Ida para a faculdade com disciplinas em atraso

Mas isso depende da capacidade de cada um e nenhum deles está a fazer ano zero, um está no 2º ano com um módulo de PT em atraso o 7 e outro fez +13 exames por estar no ano 1 da universidade e ter de fazer exames e não ter feito os módulos todos da secundária. Todos na privada, tal como eu conheço quem esteja no último ano de Engenheiria Informática e querer ir para a publica devido ao preço e não ter equivalencia devido à forma que entrou. Todos estão como externos com excepção do que está no 3º ano. Esse até fez disciplinas em exame sem ir a qualquer aula, cada chumbo pagas 80€ para repetir o exame, mas fez as fáceis para adiantar logo. Eu fiz mais de 8 exames por módulos na secundária para tentar fazer 3 anos num ano. A da secretária disso logo, o que estava a fazer só as privadas deixam fazer a não ser que fosse externa na pública como fui. Nas privadas preparam 1º período = 10º ano, 2º período 11º ano e 3º período =12º ano. Se eu tivesse ido às aulas teria de fazer módulo por módulo. Isto ensino recorrente nocturno, porque esses que conheço estavam a estudar à noite e trabalham e estudam.

Post automatically merged:

Alias o que está com o módulo 7 em atraso até passou em exame nacional de PT com 14 ou 15.
Ano Zero ou disciplinas isoladas vai dar ao mesmo. Não podes fazer mais de 50% dos créditos do curso.
Andas a pagar caro para isso e, no fim, não consegues entrar no curso. Se existe uma dificuldade a concluir uma dada disciplina, eu acho que é preferível nos focarmos numa coisa de cada vez.

Olá anulei Matemática e nao conegui fazê-la na 1 fase. Tentei de novo o exame 2 fase mas não correu bem. Gostava de entrar no C. S. ensino basico. Que alternativas tenho neste cenário? Agradeço a vossa ajuda

Bom dia
Anulei a discilpina de Matemática e Fiz exame 12 ano, 2 fase, matemática e não correu bem. Não sei o q fazer. Peço ajuda no sentido saber se as empresas de formação q li aqui no forum tipo sa formação ou outras em q é possível terminar 12ano sao de facto uma hipotese a considerar valida? Eu gostaria de entrar em ensino basico e nesye cado pedem pprtugues q fiz exame e tirei 13 e matematica q estou mesta situação. Pondero esta via. Alguem consegue ajudar-me. Muito obrigada

Bom dia
Anulei a discilpina de Matemática e Fiz exame 12 ano, 2 fase, matemática e não correu bem. Não sei o q fazer. Peço ajuda no sentido saber se as empresas de formação q li aqui no forum tipo sa formação ou outras em q é possível terminar 12ano sao de facto uma hipotese a considerar valida? Eu gostaria de entrar em ensino basico e nesye cado pedem pprtugues q fiz exame e tirei 13 e matematica q estou mesta situação. Pondero esta via. Alguem consegue ajudar-me. Muito obrigada
Olá.
A Formação Modular Certificada é uma hipótese de conclusão de ensino secundário completamente válida. A tua nota de candidatura é apenas as notas das provas de ingresso.
Para o curso que queres seguir, Educação Básica, as provas de ingresso pedidas são o exame de Português e, do que eu estive a ver, o exame de Matemática, que não necessitava de ser obrigatoriamente o de Matemática A, podendo ser o de Matemática B ou MACS.
Simplificando as coisas, tens 3 hipóteses de concluir o secundário (a escolha vai depender do que achares que for melhor para ti e, também, da nota de candidatura com que ficas):
- Pelo ensino regular, que é aquele que frequentas atualmente;

- Pelo ensino recorrente, em que farias a disciplina por frequência, sem necessidade de fazeres o exame nacional. A tua nota de candidatura é calculada de forma semelhante ao ensino regular, à exceção da classificação do secundário. No recorrente, o calculo da Classificação final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE) é a média do curso vale 70%, e os outros 30% são compostos pelo exames de Português, matemática A e de duas bienais específicas de qualquer curso científico-humanístico ( ou uma específica e Filosofia). A média do curso seria composta por todas as disciplinas do teu curso do secundário, sem influência de exames nacionais (CIF), à exceção de Educação Física e de uma anual. Nos 30%, os exames podem já estar feitos e não têm nota mínima.

