Impedido de ser avaliado

QuitoSousa

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2020
Boa tarde,

Tenho uma questão que talvez aqui me saibam responder.
Sou estudante do ensino superior, em que as aulas presenciais foram suspensas no início da pandemia em Portugal e recentemente recebemos a confirmação que não irá haver até ao fim do ano, aulas nem avaliações presenciais.
Acontece que, o meu curso, recebeu um email de um professor de uma cadeira específica em que diz que daqui para a frente, tanto em aulas como avaliações, somos obrigados a ter webcam ligada e caso não tenhamos uma webcam, podemos usar o telemóvel como webcam e caso não o façamos, somos impedidos de assistir às aulas e de realizar avaliações.
A questão é que não tenho computador portátil, só fixo e não tenho nenhuma webcam externa. Infelizmente também não venho de nenhuma família que viva de forma confortável em termos económicos e por isso o único telemóvel que tenho é um que serve apenas para chamadas e não tem câmara. Provavelmente muitos de vocês não acreditam neste ponto mas é a realidade e estou a ficar extremamente preocupado.

Os professores/instituições podem impedir um aluno de fazer uma avaliação por não ter câmara ligada? Posso ser prejudicado em relação aos meus colegas por não ter capacidades financeiras como eles? Tendo em conta que a instituição não forneceu o material, acho que é no mínimo injusto eu ser obrigado a ficar com uma cadeira para trás e os meus colegas terem a hipótese de passar. Não sendo a cadeira anulada, é extremamente injusto eu chumbar porque não disponho desse tipo de material...

Peço desculpa se me estendi demasiado e agradeço desde já a quem tentar ajudar e mesmo àqueles que apenas leram o texto.

Cumprimentos,
Cristovão

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Boa tarde,

Sou estudante do ensino superior, em que as aulas presenciais foram suspensas no início da pandemia em Portugal e recentemente recebemos a confirmação que não irá haver até ao fim do ano, aulas nem avaliações presenciais.
Acontece que, o meu curso, recebeu um email de um professor de uma cadeira específica em que diz que daqui para a frente, tanto em aulas como avaliações, somos obrigados a ter webcam ligada e caso não tenhamos uma webcam, podemos usar o telemóvel como webcam e caso não o façamos, somos impedidos de assistir às aulas e de realizar avaliações.
A questão é que não tenho computador portátil, só fixo e não tenho nenhuma webcam externa. Infelizmente também não venho de nenhuma família que viva de forma confortável em termos económicos e por isso o único telemóvel que tenho é um que serve apenas para chamadas e não tem câmara. Provavelmente muitos de vocês não acreditam neste ponto mas é a realidade e estou a ficar extremamente preocupado.

Os professores/instituições podem impedir um aluno de fazer uma avaliação por não ter câmara ligada? Posso ser prejudicado em relação aos meus colegas por não ter capacidades financeiras como eles? Tendo em conta que a instituição não forneceu o material, acho que é no mínimo injusto eu ser obrigado a ficar com uma cadeira para trás e os meus colegas terem a hipótese de passar. Não sendo a cadeira anulada, é extremamente injusto eu chumbar porque não disponho desse tipo de material...

Peço desculpa se me estendi demasiado e agradeço desde já a quem tentar ajudar e mesmo àqueles que apenas leram o texto.

Cumprimentos,
Cristovão
Olá . Olha honestamente não creio que eles possam fazer isso. Pelo menos do ponto de vista ético se esse fosse o caso estaria extremamente errado.
Mas a maior parte das universidades anda a disponibilizar aparelhos eletrônicos e até mesmo aparelhos que permitam que tenhas internet a alunos que não consigam ter condições para tal. Aconselho te a falares com os serviços académicos da tua universidade para resolverem o assunto. No meu ponto de vista eles são obrigados a ajudar. E ninguém tem culpa de nascer com as condições económicas em que se encontra como é óbvio.
Fala com alguém e procura averiguar isso . Vais ver que não vais sair prejudicado, isso não faria QQ sentido !

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boa tarde,

Cumprimentos,
Cristovão
Na verdade não podem fazer isso não, primeiro que é completamente imoral bloquear-te a oportunidade por teres menos posses que os demais e outro fator é que tens o direito à privacidade, por isso mesmo que tivesses as posses para tal duvido que te possam obrigar a ligar caso te oponhas (isto legalmente, claro).

