Informações Prova - 2018

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
CPO -Ciência Politica
Instituição
ISCTE-IUL
Ensino Secundário
Alemão/Espanhol/Francês/Inglês (501; 547; 517; 550) [pdf]
Biologia e Geologia
(702) [pdf]
Desenho A
(706) [pdf]
Economia A
(712) [pdf]
Filosofia
(714) [pdf]
Fisica e Quimica
(715) [pdf]
Geografia A
(719) [pdf]
Geometria Descritiva
(708) [pdf]
História A
(623) [pdf]
História B
(723) [pdf]
História da Cultura das Artes
(724) [pdf]
Latim A
(732) [pdf]
Literatura Portuguesa
(734) [pdf]
Matemática Aplicada as Ciências Sociais
(835) [pdf]
Matemática A
(635) [pdf]
Matemática B
(735) [pdf]
Português
(639) [pdf]
Português Língua Segunda
(138) [pdf]
Português Língua Não Materna - B1
(839) [pdf]

3ºCiclo
Matemática (92) [pdf]
Português
(91) [pdf]
Português Língua Não Materna - A2
(93) [pdf]
Português Língua Não Materna - B1
(94) [pdf]
Português Língua Segunda
(95) [pdf]

Última edição:

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
CPO -Ciência Politica
Instituição
ISCTE-IUL
alguém que vá fazer exame de História A, venha chorar comigo.. porque os meus módulos preferidos (III, e IV) não vão calhar!

Hiperd00

Membro Veterano
Matrícula
12 Setembro 2016
Alguem pode explicar como é que vai ser para Mat. A? Percebi que é a materia comum aos dois anos mas falam de materias diferentes dos programas e fiquei confundido

pdrjs

#pdralfa 🌈
Matrícula
20 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
NMS
Alguem pode explicar como é que vai ser para Mat. A? Percebi que é a materia comum aos dois anos mas falam de materias diferentes dos programas e fiquei confundido
Vai sair predominantemente matéria comum a ambos os programas, mas há conteúdos específicos de cada programa que podem calhar em pergunta de alternativa (uma pergunta para um programa, outra pergunta diferente para o outro programa). Estes conteúdos estão explicitados no quadro que é apresentado.

Pepper456

Membro Veterano
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
A sério vou ter q voltar a dar a elipse??? F*deu kkkkk

dino3

Membro Dux
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
Relativamente ao caderno 2 da prova de matemática não é permitido o uso de qualquer calculadora incluindo cientifica??
Isso quer dizer que só devo levar a gráfica não é??
Eu sendo do programa antigo não preciso de estudar as elipses nem teoremas de langrange pois não???

Última edição:
Matrícula
6 Outubro 2017
Aquilo que sai no Exame Física e Química A é a matéria comum entre o antigo programa e o novo? Confirma-se assim que não sai, por exemplo, os fenómenos eléctricos e as equações do gerador?

Já agora, alguém me sabe indicar onde posso encontrar a caracterização de cada um dos subdomínios apresentados no quadro de Domínios e Subdomínios da informação de prova, ou dito de outra forma, um ficheiro que se designa por "Prova de exame final nacional de física e química A (715) | 2018: Metas curriculares e atividades laboratoriais"? Gostava de fazer a comparação com o de 2017.

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
CPO -Ciência Politica
Instituição
ISCTE-IUL
Alguém tem ideia de temas que podem vir na composição do exame de português?
não sei, mas também estava para vir aqui perguntar qual é a possibilidade de este ano não calhar um texto de opinião + argumentativo como fazem todos os anos!!!
È que os professores e manuais vêm nos a preparar ao longo dos anos, para vários tipos de textos

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Aquilo que sai no Exame Física e Química A é a matéria comum entre o antigo programa e o novo? Confirma-se assim que não sai, por exemplo, os fenómenos eléctricos e as equações do gerador?
Sim, exatamente, sai apenas o que é programa comum!! Tal e qual como foi este ano!

um ficheiro que se designa por "Prova de exame final nacional de física e química A (715) | 2018: Metas curriculares e atividades laboratoriais"? Gostava de fazer a comparação com o de 2017.
Realmente quando se consulta a informação-prova de 2018 e clica-se para consultar as metas curriculares, estas aparecem como sendo de 2017, mas acho que eles fizeram isso exatamente porque não haverão quaisquer diferenças das metas deste ano para as metas de 2018 (apenas se esqueceram de mudar o ano :P), continua a ser um ano de transição, de matérias comuns aos dois programas.
--- Post atualizado ---
qual é a possibilidade de este ano não calhar um texto de opinião + argumentativo como fazem todos os anos
Isso é como tentar adivinhar que matérias vão sair exatamente noutros exames, é complicado. No entanto, pelo facto de todos os anos sair na escrita um texto expositivo-argumentativo, é muito muito provável que o cenário se volte a repetir. A não ser que a informação-prova diga algo em contrário.
--- Post atualizado ---
Relativamente ao caderno 2 da prova de matemática não é permitido o uso de qualquer calculadora incluindo cientifica??
Isso quer dizer que só devo levar a gráfica não é??
Exato, num caderno usas a calculadora gráfica, no outro não usas nenhuma mesmo.
--- Post atualizado ---
Eu sendo do programa antigo não preciso de estudar as elipses nem teoremas de langrange pois não???
Não, não precisas de estudar nada do programa novo, porque haverão questões relativas a matérias comuns aos programas, e na parte de perguntas alternativas, fazes a que corresponde ao programa antigo! :)

dino3

Membro Dux
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
Obrigadissimo pelas informações!

• Like
Reactions: Birdy

san chh

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2017
Sim, só muda a ordem das alíneas nas perguntas de escolha múltipla e coisas assim :)
obrigada
--- Post atualizado ---
Completo meu 12º. Estudou a EFA FORMAÇÃO EDUCATIVA PARA ADULTOS. E agora estou pensando em dar exame nacional. Como não sou portugues, não entendi algumas coisas. Como o aluno deve obter 9.5 notas para passar, certo? E se eu consegui como 9,5 ou 10 em todas as disciplinas, posso ir à universidade ou eu deveria ter 16 ou 18 anos em matemática e 18 em biologia, 18 em econômico para ter faculdade. Quando eu estudo o curso da EFA, eles nunca nos deram pontos porque era o curso de presença e apenas aquela presença em importa de aula, eu acho. Então, minhas notas de 11 anos e 12 anos não serão adicionadas na prova final ???
E se eu vou para a universidade em outro país, é possível não fazer a prova do português.E se for obrigatório eu tenho que fazer portugues ou PLNM ????

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Completo meu 12º. Estudou a EFA FORMAÇÃO EDUCATIVA PARA ADULTOS. E agora estou pensando em dar exame nacional. Como não sou portugues, não entendi algumas coisas. Como o aluno deve obter 9.5 notas para passar, certo? E se eu consegui como 9,5 ou 10 em todas as disciplinas, posso ir à universidade ou eu deveria ter 16 ou 18 anos em matemática e 18 em biologia, 18 em econômico para ter faculdade. Quando eu estudo o curso da EFA, eles nunca nos deram pontos porque era o curso de presença e apenas aquela presença em importa de aula, eu acho. Então, minhas notas de 11 anos e 12 anos não serão adicionadas na prova final ???
No teu caso a tua nota de candidatura é composta a 100% pelas notas dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso pelo curso em causa.
E se eu vou para a universidade em outro país, é possível não fazer a prova do português.E se for obrigatório eu tenho que fazer portugues ou PLNM ????
Como assim?