- E as Formações Certificadas Curriculares, ou Cursos EFA (estes podem ser um pouco mais longos). A matéria dada não tem correspondência com os programas das disciplinas do secundário e, como já disse em cima, a tua nota de candidatura é composta apenas pelas provas de ingresso pedidas.

A escolha depende de que exame de matemática vais escolher fazer, se achas que é uma boa via de conclusão para ti e se a opção escolhida não te baixa muito a nota de candidatura.

Ola,..Muito obrigada por uma resposta tão completa.
Estou ainda atentar digerir tanta informação nova.
Relativamente ao ensino regular q segui até agora, gostaria de saber se posso inscrever-me de novo à disciplina de Matemática como interna e ser avaliada ao longo do ano ? (se não fizer agora pelo exame de 2 fase)?
Relativamente ao recorrente faço como interna, pelo q percebi, e a formula da média muda, é isso?
Eu tenho de nota media de Filosofia 10 e 11ano 15(valores(15 anual e 17 no exame final)
De GD matriculei-me duplamente no 10 ano ao mm tempo q fazia o 12 ano . Nota de frequencia 10 ano tive 18 valores mas como quis fazer a disciplina em exame de 10 e 11 propus- me e tirei 10.
Nota com q fico com muita pena pois perdi o meu 18, certo? Penso q como já fiz a disciplina por exame não poderei voltar a inscrever-me como interna no 11 ano em matricula dupla matematica 12 ano e GD 11ano, certo?

Assim se me puderem ajudar a fazer as contas relativamente á media para ponderar o q será mais vantajoso, agradeço .
Português 13 ,14, 13 exame nacional tive 132
Ingles10, 10
Filosofia 14 , 15 ecame 172
Ed fisica 17, 17, 18
Mat A 11, 10, anulada exame 2fase ? Preciso milagre
GD 18, -- exame 100

Muito muito obrigada pelo excelente trabalho

Ola,..Muito obrigada por uma resposta tão completa.
Estou ainda atentar digerir tanta informação nova.
Relativamente ao ensino regular q segui até agora, gostaria de saber se posso inscrever-me de novo à disciplina de Matemática como interna e ser avaliada ao longo do ano ? (se não fizer agora pelo exame de 2 fase)?
Relativamente ao recorrente faço como interna, pelo q percebi, e a formula da média muda, é isso?
Eu tenho de nota media de Filosofia 10 e 11ano 15(valores(15 anual e 17 no exame final)
De GD matriculei-me duplamente no 10 ano ao mm tempo q fazia o 12 ano . Nota de frequencia 10 ano tive 18 valores mas como quis fazer a disciplina em exame de 10 e 11 propus- me e tirei 10.
Nota com q fico com muita pena pois perdi o meu 18, certo? Penso q como já fiz a disciplina por exame não poderei voltar a inscrever-me como interna no 11 ano em matricula dupla matematica 12 ano e GD 11ano, certo?

Assim se me puderem ajudar a fazer as contas relativamente á media para ponderar o q será mais vantajoso, agradeço .
Português 13 ,14, 13 exame nacional tive 132
Ingles10, 10
Filosofia 14 , 15 ecame 172
Ed fisica 17, 17, 18
Mat A 11, 10, anulada exame 2fase ? Preciso milagre
GD 18, -- exame 100

Muito muito obrigada pelo excelente trabalho
Faltou Biologia 11,10
Psicologia 12ano 16

Com autorização da escola, sim. Como já te tinha explicado noutro tópico, podes ter de fazer só o 12º ano ou os 3 anos da disciplina. Pergunta na escola sobre isso. Se for a segunda situação, podem te reencaminhar para o ensino recorrente (neste, recuperavas as notas do 10º ano e 11º ano).

