Infinidades de Cursos e Indecisão...

Capivaras Fofinhas

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2025

Olá☺️!!​

Neste momento, frequento o 11.º ano de Secundário na vertente de Ensino Artístico Especializado da Música integrado num Curso de Línguas e Humanidades. Isto é, tenho acesso a todas as saídas que teria em Humanidades mas também tenho as da música, não, tendo, porém, as disciplinas de Humanidades em si (História A, Geografia, Macs, ...). Embora esteja nesta vertente, eu não quero escolher um curso da música para o Ensino Superior.
Talvez ainda seja cedo mas eu queria estar já a organizar-me, não por ir influenciar os exames que vou fazer, mas sim porque eu já gostava de ter uma ideia concreta do curso superior.
Os meus gostos variam entre História, Letras (Literatura, Linguística/Gramática, Línguas...), Filosofia e um pouco de artes etc. No caso, eu já fiz muita investigação e se ainda existisse o curso de Filologia em Portugal já teria escolhido. A dúvida mantém-se, contudo. Consegui, após ver todos os cursos de Humanidade e muitos outros da DGES e universidades por Portugal Continental fora, fazer uma lista quase "curta":
  • História
  • História da Arte
  • Ciências da Linguagem
  • Estudos Portugueses +
  • Estudos Portugueses + 1 Língua (e estudo da mesma…)
  • Estudos Clássicos
  • Estudos Culturais
  • Estudos Comparatistas
  • Línguas e Literaturas
  • Línguas, Literaturas e Culturas
  • Literatura e Estudo Interartes
  • (Tradução)

Eu ainda tinha visto Estudos Artísticos e também já li muitos nalguns fórums da Uniarea...
Nomeadamente, eu gostaria de saber o que me recomendavam já com o conhecimento que têm. Eu já vi de todos os cursos a baixo os objectivos de cada curso, o plano de estudos e muitas mais coisas, mas continuo sem conseguir decidir. Para verem a gravidade, até pensei em fazer 2 cursos ao mesmo tempo (🥲).
Por um lado, caso eu escolhesse um curso relacionado com a Literatura faltaria a vertente mais histórica e intercultural/artes que eu gosto, e ainda a parte gramatical e linguística em certos casos. Por outro, se eu selecionasse História ou História da Arte não teria a gramática e a Literatura. Estudos Clássicos pareceu articular bem, contudo, faltariam muitas partes tanto de Literatura como de Ciências da Linguagem e até de História e História da Arte... (Para não falar dentro da problemática da própria História e História da Arte)
Estudos Portugueses ou com outra língua pareceu-me uma opção viável até ver cursos como Estudos Comparatistas que me chamaram muito à atenção. Ou seja, desta lista, se eu organizasse ficaria assim:

• História, História da Arte;
  • Estudos Portugueses; Estudos Portugueses + 1 Língua (e estudo da mesma…); Estudos Clássicos;
  • Estudos Culturais; Estudos Artísticos;
  • Estudos Comparatistas ou Literatura e Estudo Interartes;
  • Línguas e Literaturas (tem mais línguas...) ou Línguas, Literaturas e Culturas;
  • Ciências da Linguagem.

Decidir as Universidades parece um mal menor face aos cursos mas recomendações são sempre boas:)...
Muito obrigado a quem tiver paciência para me responder.
Abraço,

Attachments

• 1737902768554.png
    1737902768554.png
    269 bytes · Visitas: 5
  • 1737902768600.png
    1737902768600.png
    269 bytes · Visitas: 4
  • 1737902768514.png
    1737902768514.png
    269 bytes · Visitas: 3
  • 1737902768638.png
    1737902768638.png
    269 bytes · Visitas: 2
  • 1737902768664.png
    1737902768664.png
    269 bytes · Visitas: 3
  • 1737902768621.png
    1737902768621.png
    269 bytes · Visitas: 2
  • 1737902768566.png
    1737902768566.png
    269 bytes · Visitas: 1
  • 1737902768715.png
    1737902768715.png
    269 bytes · Visitas: 0
  • 1737902768754.png
    1737902768754.png
  • 1737902768534.png
    1737902768534.png
  • 1737902768685.png
    1737902768685.png
  • 1737902768781.png
    1737902768781.png
    269 bytes · Visitas: 4
Boa tarde. Sou licenciada em comunicação social- Criação de Conteúdos e estudante de Línguas Modernas. Na FLUC podes fazer um menor, que é formação de outro curso a complementar o teu curso. Se te interessar, posso-te disponibilizar materiais de cadeiras.

