Indecisões (ciência e afins)

ricardo_m7guel

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
Cumprimentos a todos. Estou atualmente a fazer o 12ºano no curso de Ciências e Tecnologia e, como quase todos, tenho muitas dúvidas. E não é por falta de procurar, ler planos curriculares, recorrer a estatísticas e pensar. Parece que não há certeza que persista mais do que alguns meses.
A minha média permite-me optar pela maioria dos cursos, à exceção das duas famosas engenharias (Aeroespacial e física tecnológica). Durante alguns anos, a minha fixação era Engenharia Informática (cliché), o que acabou por dissipar. Comecei a descobrir um gosto enorme pela Física, o que me levou a coagitar, nos últimos tempos, Física ou Engenharia Física (talvez até Engenharia Física Tecnológica, se repetisse alguns exames). Tinha a certeza que queria Física quando comecei a pensar na vida: valorização da profissão, futuro, e até me interroguei se gostava assim tanto daquilo. Surgiu a ideia de Gestão, um curso interessante, com excelentes rendimentos e possibilidade de carreira, estabilidade...
È uma grande confusão, mas acredito que seja normal no pré-ensino superior. No entanto, gostava de saber a opinião de pessoas que estejam em engenharias, Física e Gestão, as faculdades que frequentam e o que esperam no final do curso.

Obrigado!

P.S.: Coloquei isto no fórum das ciências porque não sabia onde encaixar um tópico que mistura ciência, engenharia e gestão.

• Like
Reactions: Rui Veiga

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Cumprimentos a todos. Estou atualmente a fazer o 12ºano no curso de Ciências e Tecnologia e, como quase todos, tenho muitas dúvidas. E não é por falta de procurar, ler planos curriculares, recorrer a estatísticas e pensar. Parece que não há certeza que persista mais do que alguns meses.
A minha média permite-me optar pela maioria dos cursos, à exceção das duas famosas engenharias (Aeroespacial e física tecnológica). Durante alguns anos, a minha fixação era Engenharia Informática (cliché), o que acabou por dissipar. Comecei a descobrir um gosto enorme pela Física, o que me levou a coagitar, nos últimos tempos, Física ou Engenharia Física (talvez até Engenharia Física Tecnológica, se repetisse alguns exames). Tinha a certeza que queria Física quando comecei a pensar na vida: valorização da profissão, futuro, e até me interroguei se gostava assim tanto daquilo. Surgiu a ideia de Gestão, um curso interessante, com excelentes rendimentos e possibilidade de carreira, estabilidade...
È uma grande confusão, mas acredito que seja normal no pré-ensino superior. No entanto, gostava de saber a opinião de pessoas que estejam em engenharias, Física e Gestão, as faculdades que frequentam e o que esperam no final do curso.

Obrigado!

P.S.: Coloquei isto no fórum das ciências porque não sabia onde encaixar um tópico que mistura ciência, engenharia e gestão.
Já estive na tua situação, tirando a parte de pôr Gestão na equação, algo que nunca faria (não é um curso que me chama a atenção, pronto, mas cada um tem os seus gostos :P).Também ponderei Engenharia informática pelo cliché dos computadores, também gostava muito de Física no 12º, também pensei no curso de Física, também já me questionei acerca a empregabilidade do curso de Física, etc. Como eu já estive na tua situação, sei que estás interessado em saber também sobre a empregabilidade do curso de Física, afinal é uma incógnita enorme para os alunos que estão no secundário. Normalmente, quem segue um curso de Física tem como objetivo a investigação (um percurso mais académico, que é um caminho complicado, não vou mentir), mas obviamente depende do mestrado que escolheres. Pelos menos no Porto, podes escolher tirar um mestrado na área da Física Médica, Física Teórica ou Física Experimental. Física Teórica é para seguires um caminho académico, Física Experimental não conheço muito bem, mas deve ser mais para trabalhar em laboratórios e Física Médica é para aplicares a Física em cenas de hospitais (Física médica – Wikipédia, a enciclopédia livre). Como um Físico é muito versátil, podes tirar outros mestrados, tipo em outras engenharias. Acho que a empregabilidade em Física não é um grande problema, mas obviamente depende muito do teu empenho e do caminho que tomares (lembra-te que, em algumas faculdades, podes tirar minors, ou seja, podes fazer várias cadeiras de outros cursos pelo preço de algumas cadeiras de Física, o que pode ser interessante para algumas empresas).
Eu acabei por seguir Engenharia Física na FCUP porque, para além das saídas profissionais serem muito interessantes e a empregabilidade não ser um problema, é um curso onde se pode aprender bastante Física e que é mais focado no trabalho em empresas do que propriamente na investigação académica, que é aquilo em que eu estou mais interessado. Mas se eu quiser mudar para Física, que era um dos cursos que eu ponderava no secundário, é fácil, pois o primeiro ano é comum (e não vou mentir, isto deu-me um bocadinho mais de segurança para ir para Engenharia Física, apesar de neste momento não estar a pensar mudar)