Eu esqueci-me de acrescentar, em cima, que estas são as fórmulas de um ano "normal", não as que foram usadas este ano, excecionalmente. É espectável que estas voltem ao "normal", no próximo ano.
Sim, o cálculo tem algumas alterações. As notas finais das disciplinas apenas são calculadas com as notas internas de cada ano.
E a tua classificação do secundário, que no regular era composta apenas pela média das disciplinas, também sofre alterações. 70% é a média das disciplinas, calculadas como eu te expliquei, sem a disciplina de EF e Psicologia de 12º ano (conta só a anual que te esqueceste de mencionar), e 30% a média dos 4 exames: Português, Matemática A e de duas bienais específicas (ou uma e Filosofia) de qualquer curso científico-humanístico.

Penso q como já fiz a disciplina por exame não poderei voltar a inscrever-me como interna no 11 ano em matricula dupla matematica 12 ano e GD 11ano, certo?
Como ficaste retida no 12º ano, podes fazer melhoria como interna ás disciplinas desse ano. Às de 11º ano, a melhoria é feita só por exame nacional. Por isso, não podes o fazer. De qualquer das maneiras, a tua nota de GD A seria o 10, e não o 18, já que foi essa nota que ficou quando a concluíste (salvo se a escola o recuperasse, não ponho essa possibilidade oficiosa de parte).

Não é tão simples assim, faltam algumas notas (por exemplo, exames que poderás fazer, futuramente) e é preciso ter em conta outros fatores. Independentemente do que seja mais vantajoso em termos de média, a conclusão da disciplina costuma ser mais fácil no recorrente e não precisas de fazer exame nacional, obrigatoriamente.

Última edição:
Mais uma vez obrigada pela tua resposta.
Relativamente ao
Com autorização da escola, sim. Como já te tinha explicado noutro tópico, podes ter de fazer só o 12º ano ou os 3 anos da disciplina. Pergunta na escola sobre isso. Se for a segunda situação, podem te reencaminhar para o ensino recorrente (neste, recuperavas as notas do 10º ano e 11º ano).

Eu esqueci-me de acrescentar, em cima, que estas são as fórmulas de um ano "normal", não as que foram usadas este ano, excecionalmente. É espectável que estas voltem ao "normal", no próximo ano.
Sim, o cálculo tem algumas alterações. As notas finais das disciplinas apenas são calculadas com as notas internas de cada ano.
E a tua classificação do secundário, que no regular era composta apenas pela média das disciplinas, também sofre alterações. 70% é a média das disciplinas, calculadas como eu te expliquei, sem a disciplina de EF e Psicologia de 12º ano (conta só a anual que te esqueceste de mencionar), e 30% a média dos 4 exames: Português, Matemática A e de duas bienais específicas (ou uma e Filosofia) de qualquer curso científico-humanístico.

Como ficaste retida no 12º ano, podes fazer melhoria como interna ás disciplinas desse ano. Às de 11º ano, a melhoria é feita só por exame nacional. Por isso, não podes o fazer. De qualquer das maneiras, a tua nota de GD A seria o 10, e não o 18, já que foi essa nota que ficou quando a concluíste (salvo se a escola o recuperasse, não ponho essa possibilidade oficiosa de parte).

Não é tão simples assim, faltam algumas notas (por exemplo, exames que poderás fazer, futuramente) e é preciso ter em conta outros fatores. Independentemente do que seja mais vantajoso em termos de média, a conclusão da disciplina costuma ser mais fácil no recorrente e não precisas de fazer exame nacional, obrigatoriamente.

Mais uma vez muitoobrigada pela resposta.
Relativamente a melhoria pelo recorrente isso não prejudica em termos de curriculo futuramente. As notas de português , GD e Filosofia mantêm-se as do exames ja realizados? Obrigada

Última edição:
  • Like
Reactions: Edgar H
Mais uma vez obrigada pela tua resposta.
Relativamente ao

Mais uma vez muitoobrigada pela resposta.
Relativamente a melhoria pelo recorrente isso não prejudica em termos de curriculo futuramente. As notas de português , GD e Filosofia mantêm-se as do exames ja realizados? Obrigada
Não te posso garantir que não prejudique, mas acredito que, atualmente, haja critérios de seleção com muito mais peso do que como acabaste o secundário.
A nota de GD A, sim. As de Português e Filosofia ficam as da frequência como interna.

