Informações-Prova 2017 (atualizado)

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Boa tarde! Estive a ver as informações prova do exame de Literatura Portuguesa e fiquei coma sensação de que a composição seria cotada em 8valores. Estou errada? Não será demasiado?! Obrigada
Não estás errada, segundo as informações da prova, são mesmo 8 valores.

Olá,

se eu fizer um exame de Português, por exemplo, sendo que estudei no estrangeiro e tenho são as equivalências, como é que calculo o CIF e tudo isso, para saber ao certo a media que terei no final?

Olá @itsanaferreira
se eu fizer um exame de Português, por exemplo, sendo que estudei no estrangeiro e tenho são as equivalências, como é que calculo o CIF e tudo isso, para saber ao certo a media que terei no final?
A tua nota de candidatura será composta pela nota equivalente do teu curso do secundário e a nota dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso.

Podes apenas melhorar a componente das provas de ingresso repetindo os exames nacionais.

Acho injusto :disappointed: O meu caso, pelo menos, tenho 15 de media do secundário, e fiz exame de espanhol e tirei 179. A minha media final foi 16, e entrei na minha terceira opção, apenas.

Acho injusto :disappointed: O meu caso, pelo menos, tenho 15 de media do secundário, e fiz exame de espanhol e tirei 179. A minha media final foi 16, e entrei na minha terceira opção, apenas.
A alternativa passaria por fazeres cá um novo curso equivalente ao secundário em que pudesses ter uma melhor nota.

Bom dia, será que alguém me poderia informar da validade dos exames?
Já me disseram que era de 2 anos, pesquisei e encontrei que eram de 3, ou seja, para o próprio ano e para os 2 anos seguintes.
Mas gostava de saber até que ponto posso usar os exames do 11º que fiz no ano letivo de 2014/2015 no próximo ano letivo (isto porque apesar de ter entrado na minha primeira opção não gostei do curso e pretendo mudar)
Obrigada

Olá @AnaPaula Carvalho
será que alguém me poderia informar da validade dos exames?
Já me disseram que era de 2 anos, pesquisei e encontrei que eram de 3, ou seja, para o próprio ano e para os 2 anos seguintes.
A validade é de 2 anos, o que implica que podem ser utilizados em 3 candidaturas, a do ano de realização do exame e nas 2 seguintes.

ok peço imensa desculpa, agora que vejo a minha questão não foi de todo bem formulada ! o que eu queria perguntar era se seria mais vantajoso candidatar-me através do concurso nacional
Ana, podes fazê-lo de ambas maneiras ao mesmo tempo. Podes pedir transferência E candidatar-te pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior. Pessoalmente, recomendo que faças as duas - não tens nada a perder.

• Like
Reactions: davis
Boa noite, eu terminei o ensino secundário em 2016 e, estou neste momento a frequentar o 1ºano de faculdade,no entanto queria repetir um exame ao qual obtive aprovação e, como tal conclui a disciplina. No entanto, queria melhorar simplesmente a minha nota. A minha dúvida é até quando me posso inscrever, quanto tenho de pagar para me inscrever e se tenho de me inscrever/realizar o exame na escola onde terminei o 12ºano ou se posso fazer numa das escolas de onde estou a estudar? E em relação à nota, se eu tiver negativa no exame a minha nota final mantêm-se (15) ou fica negativa? Ou se por exemplo, tiver menos nota (mas não negativa) do que a que tive no exame passado, o 15 também se mantém?
Obrigada!

até quando me posso inscrever

24 fevereiro (pode ser depois mas ficas sujeita a multa de 25€)

quanto tenho de pagar para me inscrever

3€/exame se a melhoria for apenas para o ensino superior, 10€/exame se a melhoria também contar para o diploma do secundário (se ainda for aplicável, ou seja, se concluíste a disciplina o ano passado. Se o teu objetivo é apenas re concorrer à faculdade este tipo de melhoria não interessa muito, podes ficar-te, em princípio, pela melhoria com efeitos de acesso à faculdade)

se tenho de me inscrever/realizar o exame na escola onde terminei o 12ºano ou se posso fazer numa das escolas de onde estou a estudar

Podes realizar noutra escola desde que esta aceite a tua inscrição, é uma questão de ires à secretaria da mesma e perguntares

E em relação à nota, se eu tiver negativa no exame a minha nota final mantêm-se (15) ou fica negativa? Ou se por exemplo, tiver menos nota (mas não negativa) do que a que tive no exame passado, o 15 também se mantém?

Só muda se for para melhorar, por isso é que é "melhoria" :)

• Like
24 fevereiro (pode ser depois mas ficas sujeita a multa de 25€)

3€/exame se a melhoria for apenas para o ensino superior, 10€/exame se a melhoria também contar para o diploma do secundário (se ainda for aplicável, ou seja, se concluíste a disciplina o ano passado. Se o teu objetivo é apenas re concorrer à faculdade este tipo de melhoria não interessa muito, podes ficar-te, em princípio, pela melhoria com efeitos de acesso à faculdade)

Podes realizar noutra escola desde que esta aceite a tua inscrição, é uma questão de ires à secretaria da mesma e perguntares

Só muda se for para melhorar, por isso é que é "melhoria" :)
Não é sempre melhor meter para contar para o diploma de secundário? é que se for superior altera a média, certo?

Mas o facto de eu ir repetir em nada irá alterar a minha situação na faculdade caso reprove certo? e caso eu não consiga comparacer no dia do exame, o que acontece?
Não altera nada. Caso não compareças também não acontece nada.

• Like
Status
Não está aberto para novas mensagens.