A minha sugestão é que exponhas bem explicada a tua situação ao docente em causa o mais cedo possível para ver se ele compreende e arranja outra forma, caso não compreenda aí diria que já terás que tentar comunicar com pessoas mais a cima.

QuitoSousa

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2020
Bem, pelo menos não sou o único com a opinião de que esta medida é injusta. Infelizmente tanto o professor da cadeira como o coordenador do curso não me arranjam outra solução. Não sei até que ponto é que a direção da escola não os irá também apoiar...
Vou então tentar resolver por outro meio, só queria era ter a certeza que me posso queixar e que eles não podiam realmente fazer o que estão a tentar fazer.

Muito obrigado pelas vossas opiniões ;)

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Bem, pelo menos não sou o único com a opinião de que esta medida é injusta. Infelizmente tanto o professor da cadeira como o coordenador do curso não me arranjam outra solução. Não sei até que ponto é que a direção da escola não os irá também apoiar...
Vou então tentar resolver por outro meio, só queria era ter a certeza que me posso queixar e que eles não podiam realmente fazer o que estão a tentar fazer.

Mas querem te impedir de realizar à mesma?

• Like
Reactions: QuitoSousa

Alterado

Membro Dux
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
Boa tarde,

Cumprimentos,
Cristovão
É extremamente injusto e tens toda a razão. Aliás, ainda que tivesses câmara, podes alegar que é uma violação da tua privacidade e é muito questionável se te podem obrigar a ligá-la se não concordares. Fiquei profundamente revoltado a ler isto, e aconselho-te a não aceitares, de modo algum, essa resposta completamente absurda.

Contacta o Provedor do Estudante, em primeiro lugar. Se não te responder, escreve ao Conselho Pedagógico ou pede um esclarecimento ao Gabinete Jurídico da tua faculdade. Se isso não resultar, escreve ao reitor da universidade e faz uma reclamação formal. Se nada disso resultar, encontra um jornalista e tenta aparecer no Correio da Manhã. Eventualmente, alguém deve encontrar uma solução.

QuitoSousa

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2020
Não é necessário ficarem revoltados "por mim".
E como é óbvio, a maioria dos colegas têm câmaras e também não concordam com a medida, mas consideram não terem razão para se queixar uma vez que é uma medida anti-fraude.
E eu não queria avançar demasiado com uma queixa sem ter a confirmação que eles não podiam fazer isso.
A minha avaliação ainda não foi realizada mas tive conhecimento que isto já aconteceu numa cadeira de primeiro ano do meu curso.
Novamente, obrigado pelo esclarecimento e sugestões.

Alterado

Membro Dux
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
E como é óbvio, a maioria dos colegas têm câmaras e também não concordam com a medida, mas consideram não terem razão para se queixar uma vez que é uma medida anti-fraude.
E eu não queria avançar demasiado com uma queixa sem ter a confirmação que eles não podiam fazer isso.
A minha avaliação ainda não foi realizada mas tive conhecimento que isto já aconteceu numa cadeira de primeiro ano do meu curso.
Sim, mas fala com o provedor do estudante da tua universidade e comunica o problema ao conselho pedagógico por e-mail. Fala com alguém da Associação de Estudantes. Se não escalares o problema, é mais difícil teres uma resposta, e se já falaste com o professor e o coordenador de curso e eles foram pouco compreensivos, não vejo muitas outras alternativas.

• Like
Reactions: QuitoSousa

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Não é questão de ficar ou não revoltados por ti, é apenas que estás a ser injustiçado. Uma medida anti-fraude nunca pode conflictuar com outros direitos que tenhas, sem contar que não és obrigado a ter uma câmara ou sequer um telemóvel em casa portanto eles têm sim que arranjar outra maneira de não te barrar à avaliação.

Akiani

Membro
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Olá!

Felizmente não estou em nenhuma dessas situações, no entanto essa "medida anti-fraude" é realmente questionável! Eu não conheço muito das leis, mas nas leis de Proteção de Dados da União Europeia não há nada que refira quanto a ligar ou não as webcams? Eles apertaram com a lei há uns anos, e pelo menos nas redes sociais e plataformas de videochamadas eles perguntam sempre se permitimos ligar a câmara e o microfone. E, pertencendo nós à União Europeia, se a UE prevê que as pessoas podem não ligar a câmara caso o queiram, a tua instituição não se pode sobrepôr à UE ;) Há leis comuns que todos os países têm de seguir, procura e vê se esta é uma dessas políticas comuns.
Boa sorte e espero mesmo que consigas justiça para o teu caso!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá!

