Inglês - Exame

Bom dia a todos!

Sou nova por aqui, embora costume acompanhar o fórum. Tenho uma questão relacionada com o uso de dicionário uma vez que muitos deles têm aquela parte de gramática / verbos, etc no fim. Se é possível levar um assim, ou se tenho de arranjar um sem essa parte e seja mesmo só palavras e respetiva tradução/significado.

Obrigada!

Bom dia a todos!

Sou nova por aqui, embora costume acompanhar o fórum. Tenho uma questão relacionada com o uso de dicionário uma vez que muitos deles têm aquela parte de gramática / verbos, etc no fim. Se é possível levar um assim, ou se tenho de arranjar um sem essa parte e seja mesmo só palavras e respetiva tradução/significado.

Obrigada!

Olá! Eu sou de Ciências, no entanto irei este ano realizar o Exame de Inglês como prova de ingresso. Por aquilo que li no material que podes levar, quanto ao uso de dicionário afirmam que é "sem restrições nem especificações". No entanto, como esta é a primeira vez que realizo o Exame de Inglês, não te sei dizer se realmente será assim ou não.

Vai ver os exames de 1997 para cima! Aquilo parecem autênticos exames de português, traduzidos para inglês. Acho que desde há uns anos para cá que a dificuldade tem diminuído mas pode ser que apanhem o lance do exame de Português deste ano e façam um exame de Inglês sem grandes surpresas. Já me foi dito que o tema dos refugiados foi muito falado este ano. Talvez seja uma boa ideia ler algumas coisas acerca do assunto e fazer algumas composições sobre isso.
Abri agora um de 2000 e até me assustei com aquelas perguntas ... Resolvi o de 2014 (1ªFase) e tirei 10,6 valores sem composição, no da 2ªFase tive 9,5 porque foi a primeira vez que me deparei com uma pergunta do género da 6 do grupo B e errei completamente (foram 1,5 valores ao ar), amanhã resolvo os de 2015. Depois devo ir fazer uma revisão dos tipos de composição (já reparei que varia muito de ano para ano e convém rever a estrutura do email por ex, etc ...). Já agora aproveito, alguém sabe se podemos utilizar ideias dos exercícios e/ou textos ao longo do teste para a composição do grupo C ? Digo isto porque normalmente gira em torno de uma temática específica e nesse contexto então assim, considero o tema dos refugiados uma forte probabilidade ...

Quanto ao dicionário, tinha a mesma dúvida. Só podemos levar um dicionário ou podemos levar dois?
Não sei o que esperar pois é a primeira vez que vou fazer exame a Inglês e até agora têm parecido acessíveis com excepção do exame de 2015 -1ª fase, que foi o primeiro que fiz e andei ali um bocado baralhada com a resposta em certas perguntas

Última edição:
Eu também tenho estado a resolver exames, e tenho tido nota positiva no entanto tenho receio de não atingir uma boa nota.
Lê alguns livros em inglês para expandires o teu vocabulário
No que toca a vucabulário, podes usar qualquer tipo de dicionário sem restrições.
Abri agora um de 2000 e até me assustei com aquelas perguntas ... Resolvi o de 2014 (1ªFase) e tirei 10,6 valores sem composição, no da 2ªFase tive 9,5 porque foi a primeira vez que me deparei com uma pergunta do género da 6 do grupo B e errei completamente (foram 1,5 valores ao ar), amanhã resolvo os de 2015. Depois devo ir fazer uma revisão dos tipos de composição (já reparei que varia muito de ano para ano e convém rever a estrutura do email por ex, etc ...). Já agora aproveito, alguém sabe se podemos utilizar ideias dos exercícios e/ou textos ao longo do teste para a composição do grupo C ? Digo isto porque normalmente gira em torno de uma temática específica e nesse contexto então assim, considero o tema dos refugiados uma forte probabilidade ...

Em princípio sim. Se fores ver os exames dos anos anteriores, no grupo C (composição) tens uma nota que diz que podes utilizar as informações fornecidas nos grupos A e B (grupos de escolha múltipla, perguntas de interpretação etc.).

É possível levar mais do que um dicionário? Porque eu tenho dois e num existem palavras que não existem no outro :tearsofjoy:

Ok, obrigado pelo esclarecimento. Quanto à composição sabes de algumas dicas úteis ? Estou com algumas dúvidas porque é o 1ºano que vou fazer exame de Inglês, nem tão pouco sei se há a fama de serem muito rigorosos na correção, etc etc ...

Boa noite. Sou estudante do ensino secundário recorrente e vou fazer exame de Inglês como prova de acesso caso não entre no curso de primeira opção. Primeiro, gostaria de saber se o exame de Inglês, tendo em conta o tipo de ensino que frequento, conta para a média total de exames que fiz (mesmo que acabe por não o utilizar até como prova de ingresso).
Também gostaria de saber se este exame influencia a minha nota de alguma maneira, dado que só a tive como disciplina geral e não específica (fi-la quando ainda não havia trocado de Ciências para Humanidades, no 10º e 11º anos) e se, caso não entre na primeira opção, consiga mudar se entrar na segunda, pois são ambos cursos da mesma faculdade.

