Informações-Prova 2019

André Ca.

Membro
Matrícula
27 Outubro 2018

Ruiiigomes

Membro Caloiro
Matrícula
9 Dezembro 2018
Olá!
Tenho uma dúvida em relação à minha situação. Eu conclui em 2016/2017 o meu curso administração e marketing ( curso científico- tecnológicos do ensino secundário, com planos próprios) no colégio de Gaia. No entanto, não consegui prosseguir com sucesso nos exames nacionais apenas só tenho mais de 95 pontos a Economia e Inglês. Com este curso do secundário a minha possibilidade de ingressar como aluno da faculdade é se tiver média igual ou superior a 95 pontos aos 2 exames trienal e 1 bienal.
Decidi ir para disciplinas isoladas até ao 3°semestre e neste momento a minha questão é: se eu decidir inscrever me como externo no exame que a minha faculdade tem como prova de ingresso e tiver resultado superior a 95 pontos posso pedir a ficha enes e ingressar na faculdade ?
Aguardo resposta

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ruiiigomes
Decidi ir para disciplinas isoladas até ao 3°semestre e neste momento a minha questão é: se eu decidir inscrever me como externo no exame que a minha faculdade tem como prova de ingresso e tiver resultado superior a 95 pontos posso pedir a ficha enes e ingressar na faculdade ?
Se tiveres positiva nos exames pedidos como prova de ingresso e pelo menos 9,5 na CFCEPE, sim, podes.

Ruiiigomes

Membro Caloiro
Matrícula
9 Dezembro 2018
Olá @Ruiiigomes

Se tiveres positiva nos exames pedidos como prova de ingresso e pelo menos 9,5 na CFCEPE, sim, podes.
Relativamente à média do curso tive 16 e tive um exame de prova de ingresso e mesmo assim não deram a ficha enes... Com esta nova legislação posso pedir a ficha ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Relativamente à média do curso tive 16 e tive um exame de prova de ingresso e mesmo assim não deram a ficha enes... Com esta nova legislação posso pedir a ficha ?
As regras continuam as mesmas atualmente, embora existam intenções do governo de facilitar o acesso em alguns percursos.

Steph N.

Membro
Matrícula
19 Setembro 2016
Boa noite!
Estive a ler às informações relativamente aos exames nacionais e , queria confirmar se este ano no exame de português as obras continuam a ser Frei Luis de Sousa, Sermão de Santo António aos Peixes, Os Maias e o Memórial do Convento. Assim, como a parte de estudo poético: Cesário Verde, Fernando Pessoa e Órtonimos e os Lusíadas e sua relação com a Mensagem.
Agradecia se me pudessem esclarecer e já agora, o exame este ano também seria com questões de escolhas?
Mais uma vez obrigado.

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Boa noite!
Estive a ler às informações relativamente aos exames nacionais e , queria confirmar se este ano no exame de português as obras continuam a ser Frei Luis de Sousa, Sermão de Santo António aos Peixes, Os Maias e o Memórial do Convento. Assim, como a parte de estudo poético: Cesário Verde, Fernando Pessoa e Órtonimos e os Lusíadas e sua relação com a Mensagem.
Agradecia se me pudessem esclarecer e já agora, o exame este ano também seria com questões de escolhas?
Mais uma vez obrigado.
Olá! Os conteúdos comuns aos dois programas, que o IAVE diz serem os "conteúdos privilegiados", são Camões (rimas e Os Lusíadas), Sermão, Frei Luís de Sousa, Os Maias, Cesário Verde, Fernando Pessoa (poesia do ortónimo e heterónimos e Mensagem) e Poetas Contemporâneos. No entanto, pode sair qualquer outra obra/autor.
O exame continua a ter escolhas múltiplas, sim.

Steph N.

Membro
Matrícula
19 Setembro 2016
Olá! Os conteúdos comuns aos dois programas, que o IAVE diz serem os "conteúdos privilegiados", são Camões (rimas e Os Lusíadas), Sermão, Frei Luís de Sousa, Os Maias, Cesário Verde, Fernando Pessoa (poesia do ortónimo e heterónimos e Mensagem) e Poetas Contemporâneos. No entanto, pode sair qualquer outra obra/autor.
Obrigado!!!! 😊
Já agora sabem se este ano o exame de Físico Química é com a matéria do programa atual ou a matéria comum a ambos os programas?
Agradeço imenso.

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Mas contéudos que não são comuns aos dois programas não podem sair, certo?

