Imagem Médica e Radioterapia

Boa tarde! Depois de muito pensar, finalmente consegui decidir o curso para onde quero ir: Imagem médica e radioterapia
Não tendo conseguido entrar na pública, estou a ponderar a privada. Contudo, não sei como funciona o curso, nem na ERISA nem na Cruz Vermelha.
Alguém me consegue aconselhar sobre qual será a melhor opção? Obrigada

Olá, este curso despertou-me a atenção mas fui lendo os comentários e vi quem tem alguma física. No secundário conseguia me desenrrascar em física e química (10-13 valores) já a matemática A foi o meu problema, dificilmente tirava positiva.
Queria saber se o curso tem muitos cálculos
obg

Olá, este curso despertou-me a atenção mas fui lendo os comentários e vi quem tem alguma física. No secundário conseguia me desenrrascar em física e química (10-13 valores) já a matemática A foi o meu problema, dificilmente tirava positiva.
Queria saber se o curso tem muitos cálculos
obg

Bom dia, sou aluno do 4º ano de IMRT na ESTeSL.

Como tu, também eu tive alguma dificuldade em FQ e Matemática no Secundário. O curso tem a cadeira de matemática. Tive alguma dificuldade mas fez-se. Ao longo do curso todo, acredito que foi nessa cadeira onde se teve de fazer mais cálculos. As cadeiras de física não são assim difíceis. Diria até que são bem acessíveis e não têm muito cálculo associado.

Espero ter ajudado.

Boa noite , eu vou este ano para o 2° ano em imagem médica e radioterapia na Escola Superior de Saúde de Aveiro e gostaria de ter um feedback de alguém que já tenha terminado o curso relativamente à empregabilidade, se teve dificuldades em empregar se cá em Portugal ou fora de Portugal .
Obrigada desde já :)

Bom dia, sou aluno do 4º ano de IMRT na ESTeSL.

Como tu, também eu tive alguma dificuldade em FQ e Matemática no Secundário. O curso tem a cadeira de matemática. Tive alguma dificuldade mas fez-se. Ao longo do curso todo, acredito que foi nessa cadeira onde se teve de fazer mais cálculos. As cadeiras de física não são assim difíceis. Diria até que são bem acessíveis e não têm muito cálculo associado.

Espero ter ajudado.
Olá eu candidatei me a imagem médica e radioterapia na estesl este ano, espero entrar. Se puderes podes me falar do que achas do curso e que cadeiras sao mais dificeis, do ambiente e metodo de ensino... etc...

Boa tarde, estou no 12 ano e estou bastante indecisa em relação ao curso que vou escolher para o meu futuro universitário, no entanto Imagem médica e Radioterapia é um curso que captou o meu interessd, alguém tem algum testemunho do curso, do emprego em si e até mesmo do salário?
Obrigada desde já

Boa tarde, estou no 12 ano e estou bastante indecisa em relação ao curso que vou escolher para o meu futuro universitário, no entanto Imagem médica e Radioterapia é um curso que captou o meu interessd, alguém tem algum testemunho do curso, do emprego em si e até mesmo do salário?
Obrigada desde já

olá! eu também estou interessada neste curso e vi este podcast
que me ajudou bastante, sao testemunhos de pessoas que estão a tirar o curso no Porto, Coimbra e Lisboa. Espero que ajude!!

Boa tarde, eu vou este ano candidatar-me ao ensino superior e estou interessada no curso de Imagem Médica e Radioterapia. Estive a pesquisar informações sobre este curso, no entanto continuo com algumas questões que gostava de esclarecer.
Queria saber:
  • quais os mestrados que, posteriormente, posso tirar;
  • qual é mais ou menos o salário que se recebe
  • se é uma profissão em que existe muito contacto com os pacientes
  • qual o trabalho exercido na área da oncologia.
Agradecia se me pudessem ajudar.

Olá Beatriz.
Eu não frequento esse curso mas acho que te consigo ajudar de alguma forma.
quais os mestrados que, posteriormente, posso tirar;
Sugiro que procures no site das instituições.
Procura por mestrados que te agradem e vê as condições de acesso.
qual é mais ou menos o salário que se recebe
O curso de IMR forma Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) em 3 áreas: Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia.
Informação retirada do site da ESTeSL: Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia | Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Tens aqui a Tabela do Sistema Remuneratório da Administração Pública 2021 publicada pela DGAEP: https://www.dgaep.gov.pt/upload/catalogo/SRAP_2021.pdf

Consegues consultar as carreiras aqui: Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica - ACSS
Existe a Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear: ATARP

Malta, vamos acalmar os ânimos ou terei de tomar medidas mais drásticas que andar a eliminar posts ofensivos.

Este é o meu primeiro e último aviso. Gracias.

Boa noite , eu vou este ano para o 2° ano em imagem médica e radioterapia na Escola Superior de Saúde de Aveiro e gostaria de ter um feedback de alguém que já tenha terminado o curso relativamente à empregabilidade, se teve dificuldades em empregar se cá em Portugal ou fora de Portugal .
Obrigada desde já :)
Bom dia, Sofia

Gostaria de saber se concluiu o curso de IMR. Em caso afirmativo, como foi a sua inserção no mercado de trabalho e se está satisfeita com o trabalho.

