Influência das Praxes na vida académica

Status
Não está aberto para novas mensagens.

Miguel Fernandes Pedro

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2019
Boa noite,
Eu tive hoje o meu primeiro dia de praxe no ISCSP e apesar de terem sido super simpáticos simplesmente não foi do meu gosto. Que consequências em termos de vida académica terei se desistir agora.

Obrigado pela atenção.

Boa noite,
Eu tive hoje o meu primeiro dia de praxe no ISCSP e apesar de terem sido super simpáticos simplesmente não foi do meu gosto. Que consequências em termos de vida académica terei se desistir agora.

Obrigado pela atenção.
Pois, para alguns a praxe simplesmente não serve. Pois as "brincadeiras" podem acabar por fugir do controlo e ferir alguém. Não há qualquer problema em não participares na praxe e não deverá haver qualquer consequência no teu percurso acadêmico. Lembra-te que és tu que decides. Força e não tenhas medo, vai em frente nesta nova fase da tua vida.😄

Última edição:
Boa noite,

Obrigado pela atenção.
Nenhuma mesmo... se não quiseres frequentar a praxe estás no teu direito, podes não ter interesse. Normalmente quem não participa na praxe , é logo considerado "anti praxe"(infelizmente) por quem pratica... mas eu por exemplo não tenho interesse na praxe e não me identifico com as atividades praticadas, e por essa razão não frequento a praxe. O meu percurso é igual ou tão melhor indo ou não à praxe... não é a praxe que me traz 9.5s xD

Mas a duração de cada é que? 1 hora 2 hora +-
Aqui em caloira já tive umas rapidinhas mesmo meia hora antes de frequências porque ninguém tem tempo, umas que se prolongam desde manhã até de tarde (com hora de almoço, não tenham fome plz) ou que duram várias horas à noite até quase à 00:00 (leia-se: 23:50+).

Temos de escolher a madrinha/padrinho até quando? Até a latada ou até a queima?
Como supostamente se escolhe alguém com a qual temos confiança não creio que deve haver qualquer tipo de obrigatoriedade em relação ao tempo que se demora na escolha. No ano passado perto da latada um grupo de outros anos ofereceu-se para fazer as minhas vestes para o cortejo caso ainda não tivesse escolhido. Não sei se existem regras destas no teu curso / instituição mas caso sim a melhor recomendação que dou não sentir pressão para isso e não ver o que está escrito como algo que trás algum tipo de desgraça se não for seguido (até porque sejamos honestos, há pessoas que vão à pressa e acabam por nem falar com os padrinhos o tempo todo...).

• Like
Reactions: pdrjs and amarga
Olá. :) eu gostava de perceber se o facto de desistir da praxe me vai “impedir” de participar na latada ou de ter uma madrinha

Mas a duração de cada é que? 1 hora 2 hora +-

conheço pessoas que já tiveram praxe de mais de 24h
acho que o máximo que tive foram umas 6 ou 7 horas porque houve uma espécie de jantar de comissão de praxe

Olá. :) eu gostava de perceber se o facto de desistir da praxe me vai “impedir” de participar na latada ou de ter uma madrinha
Podes pedir a alguém para ser tua madrinha à vontade, nada te impede disso. :)
Quanto à latada, honestamente não sei se é praxista ou não. Eu optei por não ir, já que o pessoal da praxe é que andou a tratar de tudo, a arranjar e a pintar as latas, etc., daí achar que me ia sentir mal se fosse. Mas fui ao cortejo na mesma por exemplo, muito fixe!!! Dos melhores dias que a faculdade me deu. 😍🥳

• Like
Reactions: pdrjs and amarga
Pessoal como funciona a latada em Coimbra?

Cortejo ou festas? Quanto ao cortejo marcam um ponto de encontro e hora com o pessoal do curso, encontram-se antes com quem quer que esteja a fazer os vossos fatos, vão ao local, colocam as latas nos pés e depois é seguir aquela gente toda até ao Mondego para o baptismo. Ainda durou mais horas do que estava à espera. Alguém do teu curso deve conseguir esclarecer-te melhor.

Tanto quanto sei sim (edit: sim no sentido de 'podes', se calhar tornei isto muito confuso...). Isto é tudo um bocado confuso e nem sei se vou explicar bem mas percebam que há uma diferença entre 'praxes de gozo ao caloiro', as actividades que sabemos onde se juntam e tal, e 'Praxe', que se refere às relações de hierarquia e ao protocolo a adoptar em certas actividades* e no uso do traje. Tanto quanto sei uma pessoa pode perfeitamente juntar-se a festividades e ter padrinhos sem que para isso tenha de ir às praxes de gozo.

* Por exemplo, o Código da Praxe não tem regras sobre as actividades das 'praxes' alem dos limites que não devem ultrapassar (ex: pintar caloiros).

Editado por um moderador:
Ninguém te impede de nada mas não achas que não faz sentido? Vais a eventos praxisticos onde cantam músicas que nunca ouviste, fazem coisas que nunca vistes, com colegas da praxe que não tens confiança.
Nada nem ninguém te impede seja do que for mas tens de pensar que não pertencer a algo tem as suas consequências (não digo consequências do fim do mundo simplesmente a experiência provavelmente não será igual à de alguém que pertence a praxe)

Status
Não está aberto para novas mensagens.