• Like
Reactions: Capivaras Fofinhas
Boa tarde. Sou licenciada em comunicação social- Criação de Conteúdos e estudante de Línguas Modernas. Na FLUC podes fazer um menor, que é formação de outro curso a complementar o teu curso. Se te interessar, posso-te disponibilizar materiais de cadeiras.
Boa tarde😊,

Se lhe fosse possível partilhar o material, agradecia. Muito obrigado.
Em relação à Menor, não sabia que era assim...
Obrigado e boa semana!
Post automatically merged:

Já agora,
Por curiosidade, que línguas escolheu:)?

• Like
Reactions: Joana Antunes
Boa noite. Sim, eu envio por email. Para que email envio?

Escolhi Inglês e Português com Menor em Ciência da Informação. :) Mas podes escolher no que tu quiseres de entre os menores disponíveis.

• Like
  • Like
Reactions: Joana Antunes
se ainda existisse o curso de Filologia em Portugal já teria escolhido.
Não existe sob essa designação, mas tens imensas licenciaturas que são as grandes "herdeiras" daquilo que Filologia foi, em décadas passadas. Essencialmente, a designação foi extinta dos cursos por se compreender que muitas licenciaturas já não abordam quase exclusivamente o estudo da história, literatura e linguística, mas compreendem também aspectos culturais e sociológicos que tornam a designação de "filologia", no entender de quem concebe e designa os cursos, limitadora face ao verdadeiro escopo de estudos que compreendem as chamadas ciências sociais e humanas.

Eu ainda tinha visto Estudos Artísticos e também já li muitos nalguns fórums da Uniarea...
Oiiiiiii!!!! 🤗
o que me recomendavam já com o conhecimento que têm.
Os teus gostos podem variar um bocadinho nos próximos anos e podes afinar um bocado mais os teus interesses, levando-te mais a uns cursos do que a outros. Acho que um dos grandes factores decisórios para ti deve ser se, por exemplo, estás interessado em ser professor do ensino básico e secundário. Se a resposta é sim, há logo uma série de cursos que podes eliminar da lista (byeeeee Estudos Artísticos, por exemplo), pois não dão acesso a esse tipo de carreira e podes escolher um curso um pouco mais abrangente e que te permita no futuro dar aulas. A partir do tipo de objectivos que tiveres torna-se um pouco mais fácil recomendar cursos. Também deves ter em conta os diferentes planos de estudos, tal como a Joana exemplificou; não é por escolheres um curso que o mesmo plano de estudos não te permita teres disciplinas de outras áreas que sentes falta estudar. Eu fiz uma licenciatura em Estudos Artísticos e tive cadeiras de História, Linguística e Filosofia, por exemplo e muitos planos de estudos dentro deste tipo de áreas são interdisciplinares. Alguma dúvida ou curiosidade, dispõe!

• Like
Bom dia,

Muito obrigado!!

De facto, eu não estava a pensar na área do ensino básico e secundário, mas mais nas saídas para áreas como a Edição (eu sei que é um mercado complicado etc...), Investigação, tradução, assessoria artística (gerir património etc.), escrita, linguística/línguas entre outras; professor poderia ser uma delas, mas embora eu me veja a ensinar não é uma área que queira seguir uma vez que existem outros detalhes que gosto mais noutros cursos. Em relação aos Estudos Artísticos qual é a tua experiência? Podes falar um bocadinho sobre? Eu já conheço os pormenores como as saídas, os objectivos, o Plano de Estudos, mas eu gostava realmente de saber como é na prática, o que achaste, quais foram as cadeiras que tiraste.