Bom dia, alguém me consegue dizer se é possível a inscrição em disciplinas isoladas no curso de educação básica, sem lançamento de notas, com a Matemática A, por fazer de 12 ano. Para estar mais ativa no proximo ano e não só a fazer matematica. Na ESELx não tem ano zero, nem noutro sitio p estre curso.
Mais uma dúvida, é possivel fazer a inscrição num liceu, no novo ano letivo em Matematica B e completar assim o 12 ano, na área onde estou CT (cientifico tecnologico). Sabem em q escolas?
Obgda. Bom fim de semana

Olá @Margarida Pereira Fonseca
alguém me consegue dizer se é possível a inscrição em disciplinas isoladas no curso de educação básica, sem lançamento de notas, com a Matemática A, por fazer de 12 ano. Para estar mais ativa no proximo ano e não só a fazer matematica. Na ESELx não tem ano zero, nem noutro sitio p estre curso.
Podes fazer disciplinas isoladas sem o secundário concluído, sim. Sendo que a instituição em causa pode limitar isso.
Mais uma dúvida, é possivel fazer a inscrição num liceu, no novo ano letivo em Matematica B e completar assim o 12 ano, na área onde estou CT (cientifico tecnologico). Sabem em q escolas?
Se és de CT tens de fazer matemática A e não matemática B.

O q querrs dizer por limitar isso. A instituição pode não autorizar?
Pode. A instituição em causa pode definir critérios mais limitativos para seleccionar os alunos que podem fazer as suas disciplinas isoladas.

Estou no 12º ano e não estou a conseguir ter nota a matemática para seguir no curso que eu quero (Gestão) mas, no entanto, eu tirei 15,6 no exame de economia A e na media estou com 15. Será possível entrar numa universidade publica ou privada sem ter mais de 9,5 a matemática (neste momento tenho uma media de 8,6 a matemática)?.

Estou no 12º ano e não estou a conseguir ter nota a matemática para seguir no curso que eu quero (Gestão) mas, no entanto, eu tirei 15,6 no exame de economia A e na media estou com 15. Será possível entrar numa universidade publica ou privada sem ter mais de 9,5 a matemática (neste momento tenho uma media de 8,6 a matemática)?.
Olá.
Podes tentar ver se a instituição tem Ano Zero, ou podes tentar fazer Unidades Curriculares isoladas.
Independentemente disso, só podes te candidatar ao Ensino Superior, após a conclusão do secundário.

Boa tarde,ando no 12 ano e após os exames nacionais de historia e portugues consegui passar a historia mas nao a portugues e sobretudo geografia que estou a repetir devido a ter reprovado á disciplina no ano anterior,candidatei me á 2 fase mas prevejo já alguns cenarios como por exemplo se reprovar novamente ás 2 disciplinas conseguirei por exemplo entrar em alguma universidade privada em algum curso como por exemplo gestao desportiva? Se a resposta for nao o que devo fazer entao nesse caso para resolver este problema no que toca a estas 2 disciplinas?
Olá @danielafilipasilva

Só poderias tentar concluir pelos exames, pelo que se chumbares não dá para ires para a faculdade este ano, excepto em soluções como o ano zero ou disciplinas isoladas:
Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso | Uniarea

O exame é valido na candidatura do ano em que é realizado e nas duas seguintes.
Boa tarde
A minha filha está na mesma situação e a dúvida é tem que fazer na segunda fase Macs para conseguir concluir o 12ano , só este, ou também tem que fazer português, ela teve 16? É só Macs na segunda fase ou é obrigatório também repetir o exame de português?

Boa tarde
A minha filha está na mesma situação e a dúvida é tem que fazer na segunda fase Macs para conseguir concluir o 12ano , só este, ou também tem que fazer português, ela teve 16? É só Macs na segunda fase ou é obrigatório também repetir o exame de português?
Olá @Natália Meca
Só terá de repetir a disciplina em que está reprovada.