Informações-Prova 2020

VrakD

Membro Caloiro
Matrícula
13 Dezembro 2017
Se entraste este ano na faculdade não vais ser afetado pelos novos programas, porque já os destes. Se estás a falar das Aprendizagens Essenciais, estas não são novos programas, são adaptações dos programas em vigor. Poderás repetir os exames à vontade.
Ótimo, já estava um bocado precocupado. Muito Obrigado !

Matrícula
2 Novembro 2019
No meu caso, em que estou no segundo ano da universidade mas pretendo voltar a repetir os exames de matematica e biologia ainda poderei usar como prova de ingresso estou certa?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
No meu caso, em que estou no segundo ano da universidade mas pretendo voltar a repetir os exames de matematica e biologia ainda poderei usar como prova de ingresso estou certa?
A dúvida, ou incerteza que existe, não é se podes usar como prova de ingresso, mas se dá para fazer melhoria, ou não, da CFD.
Todos os exames que tu fazes no mesmo ano em que te candidatas podem ser usados como PI.
No teu caso, também podes melhorar a CFD para efeitos de acesso ao ensino superior. Não sei se te é útil.

Matrícula
2 Novembro 2019
A dúvida, ou incerteza que existe, não é se podes usar como prova de ingresso, mas se dá para fazer melhoria, ou não, da CFD.
Todos os exames que tu fazes no mesmo ano em que te candidatas podem ser usados como PI.
No teu caso, também podes melhorar a CFD para efeitos de acesso ao ensino superior. Não sei se te é útil.
Obrigada agora ja estou esclarecida , é me bastante útil melhorar a CFD principalmente a biologia

• Like
Reactions: Edgar H

The Other Side

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2016
Voltando ao tema das AE's, este ano(e apenas este ano), os exames de 12ºano têm como base os documentos de trabalho das AE's de 10ºano e os documentos definitivos de 11º e 12º ano. Disponíveis aqui(trabalho) e aqui(definitivos), respetivamente. Ou seja, se quiserem sabem o que pode sair de 10ºano, vêem no link dos de trabalho, se quiserem saber o que pode sair de 11ºano ou de 12ºano, vêem no link dos definitivos.
Para os exames de 11º ano, só vêem no link dos definitivos, já não consultam os documentos de trabalho.
De onde retiraste esta informação? É que eu este ano vou fazer exame de Português, História A e Geografia A e, no caso de História, fiquei confuso com as matérias específicas de cada módulo avaliado no exame por causa das AEs.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
De onde retiraste esta informação? É que eu este ano vou fazer exame de Português, História A e Geografia A e, no caso de História, fiquei confuso com as matérias específicas de cada módulo avaliado no exame por causa das AEs.
Na segunda página do documento introdutório das informações-prova.

vilauk

Membro Caloiro
Matrícula
18 Dezembro 2019
Acabei o secundário no ano letivo 2016/2017, queria saber se o exame de matemática A ainda está dentro do antigo programa ou se tem algum conteúdo novo. E é possível ainda melhorar a nota interna da disciplina? A minha ideia é fazer o exame para usá-lo em mudança de curso.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Acabei o secundário no ano letivo 2016/2017, queria saber se o exame de matemática A ainda está dentro do antigo programa ou se tem algum conteúdo novo. E é possível ainda melhorar a nota interna da disciplina? A minha ideia é fazer o exame para usá-lo em mudança de curso.
O exame é só o programa novo. Com a introdução das Aprendizagens Essenciais e consequente diminuição do programa, não deves ter aprender muito conteúdo novo. É uma questão de veres os documentos das AEs.
Se o exame melhora a CFD ou não, é uma incógnita, mas existe essa probabilidade.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
As aprendizagens essenciais "Matemática A (CH-CT) | Direção-Geral da Educação" são indicações necessários a saber para o exame ou são conteúdos para a aprendizagem ideal em termos matemáticos. Quais são ao certo os conteúdos novos e os que deixaram de ser usados que diferem do antigo para o novo programa?
As AEs são os objetivos a alcançar na disciplina. Só sai a matéria que lá consta.
Aqui podes ver as diferenças entre o antigo e o novo programa.
O professor José Carlos Pereira fez um artigo para a SPM dos itens do novo programa que não serão avaliados, aconselho a leres essa parte do artigo, aqui.

Mafalda Gouveia

Membro Caloiro
Matrícula
2 Janeiro 2020
Bom dia, alguém me pode dizer as metas curriculares (o programa) deste ano letivo de Biologia/ Geologia e Física e química de 10º e 11º ano. Vou repetir este ano os exames e tenho algumas duvidas.
Obrigada.

Matrícula
25 Maio 2018
Curso
Línguas e Humanidades
Instituição
Escola Secundária Augusto Gome
Boa noite e, antes de mais, bom fim de semana.
Face ao exame de Português, portanto, os conteúdos "Crónica de D.João I", "História Trágico-Marítima" e "Livro do Desassossego" são excluídos, certo?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite e, antes de mais, bom fim de semana.
Face ao exame de Português, portanto, os conteúdos "Crónica de D.João I", "História Trágico-Marítima" e "Livro do Desassossego" são excluídos, certo?
Como acho que nenhuma das obras está nas AE's, então, em princípio, não sai.