Obrigada!

Alô! Bem, a ver se vos dou uma ajudinha.... Estou em Radioterapia vou agora para o 2º ano, e escolhi não mudar para esse novo curso de IMRT que abriu este ano, tinha-mos a opção de continuar com o nosso ou ingressar no novo. Este curso abrange 3 áreas distintas, cada uma com as suas funcionalidades mas é um curso pouco aprofundado, pois se quiserem por exemplo seguir o ramo de Medicina Nuclear têm depois de fazer mais 2 anos de especialização, ou seja 4 anos da licenciatura em IMRT e 2 ano de mestrado em MN. Relativamente ao curso em si e às suas cadeiras não é muito difícil, a única cadeira pais puxada é Física Geral, essa sim tem muitas contas! Mas tudo se faz com dedicação. A nível de química temos é Bioquímica, requer também algum estudo e principalmente tirarem bastantes apontamentos nas aulas, pois os professores não dão a papinha feita como é no Secundário. Tem bastante anatomia e é deveras interessante! Relativamente a nível de trabalho, com este curso podem fazer Tomografias computorizadas, Ressonâncias magnéticas etc. pelo menos no curso de Radioterapia fazemos isso, pois trabalhamos muito com a física, pois é a base de tudo no nosso curso, administramos radiações aos nossos doentes para tratar tumores. Qualquer duvida perguntem-me. (:
Allo,
Esta licenciatura parece-me incrível,
No entanto queria perguntar se são vocês que lidam directamente com o paciente. Tenho receio de não ter muito jeito para lidar com utentes, já que sou bastante timida...
Há alguma área ou alguma saída profissional em IMRT em que nao lidemos directamente com o paciente?
Obrigada :)

Alô! Bem, a ver se vos dou uma ajudinha.... Estou em Radioterapia vou agora para o 2º ano, e escolhi não mudar para esse novo curso de IMRT que abriu este ano, tinha-mos a opção de continuar com o nosso ou ingressar no novo. Este curso abrange 3 áreas distintas, cada uma com as suas funcionalidades mas é um curso pouco aprofundado, pois se quiserem por exemplo seguir o ramo de Medicina Nuclear têm depois de fazer mais 2 anos de especialização, ou seja 4 anos da licenciatura em IMRT e 2 ano de mestrado em MN. Relativamente ao curso em si e às suas cadeiras não é muito difícil, a única cadeira pais puxada é Física Geral, essa sim tem muitas contas! Mas tudo se faz com dedicação. A nível de química temos é Bioquímica, requer também algum estudo e principalmente tirarem bastantes apontamentos nas aulas, pois os professores não dão a papinha feita como é no Secundário. Tem bastante anatomia e é deveras interessante! Relativamente a nível de trabalho, com este curso podem fazer Tomografias computorizadas, Ressonâncias magnéticas etc. pelo menos no curso de Radioterapia fazemos isso, pois trabalhamos muito com a física, pois é a base de tudo no nosso curso, administramos radiações aos nossos doentes para tratar tumores. Qualquer duvida perguntem-me. (:
Olá, sei que já passou muito tempo, já deves ser licenciada gostaria de saber se possível se foi muito difícil encontrar emprego e como tem sido a experiência desde o estágio até agora

Curso que não vale a pena tirar pois o mercado está cada vez mais saturado de técnicos! Não temos valorizaçao em termos profissionais. estamos no mercado de trabalho e nem somos reconhecidos como licenciados! para nao falar que em termos de pagamento é pessimo. Trabalho há 3 anos na area da radiologia e pagam 910 euros brutos o que se converte em cerca de 720 euros por mes. Questiono muitas vez se fiz bem em ter tirado um curso superior... nunca voltaria a escolher este curso! e é a opiniao de todos os colegas que conheço. Nao somos reconhecidos. pagam mal e progressoes de carreira sao muito poucas! Entrei na ilusão deste curso "imagem medica e radioterapia"!

Curso que não vale a pena tirar pois o mercado está cada vez mais saturado de técnicos! Não temos valorizaçao em termos profissionais. estamos no mercado de trabalho e nem somos reconhecidos como licenciados! para nao falar que em termos de pagamento é pessimo. Trabalho há 3 anos na area da radiologia e pagam 910 euros brutos o que se converte em cerca de 720 euros por mes. Questiono muitas vez se fiz bem em ter tirado um curso superior... nunca voltaria a escolher este curso! e é a opiniao de todos os colegas que conheço. Nao somos reconhecidos. pagam mal e progressoes de carreira sao muito poucas! Entrei na ilusão deste curso "imagem medica e radioterapia"!

Vi uma oferta de emprego no reino unido para fisiologista clínico com 5000 libras de ordenado base

Portanto sim os tecnicos de diagnóstico e terapeutica são reconhecidos, o problema é da cultura laboral em Portugal em que parece que teres emprego já é uma grande honra ._. estou a pensar emigrar um dia, não é rosas mas tirares um curso superior e levares quase o smn...

De volta ao tópico, é um curso interessante e com boa empregabilidade mas progressão salarial é pouca (se bem que é uma queixa quase geral)