humanidades e cursos superiores

marta12

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2017
Olá,
sou uma estudante de secundário da área de Humanidades, e adoro o meu curso, porém estou pouco elucidada quanto aos cursos superiores e taxa de empregabilidade do mesmo.
As áreas que me interessam são ciência política, relações internacionais, direito (como magistrada), ou algo dentro do género, contudo gostaria que me esclarecessem de modo a perceber se dentro destes cursos a probabilidade de ter emprego é grande e que tipo de empregos abrangem

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá,
sou uma estudante de secundário da área de Humanidades, e adoro o meu curso, porém estou pouco elucidada quanto aos cursos superiores e taxa de empregabilidade do mesmo.
As áreas que me interessam são ciência política, relações internacionais, direito (como magistrada), ou algo dentro do género, contudo gostaria que me esclarecessem de modo a perceber se dentro destes cursos a probabilidade de ter emprego é grande e que tipo de empregos abrangem
A forma mais rápida de aprenderes sobre cursos é consultares o Índice de cursos da DGES. Aí encontras todos os cursos que existem e podes consultar as faculdades, as provas de ingresso e muitas outras informações, nomeadamente os dados estatísticos. Para saberes melhor as saídas profissionais, porém, aconselho que consultes os planos de estudo que encontras nos sites das faculdades, que mencionam as saídas profissionais de um determinado curso. Acesso ao Ensino Superior 2019 - Índices de Cursos (por curso e instituição)

Sobre empregabilidade: embora encontres alguns dados estatísticos, é um pouco difícil prever.

capitão_caracol

Membro Caloiro
Matrícula
20 Dezembro 2018
Curso
História
Instituição
Universidade Aberta
É difícil prever como estará o mercado de trabalho quando terminares o teu curso, mas uma coisa que eu acho é que cursos nestas áreas não são tão 'limitados', digamos assim, como cursos de outras áreas. Com isto, quero dizer que se, por exemplo, tirares uma licenciatura em relações internacionais não possas ser jornalista ou funcionário público. Acredito que para quem se esforça, haverá sempre lugar. Boa sorte.