indecisões(bioengenharia e engenharia e gestão industrial)

inescotp

Membro Caloiro
Matrícula
30 Outubro 2022
Curso
Engenharia e Gestão Industrial
Instituição
FEUP
Estou no 12° ano, a muito pouco tempo de me candidatar à faculdade e estou com duas opções bastante diferentes em mente: engenharia e gestão industrial e bioengenharia. Ambos na FEUP.
Por um lado bioengenharia permitia me seguir investigação, e estar em constante aprendizagem e desafio, que é algo que me chama muito a atenção. Também é um curso que um dia poderia ver a leccionar (se não me engano, devido à vertente de investigação).
Além disso, com este curso conseguia seguir uma área em que ajudava (embora indiretamente) as pessoas no geral, que sempre foi uma intenção minha.
Por outro lado, penso em engenharia e gestão industrial, já que , pelo que pesquisei, é um curso bastante amplo que me permitia adquirir conhecimentos sobre um vasto número de temas, não sendo algo específico (o que me permite ter mais tempo para refletir sobre o que realmente quero para o futuro).
A somar, é um curso que me permitia seguir para uma vertente mais de marketing, que também é uma área muito interessante no meu ponto de vista.
Já vi os planos de cursos de ambas as opções. Na bioengenharia interessam me as cadeiras de físico química, (mais de química e biologia). Na gestão industrial, interessam me as cadeiras de gestão, embora sejam poucas na licenciatura.
Durante o secundário sempre tive muita facilidade nas disciplinas de físico química e de matemática, enquanto biologia sempre foi mais complicada, porém, sempre achei a matéria interessante. (adoro aprender no geral)
Neste momento estou aberta a qualquer conselho.
Pedia que não tivessem escrúpulos e me respondessem o que realmente pensam.

Também é um curso que um dia poderia ver a leccionar (se não me engano, devido à vertente de investigação).
Não é bem "devido" à vertente de investigação. Quem dá aulas no Ensino Superior são investigadores, mas nem todos os investigadores dão aulas.
Além disso, com este curso conseguia seguir uma área em que ajudava (embora indiretamente) as pessoas no geral, que sempre foi uma intenção minha.
Ajudar ou não ajudar vai depender do que fazes no futuro. Não é pelo curso que vais ajudar alguém, nem é só na área da Saúde que se ajuda pessoas. Sirva de exemplo: Quanto maior for a capacidade produtiva de um país, e quanto mais eficiente for a utilização dos seus factores produtivos, maior deverá ser a qualidade de vida dos seus cidadãos, considerando constante a distribuição da riqueza.
A somar, é um curso que me permitia seguir para uma vertente mais de marketing, que também é uma área muito interessante no meu ponto de vista.
Não é por ter uma ou duas cadeiras que ficas perita no assunto. Para seguir Marketing, há cursos virados para isso. Não os considero interessantes a nível de saídas, e também não vão ao encontro do teu desejo pela Matemática, pela Física, pela Química, nem por ajudar pessoas (antes pelo contrário, o que muitas vezes se faz é tirar vantagem do subconsciente das pessoas).
Na gestão industrial, interessam me as cadeiras de gestão
Podias seguir Bioengenharia e depois fazer um Mestrado em Gestão, não sei se já pensaste nessa opção.
é um curso bastante amplo que me permitia adquirir conhecimentos sobre um vasto número de temas
O que também é uma fraqueza. A cada grau de estudos, um estudante deve ficar mais especializado. Repara que no 3º ciclo toda a gente estudava de tudo. Depois, no Secundário, cada um teve de escolher uma área geral (letras ou ciências). No Ensino Superior, já não é uma área geral mas uma área científica em particular que cada curso lecciona. Ao estudar-se de tudo, não se fica perito em nada.
Durante o secundário sempre tive muita facilidade nas disciplinas de físico química e de matemática, enquanto biologia sempre foi mais complicada, porém, sempre achei a matéria interessante. (adoro aprender no geral)
A facilidade no Secundário não se traduz necessariamente em facilidade no Ensino Superior. Vai já contando com um grau de dificuldade maior e mais estudo autónomo.

