Informações-Prova 2020

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Em relação ao exame de Físico química não há nada que possa não sair tal como acontece com biologia?
Não, como Bio/Geo não. Todos os temas mantêm-se.
Mensagem fundida automaticamente:

Fazer um reset à máquina em frente ao professor que vier ver a máquina não pode ser uma opção?
Não me parece que eles tivessem pachorra para isso. Convém fazer com antecedência. De qualquer forma, a calculadora só é usada para um exercício ou outro, mais nada.
Claro que pode ser uma opção. Se for imposto o modo de exame, é exatamente esse o procedimento a adotar, caso a calculadora não tenha este modo. Outra salvaguarda, o autor da publicação em certa altura diz qualquer coisa como: "dar tempo aos alunos que não têm as calculadoras com modo exame as formatarem". Essa frase pode induzir em erro, as calculadoras não têm de ir formatadas, nem serve de nada, elas são formatadas no dia. A única coisa que é necessária, é os alunos saberem como o fazer e fazerem o backup, se quiserem.

Última edição:

Sofiaa4

Membro
Matrícula
15 Setembro 2019
Terminei o secundário este ano letivo 2018/2019 mas poderei realizar os exames de MACS e Geografia certo? Pelo que vi o programa não parece ter alterado

Beatriz Barbarosa

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2018
Olá! Sabem se no exame de Filosofia são só os Módulos «Temas/problemas do mundo contemporâneo» e «Temas/problemas da cultura científico-tecnológica, de arte e de religião» que não saem? É que alguns dos temas das AE de 11º nem aparecem no meu manual... 😅

Última edição:

Filipaac

Membro
Matrícula
27 Novembro 2019
Olá ! Relativamente ao exame de biologia e geologia não há, então nenhuma alterção em relação ao ano anterior ? É que não consegui perceber bem pois pareceu-me um pouco confuso tanta informação.
Olá!
Terminei o 12ano no ano de 2016 através de ensino profissional e nunca realizei exames. Acontece que este ano quero ir para o ensino superior e para isso vou ter que os realizar. Será que alguém me consegue dizer se eu posso realizar o exame de português, embora seja um programa novo? E a minha segunda questão é: eu comprei o livro de preparação para o exame porque estou sem bases nenhumas. Comprei o da raiz preparação 2020. O livro já vem preparado com o novo programa, certo?
Já agora se me puderem dar dicas de como conseguir tirar boa nota e o que devo estudar mais eu agradecia pessoal. Muito obrigada

Claudiodfc

Membro Caloiro
Matrícula
3 Novembro 2019
Olá!
Terminei o 12ano no ano de 2016 através de ensino profissional e nunca realizei exames. Acontece que este ano quero ir para o ensino superior e para isso vou ter que os realizar. Será que alguém me consegue dizer se eu posso realizar o exame de português, embora seja um programa novo? E a minha segunda questão é: eu comprei o livro de preparação para o exame porque estou sem bases nenhumas. Comprei o da raiz preparação 2020. O livro já vem preparado com o novo programa, certo?
Já agora se me puderem dar dicas de como conseguir tirar boa nota e o que devo estudar mais eu agradecia pessoal. Muito obrigada
Claro, eu terminei o 12º ano em 2014 e vou realizar o exame também para melhoria de nota. Estou a assistir às aulas do 12º ano pois o professores conseguem extrair melhor o sumo das matérias todas e ajudar caso necessário.

Estou a preparar o exame através da editora Areal com o livro de preparação e a responder às perguntas dos exames anteriores. Se responderes às perguntas com introdução, desenvolvimento e conclusão hás sempre de conseguir alguns pontos assegurados. Atenção à caligrafia, pontuação, acentuação e uso de estrangeirismos ou calão. Aconselho a estudar a gramática pois são uns 3 pontos muito fáceis de conseguir se a praticares. Lê o Memorial do convento e os Maias pelo menos e procura melhorar a análise da poesia de exame.

Esta é a fórmula mágica que sigo à dois meses e há de continuar nos restantes.

