Informações erradas sobre médias?

rfdomingues

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2017
Boas a todos pessoal. Estou aqui para partilhar uma situação complicada que se está a passar comigo e a pedir a vossa opinião em relação à mesma.

Antes de começar a explicar a situação em si, deixo-vos algumas informações que vão ser necessárias tomar em conta...
Meu secundário:

- Curso de Técnico de Informática de Gestão (Matemática A mas m(u)ito diferente da dos alunos de ciências)
- Média final de 18 valores (3 anos)
- Nota da PAP foi 19
- Média do estágio foi 19

Exames Nacionais:
Em 2016:
- Português com 9 valores (não estudei nada)
- Matemática A com 4 valores
Em 2017:
- Português 1ª fase 8,5 valores (não estudei nada)
- Matemática A 1ª fase 8,5 valores
- Matemática A 2ª fase 12,5 valores

A situação é a seguinte... Em 2016, estava a acabar o meu 12º ano, e queria fazer os exames nacionais para poder ingressar na universidade ( como desde o 9º ano queria e todos os meus professores sabiam ), e como tal, informei-me sobre o que precisava fazer... Como eu era do ensino profissional, tinha que fazer o exame de Português e as provas de ingresso no curso que queria entrar. O que vão ler a seguir foi-me dito diretamente pelo diretor da minha escola secundária:

Tens que fazer o exame de Português e o de Matemática A, mas o de Português não vai alterar nada na tua nota mesmo que tenhas 1, só tens que o fazer porque és do profissional e o regulamento diz que tens que o fazer.
Eu fiz os exames, e como me correram mal, este ano voltei a tentar. Ao longo deste ano, estive a preparar-me exclusivamente para matemática para poder passar no exame, visto que não tive a Matemática necessária que é dada em 3 anos. Este ano, voltou a repetir, tanto na secretaria como o diretor, dizerem-me que não mudava nada na média. Então, eu voltei a fazer os exames, e este ano como me correram melhor, estava todo contente, até sair a minha ficha ENES.

Quando foi lançada, a minha ficha ENES dizia que a minha média final do secundário era de 15,8 e não 18. Achei isso estranho e fui pesquisar sobre isso...

Guia Geral de Exames 2017 | Guia

Neste link vi que (no ponto 18 e no 21) os alunos do profissional são avaliados de forma diferente dos alunos de ciências e humanidades, sendo que para eles a nota dos exames conta 30% para a nota final da disciplina do mesmo, e para os do profissional a média dos exames vale 30% na nota final do curso, ou seja, em vez de ter baixado umas 5 ou 6 décimas na minha nota final, baixou quase 2,5 valores, e tudo isto por uma má informação dada pelos professores do secundário.

Tendo ocorrido isto, e com a média de 15,8 sendo a minha média final do secundário, e ainda fazendo percentagem com a nota das provas de ingresso para os cursos nas universidades, a minha média não é suficiente para entrar para o que quero, onde quero. Aliás, não é suficiente para entrar em quase lado nenhum no país em que o curso em questão seja decente.

Quando falei disto na escola, o que me disseram foi simplesmente que sim, o exame de português valia, que sim, a minha média final era 15,8 e que se achava algo mal, para ligar para o DGES ( que achei estranho, o DGES não tem nada a haver com isso ). Ainda assim eu liguei para o DGES e dizem para perguntar na escola que eles não sabem de nada disso, visto que não têm nada a haver. E nesta do empurra empurra, ando eu no meio sem saber por que caminhos me meter ou o que fazer em relação a isto...

Em resumo de tudo, fui mal informado pela parte dos professores do secundário ( inclusive diretor do mesmo ) e à pala disso não consigo aceder ao ensino superior para o curso pretendido...

O que têm a dizer sobre isto? Quais as vossas opiniões?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @rfdomingues
O que têm a dizer sobre isto? Quais as vossas opiniões?
Tenho conhecimento de situações como a tua desde que fundei o Uniarea, infelizmente. Os alunos do ensino profissional tipicamente não recebem qualquer informação sobre as condições de acesso, e muitas das que recebem nas suas escolas, que como não realizam exames acabam por não estar tão informadas, não são as mais precisas.