ricardo_m7guel

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
Já estive na tua situação, tirando a parte de pôr Gestão na equação, algo que nunca faria (não é um curso que me chama a atenção, pronto, mas cada um tem os seus gostos :p).Também ponderei Engenharia informática pelo cliché dos computadores, também gostava muito de Física no 12º, também pensei no curso de Física, também já me questionei acerca a empregabilidade do curso de Física, etc. Como eu já estive na tua situação, sei que estás interessado em saber também sobre a empregabilidade do curso de Física, afinal é uma incógnita enorme para os alunos que estão no secundário. Normalmente, quem segue um curso de Física tem como objetivo a investigação (um percurso mais académico, que é um caminho complicado, não vou mentir), mas obviamente depende do mestrado que escolheres. Pelos menos no Porto, podes escolher tirar um mestrado na área da Física Médica, Física Teórica ou Física Experimental. Física Teórica é para seguires um caminho académico, Física Experimental não conheço muito bem, mas deve ser mais para trabalhar em laboratórios e Física Médica é para aplicares a Física em cenas de hospitais (Física médica – Wikipédia, a enciclopédia livre). Como um Físico é muito versátil, podes tirar outros mestrados, tipo em outras engenharias. Acho que a empregabilidade em Física não é um grande problema, mas obviamente depende muito do teu empenho e do caminho que tomares (lembra-te que, em algumas faculdades, podes tirar minors, ou seja, podes fazer várias cadeiras de outros cursos pelo preço de algumas cadeiras de Física, o que pode ser interessante para algumas empresas).
Eu acabei por seguir Engenharia Física na FCUP porque, para além das saídas profissionais serem muito interessantes e a empregabilidade não ser um problema, é um curso onde se pode aprender bastante Física e que é mais focado no trabalho em empresas do que propriamente na investigação académica, que é aquilo em que eu estou mais interessado. Mas se eu quiser mudar para Física, que era um dos cursos que eu ponderava no secundário, é fácil, pois o primeiro ano é comum (e não vou mentir, isto deu-me um bocadinho mais de segurança para ir para Engenharia Física, apesar de neste momento não estar a pensar mudar)
Há alturas que penso que gostaria de investigação, noutras sinto-me mais atraído pela vertente empresarial. A Engenharia Física na FCUP é reconhecida pela ordem?
Vivo mais perto de Lisboa, portanto os cursos homólogos seriam Engenharia Física na NOVA ou na UL, Engenharia Física Tecnológica no Técnico, ou Física na UL.

• Like
Reactions: Rafaela 123456789

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Tens razão. Apercebi-me que as pessoas dão muito valor a isso e acabei por perguntar. Estás em que ano? Qual é a dificuldade geral das cadeiras de Matemática e Física?
Estou no 1°. Sim, está a ser difícil, principalmente a única cadeira de física que estamos a ter - Mecânica. Mas vale muito a pena e é uma boa sensação quando consegues ter sucesso às cadeiras

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Há alturas que penso que gostaria de investigação, noutras sinto-me mais atraído pela vertente empresarial. A Engenharia Física na FCUP é reconhecida pela ordem?
Vivo mais perto de Lisboa, portanto os cursos homólogos seriam Engenharia Física na NOVA ou na UL, Engenharia Física Tecnológica no Técnico, ou Física na UL.
Sim é reconhecida, como um engenheiro electrotécnico (como sabes a ordem é super à frente... nem me vou alongar).
Muita gente da importância a isso? talvez/plausível, mas não na nossa área.
Não queria chocar ninguém, mas em todas as propostas de emprego na nossa área, não vi uma unica empresa a pedir que fossemos da ordem dos engenheiros !

