Informações-Prova 2017 (atualizado)

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Mas qualquer pessoa apta para receber preferência regional recebe essa vantagem?
E eu só posso escolher 1 opção com preferência regional certo?
nem todos os cursos têm PR e, mesmo que concorras a um curso com preferência regional, se antes desse puseres um curso sem PR, já não podes usufruir da PR.
Mas podes pôr várias opções com PR :)
Tudo bem explicadinho aqui: Preferência Regional | Uniarea :)

Gostaria de pedir uma opinião, estou indecisa entre fazer o exame de história b ou filosofia mas não sei nada de nenhuma das disciplinas porque como estou em ciências nao tenho história e a minha stora de filosofia não dá matéria. Vou ter que estudar por fora e ter explicações, qual será mais fácil de tirar boa nota? História b é matéria idêntica à do básico? Aguarda resposta

Gostaria de pedir uma opinião, estou indecisa entre fazer o exame de história b ou filosofia mas não sei nada de nenhuma das disciplinas porque como estou em ciências nao tenho história e a minha stora de filosofia não dá matéria. Vou ter que estudar por fora e ter explicações, qual será mais fácil de tirar boa nota? História b é matéria idêntica à do básico? Aguarda resposta
Depende de que curso pretendes seguir (apesar de ter um palpite :p), mas acho que filosofia é mais vantajoso porque no caso de tirares boa nota no exame sobes a tua média interna :)

Olá, estou a pensar em concurrer como aluna externa aos exames de BG e de inglês, no entanto eles são no mesmo dia a mesma hora!
Como devo proceder para fazer os 2 exames?
Muito obrigada

Olá @Sónia Sousa
Olá, estou a pensar em concurrer como aluna externa aos exames de BG e de inglês, no entanto eles são no mesmo dia a mesma hora!
Como devo proceder para fazer os 2 exames?
Deves fazer obrigatoriamente na 1ª fase o exame da disciplina que estiveres a frequentar como interna (se for o caso) e o outro na 2ª fase de exames. Excepcionalmente, o exame da 2ª fase pode ser utilizado na 1ª fase de candidaturas como prova de ingresso neste caso.

Olá @Sónia Sousa

Deves fazer obrigatoriamente na 1ª fase o exame da disciplina que estiveres a frequentar como interna (se for o caso) e o outro na 2ª fase de exames. Excepcionalmente, o exame da 2ª fase pode ser utilizado na 1ª fase de candidaturas como prova de ingresso neste caso.
Obrigada pelo esclarecimento.
Só me restou outra dúvida, é necessário alguma nota durante a inscrição nos exames de que ocorre sobreposição de exames ou faço a inscrição normalmente?
Obrigada

Só me restou outra dúvida, é necessário alguma nota durante a inscrição nos exames de que ocorre sobreposição de exames ou faço a inscrição normalmente?
Fazes a inscrição normalmente.

Depende de que curso pretendes seguir (apesar de ter um palpite :p), mas acho que filosofia é mais vantajoso porque no caso de tirares boa nota no exame sobes a tua média interna :)
Bem o curso ao certo ainda nao sei mas quero-me candidatar a algo relacionado com a área de humanidades:direito, jornalismo, ciências da comunicação ou algo do género e maior parte pede história A ou B português ou filosofia, eu obrigatoriamente terei de fazer o exame de português no 12 mas nao queria apenas ter uma prova de ingresso pois apesar de ser boa aluna a português sofro um pouco de ansiedade e nao quero por o meu futuro a 'depender' daquele exame pois pode nao correr como esperava. Eu este ano vou a FQ A e BG mas quero ir a um terceiro exame que não me contará para média e estou indecisa entre história B e filosofia, já ouvi diversas opiniões e nao sei mesmo o que fazer! Por um lado história pode ser mais facil pelo facto de ter algumas bases do básico e pela facilidade que tenho em decorar e por outro lado tenho medo de estar enganada e muita gebte diz que eu iria gostar da disciplina de filosofia e talvez fosse vantajoso para mim ir a exame.

