Indecisões (ciencias biomedicas, farmaceuticas e o biotecnologia medicinal)

rotiv21

Membro Caloiro
Matrícula
29 Novembro 2018
Olá! Finalizei o meu 12°ano este ano e
estou em dúvida que curso hei de escolher, contudo tenho uma certeza: será na área da saúde e biologia, pois o corpo humano e seu funcionamento sempre me despertou muito interesse.
Interessa-me a área de investigação biomédica ( investigação de curas, tratamentos de doenças,..).
Deparei me com alguns cursos como ciencias biomedicas, farmaceuticas e biotecnologia medicinal mas não sei em qual deles ingressar pois pelas informações que encontro parecem ser todos semelhantes. Se alguem me conseguisse esclarecer cada um destes cursos ficaria extremamente grato!

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Olá! Finalizei o meu 12°ano este ano e
estou em dúvida que curso hei de escolher, contudo tenho uma certeza: será na área da saúde e biologia, pois o corpo humano e seu funcionamento sempre me despertou muito interesse.
Interessa-me a área de investigação biomédica ( investigação de curas, tratamentos de doenças,..).
Deparei me com alguns cursos como ciencias biomedicas, farmaceuticas e biotecnologia medicinal mas não sei em qual deles ingressar pois pelas informações que encontro parecem ser todos semelhantes. Se alguem me conseguisse esclarecer cada um destes cursos ficaria extremamente grato!
Olá!
Primeiro de tudo parabéns pela conclusão do teu ensino secundário!
Sou finalista 2018/2019 em Biotecnologia Medicinal e durante of meus três anos de ensino estive a monitorizar os forums da Uniarea para ajudar estudantes com dúvidas. Existe já um post com muita informação que se encontra relativamente atualizado (Biotecnologia Medicinal), caso não fiques esclarecido ou estejas com alguma dúvida não hesites em mandar mensagem, aconselho que tires todas as dúvidas enquanto tens tempo! Boa sorte!

- Maksym

• Like
Reactions: rotiv21

rotiv21

Membro Caloiro
Matrícula
29 Novembro 2018
Olá!
Primeiro de tudo parabéns pela conclusão do teu ensino secundário!
Sou finalista 2018/2019 em Biotecnologia Medicinal e durante of meus três anos de ensino estive a monitorizar os forums da Uniarea para ajudar estudantes com dúvidas. Existe já um post com muita informação que se encontra relativamente atualizado (Biotecnologia Medicinal), caso não fiques esclarecido ou estejas com alguma dúvida não hesites em mandar mensagem, aconselho que tires todas as dúvidas enquanto tens tempo! Boa sorte!

- Maksym
Muito obrigado pela ajuda!! Coloquei biotecnologia medicinal como primeira opção, media de 163.7 , espero conseguir entrar mas não sei se consigo.

• Like
Reactions: Maksym Povkhanych
Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Parece-me que consigas, caso contrário ainda tens um segunda fase! Boa sorte! 🤞

• Like
Reactions: rotiv21

Max o cão polícia

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2019
Curso
Artes visuais
Olá, boa noite!
Bem, sou aluno de artes visuais que acabou de terminar o 11 ano e que vai parra o 12 e não poderia estar mais decepcionado com o curso. Foi para artes visuais devido à parte do desenho que oara mim na altura era um hobby, sem pensar em saídas profissionais, disciplinas ou mesmo o meu futuro. Ora, os testes psicotecnicos, e as minhas notas do secundário ditavam que sem sombra de duvidas em deveria seguir o curso de CT e não de AV mas mesmo assim não quis saber e segui. Resultado, estou num curso que não tem matemática (uma disciplina que eu amo e que sempre me safei de olhos fechados) com discilplinas que não gosto como, história da cultura e das Artes e com poucas saídas profissionais relevantes. Assim, decidi encontrar um curso da área da saúde ou de ciências (cursos que realmente despertam me o interesse) e deparei me com o curso de biotecnologia medicinal no politecnico do porto e parece-me ser o que realmente quero seguir. Assim sendo descobri que aceitavam a prova de matemática b como prova de ingresso e acabei por realizá-la este ano e com pouco esforço e estudo consegui uma nota incrivelmente alta o que com a minha a media já me dá uma média basta considerável para a entrada do curso, mesmo com o aumento previsto este ano.
A minha duvida é a seguinte, sendo um aluno de artes, pode haver algum filtro que me impeça de entrar? Existe preferência regional? (sendo que sou um aluno do sul do país.) O facto de não ter tido discillinas como quimica e biologia poderia me dificultar a minha experiência no curso? Será que deveria estudar esses conteúdos este ano para ir mais preparado ou fazer outras provas de ingresso? (visto que também tinha otimas notas a fq e a ciências)
Agradeço pela a atenção e fico a espera de uma resposta.
Obrigado
~Max

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Loading...
Instituição
Loading...
A minha duvida é a seguinte, sendo um aluno de artes, pode haver algum filtro que me impeça de entrar?
Não, eles só querem saber da média e da PI.

Existe preferência regional? (sendo que sou um aluno do sul do país.)
Se houvesse seria só para alguns distritos do norte, porém, a ESSPorto não oferece preferência regional.

O facto de não ter tido discillinas como quimica e biologia poderia me dificultar a minha experiência no curso? Será que deveria estudar esses conteúdos este ano para ir mais preparado ou fazer outras provas de ingresso?
Olhando para o plano do curso, o mesmo, além de matemática, tem um foco em Biologia e Química (e alguma Física) pelo que não teres conhecimento do que foi dado nos 2 anos dessas disciplinas pode ser bastante limitante para ti, podes fazer os exames nacionais das mesmas se te quiseres testar mas creio sim que devas meter-te a par dessas matérias.

PS: Eu não conheço o curso, apenas vou entrar este ano na universidade.