Indecisão entre Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades

Felipe Dawalibi

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2017
Olá, chamo-me Felipe tenho 14 anos e estou bastante indeciso entre Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades. Não faço ideia de curso que queira candidatar-me na faculdade por isso não me interessa qual área do ensino secundário tenha mais saída pois vou vocacionar-me pelos meus gostos. Primeiramente vou falar sobre os meus gostos. Sempre, desde pequeno, gostei de história e interesso-me nesse assunto, gosto sempre de saber mais como as coisas eram e como se tornaram hoje em dia.. Sou bom aluno e tiro boas notas em todas as disciplinas (menos artes) e mesmo assim tirando 5 a Ciências e FQ não gosto nada daquilo por isso já cortei as opções de Ciências e Tecnologias, Artes e Desporto. A Matemática é muito importante para o futuro e Matemática A é algo que me assusta um bocado porém interesso-me e gosto muito sobre política e comércio, sempre gostando de gerir as minhas ideias considerando-me alguém com grande espírito crítico o que me desperta interesse a Economia com História B. Interesso-me certamente pelas duas áreas (Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades) porém tenho grande dúvidas de como elas são. Sou imigrante do Brasil e não tenho quem me diga no que que consiste as disciplinas como Matemática A, MACS, Economia, Histórias A e B e Geografia A, tenho alguns amigos porém eles também não fazem ideia do que se trata o Ensino Secundário nessas áreas. Gostaria se vocês (leitores) me descrevessem as vossas experiências nas demais áreas e como são as disciplinas descrevendo um bocado cada uma delas. Obrigado pela atenção, continuação de um bom dia :)

Olá Felipe! Bem, eu encontro-me no 10 ano no curso de Ciências socioeconomicas e posso dizer-te que estou a adorar o curso.
Relativamente à Economia A, os temas abordados são bastante interessantes, excepto alguns de que não gostei muito, porem e como todas as disciplinas no ensino secundario, exige bastante estudo, pelo menos na minha escola. Irão ser abordados temas como a Produção, Consumo, Distribuição, Repartição de Rendimentos, Mercado, a Moeda, entre outros...É uma disciplina que se estudares diariamente e tiveres muita atenção as aulas, consegues ter um 18.
Sobre Matemática A, bem é a disciplina mais difícil do curso, e só se gostares desta disciplina é que deves vir para este curso, caso contrário, não te aconselho. Esta disciplina exige um estudo intenso e diário é muita atenção nas aulas, se queres obter grandes resultados, tens de te esforçar muito nesta disciplina e não podes deixar matéria acumular, pois é completamente diferente do básico, mas se te comprometeres a estudar bastante para esta disciplina, diariamente, consegues safar-te com uma boa nota.
Geografia A é, na minha opinião, a mais fácil de obter bons resultados, das específicas deste curso, pois desde que estejas muito atento às aulas, partecipes e fores dando uma revisão na matéria, safas-te facilmente.
Português é uma disciplina que não é difícil, mas que tens de saber muito bem a gramática e todas as regras que esta engloba. Com atenção, um treino de interpretação de textos bom e a gramática bem sabida fazes a disciplina "na boa"
Inglês deve ser a disciplina mais fácil para quem gosta, e mais chata para quem não gosta, mas se vires séries e filmes sem legendas e estudares a gramática, é fácil.
Filosofia é bastante interessante, e fazendo resumos ou esquemas e treinando a tua capacidade de argumentação, acabas por te divertires a fazer está disciplina.
Pronto espero que de alguma forma te tenha ajudado. Sobre Humanidades não sei muita coisa pois não estou nesse curso, mas dizem que História A exige muito estudo, é a "Matemática das Letras",pelo que dizem, o resto não sou das melhores pessoas para te escrever acerca do curso, mas relativamente a ciências socioeconomias, é um curso muito interessante, e se gostares de Matemática, aconselho-te a ir para o curso.
Desejo-te muita sorte para a escolha do teu curso e espero de alguma forma, ter-te ajudado.
Atenciosamente, Bremer Pereira

