Incerteza sobre o curso

gonjay

Membro Caloiro
Matrícula
24 Agosto 2024
Olá.

Estou atualmente inscrito na licenciatura de Línguas e Culturas Estrangeiras na ESE do Porto.
Vou ser muito sincero, a minha primeira opção era o único curso que sabia perfeitamente que era a minha cara, sendo esta Cinema e Audiovisual na ESMAD.
Acabei por entrar em LCE na 3 fase, e embora estivesse indeciso sobre se realmente me inscrevia ou não, lá o fiz.

Posto isto, ainda mal se passaram 2 semanas que entrei e já começo a ter as minhas dúvidas sobre se quero continuar neste curso, já estando a perder a motivação para tal.
Não tenho nada a apontar para já da universidade, dos professores ou assim, e até acho que me estou a integrar bastante bem (tirando ter entrado 1 semana e meia depois claro), porém, começo a pensar logo agora no início se é mesmo isto que quero seguir. Fico muito aquém porque embora o curso dê outras saídas, a mais óbvia é o ensino, sendo que o mestrado que se pode seguir é de Ensino em Inglês, e eu não me vejo a ser professor seja do que for...

Bem, não quero estar a tomar decisões precipitadas, mas se isto continuar não sei se me beneficiaria mais desistir e arranjar um trabalho ou assim e tentar de novo para o ano (podendo até surgir outros interesses) do que aguentar o ano todo e ver como corre, mesmo que sinta necessidade de mudar de curso na mesma. Porém, penso sempre que posso estar a perder tempo ao continuar.

Que conselhos me podem dar? Devia dar mais algum tempo ao curso, talvez até mesmo acabar o primeiro semestre e aí ver como estou?

• Like
Reactions: soraiarftorres
Sugerir-te-ia que pensasses sobre o que queres fazer no futuro e se o teu curso te ajuda a chegar lá.

Não é nada fora do normal um estudante do ensino superior passar por uma fase em que se sente desmotivado, mas, se o curso é uma etapa essencial do seu caminho, é preciso seguir em frente. Se não for, é uma oportunidade para reavaliar se continuar lá vale a pena.

Supondo que continuas no curso, como dizes, essa é apenas a saída "mais óbvia". Dispondo de várias opções, absolutamente nada te obriga a seguir a "mais óbvia".

Outra coisa a avaliar é se, assumindo que pretendes trocar para o ano, este curso te dá alguma equivalência no curso futuro.

Também releva a tua situação financeira. Continuar a estudar coloca-te numa situação apertada, ou não é uma preocupação sequer?