• Like
Reactions: Filipaac

Anasofiaa

Membro
Matrícula
1 Outubro 2017
Olá! Terminei o secundário em 2017. Se este ano me candidatar ao exame de português como externa não muda a minha nota, pois não? Contará apenas como prova de ingresso.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Terminei o secundário em 2017. Se este ano me candidatar ao exame de português como externa não muda a minha nota, pois não? Contará apenas como prova de ingresso.
É uma incógnita, pode mudar, como não pode. Mas dedica-te a estudar como se contasse, porque existe essa possibilidade.

Claudiodfc

Membro Caloiro
Matrícula
3 Novembro 2019
Quando realizas o exame como externo essa nota irá substituir a tua nota anterior caso a nota de exame seja superior. É através dos exames como externo que se sobem as médias.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Quando realizas o exame como externo essa nota irá substituir a tua nota anterior caso a nota de exame seja superior. É através dos exames como externo que se sobem as médias.
É verdade, mas houve a alteração do programa da disciplina, o que levanta a dúvida se altera para os estudantes do programa antigo. Existe essa possibilidade, mas não existe a certeza (pelo menos, até ao momento).

Filipaac

Membro
Matrícula
27 Novembro 2019
Mais info:
Não sai o capítulo" Terra, um planeta especial" e da "Regulação". Em termos mais latos, não sai os planetas, nem a formação do sistema solar, e não sai regulação dos seres vivos (ex.: rins ou auxinas, nas plantas) e o sistema nervoso. isto relativamente ao 10ºano.
Relativamete ao 11º ano, não saia a ocupação antropológica.
Para quem já não deu(ou não vai dar) nenhuma destas matérias, este esclarecimento não é para vocês😂.

Não é nenhuma alteração. É só para reforçar que a calculadora gráfica tem de ter modo exame e este modo tem de ser ativado na sala de exames, no proprio dia, com ordem dos professores. Se a calculadora gráfica levada para exame não tiver modo exame, a memória é totalmente apagada(este foi o procedimento no ano passado, pode ser alterado, mas não acredito nisso).

Só sai o novo programa, como dito em cima.

Já foi dito pelo @davis, mas, repetindo, só sai o programa novo, o exame é composto só por um caderno com calculadora gráfica e a parte da Estatística não sai, pelo menos, este ano letivo.
Além disso, o tema "Primitivas e Cálculo Integral" não sai este ano, nem nos próximos, se os documentos não se alterarem. Não existe menção desse tema nas informações-prova, nem nos documentos das AE's.

Penso que contemplei a grande maioria de dúvidas que surgiu sobre este assunto o ano passado, mas qualquer coisa, digam.

Agora um apelo para os alunos dos exames que normalmente não tem de "desenhar". Levem todos materiais pedidos para a execução das provas, incluindo réguas, esquadros e afins. Não sabem se não serão necessários, como foi o ano passado, a Físico-Química A.

Se encontrarem algum erro nisto, quiserem saber mais alguma coisa sobre qualquer exame ou quiserem que eu complete mais alguma informação, peçam ou perguntem.
Espero ter ajudado, bom estudo e bom ano letivo 😀 .
Bom dia.
Alguém por aqui me poderia dar um feedback relativamente a Economia A (exame)? Nunca tive esta disciplina mas, ainda assim, estou a ponderar realizar o exame. Abri o exame de 2019 e, sem nunca ter estudado, acertei muitas coisas. Mas pode ter sido uma questão de sorte. Que dicas é que me podem dar para ter uma boa nota a este exame? Consideram acessível? Obrigada, cumprimentos!

andrexf

Membro
Matrícula
16 Agosto 2017
Curso
Humanidades (12º)
Bom dia.
Alguém por aqui me poderia dar um feedback relativamente a Economia A (exame)? Nunca tive esta disciplina mas, ainda assim, estou a ponderar realizar o exame. Abri o exame de 2019 e, sem nunca ter estudado, acertei muitas coisas. Mas pode ter sido uma questão de sorte. Que dicas é que me podem dar para ter uma boa nota a este exame? Consideram acessível? Obrigada, cumprimentos!
Sou de humanidades e fiz o exame de economia do ano passado (tirei 14, o que nao e nada mau), apesar de neste ano querer repetir. Gostei muito da disciplina e não é "difícil", a matéria de 10 ano consegui apreendê-la bem sozinho, já na de 11º aconselho te a arranjar algum explicador ou professor que te ajude porque é algo mais difícil.
Se precisares de esclarecer algo mais, podes perguntar-me à vontade.