Última edição:
Olá Felipe! Bem, eu encontro-me no 10 ano no curso de Ciências socioeconomicas e posso dizer-te que estou a adorar o curso.
Relativamente à Economia A, os temas abordados são bastante interessantes, excepto alguns de que não gostei muito, porem e como todas as disciplinas no ensino secundario, exige bastante estudo, pelo menos na minha escola. Irão ser abordados temas como a Produção, Consumo, Distribuição, Repartição de Rendimentos, Mercado, a Moeda, entre outros...É uma disciplina que se estudares diariamente e tiveres muita atenção as aulas, consegues ter um 18.
Sobre Matemática A, bem é a disciplina mais difícil do curso, e só se gostares desta disciplina é que deves vir para este curso, caso contrário, não te aconselho. Esta disciplina exige um estudo intenso e diário é muita atenção nas aulas, se queres obter grandes resultados, tens de te esforçar muito nesta disciplina e não podes deixar matéria acumular, pois é completamente diferente do básico, mas se te comprometeres a estudar bastante para esta disciplina, diariamente, consegues safar-te com uma boa nota.
Geografia A é, na minha opinião, a mais fácil de obter bons resultados, das específicas deste curso, pois desde que estejas muito atento às aulas, partecipes e fores dando uma revisão na matéria, safas-te facilmente.
Português é uma disciplina que não é difícil, mas que tens de saber muito bem a gramática e todas as regras que esta engloba. Com atenção, um treino de interpretação de textos bom e a gramática bem sabida fazes a disciplina "na boa"
Inglês deve ser a disciplina mais fácil para quem gosta, e mais chata para quem não gosta, mas se vires séries e filmes sem legendas e estudares a gramática, é fácil.
Filosofia é bastante interessante, e fazendo resumos ou esquemas e treinando a tua capacidade de argumentação, acabas por te divertires a fazer está disciplina.
Pronto espero que de alguma forma te tenha ajudado. Sobre Humanidades não sei muita coisa pois não estou nesse curso, mas dizem que História A exige muito estudo, é a "Matemática das Letras",pelo que dizem, o resto não sou das melhores pessoas para te escrever acerca do curso, mas relativamente a ciências socioeconomias, é um curso muito interessante, e se gostares de Matemática, aconselho-te a ir para o curso.
Desejo-te muita sorte para a escolha do teu curso e espero de alguma forma, ter-te ajudado.

Obrigado Bremer, ajudaste-me imenso a ter um pouco mais de noção do que será pro próximo ano! Muito obrigado, Felipe Souza.

• Like
Reactions: Bremer Pereira
Olá, chamo-me Felipe tenho 14 anos e estou bastante indeciso entre Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades. Não faço ideia de curso que queira candidatar-me na faculdade por isso não me interessa qual área do ensino secundário tenha mais saída pois vou vocacionar-me pelos meus gostos. Primeiramente vou falar sobre os meus gostos. Sempre, desde pequeno, gostei de história e interesso-me nesse assunto, gosto sempre de saber mais como as coisas eram e como se tornaram hoje em dia.. Sou bom aluno e tiro boas notas em todas as disciplinas (menos artes) e mesmo assim tirando 5 a Ciências e FQ não gosto nada daquilo por isso já cortei as opções de Ciências e Tecnologias, Artes e Desporto. A Matemática é muito importante para o futuro e Matemática A é algo que me assusta um bocado porém interesso-me e gosto muito sobre política e comércio, sempre gostando de gerir as minhas ideias considerando-me alguém com grande espírito crítico o que me desperta interesse a Economia com História B. Interesso-me certamente pelas duas áreas (Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades) porém tenho grande dúvidas de como elas são. Sou imigrante do Brasil e não tenho quem me diga no que que consiste as disciplinas como Matemática A, MACS, Economia, Histórias A e B e Geografia A, tenho alguns amigos porém eles também não fazem ideia do que se trata o Ensino Secundário nessas áreas. Gostaria se vocês (leitores) me descrevessem as vossas experiências nas demais áreas e como são as disciplinas descrevendo um bocado cada uma delas. Obrigado pela atenção, continuação de um bom dia :)

Olá! Tenho todo o prazer de te falar sobre a minha experiência no curso de humanidades! Estou no 12º ano e posso dizer que tenho muitas coisas a apontar...