Atualmente o mais típico é casos como o teu, dizem que têm de fazer 2 exames obrigatórios, mas não conseguem explicar porque e qual é a influência na nota. Como se pode ver nas dúvidas colocadas, só aquando da emissão da ficha ENES é que começam a questionar e a perceber onde é que as notas dos 2 exames entram. Quando as regras mudaram em 2015 nem sequer diziam isto. Recebi vários pedidos desesperados de ajuda de alunos e pais que foram pedir a ficha ENES, e só nessa altura perceberam que deveriam ter realizado obrigatoriamente o exame nacional de português para concorrer. Já não puderam fazer nada. Ficaram um ano parados por falta de informação. Diria que facilmente ficaram centenas de estudantes de fora nesse ano por não cumprirem as regras.

O governo no ano passado disse que o ensino profissional seria a grande aposta no que ao crescimento dos alunos no ensino superior diz respeito, mas na minha opinião continua a ser feito um trabalho muito medíocre na informação de quais é que são as suas opções, e como funciona o acesso a cada uma delas. De nada serve criar oferta adequada e formas de acesso específicas se essa informação não chega à maioria dos alunos, ou não chega da melhor forma.

Felizmente acho que o Uniarea tem tido um papel relevante nesta matéria, quer através de artigos como este, um dos mais lidos e comentados desde o lançamento do projecto, e pela grande participação nos tópicos de dúvidas do ensino profissional.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
S Informações Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
G IST Informações sobre os Cursos do IST da ULisboa Universidade de Lisboa 2
R UC Informações prazos Mestrados Universidade de Coimbra 1
Ângela0104 É hoje que o primeiro ministro avança mais informações quanto às aula presenciais dos 11º e 12º anos? Ensino Secundário 3
NeiaJ Tradução - Informações sobre a ULisboa e a Nova de Lisboa Humanidades, Secretariado e Tradução 6
davis Informações-Prova 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 321
Leonardo Camargo Ferreira Mudança na dinâmica de horários da FLUP + informações do curso de Sociologia e de outros da FLUP Ciências Sociais e Serviços 3
Mariiaaa Eu estou a precisar de informações sobre especialização em astrofísica em Portugal Ciências 8
A Informações-Prova 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 84
S Informações dos exames 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
G Informações de alguns Exames Nacionais 2018-2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 58
Raamagi27 Informações sobre exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Informações gerais do curso Concurso Nacional e Locais - Público 1
V UMinho Informações sobre Campus de Azurém Universidade do Minho 28
D Privado - informações sobre médias Concursos Institucionais – Privado 9
Ana Noronha Informações-Prova Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
sam_mukka Informações Prova - 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 201
Hiperd00 Quando é que saem as informações prova 2018? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
S Bioengenharia - Informações sobre o curso? Tecnologias 118
JoanaLima Informações-Prova 2017 (atualizado) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 549
cersux Dúvida sobre o acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 10
J Dúvida urgente sobre ingresso no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 7
G Dúvida urgente sobre as novas medidas de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
lenadias Soluções de ficha sobre o Sarau da Trindade para o manual "Entre nós e as palavras 11" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Dúvida sobre a média interna e exames! Ensino Secundário 1
deltabit Algumas questões para debate sobre trabalho, salário e futuro Geral 0
A Discussões sobre Sexualidade, Identidade de Género e Transexualidade Geral 215
G Dúvida sobre exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Dúvida sobre classificação final da disciplina e exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
disruptedmind Alguém tem PowerPoints ou resumos sobre o estado-nação? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
F trabalho sobre o filme Ágora Ensino Secundário 7
D Dúvida sobre as aulas presenciais Ensino Secundário 2
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
BananaPower UC Sobre Declaracao de Pagamentos Universidade de Coimbra 1
P Duvida sobre o ensino recorrente Ensino Secundário 2
C Dúvidas sobre acesso ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
F Dúvida sobre o secundário Ensino Secundário 3
T Debate sobre as Melhorias no Parlamento Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
C Dúvidas sobre Design - Porto Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
C Petição sobre as novas medidas do governo Ensino Secundário 15
Rutemarques2002 Dúvida sobre as aulas presenciais para o ensino secundário Ensino Secundário 18
C Dúvida sobre o Politécnico Ensino Superior 3
S algumas duvidas sobre cursos do ensino superior (conselhos) Ensino Superior 4
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
S Manuais Ciências 8.º Ano / Materiais sobre ecossistemas Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
M FPCEUC Dúvida sobre ECTS Universidade de Coimbra 2
I Sistema Nervoso (dúvidas sobre cursos) Saúde 1
M Questao sobre o valor das bolsas Bolsas e Residências 2
Z Dúvida sobre a minha média Ensino Secundário 3
martinnnnnnnns duvida sobre a media Ensino Secundário 0