Impedido de ser avaliado

QuitoSousa

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2020
Boa tarde,

Tenho uma questão que talvez aqui me saibam responder.
Sou estudante do ensino superior, em que as aulas presenciais foram suspensas no início da pandemia em Portugal e recentemente recebemos a confirmação que não irá haver até ao fim do ano, aulas nem avaliações presenciais.
Acontece que, o meu curso, recebeu um email de um professor de uma cadeira específica em que diz que daqui para a frente, tanto em aulas como avaliações, somos obrigados a ter webcam ligada e caso não tenhamos uma webcam, podemos usar o telemóvel como webcam e caso não o façamos, somos impedidos de assistir às aulas e de realizar avaliações.
A questão é que não tenho computador portátil, só fixo e não tenho nenhuma webcam externa. Infelizmente também não venho de nenhuma família que viva de forma confortável em termos económicos e por isso o único telemóvel que tenho é um que serve apenas para chamadas e não tem câmara. Provavelmente muitos de vocês não acreditam neste ponto mas é a realidade e estou a ficar extremamente preocupado.

Os professores/instituições podem impedir um aluno de fazer uma avaliação por não ter câmara ligada? Posso ser prejudicado em relação aos meus colegas por não ter capacidades financeiras como eles? Tendo em conta que a instituição não forneceu o material, acho que é no mínimo injusto eu ser obrigado a ficar com uma cadeira para trás e os meus colegas terem a hipótese de passar. Não sendo a cadeira anulada, é extremamente injusto eu chumbar porque não disponho desse tipo de material...

Peço desculpa se me estendi demasiado e agradeço desde já a quem tentar ajudar e mesmo àqueles que apenas leram o texto.

Cumprimentos,
Cristovão

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Boa tarde,