Primeiramente, a minha opinião geral sobre o curso em si. Tens que ter cabeça, métodos de estudo intensivos, e muita mas muita paciência (isto se quiseres tirar um 18, por exemplo). Eu adoro o curso porque é mesmo aquilo que se adapta ao meu estilo, e sempre quis seguir a área de comunicação social porém a empregabilidade anda difícil e por isso mesmo estou a considerar a hipótese de gestão de empresas para ficar com umas ideias económicas na cabeça e talvez tirar um mestrado em gestão de recursos humanos ou algo mais ligado ao jornalismo... veremos!

Ora, no 10º ano tens as disciplinas fixas e as disciplinas de escolha. Vou primeiramente falar-te das fixas:

- Português: É quase que a mesma coisa que no básico, orações, orações, orações, umas interpretações ali, gramática aqui, etc, etc. Não é nada de novo para ti até porque levamos com a mesma coisa 12 anos!

- Filosofia: Bem, o teu gosto por esta disciplina vai depender muito do professor que tiveres. Infelizmente eu tive dois professores péssimos, mas tive colegas que adoravam a disciplina porque tinham professores muito iterativos que disponibilizavam debates, e outras atividades muito divertidas, às quais não tive o prazer de participar. Em relação à matéria... eu pensava que filosofia tinha haver com o conhecimento, o argumento e tudo isso, mas não, filosofia tem haver com o que as outras pessoas (filósofos) pensam, vais estudar a opinião deles e vai ficar saturado de falácias e outras matérias!

- História A: ui, este aqui é o "cadeirão" do curso, como a minha professora costuma dizer. No 10º ano é muito fácil tirares boas notas porque a disciplina é muito á base do teu conhecimento pelas coisas antigas e tudo isso, nomeadamente a Roma antiga, a Grécia, comportamentos dos séculos antigos, o condado portucalense (adorei esta matéria, é relativamente a como é que portugal começou). Já no 11º ano começas a dar coisas mais recentes, mais aborrecidas... e muito saturares. Acredita em mim, o 11º ano é MUITO intensivo. E no 12º ano estudas mais as guerras (tanto 1º como 2º), o comunismo, capitalismo, os polos de desenvolvimento e coisas mais relacionadas à atualidade! Só te posso desejar boa sorte para esta disciplina tão saturante.

Agora, as disciplinas de escolha são várias... eu nomeadamente optei por macs (matemática aplicada às ciências sociais) e geografia a!

Macs - Adorei, adorei, adorei. Eu sempre gostei muito de matemática e por isso mesmo optei por esta disciplina. É mais fácil que matemática A, claro, porém também exige um pouco de prática. Damos estatísticas, métodos de partilha (nomeadamente como deves partilhar sei lá o quê pelas pessoas - é muito giro). No 10º ano é muito fácil a disciplina, é ligada mais às partilhas e um pouco de conceitos de economia, como o irs, tarifários etc. No 11º ano é um pouco mais dificil, porém foi a parte que eu mais gostei! Tens que mexer em gráficos na calculadora gráfica, dás um pouco de matéria do 12º ano de matemática A, as bases claro. E é super útil para o teu dia-a-dia, muito mais que matemática A, na minha opinião.

Geografia - Tive dois professores igualmente horríveis nesta disciplina, e ela podes escolher tanto em humanidades como em economia. É uma disciplina muito igual à geografia do ensino básico, mas com mais rochas, recursos primários, população, etc etc.

Eu apenas escolhi estas duas mas tive colegas que optaram por literatura, a qual eu não aconselho. O que dás em literatura? Camões, e outros autores, básicamente passas a aula a rever textos e a interpretar livros. Mas não sei muito sobre esta disciplina.

