História ou História e Arqueologia?

SaraSMP

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2017
Olaaa, eu gosto muito da area de Historia e termino este ano o secundario, no entando nao sei qual faculdade e curso ingressar, se Historua e arqueologia em Evora, ou Historia na antiga de Lisboa, qual a faculdadr que nos dá mais aberturas ao mundo do trabalho, eu gostava de trabalhar na area de investigaçao da historia principalmente antiga, mas sera que o curso dr evora envolve as duas areas?? Gostava dr saber a opiniao de quem esta neste dois cursos.

Boa noite Sara, frequento o curso de História e Arqueologia na UÉvora, como já deves ter percebido o curso tem dois percursos distintos História e Arqueologia, pelo que disseste deves estar mais interessada na vertente de História, eu sou da vertente de Arqueologia mas penso que te posso ajudar em qualquer coisa. A nível de Investigação a Universidade de Évora têm uma unidade, o HERCULES, que se situa num dos polos da universidade onde vais ter grande parte das aulas do 1º ano (Palácio do Vimioso), esta unidade de investigação foca-se na valorização do património e trabalha com historiadores arqueólogos e pessoas de outras áreas como geólogos etc... Não sei se é bem isto que procuras, mas pronto.
A nível de saídas profissionais, como sabes o panorama nas ciências sociais não é o melhor, mas acredito que com esforço, empenho e trabalho consegues alcançar os teus objetivos.

• Like
Reactions: Paulo Inácio
Olá Sara! Ao ver o teu post, recordei-me agora de uma aula aberta que tive com um professor de História da FLUP.
Para além das preciosas informações que o Carlos já deu, posso-te dizer que a Universidade de Évora tem, pelo que me foi dito, um excelente corpo docente nesta área. Não será, por isso, uma má escolha, com toda a certeza. Ademais, parece muito interessante que se possa complementar a História com a Arqueologia; o que não encontrarás tanto nas universidades mais clássicas. Ambas as ciências estão muito relacionadas, e é bom que se possa ser contacto com as duas; pelo menos numa determinada área de formação.
Não é comum encontrar pessoas que se interessem particularmente por História Antiga. A maioria da malta é mais ligada à História Contemporânea. Como tal, aí tens uma chance de ter maior empregabilidade. Lembro-me de ter visto os concursos da FLUL há uns tempos, e eles procuram malta para investigar e dar aulas sobretudo nas áreas de pré-história e de antiguidade clássica, que são, normalmente, as áreas onde os alunos se costumam interessar menos.

Boa noite Sara, frequento o curso de História e Arqueologia na UÉvora, como já deves ter percebido o curso tem dois percursos distintos História e Arqueologia, pelo que disseste deves estar mais interessada na vertente de História, eu sou da vertente de Arqueologia mas penso que te posso ajudar em qualquer coisa. A nível de Investigação a Universidade de Évora têm uma unidade, o HERCULES, que se situa num dos polos da universidade onde vais ter grande parte das aulas do 1º ano (Palácio do Vimioso), esta unidade de investigação foca-se na valorização do património e trabalha com historiadores arqueólogos e pessoas de outras áreas como geólogos etc... Não sei se é bem isto que procuras, mas pronto.
A nível de saídas profissionais, como sabes o panorama nas ciências sociais não é o melhor, mas acredito que com esforço, empenho e trabalho consegues alcançar os teus objetivos.

Obrigadaa, entrei na faculdade de Evora, agora é ver como tudo é, só tenho uma pergunta a vertente de historia ou arqueologia escolhe se logo no inicio do ano letivo?

Bom dia, antes de mais parabéns e bem-vinda. A vertente escolhes logo no início nas matrículas que começam amanhã, mas tens um mês para alterar se não me engano. Se tiveres mais alguma dúvida já sabes.

Bom dia, antes de mais parabéns e bem-vinda. A vertente escolhes logo no início nas matrículas que começam amanhã, mas tens um mês para alterar se não me engano. Se tiveres mais alguma dúvida já sabes.
Muitoo obrigadaa😊 uma coisa que eu ainda nao sei é como sao as praches do curso de historia??

Olá, também eu estou a lidar com a difícil decisão de escolher entre História e Arqueologia. E para além disso com a escolha de universidade, eu sou de Setúbal e o mais lógico seria ir para uma das universidades de Lisboa, NOVA ou a FLUL, no entanto a universidade de Évora é bastante apelativa para mim apesar da distância uma vez que tem dupla titulação com história e arqueologia. Gostava de ter uma opinião de alguém que já passou por este processo.

• Like
Reactions: Maria Florêncio
Olá, também eu estou a lidar com a difícil decisão de escolher entre História e Arqueologia. E para além disso com a escolha de universidade, eu sou de Setúbal e o mais lógico seria ir para uma das universidades de Lisboa, NOVA ou a FLUL, no entanto a universidade de Évora é bastante apelativa para mim apesar da distância uma vez que tem dupla titulação com história e arqueologia. Gostava de ter uma opinião de alguém que já passou por este processo.

Olá, sou aluna de arqueologia na FLUL e posso dizer-te que se pensas em tirar arqueologia tens que gostar bastante da área. Em relação a comparar ambos os cursos posso-te dizer que o curso de arqueologia é um curso mais prático do que o curso de história , mas ambas são áreas complementares. Na FLUL em arqueologia temos cadeiras em conjunto com o curso de história e se tens interesse nessa área tens sempre as cadeiras opcionais em que podes escolher na área da história. Posso te dizer também que na flul o curso de arqueologia tem uma forte componente téorica e apenas 4 ou 5 cadeiras práticas , no entanto temos bastantes visitas de estudo a sítios arqueologicos e museus, para além disso podes fazer voluntariádos com os teus professores, em que podes trabalhar com materiáis das escavações dos mesmos, eu fiz um e foi super interessante. O curso tem uma grande abrangência em termos de períodos pois começas a trabalhar com a pré-história e acabas em história moderna. Os professores são exigentes mas sabem motivar os alunos, principalmente se demonstrares interesse. Deixo aqui mais info sobre o curso se quiseres consultar Arqueologia - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa . Aviso-te para não ligares muito á saidas profissionais que estão apresentadas porque após entrar no curso percebi que existe todo um mundo de oportunidades de trabalho para um arquueologo. Quanto á faculdade , posso dizer-te que tem um bom ambiente e uma integração bastante facil no geral, tens uma biblioteca gigante onde podes estudar calmamente sozinha ou em grupos, tens várias cantinas e vários recantos onde podes descontrarir, para além disso tens a UNIARQ onde geralmente estão alguns dos professores e o diretor do curso e onde estão vários materiáis das escavacões do centro, lá exitem ainda várias atividades onde podes participar sendo aluno de arqueologia. deixo-te o link da página da UNIARQ caso querias ir vesitar uniarq .
Quanto ao curso de história não te posso esclarecer muito mas posso deixar-te aqui alguma info História - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Se tiveres mais alguma duvida pergunta , espero ter ajudado :)

• Love
Reactions: Josefa Castanhas