Olá, chamo-me Felipe tenho 14 anos e estou bastante indeciso entre Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades. Não faço ideia de curso que queira candidatar-me na faculdade por isso não me interessa qual área do ensino secundário tenha mais saída pois vou vocacionar-me pelos meus gostos. Primeiramente vou falar sobre os meus gostos. Sempre, desde pequeno, gostei de história e interesso-me nesse assunto, gosto sempre de saber mais como as coisas eram e como se tornaram hoje em dia.. Sou bom aluno e tiro boas notas em todas as disciplinas (menos artes) e mesmo assim tirando 5 a Ciências e FQ não gosto nada daquilo por isso já cortei as opções de Ciências e Tecnologias, Artes e Desporto. A Matemática é muito importante para o futuro e Matemática A é algo que me assusta um bocado porém interesso-me e gosto muito sobre política e comércio, sempre gostando de gerir as minhas ideias considerando-me alguém com grande espírito crítico o que me desperta interesse a Economia com História B. Interesso-me certamente pelas duas áreas (Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades) porém tenho grande dúvidas de como elas são. Sou imigrante do Brasil e não tenho quem me diga no que que consiste as disciplinas como Matemática A, MACS, Economia, Histórias A e B e Geografia A, tenho alguns amigos porém eles também não fazem ideia do que se trata o Ensino Secundário nessas áreas. Gostaria se vocês (leitores) me descrevessem as vossas experiências nas demais áreas e como são as disciplinas descrevendo um bocado cada uma delas. Obrigado pela atenção, continuação de um bom dia :)
Olá! Tenho todo o prazer de te falar sobre a minha experiência no curso de humanidades! Estou no 12º ano e posso dizer que tenho muitas coisas a apontar...
Primeiramente, a minha opinião geral sobre o curso em si. Tens que ter cabeça, métodos de estudo intensivos, e muita mas muita paciência (isto se quiseres tirar um 18, por exemplo). Eu adoro o curso porque é mesmo aquilo que se adapta ao meu estilo, e sempre quis seguir a área de comunicação social porém a empregabilidade anda difícil e por isso mesmo estou a considerar a hipótese de gestão de empresas para ficar com umas ideias económicas na cabeça e talvez tirar um mestrado em gestão de recursos humanos ou algo mais ligado ao jornalismo... veremos!
Ora, no 10º ano tens as disciplinas fixas e as disciplinas de escolha. Vou primeiramente falar-te das fixas:
- Português: É quase que a mesma coisa que no básico, orações, orações, orações, umas interpretações ali, gramática aqui, etc, etc. Não é nada de novo para ti até porque levamos com a mesma coisa 12 anos!
- Filosofia: Bem, o teu gosto por esta disciplina vai depender muito do professor que tiveres. Infelizmente eu tive dois professores péssimos, mas tive colegas que adoravam a disciplina porque tinham professores muito iterativos que disponibilizavam debates, e outras atividades muito divertidas, às quais não tive o prazer de participar. Em relação à matéria... eu pensava que filosofia tinha haver com o conhecimento, o argumento e tudo isso, mas não, filosofia tem haver com o que as outras pessoas (filósofos) pensam, vais estudar a opinião deles e vai ficar saturado de falácias e outras matérias!
- História A: ui, este aqui é o "cadeirão" do curso, como a minha professora costuma dizer. No 10º ano é muito fácil tirares boas notas porque a disciplina é muito á base do teu conhecimento pelas coisas antigas e tudo isso, nomeadamente a Roma antiga, a Grécia, comportamentos dos séculos antigos, o condado portucalense (adorei esta matéria, é relativamente a como é que portugal começou). Já no 11º ano começas a dar coisas mais recentes, mais aborrecidas... e muito saturares. Acredita em mim, o 11º ano é MUITO intensivo. E no 12º ano estudas mais as guerras (tanto 1º como 2º), o comunismo, capitalismo, os polos de desenvolvimento e coisas mais relacionadas à atualidade! Só te posso desejar boa sorte para esta disciplina tão saturante.
Agora, as disciplinas de escolha são várias... eu nomeadamente optei por macs (matemática aplicada às ciências sociais) e geografia a!
Macs - Adorei, adorei, adorei. Eu sempre gostei muito de matemática e por isso mesmo optei por esta disciplina. É mais fácil que matemática A, claro, porém também exige um pouco de prática. Damos estatísticas, métodos de partilha (nomeadamente como deves partilhar sei lá o quê pelas pessoas - é muito giro). No 10º ano é muito fácil a disciplina, é ligada mais às partilhas e um pouco de conceitos de economia, como o irs, tarifários etc. No 11º ano é um pouco mais dificil, porém foi a parte que eu mais gostei! Tens que mexer em gráficos na calculadora gráfica, dás um pouco de matéria do 12º ano de matemática A, as bases claro. E é super útil para o teu dia-a-dia, muito mais que matemática A, na minha opinião.
Geografia - Tive dois professores igualmente horríveis nesta disciplina, e ela podes escolher tanto em humanidades como em economia. É uma disciplina muito igual à geografia do ensino básico, mas com mais rochas, recursos primários, população, etc etc.
Eu apenas escolhi estas duas mas tive colegas que optaram por literatura, a qual eu não aconselho. O que dás em literatura? Camões, e outros autores, básicamente passas a aula a rever textos e a interpretar livros. Mas não sei muito sobre esta disciplina.
----
Em relação a economia, a minha irmã passou de um curso de ciências para a economia na universidade e ela adora! E eu acho que é extremamente útil hoje em dia, e diremos.. economia tens sempre saída em termos de emprego!
---
Espero que tenha sido útil e muito boa sorte para essa escolha muito importante na tua vida!
Se quiseres posso falar-te mais sobre a minha experiência pessoal e a minha opinião sobre o curso. Ou até dar-te mais informações sobre o 12º ano (o qual nao referi porque ainda estás para passar pelo 10º=