- Matrícula
- 26 Janeiro 2025
Olá
!!

Neste momento, frequento o 11.º ano de Secundário na vertente de Ensino Artístico Especializado da Música integrado num Curso de Línguas e Humanidades. Isto é, tenho acesso a todas as saídas que teria em Humanidades mas também tenho as da música, não, tendo, porém, as disciplinas de Humanidades em si (História A, Geografia, Macs, ...). Embora esteja nesta vertente, eu não quero escolher um curso da música para o Ensino Superior.
Talvez ainda seja cedo mas eu queria estar já a organizar-me, não por ir influenciar os exames que vou fazer, mas sim porque eu já gostava de ter uma ideia concreta do curso superior.
Os meus gostos variam entre História, Letras (Literatura, Linguística/Gramática, Línguas...), Filosofia e um pouco de artes etc. No caso, eu já fiz muita investigação e se ainda existisse o curso de Filologia em Portugal já teria escolhido. A dúvida mantém-se, contudo. Consegui, após ver todos os cursos de Humanidade e muitos outros da DGES e universidades por Portugal Continental fora, fazer uma lista quase "curta":
Talvez ainda seja cedo mas eu queria estar já a organizar-me, não por ir influenciar os exames que vou fazer, mas sim porque eu já gostava de ter uma ideia concreta do curso superior.
Os meus gostos variam entre História, Letras (Literatura, Linguística/Gramática, Línguas...), Filosofia e um pouco de artes etc. No caso, eu já fiz muita investigação e se ainda existisse o curso de Filologia em Portugal já teria escolhido. A dúvida mantém-se, contudo. Consegui, após ver todos os cursos de Humanidade e muitos outros da DGES e universidades por Portugal Continental fora, fazer uma lista quase "curta":
- História
- História da Arte
- Ciências da Linguagem
- Estudos Portugueses +
- Estudos Portugueses + 1 Língua (e estudo da mesma…)
- Estudos Clássicos
- Estudos Culturais
- Estudos Comparatistas
- Línguas e Literaturas
- Línguas, Literaturas e Culturas
- Literatura e Estudo Interartes
- (Tradução)
Eu ainda tinha visto Estudos Artísticos e também já li muitos nalguns fórums da Uniarea...
Nomeadamente, eu gostaria de saber o que me recomendavam já com o conhecimento que têm. Eu já vi de todos os cursos a baixo os objectivos de cada curso, o plano de estudos e muitas mais coisas, mas continuo sem conseguir decidir. Para verem a gravidade, até pensei em fazer 2 cursos ao mesmo tempo (

Por um lado, caso eu escolhesse um curso relacionado com a Literatura faltaria a vertente mais histórica e intercultural/artes que eu gosto, e ainda a parte gramatical e linguística em certos casos. Por outro, se eu selecionasse História ou História da Arte não teria a gramática e a Literatura. Estudos Clássicos pareceu articular bem, contudo, faltariam muitas partes tanto de Literatura como de Ciências da Linguagem e até de História e História da Arte... (Para não falar dentro da problemática da própria História e História da Arte)
Estudos Portugueses ou com outra língua pareceu-me uma opção viável até ver cursos como Estudos Comparatistas que me chamaram muito à atenção. Ou seja, desta lista, se eu organizasse ficaria assim:
- História, História da Arte;
- Estudos Portugueses; Estudos Portugueses + 1 Língua (e estudo da mesma…); Estudos Clássicos;
- Estudos Culturais; Estudos Artísticos;
- Estudos Comparatistas ou Literatura e Estudo Interartes;
- Línguas e Literaturas (tem mais línguas...) ou Línguas, Literaturas e Culturas;
- Ciências da Linguagem.
Decidir as Universidades parece um mal menor face aos cursos mas recomendações são sempre boas:)...
Muito obrigado a quem tiver paciência para me responder.
Abraço,
Attachments
-
1737902768554.png269 bytes · Visitas: 5
-
1737902768600.png269 bytes · Visitas: 4
-
1737902768514.png269 bytes · Visitas: 3
-
1737902768638.png269 bytes · Visitas: 2
-
1737902768664.png269 bytes · Visitas: 3