indecisões quanto ao que devo seguir na licenciatura

Maria0024

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2024
Boa noite, antes de mais queria pedir desculpas pelo que poderão vir a ler. Este texto vai ser um pequeno desabafo do meu grande stress. Bem neste momento acabei o 12 ano, tenho uma boa média e fiz o exame de físico química, matemática e de português. Tenho andado a pensar o que devo seguir agora, e com muita indecisão ainda tenho pensado na área do marketing ou relações internacionais, já que onde sou realmente boa é as áreas relacionadas com línguas e comunicação. Por muito tempo pensei em seguir engenharias, na questão salarial ou algo do género, mas decidi que necessito de gostar do que faço primeiro. Sinto me mais aliviada por esta escolha, mas agora falta outra parte difícil, escolher o curso. Falei com pessoas que me disseram que achavam melhor fazer a licenciatura numa área mais abrangente como gestão ou economia e depois sim tirar o mestrado em marketing, relações internacionais, recursos humanos ou algo do género. Mas nunca me imaginei muito nestas áreas, ou seja, não sei se devia seguir este conselho ou ir por uma saída mais arriscada mas que contudo eu preferisse como ciências da comunicação. Obrigada por me ouvirem, se me conseguirem ajudar agradecia imenso!

Eu acho que faz sentido ires para uma área mais abrangente como gestão ou economia se não souberes ao certo do que gostas mais.
Dou te o meu exemplo que durante algum tempo estive da dúvida se havia de ir para uma gestão mais específica (rh, marketing, etc), mas como não tinha bem noção se era isso que gostava, optei por fazer uma licenciatura em gestão para, durante o curso, tentar perceber qual área me chamava mais a atenção (tendo em conta que em gestão tens cadeiras de diferentes áreas da gestão e aprendes de tudo um pouco).

Se tu já sabes aquilo que gostas mais, que neste caso é cursos voltados para línguas e comunicação, acho que fazias bem em seguires esse caminho. Acho muito importante que gostes daquilo que estás a estudar para que não se torte algo exaustivo e tenhas motivação, até pq se não gostares podes chegar ao ponto de querer desistir do curso (trocar de licenciatura não é o fim do mundo, mas é algo que gostaríamos de evitar, acho 😅)

No entanto, ressalto que, talvez, com uma licenciatura em gestão/economia e depois um mestrado ou pós-graduação numa dessas áreas que citaste, és capaz de vires a receber mais.

Tens de por na balança e veres oq achas mais importante para ti.. o dinheiro ou o gosto por aquilo que estás a estudar na licenciatura?

Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: davis