a alma ao Diabo.
Posto isto, sei que a nível de magistrados, existem grandes vagas na administração pública. Quanto a história, parece-vos que existe a possibilidade de ter emprego?
Depois, a Universidade: Clássica, Nova ou Coimbra? Em história creio que é consensual atribuir à nova o prémio de melhor, mas em Direito a luta é mais renhida. Que fazer?
Outra coisa: É possível tirar uma licenciatura em história e fazer um mestrado em Direito (por exemplo, História do Direito), ou pensam que as bases do primeiro ciclo são indispensáveis para o mestrado?

Olá! Olha, se amas e adoras História com todas as tuas forças, eu acho que a escolha é bem clara. Eu sou apologista de estudarmos aquilo pelo qual somos verdadeiramente apaixonados e se encontras isso em História, então vai em frente. Quanto à empregabilidade, acho que hoje em dia poucos são os cursos que podem ter empregabilidade quase garantida. E a verdade, é que é muito melhor gastares tempo e dinheiro a estudares algo que amas, do que algo do qual apenas gostas.
Podes no entanto, procurar cursos que reunam ambas as vertentes. Não tenho a certeza se Relações Internacionais englobará bem isso, mas é uma questão de procurares no site da DGES.
Quanto às últimas perguntas: eu não sou estudante de Direito nem de História pelo que não te posso aconselhar com respostas concretas. Mas se vieres parar à UL serás certamente bem recebido.

• Like
Reactions: Mr. Bandito

Vivienne Rosário

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2016
Olá. :)
Também sou aluna de Humanidades e estou no 12º. Juntamente com essas duas coisas que já temos em comum, História também é uma das minhas opções e debato-me exatamente com o mesmo problema. Eu quero ser professora, portanto o Mestrado seria Em Ensino, no entanto, tanto Professores de História como de Filosofia há "a bater com um pau". A outra opção com "mais emprego" é Psicologia. Eu estou confusa entre as três, gosto de ambas mas, até Junho, a Terra roda muitas vezes e aquilo que eu mais gostar e que sentir que é a minha vocação, vou seguir. Mesmo que não haja muito emprego, que é importante obviamente, fazer algo que não é aquilo que amamos nunca nos trará tanta felicidade como o dinheiro.
Em relação à Universidade, não tenho nada a apontar. Eu quero ir para a Clássica porque sempre me imaginei lá, se bem que a Nova me tem chamado um bocado, mas fala com os teus pais ou assim, com alguém que tenha frequentado ou frequente a universidade e vê as vantagens e desvantagens de cada.
Boas festas!

Ana Luísa Marques

Membro Caloiro
Matrícula
22 Dezembro 2016
Olá!! Bem, vou começar por te dizer que também era aluna de humanidades e que temos em comum o amor pela história. Em segundo lugar, tive de deixar o amor pela história para trás quando entrei na faculdade, exatamente no curso de Relações Internacionais, no ISCSP. Ao longo do 12 ano também tive um pequeno conflito comigo própria, mas segui o meu coração e decidi optar por Relações Internacionais porque na altura me parecia melhor visto que também era uma apaixonada pelo que se passa pelo mundo. Sou caloira e não podia estar mais contente por ter escolhido este curso. RI é um curso onde também podes incluir história e onde eventualmente tens disciplinas de história mas a main question não é se deves escolher Relações Internacionais mas sim História ou Direito, eu aqui aconselho-te a escolheres bem e se for preciso, na primeira semana de faculdade experimentares o curso em que entrares. Não custa experimentar e se não ficares contente tens sempre a segunda fase das colocações. Mas digo-te, pensa com cuidado porque é o teu futuro que está em jogo.

• Like
Reactions: RMoon99

Máior

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
História
Instituição
FCSH - UNL
Antes de mais, olá TMJ!
Enquanto aluno de 2º ano de História na FCSH-UNL concordo contigo sobre qual a opção entre faculdades com História. Pessoalmente prefiro a organização do curso na FCSH, e a licenciatura tem uma vertente de investigação sempre presente. No entanto, é apenas a minha opinião.
No meu caso, segui História porque sempre gostei - e acho que é impossível estar na licenciatura sem se gostar - e não pela empregabilidade. No entanto, é, sem dúvida, legitimo decidir tendo em conta outros factores.
Boa sorte com essa escolha! Se tiveres alguma dúvida/curiosidade, dispõe!