Matrícula
15 Janeiro 2020
Não sai o capítulo" Terra, um planeta especial" e da "Regulação". Em termos mais latos, não sai os planetas, nem a formação do sistema solar, e não sai regulação dos seres vivos (ex.: rins ou auxinas, nas plantas) e o sistema nervoso.

Olá, tenho 26 e já tenho um curso superior mas quero tentar uma nova carreira.
Vou tentar fazer o exame de Biologia e Geologia e Fisica Química , o programa apenas mudou para FQ? E as AE's para este ano onde poderei consultar? Apenas encontrei as de 2018.
Muitissimo obrigada pela vossa dedicação :)

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, tenho 26 e já tenho um curso superior mas quero tentar uma nova carreira.
Vou tentar fazer o exame de Biologia e Geologia e Fisica Química , o programa apenas mudou para FQ? E as AE's para este ano onde poderei consultar? Apenas encontrei as de 2018.
Muitissimo obrigada pela vossa dedicação :)
Sim, só mudou o de FQ A. Podes consultar as AE's aqui.

Matrícula
15 Janeiro 2020
Obrigada.
Estou um pouco perdida porque queria tentar medicina mas as minhas bases de química já vão lá longe, não sei até que ponto é que é viável tentar estudar química sozinha ou se preciso de um explicador. Mas já estou a trabalhar e a minha disponibilidade de tempo e dinheiro é muito reduzida ...

• Like
Reactions: Edgar H
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
A Informações-Prova 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 84
Ana Noronha Informações-Prova Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
sam_mukka Informações Prova - 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 201
Hiperd00 Quando é que saem as informações prova 2018? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
JoanaLima Informações-Prova 2017 (atualizado) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 549
S Informações Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
G IST Informações sobre os Cursos do IST da ULisboa Universidade de Lisboa 2
R UC Informações prazos Mestrados Universidade de Coimbra 1
Ângela0104 É hoje que o primeiro ministro avança mais informações quanto às aula presenciais dos 11º e 12º anos? Ensino Secundário 3
NeiaJ Tradução - Informações sobre a ULisboa e a Nova de Lisboa Humanidades, Secretariado e Tradução 6
Leonardo Camargo Ferreira Mudança na dinâmica de horários da FLUP + informações do curso de Sociologia e de outros da FLUP Ciências Sociais e Serviços 3
Mariiaaa Eu estou a precisar de informações sobre especialização em astrofísica em Portugal Ciências 8
S Informações dos exames 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
G Informações de alguns Exames Nacionais 2018-2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 58
Raamagi27 Informações sobre exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Informações gerais do curso Concurso Nacional e Locais - Público 1
V UMinho Informações sobre Campus de Azurém Universidade do Minho 28
D Privado - informações sobre médias Concursos Institucionais – Privado 9
R Informações erradas sobre médias? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Bioengenharia - Informações sobre o curso? Tecnologias 118
B Prova de ingresso história b Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
R UAb Prova de ingresso de português Universidade Aberta 0
joanaoplo Anulamento de adaptação de prova Ensino Secundário 3
jjasferreira É necessário repetir um exame de 11º ano para obter positiva, se não for Prova de Ingresso? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T FLUL Prova FLUL - Maiores 23 Universidade de Lisboa 0
S Prova Modelo Português 2020 Ensino Secundário 14
Pâmella Picanço Prova de reconhecimento de nível de diploma brasileiro de odontologia Saúde 0
R Realizar exame de Matemática B como prova de ingresso Ensino Secundário 9
B Informação Prova Filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Juam Concorrer com apenas uma prova ingresso? Concurso Nacional e Locais - Público 2
B Exames: seleccionar a melhor prova de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
T Prova Ingresso Mat. B Medicina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Marinhaaas Cursos Profissionais - Exame de Português como Prova de Ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
J Engenharia com português como prova de ingresso Concurso Nacional e Locais - Público 6
I Notas negativas como prova de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
marina c Meus queridos e queridas não desesperem eu sou a prova viva de que é possível Concurso Nacional e Locais - Público 20
D E se esquecer de colocar a versão da prova numa das folhas de exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Prova Modelo FQ 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
B Prova de Ingresso a um Curso de Especialização Tecnológica (CET) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
F ULisboa Prova Maiores de 23 - Psicologia na Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 2
F ISCAP Prova de Economia - Maiores de 23 Instituto Politécnico do Porto 5
P ESEP Quero entrar no ESEP é obrigatório fazer a prova de físico-química ou basta mesmo a de biologia ? Escola Superior de Enfermagem do Porto 1
A Substituição Prova equivalência à frequência 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
catariinaroliveira Prova de ingresso e Transferência Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 23
A Chumbo na prova de equivalência á frequencia Ensino Secundário 1
D Peso prova de ingresso na média de candidatura (Diferentes Universidades) Concurso Nacional e Locais - Público 2
Mrs.Lira Filosofia como prova de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
L Prova de matemática Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Luana s Dá para pôr como opção de prova de ingresso uma disciplina à última da hora? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3