Informações-Prova 2020

ines_maria_s

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2019
Os documentos AE's têm como data agosto de 2018, isso não faz diferença? ou seja posso guiar-me na mesma por eles para os exames a realizar em 2020?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Os documentos AE's têm como data agosto de 2018, isso não faz diferença? ou seja posso guiar-me na mesma por eles para os exames a realizar em 2020?
Os AE's são documentos orientadores que só mudam quando há alterações. São as "metas" essenciais da disciplina.

BSPDM

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2017
Boa tarde. Gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre os itens específicos que possam sair no exame de Matemática A. Já tenho conhecimento dos temas gerais por assim dizer, mas nas informações-prova deste ano não foi especificado se por exemplo poderiam sair a elipse, indução matemática, etc.
Obrigado pela atenção.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde. Gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre os itens específicos que possam sair no exame de Matemática A. Já tenho conhecimento dos temas gerais por assim dizer, mas nas informações-prova deste ano não foi especificado se por exemplo poderiam sair a elipse, indução matemática, etc.
Obrigado pela atenção.
Só sai novo programa, e podes ver aqui algumas coisas que não saem do novo programa, devido às AE's. Também podes consultar as AE's para veres o que pode sair.

• Like
Reactions: BSPDM

Susana Silva Educação

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2019
Então, segundo as alterações para Português, a nível de obras a única mudança que encontrei foi a eliminação do "Livro do Desassossego", correto?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Fui ver o que sai de casa obra. E tem lá informação de que a Crónica de D. João I sai na mesma.
Pois é uma situação estranha, mas o que aconteceu foi que essa obra voltou a ser introduzida nos documentos definitivos das AE's. Este ano, e só este ano, ainda se usa como base para o documento provisório relativo ao 10ºano. Podes o consultar aqui.
Supostamente, não deve sair essa obra, mas se quiserem estudar, mesmo assim, fica ao critério de cada um.

joanacalves

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2017
Nao percebi se os temas de biologia e geologia saem todos ou nao. Vi aqui que nao, mas por exemplo a terra, um planeta especial está nos AEs do 10° ano...ou só os definitivos é que contam? Se sim, onde consta essa informação? Tou realmente perdida então peço desculpa se as perguntas forem bem obvias.
Edit: Alias, vi aqui que nas informações da prova diz para seguir o programa e as AEs e mesmo que nas segundas não tenha esse tema, tem no programa... daí a minha confusao. Dava mesmo jeito ter menos que estudar mas tenho medo de sair depoia haha

Última edição:

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Nao percebi se os temas de biologia e geologia saem todos ou nao. Vi aqui que nao, mas por exemplo a terra, um planeta especial está nos AEs do 10° ano...ou só os definitivos é que contam? Se sim, onde consta essa informação? Tou realmente perdida então peço desculpa se as perguntas forem bem obvias.
Edit: Alias, vi aqui que nas informações da prova diz para seguir o programa e as AEs e mesmo que nas segundas não tenha esse tema, tem no programa... daí a minha confusao. Dava mesmo jeito ter menos que estudar mas tenho medo de sair depoia haha
Este ano só sai as AE's definitivas. Aquele documento provisório de Bio/Geo já não "conta"para nada".
Se não está nas AE's não pode sair no exame, porque, pelo menos, nas escolas abrangidas por este projeto essa matéria não é lecionada (ou se é, não é suposto, à partida).

Susana Silva Educação

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2019
Ora bem, tenho uma dúvida bastante extensa a nível de conteúdo e um pouco complexa.
Eu tenho o livro do ano passado de MACS. E resolvi ver o livro novo deste ano que está de acordo com as aprendizagens essenciais.
E vi muitas alterações. Alguém me poderia verificar essas alterações. referentes a muitos subtítulos dentro dos grandes temas. Obrigada pela ajuda.

margstavares

Membro
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas
Olá! Sabem se no exame de Filosofia são só os Módulos «Temas/problemas do mundo contemporâneo» e «Temas/problemas da cultura científico-tecnológica, de arte e de religião» que não saem? É que alguns dos temas das AE de 11º nem aparecem no meu manual... 😅
Olá! Não, esses temas não saem. no entanto, tem em atenção que esses são os temas para ensaio filosófico do 10º e 11º anos. A arte e a religião sai em exame.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ola! Já se sabe quando começam as inscrições para os exames nacionais?
Não, quando se souber (e se me lembrar), eu venho aqui dizer. Por isso, sigam o tópico, e acompanhem o fórum.
Se for igual ao ano passado, dá para perceber perfeitamente que as inscrições estão a decorrer 😅 .

Luisa SV

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2020
Olá, reparei que algum de vocês disse que há alterações nas AE’s de Fisico Quimica A em relação ao ano passado, alguém me esclarece quais são? Abri o site que aqui puseram mas não me pareceu nada diferente....