Informações gerais sobre o acesso ao ensino superior 2022/2023

Gustavo Vale

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2021
Olá, eu acabei o ensino secundário em 2019 (há 3 anos) e pretendo candidatar-me novamente ao ensino superior este ano letivo 2022/2023 (já estive noutros cursos superiores mas nunca cheguei a acabar nenhum. De momento não me encontro inserido no ensino superior). Creio que para fazê-lo terei que me candidatar através do concurso nacional (creio que não estou abrangido por nenhum outro concurso como por exemplo maiores de 23, mudança de par/instituição, etc.). No entanto estou um bocado alheado porque não estou dentro dos timings em que é preciso fazer cada coisa e já não me lembro muito bem como é o processo e como devo fazer... não pretendo realizar exames este ano, simplesmente quero a ficha ENES e as credenciais de acesso ao site da DGES para me poder candidatar. Dito isto, alguem me consegue relembrar como devo proceder (os passos) e os prazos em que tenho que fazer cada coisa? Já agora, ouvi dizer que as provas de ingresso iam passar de um prazo de validade de 2 anos para 4 anos já este ano letivo, confirma-se?

Solução
Olá, eu acabei o ensino secundário em 2019 (há 3 anos) e pretendo candidatar-me novamente ao ensino superior este ano letivo 2022/2023 (já estive noutros cursos superiores mas nunca cheguei a acabar nenhum. De momento não me encontro inserido no ensino superior). Creio que para fazê-lo terei que me candidatar através do concurso nacional (creio que não estou abrangido por nenhum outro concurso como por exemplo maiores de 23, mudança de par/instituição, etc.). No entanto estou um bocado alheado porque não estou dentro dos timings em que é preciso fazer cada coisa e já não me lembro muito bem como é o processo e como devo fazer... não pretendo realizar exames este ano, simplesmente quero a ficha ENES e as credenciais de acesso ao site...

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, eu acabei o ensino secundário em 2019 (há 3 anos) e pretendo candidatar-me novamente ao ensino superior este ano letivo 2022/2023 (já estive noutros cursos superiores mas nunca cheguei a acabar nenhum. De momento não me encontro inserido no ensino superior). Creio que para fazê-lo terei que me candidatar através do concurso nacional (creio que não estou abrangido por nenhum outro concurso como por exemplo maiores de 23, mudança de par/instituição, etc.). No entanto estou um bocado alheado porque não estou dentro dos timings em que é preciso fazer cada coisa e já não me lembro muito bem como é o processo e como devo fazer... não pretendo realizar exames este ano, simplesmente quero a ficha ENES e as credenciais de acesso ao site da DGES para me poder candidatar. Dito isto, alguem me consegue relembrar como devo proceder (os passos) e os prazos em que tenho que fazer cada coisa? Já agora, ouvi dizer que as provas de ingresso iam passar de um prazo de validade de 2 anos para 4 anos já este ano letivo, confirma-se?
Olá.
Se não pretendes fazer exames, é porque fizeste nos últimos dois anos, certo? Os teus exames de 2019 já não são válidos como provas de ingresso.
As datas ainda não são conhecidas.
Na altura, fazes o pedido de senha no site da DGES e entregas o comprovativo na plataforma do Júri Nacional de Exames. É também na plataforma do Júri Nacional de Exames que pedes a tua ficha ENES. Preenches uma inscrição para os exames assinalando o campo próprio para o teu caso.

Solução