Bem o curso ao certo ainda nao sei mas quero-me candidatar a algo relacionado com a área de humanidades:direito, jornalismo, ciências da comunicação ou algo do género e maior parte pede história A ou B português ou filosofia, eu obrigatoriamente terei de fazer o exame de português no 12 mas nao queria apenas ter uma prova de ingresso pois apesar de ser boa aluna a português sofro um pouco de ansiedade e nao quero por o meu futuro a 'depender' daquele exame pois pode nao correr como esperava. Eu este ano vou a FQ A e BG mas quero ir a um terceiro exame que não me contará para média e estou indecisa entre história B e filosofia, já ouvi diversas opiniões e nao sei mesmo o que fazer! Por um lado história pode ser mais facil pelo facto de ter algumas bases do básico e pela facilidade que tenho em decorar e por outro lado tenho medo de estar enganada e muita gebte diz que eu iria gostar da disciplina de filosofia e talvez fosse vantajoso para mim ir a exame.
Mesmo assim, ao ires como externa ao exame de Filosofia, como é uma disciplina da tua formação geral, se tiveres mais no exame do que na tua classificação final de frequência, sobes :)
Exemplo: acabas a disciplina com 14 se tiveres 16 no exame ficas com 16 a Filosofia

Mesmo assim, ao ires como externa ao exame de Filosofia, como é uma disciplina da tua formação geral, se tiveres mais no exame do que na tua classificação final de frequência, sobes :)
Exemplo: acabas a disciplina com 14 se tiveres 16 no exame ficas com 16 a Filosofia
Pois mas será um pouco difícil subir no exame tendo em conta que tenho 20, mas a matéria é acessível?

Olá malta!
Há por aqui alguém de Letras?
Aparentemente, depois de algum tempo, voltarão a ser avaliados no exame conhecimentos sobre civilizações clássicas. :P

Olá a todos ;

Meu ensino secundário se deu todo no Brasil e sou deveras desacostumado com as formas de ingresso practicadas em Portugal, por isto perdoai se digo qualquer asneira. Intenciono estudar Economia, e pelo que compreendi, somente é necessário um exame (Matemática A) ? Se eu desejar realizar outros (tais como inglês ou história A), isso poderá impactar de alguma forma na nota obtida em matemática? Qual ano devo escolher (nono ano, décimo segundo,etc) ? E, por fim, é possível que eu realize minha inscrição sem residir em Portugal?

Desculpai o número de questões. Já pesquisei bastante mas não encontrei resposta conclusivas. Obrigado!

Olá @Marcelo Amaro
Intenciono estudar Economia, e pelo que compreendi, somente é necessário um exame (Matemática A) ?
É possível, isso pode variar conforme a instituição de ensino superior em causa.
Se eu desejar realizar outros (tais como inglês ou história A), isso poderá impactar de alguma forma na nota obtida em matemática?
Não.
Qual ano devo escolher (nono ano, décimo segundo,etc) ?
O exame nacional avalia todos os anos da disciplina.
E, por fim, é possível que eu realize minha inscrição sem residir em Portugal?
A inscrição é realizada diretamente com uma escola secundária que realize os exames nacionais, pelo que terás de ver isto com a escola em causa.

Boa tarde,
Relativamente ao exame de Inglês (550), este é exatamente à mesma hora que o exame de Economia A (edit: em ambas as fases). É possível que, não podendo realizar o exame de Inglês na 1a fase, o realizado na 2a fase seja válido para a 1a fase de candidaturas?
Muito obrigada :)

Editado por um moderador:
  • Like
Reactions: RMoon99
Olá @LeonorRodrigues15
É possível que, não podendo realizar o exame de Inglês na 1a fase, o realizado na 2a fase seja válido para a 1a fase de candidaturas?
É possível, sim, existe uma excepção nesse sentido. Deves realizar na 1ª fase o exame da disciplina em que estiveres como interna.

• Like
Reactions: Deleted member 5277
Boa tarde! Estive a ver as informações prova do exame de Literatura Portuguesa e fiquei coma sensação de que a composição seria cotada em 8valores. Estou errada? Não será demasiado?! Obrigada

Status
Não está aberto para novas mensagens.