• Like
Reactions: inescotp
Estou no 12° ano, a muito pouco tempo de me candidatar à faculdade e estou com duas opções bastante diferentes em mente: engenharia e gestão industrial e bioengenharia. Ambos na FEUP.
Por um lado bioengenharia permitia me seguir investigação, e estar em constante aprendizagem e desafio, que é algo que me chama muito a atenção. Também é um curso que um dia poderia ver a leccionar (se não me engano, devido à vertente de investigação).
Por outro lado, penso em engenharia e gestão industrial, já que , pelo que pesquisei, é um curso bastante amplo que me permitia adquirir conhecimentos sobre um vasto número de temas, não sendo algo específico (o que me permite ter mais tempo para refletir sobre o que realmente quero para o futuro).
Já vi os planos de cursos de ambas as opções. Na bioengenharia interessam me as cadeiras de físico química, (mais de química e biologia). Na gestão industrial, interessam me as cadeiras de gestão, embora sejam poucas na licenciatura.
Estou no 12º ano e encontro-me numa situação similar, gosto da parte da inovação tecnológica, gosto de biologia, matemática, física e química. Tenho um espírito empreendedor e gestão é algo que me agrada. O curso de engenharia e gestão industrial assusta-me um bocado por ser muito virado para a física sendo que biologia e química são disciplinas que me despertam muito interesse e que eu gostaria de estudar. Gostava de trabalhar numa empresa vanguardista e inovadora no campo da sustentabilidade, que produzisse por exemplo sacos biodegradáveis, eu estaria interessada em conceber tais produtos/ gerir a produção. Não sei qual curso seria o mais apropriado. Se alguém me pudesse ajudar agradecia.

Estou no 12º ano e encontro-me numa situação similar, gosto da parte da inovação tecnológica, gosto de biologia, matemática, física e química. Tenho um espírito empreendedor e gestão é algo que me agrada. O curso de engenharia e gestão industrial assusta-me um bocado por ser muito virado para a física sendo que biologia e química são disciplinas que me despertam muito interesse e que eu gostaria de estudar. Gostava de trabalhar numa empresa vanguardista e inovadora no campo da sustentabilidade, que produzisse por exemplo sacos biodegradáveis, eu estaria interessada em conceber tais produtos/ gerir a produção. Não sei qual curso seria o mais apropriado. Se alguém me pudesse ajudar agradecia.
Olá!! Realmente, tendo em conta que o que gostas mais é biologia e química, não sei quanto seria uma boa opção escolher engenharia e gestão industrial (egi) já que neste curso não se toca em nenhum desses temas, apenas física e matemática. No entanto, este curso poderia te colocar numa empresa no âmbito da sustentabilidade, como gostarias, mas na posição, como referiste, de supervisão e gerenciamento de produção etc..
Bioengenharia já aborda muita mais química e biologia, e permitia (creio eu) conceber esse gênero de produtos, mas não gerir a sua produção. (é possível, mas é mais difícil)

Olá!! Estou exatamente na mesma situação e com a mesma indecisão... tenho pensado muito sobre esses dois cursos e os motivos são precisamente os mesmos (parece que quase tudo o que se passa na minha cabeça já passou na tua ahahah). Arrependeste-te da tua escolha ou está a corresponder com as tuas expectativas? O que dirias à tua "eu" de há um ano atrás? Por ter o mesmo gosto de aprender nunca percebi com precisão o que gostava, apesar de serem essas as áreas que me chamam mais à atenção (matemática, física, química, biologia, marketing, gestão, economia). Tenho muito receio de achar que gosto muito de uma destas áreas e no ensino superior descobrir que não me agrada e que definitivamente não é nada relacionado a isso que quero fazer no meu futuro, e assim arrepender-me da minha escolha. Muitas pessoas dizem que me veem na investigação, mas também acho interessante a parte da gestão da produção numa indústria. Obrigada :)

Olá! Eu antes de escolher o curso também estava com um pensamento parecido. Poderias contar um pouco de como chegaste à tua decisão final e o que estás achar?