• Like
Reactions: TMJ

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá a todos.
Olá!!
Ora, aqui está alguém na mesma situação em que eu me encontrava há 2 anos :P
Eu sei, é uma decisão muito complicada.. A paixão pela História é muito forte em mim, também, mas irei seguir Direito, uma vez que me sinto apaixonado pela Ciência Jurídica, também. A dica que te dou é analisares aquilo que tu próprio sentes, para que possas tomar uma decisão mais esclarecida. Fala com estudantes dos dois cursos, vê o que te "chama" mais, o que mais te imaginas a fazer.
Quanto a empregabilidade, História já sabemos como está.. No entanto, não é, de todo, impossível arranjar emprego na área! Desde logo, tens a investigação e a docência universitária se fores muito bom, e se és apaixonado, a hipótese de o seres será bastante elevada.
Quanto ao Direito, sim, existe mais empregabilidade porque é uma área bastante abrangente. É um curso muito exigente, pelo que não deve ser escolhido tendo apenas em conta o emprego que dá. Ainda assim (e se até te sentes atraído pela carreira de Magistrado), é o sítio onde deverás estar. A Administração Pública agradeceria, até, que no momento há falta deles. :P

Concluindo: averigua! Vê os PE, vê aquilo com que mais te identificas e onde te imaginas realizado, ainda tens tempo para fazer a tua escolha com calma!

Qualquer coisa dispõe,
Um abraço!

TMJ

Membro
Matrícula
16 Agosto 2016
Antes de mais agradeço a todos a vossa opinião. Peço desculpa só responder agora, mas como não recebi notificações no email pensei que ninguém tinha respondido.
Olá!! Bem, vou começar por te dizer que também era aluna de humanidades e que temos em comum o amor pela história. Em segundo lugar, tive de deixar o amor pela história para trás quando entrei na faculdade, exatamente no curso de Relações Internacionais, no ISCSP. Ao longo do 12 ano também tive um pequeno conflito comigo própria, mas segui o meu coração e decidi optar por Relações Internacionais porque na altura me parecia melhor visto que também era uma apaixonada pelo que se passa pelo mundo. Sou caloira e não podia estar mais contente por ter escolhido este curso. RI é um curso onde também podes incluir história e onde eventualmente tens disciplinas de história mas a main question não é se deves escolher Relações Internacionais mas sim História ou Direito, eu aqui aconselho-te a escolheres bem e se for preciso, na primeira semana de faculdade experimentares o curso em que entrares. Não custa experimentar e se não ficares contente tens sempre a segunda fase das colocações. Mas digo-te, pensa com cuidado porque é o teu futuro que está em jogo.

Em Relações Internacionais, quais são as saídas Profissionais que vislumbras para o futuro?

Neste momento tenho andado a mirar ir tirar a licenciatura para o estrangeiro, Direito na Universidade de Edimburgo. Alguém tem opinião formada sobre o assunto?

Duarte98

Membro
Matrícula
12 Fevereiro 2017
Olá a todos! Estou no 12 ano de humanidades e gosto bastante de história. No entanto, a empregabilidade no curso de história é baixa, pelo que comecei a pensar em direito, pois sei que tens algumas temáticas de história e a empregabilidade é maior. O que é que será melhor eu fazer?

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá a todos! Estou no 12 ano de humanidades e gosto bastante de história. No entanto, a empregabilidade no curso de história é baixa, pelo que comecei a pensar em direito, pois sei que tens algumas temáticas de história e a empregabilidade é maior. O que é que será melhor eu fazer?
Nunca achei que fosse "melhor" escolher um curso pela empregabilidade. Por isso, se sentes que História é aquele curso que te faria sentir realizado, força! Quanto a Direito, é um curso que exige que gosto e muita dedicação. Vês-te em Direito, a desempenhar profissões jurídicas? É muito importante fazer esse balanço. :) Se sim, é algo a considerar! Senão, o melhor (na minha ótica) seria enveredar pelo que gostas mesmo de fazer. ;)

• Like
Reactions: Duarte98

Duarte98

Membro
Matrícula
12 Fevereiro 2017
Nunca achei que fosse "melhor" escolher um curso pela empregabilidade. Por isso, se sentes que História é aquele curso que te faria sentir realizado, força! Quanto a Direito, é um curso que exige que gosto e muita dedicação. Vês-te em Direito, a desempenhar profissões jurídicas? É muito importante fazer esse balanço. :) Se sim, é algo a considerar! Senão, o melhor (na minha ótica) seria enveredar pelo que gostas mesmo de fazer. ;)
Obrigado pela ajuda, LBlackMoon, terei mesmo de fazer esse balanço
--- Post atualizado ---

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
--- Post atualizado ---

Já estive no teu impasse, por isso, qualquer necessidade que tenhas, dispõe! ;)

Duarte98

Membro
Matrícula
12 Fevereiro 2017
Obrigado pela ajuda, terei mesmo de fazer esse balanço
Já agora conheces algum curso que misture direito com história e que tenha alguma empregabilidade?

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Obrigado pela ajuda, terei mesmo de fazer esse balanço
Já agora conheces algum curso que misture direito com história e que tenha alguma empregabilidade?
Direito debruça-se sobre alguma História, relacionada com o próprio direito e, inevitavelmente, com alguma política. No entanto, isso acontece maioritariamente e quase só no primeiro ano.

• Like
Reactions: Duarte98

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP