Informática e Gestão de Empresas vs Ciência de Dados vs Finanças

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

JoaoBento02

Membro Caloiro
Matrícula
4 Março 2019
Olá a todos!!
Gostaria de saber qual dos cursos referidos acima oferece melhor perspetiva em termos de empregabilidade - IGE ou Ciência de Dados no ISCTE, ou Finanças no ISEG (ou mesmo no ISCTE, não sei qual o melhor sinceramente).
Gostaria de ingressar em ciência de dados mas como o curso abriu o ano passado ainda não há muita informação, o que me assusta um pouco...
Agradeço desde já a quem possa ajudar!!

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Olá a todos!!
Gostaria de saber qual dos cursos referidos acima oferece melhor perspetiva em termos de empregabilidade - IGE ou Ciência de Dados no ISCTE, ou Finanças no ISEG (ou mesmo no ISCTE, não sei qual o melhor sinceramente).
Gostaria de ingressar em ciência de dados mas como o curso abriu o ano passado ainda não há muita informação, o que me assusta um pouco...
Agradeço desde já a quem possa ajudar!!
Eu sou aluno de Ciência de Dados e tens este post que fala um pouco do curso: ISCTE - Nova licenciatura Ciência de Dados

Quanto à empregabilidade, não existem dados relativos a isso mas os profissionais nesta área são cada vez mais procurados pelas empresas/instituições.

Quanto a IGE, é um curso que junta a informática com a gestão. A taxa de empregabilidade foi de 100% no inquérito realizado este ano.

Quanto a finanças, não sei mas ambas as universidades são boas na área da economia e gestão.

O facto do curso ser novo acho que não te deve assustar, a grande maioria das pessoas pioneiras do curso não está insatisfeita e acredita no potencial do curso. Pesquisa um pouco sobre o que é a Ciência de Dados (o que é, os tipos de trabalho que se podem exercer na área, etc...) e vê se te interessa.

O importante é achar o que é melhor para ti. Os 3 cursos são bastante diferentes (IGE tem algumas cadeiras parecidas às nossas mas ainda assim difere um pouco do nosso) e portanto compara os planos de estudo e vê o que mais te interessa.

Qualquer dúvida sobre o curso manda mensagem!

sandra.silva

Membro
Matrícula
2 Agosto 2020
Boa noite!'
Estou a pensar candidatar-me a esta licenciatura. Existe uma grande carga de trabalho em todas as cadeiras?
Já trabalho (se entrar será a minha segunda licenciatura) e estou a ponderar o ensino em pós-laboral.
Obrigada,

• Like
Reactions: João Júlio

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Boa noite!'
Estou a pensar candidatar-me a esta licenciatura. Existe uma grande carga de trabalho em todas as cadeiras?
Já trabalho (se entrar será a minha segunda licenciatura) e estou a ponderar o ensino em pós-laboral.
Obrigada,
Boa noite! Penso que estejas a falar em Ciência de Dados.

De uma forma geral, as cadeiras exigem trabalho mas acho que é possível conciliar as duas coisas (trabalho e estudo). Existem pessoas tanto em diurno como eu pós-laboral que trabalham, por isso penso que também consigas.

sandra.silva

Membro
Matrícula
2 Agosto 2020
Boa noite! Penso que estejas a falar em Ciência de Dados.

De uma forma geral, as cadeiras exigem trabalho mas acho que é possível conciliar as duas coisas (trabalho e estudo). Existem pessoas tanto em diurno como eu pós-laboral que trabalham, por isso penso que também consigas.
Sim sim, é mesmo ciência de dados. Venho de um mestrado em engenharia. Contudo, a minha área de trabalho é em IT e, portanto, queria adequar a minha formação. Obrigada!

