UMinho Horários na UMinho

rchuviscos

Membro
Matrícula
8 Junho 2016
Boas.
Entrei em Ciências da Comunicação e tenho uma dúvida sobre como funcionam os horários.
Li que em algumas universidades é aconselhável fazer as matrículas o mais rápido possível (logo na manhã do primeiro dia) para poder escolher os melhores horários. Na UMinho, e com este curso em particular, também funciona assim ou é mais tranquilo?
Obrigado a quem puder ajudar!
Ricardo

costahype

Membro Veterano
Matrícula
3 Setembro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade do Minho
Boas.
Entrei em Ciências da Comunicação e tenho uma dúvida sobre como funcionam os horários.
Li que em algumas universidades é aconselhável fazer as matrículas o mais rápido possível (logo na manhã do primeiro dia) para poder escolher os melhores horários. Na UMinho, e com este curso em particular, também funciona assim ou é mais tranquilo?
Obrigado a quem puder ajudar!
Ricardo
Tenho precisamente a mesma dúvida, neste caso para Direito.

DiogoJDO

Membro
Matrícula
7 Setembro 2016
Curso
Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
Instituição
Universidade do Minho
Boa noite, na UM no primeiro ano isso apenas dá-te vantagem se tiveres a UC - Opção UMinho no 1º Semestre do 1º ano.

Se não tiveres, vai nos últimos dias e evitas perderes a tarde toda em filas.

costahype

Membro Veterano
Matrícula
3 Setembro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade do Minho
Boa noite, na UM no primeiro ano isso apenas dá-te vantagem se tiveres a UC - Opção UMinho no 1º Semestre do 1º ano.

Se não tiveres, vai nos últimos dias e evitas perderes a tarde toda em filas.
Nem para quem tem turnos em horários diferentes? Ou a divisão dos alunos por estas aulas é por ordem alfabética? Refiro-me a Direito...

DiogoJDO

Membro
Matrícula
7 Setembro 2016
Curso
Instituição
Universidade do Minho
Nem para quem tem turnos em horários diferentes? Ou a divisão dos alunos por estas aulas é por ordem alfabética? Refiro-me a Direito...

Acho que os turnos funciona igual para todos os cursos no 1º ano, nas primeiras aulas vão-se inscrever, normalmente os alunos com apenas uma inscrição na cadeira têm prioridade. No meu curso foi assim, e penso que em Direito também é assim.

A matrícula vai ser apenas preencheres as tuas informações, vais ter uma receção a falarem-te de diversas coisas sobre a UM.

Não te consigo dar 100% de certezas sobre isso dos horários, mas aqui neste site- Horários já tens os horários, podes dar uma vista de olhos. Mas tenho quase a certeza que isso dos turnos é nas primeiras aulas de cada cadeira. Claro que podes escolher um certo turno numa cadeira que te obriga a estar num especifico em outra cadeira, de modo a não teres sobreposições.

Como te digo, isto que te disse aconteceu no meu caso, e com outros colegas doutros cursos, por isso assumo que seja assim para toda a gente-

LuanaRfa

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2016
Boa noite, entrei em Enfermagem na UM, mas tenho dúvidas em relação ao horário.
Não entendo o que são os termos T1, TP1, OT e OT1. Serão turnos/turmas? Ou o tipo de aula (teórica, teórico-prática)?
Também não entendo muito bem se o horário é completo apenas para uma turma...
Também reparei que tenho aulas na quarta à tarde e no entanto nessa hora há o caloiro de molho (não sei se pode coincidir) e, por curiosidade, verifiquei outros cursos, no primeiro ano, em que já têm aulas (no suposto horário) dia 19, quando há a receção por parte do reitor aos novos alunos... E estou a ficar bastante confusa, não sei se está atualizado, ou se não está...
Se me pudessem ajudar agradecia!!