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Mas contéudos que não são comuns aos dois programas não podem sair, certo?
Podem, embora seja pouco provável. O IAVE só diz que os conteúdos comuns serão "privilegiados", isso não garante nada. No entanto, qualquer coisa fora do programa comum não exigirá estudo porque todas as perguntas terão de ser feitas única e exclusivamente relativamente ao que é apresentado no exame. A única exceção será Saramago, uma vez que foi dado por ambos os programas, embora com base em obras diferentes. Aí podem fazer perguntas mais gerais, sobre a escrita do autor e afins.

Última edição:
  • Like
Reactions: Alchofras

M-p

Membro
Matrícula
11 Novembro 2017
Boa Tarde,

1- Alguém sabe quais são as obras que irão ser alvo de avaliação no Exame Nacional de Português (sei que algumas não irão sair como as cantigas de amigo)?
2- Relativamente ao Exame Nacional de Físico-Química, também haverá alguma matéria que não saia como o ano passado ou será global?
3- Sugestões de livros de preparação para o exame nacional de físico-química e português.

Madalena P B

Membro Caloiro
Matrícula
26 Outubro 2018
Boa tarde,
Em relação ao primeiro ponto não sei, mas quanto ao exame de Físico-Química em princípio sai tudo.
Os livros que usei para estudar para ambos os exames são as compilações de exercícios do IAVE e os livros da porto editora.

M-p

Membro
Matrícula
11 Novembro 2017
Boa tarde,
Em relação ao primeiro ponto não sei, mas quanto ao exame de Físico-Química em princípio sai tudo.
Os livros que usei para estudar para ambos os exames são as compilações de exercícios do IAVE e os livros da porto editora.
Obrigado pela ajuda.

Francisc0

Membro Veterano
Matrícula
21 Maio 2017
Boa Tarde,

1- Alguém sabe quais são as obras que irão ser alvo de avaliação no Exame Nacional de Português (sei que algumas não irão sair como as cantigas de amigo)?
2- Relativamente ao Exame Nacional de Físico-Química, também haverá alguma matéria que não saia como o ano passado ou será global?
3- Sugestões de livros de preparação para o exame nacional de físico-química e português.
Deixo aqui a resposta de outro utilizador a uma pergunta idêntica neste tópico, um pouco a cima da tua pergunta: "Olá! Os conteúdos comuns aos dois programas, que o IAVE diz serem os "conteúdos privilegiados", são Camões (rimas e Os Lusíadas), Sermão, Frei Luís de Sousa, Os Maias, Cesário Verde, Fernando Pessoa (poesia do ortónimo e heterónimos e Mensagem) e Poetas Contemporâneos. No entanto, pode sair qualquer outra obra/autor."

Agora como o IAVE disse, são privilegiados os conteúdos em comum, mas nada garante que que matéria que não seja comum não saia. Mas acredito que, se sair, não vai ser nada muito complexo, que com a interpretação do texto consigas chegar facilmente à resposta

AAlexandra

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2019
Curso
eng. Proteção civil
Instituição
ISEC Lisboa
boas, os conteúdos descritos no 1º post deste tópico são os exames nacionais de acesso ao ens. superior?
matéria de 10 e 11º ano?
isso é o que são as bi anuais?

são estas provas para estes códigos ?
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
19 Matemática A

os meus últimos exames foram em 2006
obg

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @AAlexandra
boas, os conteúdos descritos no 1º post deste tópico são os exames nacionais de acesso ao ens. superior?
matéria de 10 e 11º ano?
isso é o que são as bi anuais?

são estas provas para estes códigos ?
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
19 Matemática A

os meus últimos exames foram em 2006
obg
Sim, são. Os exames hoje avaliam a matéria de todos os anos da disciplina, não são como em 2006 em que apenas era avaliada a matéria do ano terminal.

M-p

Membro
Matrícula
11 Novembro 2017
Deixo aqui a resposta de outro utilizador a uma pergunta idêntica neste tópico, um pouco a cima da tua pergunta: "Olá! Os conteúdos comuns aos dois programas, que o IAVE diz serem os "conteúdos privilegiados", são Camões (rimas e Os Lusíadas), Sermão, Frei Luís de Sousa, Os Maias, Cesário Verde, Fernando Pessoa (poesia do ortónimo e heterónimos e Mensagem) e Poetas Contemporâneos. No entanto, pode sair qualquer outra obra/autor."

Agora como o IAVE disse, são privilegiados os conteúdos em comum, mas nada garante que que matéria que não seja comum não saia. Mas acredito que, se sair, não vai ser nada muito complexo, que com a interpretação do texto consigas chegar facilmente à resposta
Obrigado