• Like
Reactions: João Júlio
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Tomás_Santos Sessão de Boas Vindas - Núcleo de Estudantes de Tecnologias - ISCTE - Informática e Gestão de Empresas Ciências Económicas e Empresariais 0
P Gestão vs Informática e Gestão de Empresas Ciências Económicas e Empresariais 0
M ISCTE Informática e Gestão de Empresas ISCTE - diurno vs pós-laboral ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
ACasal Tecnologias de Informação vs Engenharia Informática vs Informática e Gestão para Empresas Tecnologias 2
T Eng. Informática vs Informática e Gestão de Empresas vs Eng de Telecomunicações e Informática Tecnologias 5
Gonçalo Informática e Gestão de Empresas - ISCTE Tecnologias 32
millenafs27 UMinho Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação vs. Engenharia Informática Universidade do Minho 2
M Eletrotecnia ou Informática de Gestão? Tecnologias 0
R UAb Matemática aplicada á gestão vs. Eng informática Universidade Aberta 0
luismmcorreia Informática de Gestão Tecnologias 0
Cláudia Rosalino De Eng. Informática para Gestão? Arquivo 1
Cláudia Rosalino Eng. Informática / Audiovisual e Multimédia / Gestão Arquivo 1
Cláudia Rosalino Audiovisual e Multimédia vs Engenharia Informática vs Gestão Arquivo 1
Cláudia Rosalino Engenharia Informática vs Gestão vs Audiovisual e Multimédia Ensino Superior 14
J Engenharia Informática VS. Engenharia e Gestão Industrial Tecnologias 9
Fábio Henriques ULHT Informática de Gestão Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
M Informática de Gestão - IPB vs. IPC Tecnologias 3
Ricardo Luís É física de 12ºano importante para engenharia informática do IST? Tecnologias 4
D Apontamentos em Engenharia Informática Tecnologias 0
Franciisco_Santos Engenharia informática universidade vs politécnico Tecnologias 1
G Cursos que compartilhem cadeiras com engenharia informática Tecnologias 3
Tomás_Santos Sessão de Boas vindas - Núcleo de Estudantes de Tecnologias - ISCTE - Engenharia Informática - Engenharia de Telecomunicações e Informática Tecnologias 0
M ISEP Caloiros Engenharia Informática ISEP 2020/2021 Instituto Politécnico do Porto 1
J ISCTE ou ISEP engenharia informática Tecnologias 2
G UPT Informática- Licenciatura Universidade Portucalense 0
J Eng. Informática Coimbra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
J Caloiros Engenharia Informática FCUL Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 111
J Curso Eng. Informática Mudança Par/Instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Dúvida sobre mestrados (Segurança Informática) Tecnologias 3
C Engenharia Informática e Multimédia ou Engenharia Informática e de Computadores? (ISEL) Tecnologias 5
D ULusíada Matéria de Engenharia Informática do 1º ano Universidade Lusíada 0
G Engenharia Informática - Linux - Dual-Boot Ou Virtual Machine Tecnologias 2
Artur Putyato Engenharia Informática vs Engenharia de Software Tecnologias 7
S Ano Zero em engenharia informática Ensino Superior 3
Rodrigoofig Engenharia informática em Aveiro Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 2
M CTeSP RSI dificuldades e equivalências Eng Informática Tecnologias 0
Imthepantaloon_ Mudança Curso Eng. Informática UM Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
J FEUP Candidatos Engenharia Informática e Computação FEUP 2020/2021 Universidade do Porto 1
gmcgs ISCTE Caloiros Engenharia informática ISCTE 2020/2021 ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 42
S Melhores politécnicos para Engenharia Informática? Tecnologias 0
A Mudança de instituição Santarém->ISEL Informática Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
G UMinho Matemática (e Computação) vs Engenharia Informática Universidade do Minho 3
F Engenharia Informática: FCT vs FCUL Tecnologias 0
Gonçalo_Almeida_911 Engenharia informática - Caderno ou tablet Tecnologias 6
D CTeSP Informática Tecnologias 0
turtlebig Informática - ISMAI ou Portucalense? Tecnologias 0
J Transferência para Engenharia Informática no IST Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Engenharia Informática: FEUP ou ISEP Tecnologias 16
J FEUP FEUP Eletrotécnica vs ISEP Informática Universidade do Porto 1
J ISEP FEUP Eletrotécnica vs ISEP Informática Instituto Politécnico do Porto 0