Indecisão de universidade

Carmo Parrulas

Membro Caloiro
Matrícula
28 Agosto 2023
Ola! estava a pensar ir para engenharia mecanica no tecnico mas nao sei se tenho media para entrar, por isso pensei na nova, no entanto estou a considerar a universidade de aveiro e do minho, mas nao sei qual é a melhor opçao. No mestrado estava a pensar fazer em aeroespacial. (mas nao significa que licenciatura tenha de ser no mesmo sitio do mestrado)
Alguem me pode ajudar com a melhor opçao para fazer a licenciatura

Boas, não percebi bem, queres fazer engenharia mecânica e depois mestrado em aeroespacial ou a licenciatura em aeroespacial também é uma opção? É sempre difícil dizer as hipóteses que cada licenciatura te dá para entrar no mestrado em Aeroespacial. O melhor seria ou fazer licenciatura em Aeroespacial (de preferência na mesma universidade do que o mestrado) ou então mecânica na mesma universidade do que o mestrado. Claro que, com o novo regime, os mestrados estão sujeitos a concurso e, por isso, é difícil dizer se consegues entrar no mestrado. Se ajudar, pessoal de aeroespacial em Aveiro conseguiu entrar no IST, claro que isto poderá mudar no futuro
Espero ter ajudado :)

• Like
Reactions: Carmo Parrulas
Olá, obrigada por responderes. Bem na verdade sempre quis ir para aeroespacial na licenciatura, mas como a minha média, agora que já saiaram os exames é de 179.8, achei engenharia mecanica a melhor opçao de lincenciatura.Talvez até consiga entrar no ist, mas a minha duvida era mesmo qual das universidades têm uma melhor reputação em engenharia mecanica, caso nao entre no tecnico (entre a nova, aveiro e minho).
Eu tinha pensado em por em 1 opçao tecnico e 2 no porto, mas a partir daí estou um bocado na duvida.

Última edição:
Olá, obrigada por responderes. Bem na verdade sempre quis ir para aeroespacial na licenciatura, mas como a minha média, agora que já saiaram os exames é de 179.8, achei engenharia mecanica a melhor opçao de lincenciatura.Talvez até consiga entrar no ist, mas a minha duvida era mesmo qual das universidades têm uma melhor reputação em engenharia mecanica, caso nao entre no tecnico (entre a nova, aveiro e minho).
Eu tinha pensado em por em 1 opçao tecnico e 2 no porto, mas a partir daí estou um bocado na duvida.
Olá, de nada!
De qualquer das formas podes tentar colocar aeroespacial nas opções (nunca se sabe como vão evoluir as médias). Sendo assim, acho realmente dar prioridade à universidade na qual pretendes realizar o mestrado. Agora, entre a FEUP e Aveiro, acho que estão ambas ao mesmo nível (apesar do Porto aparecer melhor nos rankings, e por isso, talvez ser uma melhor opção para o mestrado). Claro que isto é só um fator a pesar. Na minha opinião, outros fatores como o preço dos quartos, a proximidade a casa, etc. iriam influenciar a escolha entre a Nova, o Minho e Aveiro, mas claro que estes dependem de cada um. Por exemplo, eu diria que o Minho e Aveiro estão ambos igualmente bem reconhecidos na mecânica.
Btw, acho que é importante referir que a "reputação" é altamente subjetiva. Por exemplo, no IST, para a seleção do mestrado em Eng. Aeroespacial, eles baseiam-se em rankings internacionais das faculdades entre outros fatores. Também diria que analisam os planos curriculares das licenciaturas, por isso, é difícil entrar na mente de quem vai selecionar para saber a melhor opção.
Por isso, posso te tranquilizar dizendo que se te aplicares e acabares com uma média decente na licenciatura (tanto em aero como em mec), provavelmente irás entrar num mestrado em Eng. Aeroespacial, se não for no IST, é em Aveiro, no minho ou na FEUP. Opções não faltam :)