Historia ou Historia e arqueologia?

SaraSMP

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2017
Olaaa, eu gosto muito da area de Historia e termino este ano o secundario, no entando nao sei qual faculdade e curso ingressar, se Historua e arqueologia em Evora, ou Historia na antiga de Lisboa, qual a faculdadr que nos dá mais aberturas ao mundo do trabalho, eu gostava de trabalhar na area de investigaçao da historia principalmente antiga, mas sera que o curso dr evora envolve as duas areas?? Gostava dr saber a opiniao de quem esta neste dois cursos.

Carlos.811

Membro
Matrícula
3 Junho 2018
Curso
História e Arqueologia
Instituição
Universidade de Évora
Boa noite Sara, frequento o curso de História e Arqueologia na UÉvora, como já deves ter percebido o curso tem dois percursos distintos História e Arqueologia, pelo que disseste deves estar mais interessada na vertente de História, eu sou da vertente de Arqueologia mas penso que te posso ajudar em qualquer coisa. A nível de Investigação a Universidade de Évora têm uma unidade, o HERCULES, que se situa num dos polos da universidade onde vais ter grande parte das aulas do 1º ano (Palácio do Vimioso), esta unidade de investigação foca-se na valorização do património e trabalha com historiadores arqueólogos e pessoas de outras áreas como geólogos etc... Não sei se é bem isto que procuras, mas pronto.
A nível de saídas profissionais, como sabes o panorama nas ciências sociais não é o melhor, mas acredito que com esforço, empenho e trabalho consegues alcançar os teus objetivos.

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá Sara! Ao ver o teu post, recordei-me agora de uma aula aberta que tive com um professor de História da FLUP.
Para além das preciosas informações que o Carlos já deu, posso-te dizer que a Universidade de Évora tem, pelo que me foi dito, um excelente corpo docente nesta área. Não será, por isso, uma má escolha, com toda a certeza. Ademais, parece muito interessante que se possa complementar a História com a Arqueologia; o que não encontrarás tanto nas universidades mais clássicas. Ambas as ciências estão muito relacionadas, e é bom que se possa ser contacto com as duas; pelo menos numa determinada área de formação.
Não é comum encontrar pessoas que se interessem particularmente por História Antiga. A maioria da malta é mais ligada à História Contemporânea. Como tal, aí tens uma chance de ter maior empregabilidade. Lembro-me de ter visto os concursos da FLUL há uns tempos, e eles procuram malta para investigar e dar aulas sobretudo nas áreas de pré-história e de antiguidade clássica, que são, normalmente, as áreas onde os alunos se costumam interessar menos.