ricardo_m7guel

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
Sim é reconhecida, como um engenheiro electrotécnico (como sabes a ordem é super à frente... nem me vou alongar).
Muita gente da importância a isso? talvez/plausível, mas não na nossa área.
Não queria chocar ninguém, mas em todas as propostas de emprego na nossa área, não vi uma unica empresa a pedir que fossemos da ordem dos engenheiros !
Talvez o reconhecimento da ordem seja algo sobrevalorizado. A nível de emprego em Engenharia Física, o que se pode esperar? Remunerações, variedade de opções?

Estou no 1°. Sim, está a ser difícil, principalmente a única cadeira de física que estamos a ter - Mecânica. Mas vale muito a pena e é uma boa sensação quando consegues ter sucesso às cadeiras
Imagino que a Mecânica do 1ºano seja bastante mais complicada que a lecionada no 12ºano...

Andr9_Co5ta

Membro
Matrícula
24 Julho 2017
Desculpem estar a mudar de tema, mas queria perguntar algo. Para ser professor de Física e Química de secundário, o caminho seria uma licenciatura em Física ou Química, e depois um mestrado de ensino? Sabes como está o mercado para as pessoas nessa situação?

• Like
Reactions: Creirwy

ricardo_m7guel

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
Desculpem estar a mudar de tema, mas queria perguntar algo. Para ser professor de Física e Química de secundário, o caminho seria uma licenciatura em Física ou Química, e depois um mestrado de ensino? Sabes como está o mercado para as pessoas nessa situação?
As únicas informações que encontrei foi na FCUL, enquanto procurava por Minors. Deixo-te em anexo.

Attachments

• Uniarea1.JPG
    Uniarea1.JPG
    37.4 KB · Visitas: 13
  • Like
Reactions: Andr9_Co5ta

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Talvez o reconhecimento da ordem seja algo sobrevalorizado. A nível de emprego em Engenharia Física, o que se pode esperar? Remunerações, variedade de opções?

Imagino que a Mecânica do 1ºano seja bastante mais complicada que a lecionada no 12ºano...
Desemprego 0%, quanto a remunerações diria que para primeiro emprego estamos acima da média em Portugal, vai depender de muitos factores..
Variedade de opções.? vais para onde queres, a realidade é essa...
Post automatically merged:

É como disseram depois de ti, tens de ter 30 ETCS em cada uma das duas áreas , se fores para prof de física e química, ou seja, tens de ir para física e tirar minor (30 ETCS em química) ou ao contrário...

• Like
Reactions: ricardo_m7guel

ines_cduarte

Membro Veterano
Matrícula
17 Janeiro 2019
Olá! Bem este parece ser o tópico indicado para escrever aqui as minhas indecisões xD Estou no 12° ano em CT e estou um pouco perdida no que vou escolher para o ano e as candidaturas já estão a ficar cada vez mais próximas!! Acho que sou uma pessoa versátil e que gosto de tudo um pouco, por isso os cursos que mais chamam a minha atenção são as engenharias relacionadas com a biologia e a química, como bioengenharia, engenharia biomédica, biológica, química... E bioquímica também me pareceu interessante mas a empregabilidade penso que não é grande coisa. O curso que penso que tem mais a ver comigo é a bioengenharia, também por ser no Porto (sou de Viseu) mas a média é muito alta e apesar de ter boas notas, não sei se vou conseguir entrar, vai depender muito do exame de matemática. O que acho mais interessante é a sustentabilidade, por exemplo alternativas ao plástico, a produção de cosméticos, medicamentos e cenas do género e o desenvolvimento de curas de doenças. Informáticas e eletronicas já não me fascinam tanto, apesar de muita gente me dizer que é o que está a dar e que devia ir para a informática. Medicina também acho que não é para mim, sou bastante sensível e o contacto com o público no geral não é o que procuro.
Ter de escolher tendo em conta a empregabilidade, os salários e o gosto pessoal não é uma tarefa nada fácil e gostava de conseguir conciliar os três. Já ando a ficar um pouco ansiosa relativamente a isto e gostava muito que alguém desse as suas opiniões e experiências.

Última edição:
  • Like
Reactions: Rafaela113356688000