Muito obrigado de novo🤗

Bom dia,

Muito obrigado!!

De facto, eu não estava a pensar na área do ensino básico e secundário, mas mais nas saídas para áreas como a Edição (eu sei que é um mercado complicado etc...), Investigação, tradução, assessoria artística (gerir património etc.), escrita, linguística/línguas entre outras; professor poderia ser uma delas, mas embora eu me veja a ensinar não é uma área que queira seguir uma vez que existem outros detalhes que gosto mais noutros cursos. Em relação aos Estudos Artísticos qual é a tua experiência? Podes falar um bocadinho sobre? Eu já conheço os pormenores como as saídas, os objectivos, o Plano de Estudos, mas eu gostava realmente de saber como é na prática, o que achaste, quais foram as cadeiras que tiraste.

Muito obrigado de novo🤗
Isso são de facto saídas um pouco complicadas, se for muito sucinta. Não sei exactamente como está o mercado editorial e de tradução, mas assessoria artística conheço alguns colegas que acabaram por arranjar trabalho nessa área (um bocado complicado, não tens grande oferta fora de grandes cidades, muitos empregos são a recibos-verdes e a remuneração não é alta, sendo muitas vezes dentro do salário mínimo ou próximo disso).

Sobre investigação, eu estive até há pouco tempo muito ligada a esse meio e é também super complicado porque os financiamentos nacionais são atribuídos de x em x anos (independentemente da área), estão dependentes até de determinadas afinidades políticas com os governos e é um percurso muito instável. Por exemplo, actualmente o centro de investigação ao qual estou associada não abre bolsas de investigação há uns 2-3 anos e quando abrem as bolsas não constituem contracto de trabalho, então tens muitas exigências a nível do trabalho em si mas não és muito recompensado na remuneração (um licenciando costuma tirar uns 600 euros, um licenciado próximo dos 1000, um mestre/aluno em doutoramento já entra na ordem dos 1200-1300 euros, sendo que estes valores vão subindo um bocadinho consoante aumentos no valor do IAS).

Fui bolseira de investigação durante 2 anos e depois o caminho profissional seria ser financiada pela FCT para tirar o doutoramento, mas a esse ponto achei que a instabilidade desta via estava a deixar-me muito ansiosa e desconfortável, uma vez que precisava efectivamente de trabalhar e ter um salário para pagar contas (quem tenha mais condições financeiras acaba por navegar este trajecto de forma um pouco mais confortável, porque não existe o problema de não ter financiamento). Dos meus colegas de licenciatura, nenhum seguiu investigação e no mestrado apenas um dos meus colegas continuou para o Doutoramento na mesma área. Eu decidi que, por agora, profissionalmente, quero outras coisas, mas evidentemente que não fecho totalmente a porta a que um dia possa investigar, nunca se sabe.

Dito isto, eu gostei muito da licenciatura que tirei e tem um estágio profissional onde podes explorar mais e conhecer os teus gostos, estabelecer contactos, o que é interessante, mas sinto que a nível profissional não é uma licenciatura muito valorizada, independentemente dos resultados que tenhas (acabei com uma média muito alta e tive até num ano bolsa de mérito da faculdade onde estudei com a média mais alta de toda a faculdade; no entanto, não acho que isso me tenha aberto muito mais portas sem ser o caminho instável da investigação - onde, apesar de tudo, não me arrependo de ter ingressado porque acabei por publicar artigos e fui duas vezes a conferencias internacionais... Academicamente senti que era muito valorizada, mas profissionalmente nunca encontrei essa compensação, é a vida). Os meus colegas de licenciatura que prosseguiram estudos a nível de mestrado (eu fui para Estudos de Teatro, mantendo-me na área) acabaram por migrar para cursos noutras áreas, estando alguns deles a trabalhar na área de comunicação. Ou seja, não foi directamente a licenciatura que lhes proporcionou essa carreira.