----

Em relação a economia, a minha irmã passou de um curso de ciências para a economia na universidade e ela adora! E eu acho que é extremamente útil hoje em dia, e diremos.. economia tens sempre saída em termos de emprego!

---

Espero que tenha sido útil e muito boa sorte para essa escolha muito importante na tua vida!

Se quiseres posso falar-te mais sobre a minha experiência pessoal e a minha opinião sobre o curso. Ou até dar-te mais informações sobre o 12º ano (o qual nao referi porque ainda estás para passar pelo 10º=

• Like
Reactions: Dorisss
Ola, tenho 15 anos e estou indeciso entre Línguas e humanidades e Socioeconomicas, na area de humanidades gosto de tudo o que la esta e sao disciplinas onde sei que iria ao quadro de honra e seria dos melhores.. amo historia, linguas... E no curso de Socioeconomicas gosto por causa da gestao de empresas, amo trabalhar em uma empresa onde tenho o meu escritorio...
O unico problema e que em humanidades dizem que não tem muitas saidas e salarios baixos e eu por mais que goste de história... Quero algo onde tenha futuro, ha algumas exceções como direito mas ai ha muitas pessoas a inscreverem então nao sei..
E em Socioeconomicas nao sou bom a matematica embora fique a pensar que se eu me empenhasse mais talvez consiga mas tenho medo de exprimentar pois nao ha volta atras...
A minha pergunta e.. Se eu for para humanidades qual sera o curso que mais se aproxima de gestão? Ou um que tenha um bom salário e futuro garantido?
--- Post atualizado ---
Ola, tenho 15 anos e gosto imenso do curso de humanidades por causa de direitoe relacoes internacionais mas eu gostaria de ter algo como gestão de empresas onde fosse diretor geral ou um trabalho onde ganhasse bem..
Mas ao que parece e uma area onde ou se ganha pouco, ou muitas pessoas tão em um certo curso( ex: direito) ou nao tem muitas saidas...
E esse e o meu receio, gosto dos cursos citados antes mas tambem gosto de gestão de empresas, informatica, biologia, historia( mais como hobbie)..
A minha pergunta e.. com humanidades nao posso entrar em nenhum desses cursos? Aconselham me a ir para humanidades mesmo assim? Devo arriscar Socioeconomicas onde nao sou bom a matematica?

PS: Nunca percebi bem o que era marketing e recursos humanos.. esses dois fazem parte de humanidades? Ganham bem?
No curso de humanidades encontrei administração.. Serão administracao de empresas?Ou outro tipo de administração? Porque fui pesquisar e parece que administração e gestao e quase a mesma coisa ..

Ola, tenho 15 anos e estou indeciso entre Línguas e humanidades e Socioeconomicas, na area de humanidades gosto de tudo o que la esta e sao disciplinas onde sei que iria ao quadro de honra e seria dos melhores.. amo historia, linguas... E no curso de Socioeconomicas gosto por causa da gestao de empresas, amo trabalhar em uma empresa onde tenho o meu escritorio...
O unico problema e que em humanidades dizem que não tem muitas saidas e salarios baixos e eu por mais que goste de história... Quero algo onde tenha futuro, ha algumas exceções como direito mas ai ha muitas pessoas a inscreverem então nao sei..
E em Socioeconomicas nao sou bom a matematica embora fique a pensar que se eu me empenhasse mais talvez consiga mas tenho medo de exprimentar pois nao ha volta atras...
A minha pergunta e.. Se eu for para humanidades qual sera o curso que mais se aproxima de gestão? Ou um que tenha um bom salário e futuro garantido?
--- Post atualizado ---
Ola, tenho 15 anos e gosto imenso do curso de humanidades por causa de direitoe relacoes internacionais mas eu gostaria de ter algo como gestão de empresas onde fosse diretor geral ou um trabalho onde ganhasse bem..
Mas ao que parece e uma area onde ou se ganha pouco, ou muitas pessoas tão em um certo curso( ex: direito) ou nao tem muitas saidas...
E esse e o meu receio, gosto dos cursos citados antes mas tambem gosto de gestão de empresas, informatica, biologia, historia( mais como hobbie)..
A minha pergunta e.. com humanidades nao posso entrar em nenhum desses cursos? Aconselham me a ir para humanidades mesmo assim? Devo arriscar Socioeconomicas onde nao sou bom a matematica?