Felizmente não estou em nenhuma dessas situações, no entanto essa "medida anti-fraude" é realmente questionável! Eu não conheço muito das leis, mas nas leis de Proteção de Dados da União Europeia não há nada que refira quanto a ligar ou não as webcams? Eles apertaram com a lei há uns anos, e pelo menos nas redes sociais e plataformas de videochamadas eles perguntam sempre se permitimos ligar a câmara e o microfone. E, pertencendo nós à União Europeia, se a UE prevê que as pessoas podem não ligar a câmara caso o queiram, a tua instituição não se pode sobrepôr à UE ;) Há leis comuns que todos os países têm de seguir, procura e vê se esta é uma dessas políticas comuns.
Boa sorte e espero mesmo que consigas justiça para o teu caso!
Tenho a ideia que o direito à privacidade abrange isso também, mas posso estar enganado já que o meu conhecimento jurídico é muito reduzido.

RENATO2004

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2020
Boa tarde,

Cumprimentos,
Cristovão
Boa dia,eles não podem fazer isso. Aliás na minha escola não é permitido ligar a camâra(só mesmo em casos excecionais) devido à proteção de dados e de identidade.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
L Como ser professora?! Educação 2
R Usar exame como prova de ingresso que não era suposto ser Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Experiência ser aceite na faculdade Ensino Superior 5
Mitram05 Soluções Manual de Filosofia 10º ano ( Ser no Mundo) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Ser no Mundo 11- Filosofia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
P Ser no mundo 10 manual Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
D Não sei o que quero ser nem se vou conseguir Ensino Secundário 2
L Curso para ser Bancário Ciências Económicas e Empresariais 2
G Razões de ser - Filosofia 10º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Ana Daniela Branco Quais vão ser as vossas opções? 2020/2021 Candidatos 2020/2021 200
R Melhor curso para ser programador (especializado para escrever código) Tecnologias 1
F Qual acham que pode ser a diferença entre um aluno que obtém 20 valores num exame nacional e um que consegue 17/18? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
I Ser professor do ensino básico Educação 2
D Para ser professora de inglês no ensino secundário Educação 4
astheneix O que é necessário para ser professor de História das Artes? Educação 2
V Cursos para se ser docente no ensino secundário Educação 22
mimegas Melhor curso/curso ideal para ser programador ? Tecnologias 0
P Requisitos para ser professor. Educação 1
T Medicina e ser Trabalhador-estudante é possível ? Saúde 0
marina c ESEL o sonho mais amargo que doce, o ser aluna de 2ª, a desilusão Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 3
Lara Seguro Petição para a média de Educação Física ser opcional Ensino Secundário 25
PedrOliveira Estou em humanidades e gostava de ser contabilista , como o posso fazer ? Quais as maneiras mais "fáceis" ? Ciências Económicas e Empresariais 9
S Pedir para ser madrinha de praxe Tradições Académicas 1
Beatriz Céu Ser caloiro na cidade dos estudantes Tradições Académicas 0
M Ser professor universitário Ensino Superior 12
Ada Cris Estou em humanidades e quero ser veterinária!! Ensino Superior 11
P Ser no Mundo 11 - Filosofia - livro professor Pedido de Recursos - Ensino Secundário 17
D O que vai ser verificado nas calculadoras este ano (2018)? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Jéssica Pinto Querer dividir-me ao meio e ser impossível... Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
F Exame não pode ser usado como prova de ingresso?? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Kryniawild Nota de exame do ano anterior pode ser usado para melhoria no ano seguinte? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
F Para ser professor de 3ºCiclo/Secundário Educação 20
Reun Almeida É possivel não ser colocado na primeira opção mesmo tendo média? Concurso Nacional e Locais - Público 9
C Para ser Professor do Ensino Básico: Educação Básica ou Ciências da Educação? Educação 14
davis Qual a nota mínima que necessito obter na 2ª fase para ser aprovada? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C O que fazer quando se é injustamente avaliado? Ensino Secundário 5