Quanto a mim, tenho estado fora de investigação, a trabalhar fora da área do curso porque estou num meio mais pequeno, mas a concorrer a concursos de técnica superior adequados para a minha formação (por exemplo, em programação cultural, mas estes concursos são demorados). Em princípio, este ano voltarei a estudar para uma licenciatura mais voltada para ensino e é o único pequeno arrependimento que tenho em relação a escolhas: podia ter originalmente escolhido uma licenciatura com um plano de estudos mais flexível e que me desse essa via, daí ter questionado as tuas opções de carreira. O meu percurso não significa que ninguém seja suficiente e não consiga chegar onde quer; o mercado de trabalho vai flutuando, para melhor ou para pior e depois cada pessoa vale por si e alguns conseguem contactos que lhes levam a um ou outro emprego, outros nem tanto, mas se for algo que queres muito, mais vale estudares algo de que gostas do que forçares-te ao que não queres mesmo.

Dentro do curso em si, o plano de estudos ainda não mudou face ao ano em que me licenciei, então obviamente fiz todas as cadeiras obrigatórias do plano de estudos e dentro das opções condicionadas/opções livres escolhi cadeiras voltadas para a história da arte, dança, algumas de cinema e filosofia. Vou meter em spoiler uma listagem de cadeiras que fiz. Gostei imenso do que estudei, foi mesmo muito interessante e senti-me quase sempre super bem enquanto estudava; podes pedir-me detalhes sobre as cadeiras e profs, se precisares. Mais alguma dúvida, estou ao dispor 🤗

- Antropologia e Artes Performativas
- Cultura Clássica
- Exercícios críticos sobre cultura contemporânea
- História do Cinema
- História do Teatro e do Espectáculo
- A nível de línguas estrangeiras, escolhi a língua inglesa, mas podes escolher dentro de imensas opções caso escolhas a FLUL
- Iniciação À Prática Teatral
- Mimese e Representação
- Métodos e Instrumentos do Trabalho Científico
- Análise do Discurso e Artes Performativas
- Análise do Espectáculo
- Cinema Portugues
- Cinema e Literatura
- Cultura Visual
- Encenação do Teatro Clássico
- Estudos de Performance
- História da Arte Comparada
- História do Teatro em Portugal
- Teatro e Literatura
- Análise Fílmica
- Análise do Texto Dramático
- Correntes da Dança Contemporanea
- Estética
- Filosofia da Arte
- Música e Literatura
- Seminário/Estágio (estagiei no Centro de Estudos de Teatro, num projecto dentro da história das ideias e mais tarde, no mestrado, aproveitei conhecimentos desse estágio para investigar sobre mulheres no teatro em Portugal no início do século XX)
- Sociologia das Artes do Espectáculo
- Teoria e Estética das Artes do Espectáculo

Olá,

Estou muito agradecido por toda a ajuda. Realmente, as saídas que quero são complicadas mas penso que se seguir o que quero mesmo estarei bem... Dentro de algum tempo saberei mais o que quero estudar do que agora... As opções já estão a ficar mais definidas e com a ajuda deste fórum já estou a ter uma ideia mais ou menos concreta. Ainda não sei se quero ficar em Portugal...
Esqueci-me de referir que adoraria trabalhar também numa área cinematográfica mas ainda não tenho a certeza. As opções mais assentes seriam, pelo menos em Portugal:

- Estudos Artísticos, Estudos Comparatistas, Línguas e Estudos Interartes, allgo de artes...
- Eos Clássicos, área de Linguística, literatura, história ...

É muito interessante saber mais sobre a investigação! Desconhecia o seu funcionamento.

As cadeiras que tiraste são mais ou menos as que eu gosto, com algumas variações.
Eu realmente adoro História, Línguas, etc. mas se eu conseguisse uma área "prática" como o ensino, escrita ou algo assim eu estaria incrível! Agora vou investigando tanto em Portugal como no estrangeiro e vou comparar...

Muito agradecido!