PS: Nunca percebi bem o que era marketing e recursos humanos.. esses dois fazem parte de humanidades? Ganham bem?
No curso de humanidades encontrei administração.. Serão administracao de empresas?Ou outro tipo de administração? Porque fui pesquisar e parece que administração e gestao e quase a mesma coisa ..

Este post não vai responder a todas as perguntas mas tentarei ajudar em relação àquilo que sei:
- Em primeiro lugar, não deves optar pelo curso de Ciências Socioeconomicas (ou mesmo Ciências e Tecnologias) caso não gostes da matemática. A disciplina de Matemática A é muito exigente por si só, e torna-se mais difícil à medida que o nível de desinteresse aumenta.
Não digo que não haja casos de pessoas que, mesmo não sendo apaixonadas pela matemática, conseguem concluir a disciplina e até com boas notas, mas a verdade é que isso é mais uma exceção do que uma regra.
- Falando agora dos cursos superiores, existem faculdades privadas em que podes entrar em gestão apenas com português (embora não concorde com isso). Já agora, o curso de Marketing está mais ligado a CSE, enquanto que recursos humanos está mais ligado ao curso de Humanidades (o que não implica que, quer um ou outro, não tenham aspetos em comum com ambos os cursos).

Para terminar, o meu conselho é escolheres algo que desperte o teu interesse. Se fores realmente bom naquilo que fazes, certamente vais conseguir um emprego na área que gostas.

• Like
Reactions: Christian Diad
Eu por mim se fosse eu, ia para a Ciências Socioeconómicos, porque gosto de matemática e economia, mas também gosto de programação e de computadores, então foi para isto. Segue aquilo que queres e que gostes mais. :D

• Like
Reactions: Christian Diad
Vai segue o teu sonho, gostas de história, história A exige muito estudo, mas para quem gosta torna-se fácil, também podes um dia ir para direito. Eu, sempre gostei de história, aquilo para mim era super fácil, porque eu tinha livros de história espalhados por toda a casa, em português, em Inglês, em francês etc... isto foi há 35 anos, tirei 18 no exame. Mas não segui história , porque no meu tempo os professores de história não tinham emprego( o que não acontece agora), e porque eu gostava também de tudo o que tivesse a ver com a política, governo do país etc... escolhi Coimbra, porque na altura, Coimbra era um must. Não me arrependi e adoro o que faço e agradeço ao meu curso tudo o que tenho hoje. Mas tive que trabalhar muito, mas muito, as pessoas não sabem o que era tirar um curso de Direito em Coimbra naqueles tempos. Estudar, estudar e estudar. Mas fiz em 5 anos ( o curso era de 5 anos na altura). Mas se adoras história é uma boa escolha, acho que podes escolher economia como opção(?), não sei se esta informação é correcta.

Olá, estou atualmente a entrar no 2 ano do curso de Relações Internacionais.
Posso dizer que, apos acabares o curso tens a porta aberta para qualquer área, seja ela do setor privado ou público, seja ela investigação cientifica ou área empresarial. Na minha visão è o curso ideal para uma pessoa que não quer limitar o seu futuro leque de saídas profissionais. Se queres ter um primeiro contacto com aquilo que iras estudar recomendo-te dares uma vista de olhos neste site: www.gurupolitico.pt aqui encontras vários artigos de Relações Internacionais em português, o que nem sempre é fácil, tenho o utilizado como ferramenta de apoio ao estudo ao longo do meu percurso académico.
Boa sorte.