• Like
Reactions: Filipaac

Filipaac

Membro
Matrícula
27 Novembro 2019
Sou de humanidades e fiz o exame de economia do ano passado (tirei 14, o que nao e nada mau), apesar de neste ano querer repetir. Gostei muito da disciplina e não é "difícil", a matéria de 10 ano consegui apreendê-la bem sozinho, já na de 11º aconselho te a arranjar algum explicador ou professor que te ajude porque é algo mais difícil.
Se precisares de esclarecer algo mais, podes perguntar-me à vontade.
Obrigada!

Em relação ao exame de português, pesquisei e reparei que para o exame deste ano (2019) havia palpites por parte de professores acerca das obras que poderiam sair. Há por aí alguém que saiba de alguma coisa sobre o exame do ano que se aproxima? Isto é, as obras muito prováveis de sairem.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigada!

Em relação ao exame de português, pesquisei e reparei que para o exame deste ano (2019) havia palpites por parte de professores acerca das obras que poderiam sair. Há por aí alguém que saiba de alguma coisa sobre o exame do ano que se aproxima? Isto é, as obras muito prováveis de sairem.
Palpites há muitos, mas 99% não valem nada. Tens é alguns padrões, como, por exemplo, as obras em alternativa não costumam sair, a única exceção foi as obras de Saramago. Mas mesmo assim, é um palpite e deves estudar todas as obras que saem.

Catarinasks99

Membro
Matrícula
17 Maio 2017
Alguém me sabe dizer quando são as datas de inscrição para os exames nacionais de 12º ano? E como já saí do secundario a 3 anos será que preciso de alguma documentação em especial?

Obrigado.

• Like
Reactions: isabela Aguiar

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Catarinasks99
Alguém me sabe dizer quando são as datas de inscrição para os exames nacionais de 12º ano? E como já saí do secundario a 3 anos será que preciso de alguma documentação em especial?
Não se sabe ainda. Tipicamente divulgam 1/2 semanas antes, pelo que começa a ficar atenta aqui ao site em meados de Fevereiro.

Filipaac

Membro
Matrícula
27 Novembro 2019
Olá @Catarinasks99

Não se sabe ainda. Tipicamente divulgam 1/2 semanas antes, pelo que começa a ficar atenta aqui ao site em meados de Fevereiro.
E em relação à inscrição nos exames, podemos fazer 2 exames, sendo que, 1 deles é prova de acesso para um dos cursos e outro exame prova de acesso para outro curso? ou seja ambos seriam prova de acesso para cursos distintos. Um deles é prova de 11 ano. Há algum problema?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
E em relação à inscrição nos exames, podemos fazer 2 exames, sendo que, 1 deles é prova de acesso para um dos cursos e outro exame prova de acesso para outro curso? ou seja ambos seriam prova de acesso para cursos distintos. Um deles é prova de 11 ano. Há algum problema?
Tu fazes os exames que quiseres. Não existe esse tipo de restrições.

VrakD

Membro Caloiro
Matrícula
13 Dezembro 2017
Olá, não percebi muito bem a situação dos novos programas de Português , Matemática A e Fisico-Quimica. Acabei o secundário e entrei na faculdade este ano, no entanto não gostei do curso que entrei, e acabei por sair. Este ano pretendo repetir os exames só que pelo que li vou ser afetado. É verdade ? Poderei usar as notas dos exames como provas de ingresso ?
Obrigado.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, não percebi muito bem a situação dos novos programas de Português , Matemática A e Fisico-Quimica. Acabei o secundário e entrei na faculdade este ano, no entanto não gostei do curso que entrei, e acabei por sair. Este ano pretendo repetir os exames só que pelo que li vou ser afetado. É verdade ? Poderei usar as notas dos exames como provas de ingresso ?
Obrigado.
Se entraste este ano na faculdade não vais ser afetado pelos novos programas, porque já os destes. Se estás a falar das Aprendizagens Essenciais, estas não são novos programas, são adaptações dos programas em vigor. Poderás repetir os exames à vontade.