UMinho Informações sobre Campus de Azurém

Vicas

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2018
Boas.
Sei que já é um pouco em cima da hora mas gostava de saber o máximo de informações dobre o polo do Guimarães da Universidade do Minho.
Estou interessado num curso (Eng. e Gestão de Sistemas de Informação) mas estou com algumas dúvidas sobre o local.
Sendo que não é o campus que vem logo à cabeça quando se pensa na UMinho que informações me podem dar sobre o ambiente universitário, local, estabelecimentos, etc...
Obrigado.

Boas.
Sei que já é um pouco em cima da hora mas gostava de saber o máximo de informações dobre o polo do Guimarães da Universidade do Minho.
Estou interessado num curso (Eng. e Gestão de Sistemas de Informação) mas estou com algumas dúvidas sobre o local.
Sendo que não é o campus que vem logo à cabeça quando se pensa na UMinho que informações me podem dar sobre o ambiente universitário, local, estabelecimentos, etc...
Obrigado.

Olá. Conheço muito bem o campus de Azurém em Guimarães, embora algumas coisas podem ter mudado desde que andei lá:
- Alojamento/residências: tem boas condições, preços acessíveis, tens um ginásio e fica a 300 m do campus, penso que tens residências menos faladas também no centro da Cidade, mas a maioria das pessoas prefere ir para a residência mais perto do campus, tens umas tascas onde podes almoçar, e fica a 10 min a pé do centro da cidade, normalmente o pessoal sai à noite no BA que é lá colado;
- Ambiente universitário: não é o melhor do país, uma vez que a maioria é da zona e não fica alojado lá, a maioria dos estudantes são das cidades perto de Guimarães, Porto, Braga e Coimbra são muito melhores nesse aspeto. Guimarães é uma cidade um pouco fechada sob as suas tradições, e é mais importante as festas locais do que as festas universitárias, mas podes ir sair a Braga o que quase toda a gente faz;
- Estabelecimentos: na zona histórica tens muitos cafés, bares e tascas típicas onde podes sair, a maioria vai para o BA ou para Braga;
- Transportes: talvez o ponto fraco, ou tens carro, ou em termos alternativas, só tens autocarros de Braga, a estação de comboios fica muito longe, embora haja algumas pessoas que usam esse meio de transporte.

Resumindo, o Campus de Azurém em Guimarães, não tem tanto vida como o de Braga, tem pouco espírito académico, mas tem excelentes infraestruturas, tem uma biblioteca nova e Guimarães tem uma qualidade de vida muito boa, é uma cidade pacata mas com muitas tradições e muito bem conservada, particularmente a zona histórica. Boa sorte na tua escolha.

• Like
Reactions: DB77 and Vicas
Olá, como é o campus de azurém em termos de instalações ( no geral)?

Olá Francisco. O campus da UM em Guimarães, tem excelentes instalações. Os cursos com mais estudantes (eletrónica, mecânica e civil), têm aulas no edifício mais antigo junto da entrada, os restantes, polímeros, EGI e materiais, têm aulas no edifício da escola de engenharia, que é novo. Nos primeiros anos vais ter também na escola de ciências, porque vais ter matemáticas e físicas lá dadas nos auditórios. Mas no geral o campus tem excelentes instalações. Tens uma biblioteca nova para estudares e fazer trabalhos, pois a antiga, não dava para nada, estava sempre lotada. O local é seguro assim como a cidade pois nunca tive nenhum problema enquanto andei lá, mesmo à noite. O ambiente entre alunos é no geral bom, embora possa haver um ou outro aluno com menos vontade de socializar, mas 95% são pessoas que estão lá para fazer o curso e não andar a prejudicar ninguém.

O campus de azurém, em termos de tamanho, é mais pequeno que o de gualtar?

Como é a biblioteca em azurém? Vi que era relativamente recente
Só vi muito por alto a biblioteca de Gualtar. Quanto à de Azurem, nunca lá entrei, mas quando lá estive com alunos mais velhos eles estavam a comentar que era maior do que a de Gualtar. Isto porque, segundo consta, acaba por ser considerada uma biblioteca "publica" que pode ser consultada pelos habitantes de Guimarães, mesmo que estes não frequentem a universidade. Corrijam-se se estiver errada!

Ainda bem que abriu uma nova biblioteca, porque a anterior era uma micro-biblioteca, não dava para nada. Vocês vão adorar lá estudar, principalmente se ficarem lá a morar durante a semana. Começa logo bem com a receção ao caloiro em Outubro que vão adorar. E já agora, os hambúrgueres do bar das residências são excelentes e baratos, fica a dica. :)

Há mt gente de Braga a estudar em Guimarães?
Sim Francisco, eu diria que mais de 40% das pessoas que estudam em Guimarães são de Braga. Se vais para eletrónica, não vai faltar pessoas com quem fazes rapidamente amizade. Numa semana, já conheces todos os teus colegas e pessoas dos outros anos.

Olá, os alunos de Braga que estudam em Guimarães deslocam se para a universidade como? Há autocarros a circular regularmente?
Existem autocarros que fazem o transporte dos alunos do campus de gualtar até ao campus de azurém. Pelo menos é o que existe para os alunos universitários. ( que eu saiba)

• Like
Reactions: Vânia Figueira
Existem autocarros que fazem o transporte dos alunos do campus de gualtar até ao campus de azurém. Pelo menos é o que existe para os alunos universitários. ( que eu saiba)

Eu tenho grandes hipóteses de ingressar num curso na UM do campus de azurém, mas gostava de viver em Braga... se eu não tiver carro próprio e só me puder mover a transportes públicos, é tranquilo ou é uma ideia um pouco descabida?

• Like
Reactions: Mariana31
Eu tenho grandes hipóteses de ingressar num curso na UM do campus de azurém, mas gostava de viver em Braga... se eu não tiver carro próprio e só me puder mover a transportes públicos, é tranquilo ou é uma ideia um pouco descabida?
Eu tbm vou ingressar num curso em azurém e vivo em Braga, por isso o meu plano passa por aí. Acho que tlvz os primeiros dias sejam mais complicados até me habituar, mas deve ser relativamente tranquilo. ( pelo menos espero que sim).:smiley:

Ah ufa, espero mesmo que tenhas razão então! Obrigada 😁
Pior mesmo é ter que apanhar um autocarro para gualtar e dps outro para guimarães. Vou dormir pouco este ano :cry:

Se vires em outro tópicos dizem que há mt gente a fazer a viagem de Braga para Guimarães e fazem-na sem problemas

Bem, a Transdev tem uma carreira entre Braga e Guimarães, mas eu também costumo ver um autocarro da AAUM em direção a Braga, embora não saiba muito bem como é que isso funciona. De qualquer das formas, no dia da matrícula certamente teremos oportunidade de nos informarmos melhor :P

• Like
Reactions: Mariana31