História (Universidade do Minho): Anulação de Matrícula ou Mudança de Curso?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Paulo Simões

Membro Caloiro
Matrícula
20 Novembro 2020
Boa tarde!

Neste momento, debato-me com um enorme problema na minha vida académica.

Escolhi o curso de História, na Universidade do Minho, porque sempre gostei desta disciplina nos Ensinos Básico e Secundário, e pelo interesse e curiosidade em relação a algumas partes dela (História Contemporânea, por exemplo).

No entanto, a minha desilusão e desânimo são cada vez maiores. Debati-me com temas que não me cativam, áreas disciplinares que pouco (ou nada) têm que ver com História, e a minha vontade de estudar, que até Outubro era elevadíssima, desapareceu. Aliás, ainda não efetuei nenhuma frequência.

Por isso, e como não me vejo muito mais tempo neste curso (nem penso seguir nenhuma das suas saídas), gostaria de saber se ainda é possível realizar uma mudança de curso (após a realização de um teste vocacional). Se não, existem custos associados à anulação/congelação de matrícula?

Já me fizeram diferentes propostas, só que (até ao momento) nenhuma me convenceu completamente.

Saudações,

Paulo Simões.
Mensagem fundida automaticamente:

Só mais uma pergunta. No caso de anulação/congelação de matrícula, os exames nacionais que realizei em 2019/20 ainda serão viáveis?

Saudações,

Paulo Simões.

Última edição:

Paulo Simões

Membro Caloiro
Matrícula
20 Novembro 2020
Boa tarde!

Neste momento, debato-me com um enorme problema na minha vida académica.

Escolhi o curso de História, na Universidade do Minho, porque sempre gostei desta disciplina nos Ensinos Básico e Secundário, e pelo interesse e curiosidade em relação a algumas partes dela (História Contemporânea, por exemplo).

No entanto, a minha desilusão e desânimo são cada vez maiores. Debati-me com temas que não me cativam, áreas disciplinares que pouco (ou nada) têm que ver com História, e a minha vontade de estudar, que até Outubro era elevadíssima, desapareceu. Aliás, ainda não efetuei nenhuma frequência.

Por isso, e como não me vejo muito mais tempo neste curso (nem penso seguir nenhuma das suas saídas), gostaria de saber se ainda é possível realizar uma mudança de curso (após a realização de um teste vocacional). Se não, existem custos associados à anulação/congelação de matrícula? Além disso, se realizar este procedimento, os exames nacionais que realizei em 2019/20 ainda serão viáveis?

Já me fizeram diferentes propostas, só que (até ao momento) nenhuma me convenceu completamente.

Saudações,

Paulo Simões.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Paulo Simões
Por isso, e como não me vejo muito mais tempo neste curso (nem penso seguir nenhuma das suas saídas), gostaria de saber se ainda é possível realizar uma mudança de curso (após a realização de um teste vocacional). Se não, existem custos associados à anulação/congelação de matrícula?
Só podes mudar de curso no fim do ano lectivo. Sobre as condições de anulação da matrícula, são definidos por cada faculdade, pelo que sugiro que tentes perguntar nos serviços académicos.
Só mais uma pergunta. No caso de anulação/congelação de matrícula, os exames nacionais que realizei em 2019/20 ainda serão viáveis?
Os exames não são anulados.

Paulo Simões

Membro Caloiro
Matrícula
20 Novembro 2020
Muito obrigado pelas informações que me foram fornecidas. Tenho imensa pena pela demora na mudança de curso... Um ano letivo é bastante tempo... Por acaso, na Universidade do Minho, penso que as anulações de matrícula são efetuadas online. Mas, irei seguir a tua sugestão, e contactarei os serviços académicos. Sendo assim, já fico bastante mais descansado, porque era um assunto em que tinha imensas dúvidas. Mais uma vez, muito obrigado pela resposta dada. Saudações, Paulo Simões.

• Like
Reactions: davis
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
R História na Universidade de Évora Universidade de Évora 9
T Soluções Ideias e imagens - 10º ano de História Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
R Linhas da História 10 - História A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
R Exame de História B e acesso ao ensino superior Ensino Secundário 1
C Manual História 11 ano Ensino Secundário 0
D Teste de história A 12 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Pedro Taklim Soluções do Manual de História 12.º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
sara_090807_oliveiira___ Linhas da história 11ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
Beatriz Ledo História e História e Cultura das Artes Ensino Superior 1
Lara Gouveias História 12º módulo 7 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
V Soluções manual de História A 10ºano-"Um novo tempo de História e "Geografia A (Texto)10/11 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Marialcobia Novo tempo de História 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Mariana_04 Caderno de Atividades Linhas da História 11ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
R Prova de História Concursos e Regimes Especiais 0
MJCARNEIRO Preciso de Testes de História A do 10.º, 11.º e 12.º anos e critérios de correção. Alguém pode partilhar? Eu posso partilhar do 5.º ao 9.º anos. Obg Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
droxlade Pedido de recursos 5º-9º ano HISTÓRIA Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
SóniaP. FLUL História do Cinema/Aulas Zoom FLUL Universidade de Lisboa 3
riita_monteiro Soluções do manual "Linhas da História" 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Ana Victória História/Psicologia (ajudem-me, por favor!) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Marioluis722 Mudar História B para história A ensino recorrente Ensino Secundário 5
R Soluções manual de História A 10ºano-"Um novo tempo de História" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 19
L iTeen 7; Conto Contigo 7; ESSENTIEL 7.º Ano; Viva a Terra! 7; Universo FQ 7.º ano; Viagem na História 7; Lugares 7 - Geografia Pedido de Recursos - Ensino Básico 2
H Exame de História A e Português 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
P História e filosofia 10ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
V Manuais Escolares História A (Todos os anos) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Testes do manual Linhas da História do 12ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Tópicos 2ªFase História e Cultura das Artes 11º Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
monicag18 História - FLUP 2020/2021 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 51
J UAL História - UAL Universidade Autónoma de Lisboa 9
TiagoCarvalho19 Professor de História Educação 3
S FLUL Horários História FLUL Universidade de Lisboa 5
Mindfulness História Moderna e Contemporânea no ISCTE Humanidades, Secretariado e Tradução 3
davis Exame de História B 723 2020 Exames Nacionais 2020 0
davis Exame de História da Cultura e das Artes 724 2020 Exames Nacionais 2020 51
Mary Gomes Vale a pena seguir História como um curso universitário? Humanidades, Secretariado e Tradução 4
B Prova de ingresso história b Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Mitram05 Soluções do manual de história b 10º ano (tempos de mudança) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
M História A (ajudem me) Ensino Secundário 1
João almeida2000 Resumos da matéria de História A 10º , 11ª ,12ª Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
F UAb Exame de História UAb Universidade Aberta 3
L 11º História Tempo da História A 3 volume Porto Editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A 3º volume do manual Linhas da História 11º ano da Areal Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Livro Linhas da História 11º ano da Areal Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Livro do Professor-O Fio Da História 9 Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
M SOLUÇÕES História em Perspetiva Módulo 3 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
M Resolução manual História 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Soluções Horizonte da História Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L História B 10º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Livro História B 10º e 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Patytecas Módulo 5 História A 11° Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0