DiogoJDO

Membro
Matrícula
7 Setembro 2016
Curso
Instituição
Universidade do Minho
Boa noite, entrei em Enfermagem na UM, mas tenho dúvidas em relação ao horário.
Não entendo o que são os termos T1, TP1, OT e OT1. Serão turnos/turmas? Ou o tipo de aula (teórica, teórico-prática)?
Também não entendo muito bem se o horário é completo apenas para uma turma...
Também reparei que tenho aulas na quarta à tarde e no entanto nessa hora há o caloiro de molho (não sei se pode coincidir) e, por curiosidade, verifiquei outros cursos, no primeiro ano, em que já têm aulas (no suposto horário) dia 19, quando há a receção por parte do reitor aos novos alunos... E estou a ficar bastante confusa, não sei se está atualizado, ou se não está...
Se me pudessem ajudar agradecia!!

Boa noite, isso quanto aos turnos não é muito complicado. T - aula teórica, TP - teórico-prática, OT não sei o que significa.

Depois em cada componente (teórica ou teórico-prática) o número significa o turno em que está. Se te inscreveres em T1 não terás a aula em T2 dessa mesma cadeira. E isso funciona assim para todas as cadeiras. Ou seja, do horario que vês no site, apenas escolhes os turnos em que estás inscrita e tens feito o teu horário.

Não te preocupes com a sobreposição de eventos de acolhimentos dos caloiros com as aulas pois de certeza que não haverá aula, e se houver algum problema os doutores do teu curso de certeza que vos vão ajudar.

Se tiveres mais alguma dúvida posso-te ajudar.

LuanaRfa

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2016
Boa noite, isso quanto aos turnos não é muito complicado. T - aula teórica, TP - teórico-prática, OT não sei o que significa.

Depois em cada componente (teórica ou teórico-prática) o número significa o turno em que está. Se te inscreveres em T1 não terás a aula em T2 dessa mesma cadeira. E isso funciona assim para todas as cadeiras. Ou seja, do horario que vês no site, apenas escolhes os turnos em que estás inscrita e tens feito o teu horário.

Não te preocupes com a sobreposição de eventos de acolhimentos dos caloiros com as aulas pois de certeza que não haverá aula, e se houver algum problema os doutores do teu curso de certeza que vos vão ajudar.

No horário não aparece nenhuma aula em T2, suponho que a que não tem nada (nem T1, nem T2) seja em T2 então?

Muito obrigada!!

DiogoJDO

Membro
Matrícula
7 Setembro 2016
Curso
Instituição
Universidade do Minho
No horário não aparece nenhuma aula em T2, suponho que a que não tem nada (nem T1, nem T2) seja em T2 então?

Muito obrigada!!
Fui ver o horário de Enfermagem e realmente tens algumas cadeiras que não especificam nada, nunca me aconteceu isso, por isso é melhor perguntares a alguém do curso ou eventualmente alguém aqui irá-te responder.

Aconselho-te a perguntares no tópico de Enfermagem da UMinho a ver se alguém do curso te ajuda.

Desculpa não ter mais informação, há coisas que são iguais para todos os cursos mas há outras que não :)

LuanaRfa

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2016
Fui ver o horário de Enfermagem e realmente tens algumas cadeiras que não especificam nada, nunca me aconteceu isso, por isso é melhor perguntares a alguém do curso ou eventualmente alguém aqui irá-te responder.

Aconselho-te a perguntares no tópico de Enfermagem da UMinho a ver se alguém do curso te ajuda.

Desculpa não ter mais informação, há coisas que são iguais para todos os cursos mas há outras que não :)

Vou fazer isso!
Desculpa nada, muito obrigada mesmo, a sério, pelo trabalho que tiveste e tudo! :)

• Like
Reactions: DiogoJDO
Matrícula
20 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
Alguém sabe como se fazem os horarios para o 1ºano de MIEI, tanto para os caloiros como para quem se inscreve no 1º ano pela segunda vez?

Peter

Membro Catedrático
Matrícula
22 Agosto 2015

OT- orientação tutoria
--- Post atualizado ---
Alguém sabe como se fazem os horarios para o 1ºano de MIEI, tanto para os caloiros como para quem se inscreve no 1º ano pela segunda vez?
Como se fazem? Como assim?

Matrícula
20 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
Como se escolhem turnos. Sinceramente não sei muito do que estou a perguntar, porque nunca tive de fazer isso.
No 2º semestre, pelo que percebi, é pelo Blackboard, mas não sei se isto também é aplicável ao 1º semestre do 1º ano, nem a partir de quando o podem fazer.

DiogoJDO

Membro
Matrícula
7 Setembro 2016
Curso
Instituição
Universidade do Minho
Como se escolhem turnos. Sinceramente não sei muito do que estou a perguntar, porque nunca tive de fazer isso.
No 2º semestre, pelo que percebi, é pelo Blackboard, mas não sei se isto também é aplicável ao 1º semestre do 1º ano, nem a partir de quando o podem fazer.

Normalmente no 1º semestre do 1º ano é nas primeiras aulas, nos semestres seguintes é pela Blackboard. Se não te deram informações sobre isso não tens nada que te preocupar, a partir de segunda saberás mais sobre isso. :)

Rui.s13

Membro Caloiro
Matrícula
26 Dezembro 2018
Boa tarde,

Este ano vou inscrever-me na universidade e, ao ver estas discussões relativas aos horários, deparei-me com conceitos que não entendo. Por exemplo, turnos. O que são? Como funcionam? São escolhidos pelos alunos ou atribuídos por outra entidade? Quantos turnos pode ter um curso?

Obrigado

dino3

Membro Catedrático
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
Boa tarde,

Este ano vou inscrever-me na universidade e, ao ver estas discussões relativas aos horários, deparei-me com conceitos que não entendo. Por exemplo, turnos. O que são? Como funcionam? São escolhidos pelos alunos ou atribuídos por outra entidade? Quantos turnos pode ter um curso?

Obrigado
Os turnos dividem a turma em parte e normalmente envolvem 2 disciplina.
Por exemplo estás num turno a ter a cadeira A e depois trocas com o outro turno e tens a cadeira B.
Os turno(no meu caso) foi o diretor de curso que os fez. Por exemplo no meu curso tenho o meu turno(somos de Braga) e outro turno são alunos de (Guimarães).
No meu curso tenho 2 turnos mas em cursos como EMEC ou EINF pode haver 4 ou 5 porque são mais alunos.

crebellum

Membro Catedrático
Matrícula
22 Junho 2017
Curso
MiEGSI
Instituição
UMinho
Os turno(no meu caso) foi o diretor de curso que os fez.
Pelo que me foi dito, é costume no 1º semestre do 1º ano os diretores de curso fazerem os horários, distribuindo os alunos pelos turnos, de modo a facilitar as coisas e evitar confusões. A partir daí costumamos ser nós a fazê-los - claro que depende do numero de alunos por curso e da boa vontade dos professores; no 2º semestre uma docente encarregou-se de nos fazer horários que nós depois escolhíamos, o que foi ótimo, diga-se de passagem.

dino3

Membro Catedrático
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
Pelo que me foi dito, é costume no 1º semestre do 1º ano os diretores de curso fazerem os horários, distribuindo os alunos pelos turnos, de modo a facilitar as coisas e evitar confusões. A partir daí costumamos ser nós a fazê-los - claro que depende do numero de alunos por curso e da boa vontade dos professores; no 2º semestre uma docente encarregou-se de nos fazer horários que nós depois escolhíamos, o que foi ótimo, diga-se de passagem.
ya no teu dá para fazer isso porque são bués no meu só somos 40 😂
e agora no 2º ano vai ser só aulas de tarde/noite😎

• Like
Reactions: crebellum