Muito obrigada!

Olá. Que cursos têm a prova de inglês como a de ingresso? Será que posso utilizar a jota desta prova para calcular a média dos exames? Visto que tive apenas 6 valores no de hca no ano passado. (ensino profissional)

Olá. Que cursos têm a prova de inglês como a de ingresso? Será que posso utilizar a jota desta prova para calcular a média dos exames? Visto que tive apenas 6 valores no de hca no ano passado. (ensino profissional)
Mais especifico:

Administração Público-Privada

Universidade de Coimbra

Ciência Política e Relações Internacionais

UBI

Ciências da Cultura

Universidade de Lisboa

Estudos Portugueses e Espanhóis

UBI

Línguas Aplicadas

Na Universidade do Porto e na do Minho

Línguas e Culturas Orientais

Universidade do Minho

Línguas e Estudos Editoriais

Universidade de Aveiro

Línguas e Literaturas

Universidade de Évora e na do Minho (mas é especificamente em literaturas Europeias)

Línguas Modernas

Universidade de Coimbra

Línguas e Relações Empresariais

UTAD

Línguas e Relações Internacionais

Universidade do Porto

Línguas, Literaturas e Culturas

Universidade de Lisboa clássica e Nova, e no Porto

Relações Internacionais

Universidade de Évora

Sociologia

UBI

Tradução

NOVA

Tudo que seja áreas do espetáculo: teatro , dança , musica …

Estas são apenas com Inglês, há outras que podes entrar com português associado ou seja a junção das duas.

• Like
Reactions: davis
Olá @Maria M. S
Boa noite. Sou estudante do ensino secundário recorrente e vou fazer exame de Inglês como prova de acesso caso não entre no curso de primeira opção. Primeiro, gostaria de saber se o exame de Inglês, tendo em conta o tipo de ensino que frequento, conta para a média total de exames que fiz (mesmo que acabe por não o utilizar até como prova de ingresso).
Também gostaria de saber se este exame influencia a minha nota de alguma maneira, dado que só a tive como disciplina geral e não específica (fi-la quando ainda não havia trocado de Ciências para Humanidades, no 10º e 11º anos) e se, caso não entre na primeira opção, consiga mudar se entrar na segunda, pois são ambos cursos da mesma faculdade.

Muito obrigada!
Se o exame é uma das disciplinas específicas do teu curso conta para a CFCEPE:
Média - Ensino Recorrente

Olá @Maria M. S

Se o exame é uma das disciplinas específicas do teu curso conta para a CFCEPE:
Média - Ensino Recorrente
Não é, pois já fiz Espanhol e Geografia A e os seus exames correspondentes. Queria apenas saber se entrava somente para a média de exames, mas já vi que a média é de 4 exames, que eu já fiz: Português, História e os já mencionados Espanhol e Geografia. Penso que então só conta como prova de acesso para algum curso que o peça, dado que Inglês foi uma disciplina geral para mim e não específica.
Obrigada na mesma pela resposta!

• Like
Reactions: davis
Em comparação ao exame do ano passado, da 1ª fase.... Parece que veio do 80 para o 8. Mesmo assim, sem a composição, tenho 9,8.... E a vocês, como vos correu?

Em comparação ao exame do ano passado, da 1ª fase.... Parece que veio do 80 para o 8. Mesmo assim, sem a composição, tenho 9,8.... E a vocês, como vos correu?

Este exame é o que vai servir como prova de ingresso. Não costumo estar nervoso. Mesmo para o exame de português fui completamente descontraído mas neste exame de inglês fui para lá a tremer. Estava a escrever o nome e estava a tremer.

Tenho 8,5 sem a composição. Sinceramente acho que de tantos temas actuais, foi ridículo terem escolhido o tema que escolheram.
Vou à segunda fase ver que tal.

Já agora, como faço para me inscrever na segunda fase? Pelo que sei quem tem menos de 9.5 está automaticamente inscrito mas eu para me inscrever preciso de me dirigir à secretaria da escola? Quais são os custos associados a quem vai como externo? Quais são os prazos?

Em comparação ao exame do ano passado, da 1ª fase.... Parece que veio do 80 para o 8. Mesmo assim, sem a composição, tenho 9,8.... E a
Este exame é o que vai servir como prova de ingresso. Não costumo estar nervoso. Mesmo para o exame de português fui completamente descontraído mas neste exame de inglês fui para lá a tremer. Estava a escrever o nome e estava a tremer.

Tenho 8,5 sem a composição. Sinceramente acho que de tantos temas actuais, foi ridículo terem escolhido o tema que escolheram.
Vou à segunda fase ver que tal.

Já agora, como faço para me inscrever na segunda fase? Pelo que sei quem tem menos de 9.5 está automaticamente inscrito mas eu para me inscrever preciso de me dirigir à secretaria da escola? Quais são os custos associados a quem vai como externo? Quais são os prazos?

Eu sei o que é isso. Eu fiz o exame no ano passado e tirei 10,1. E não entrei na faculdade por três décimas. Este ano espero conseguir. E concordo contigo, eu até pensei que iam por algo sobre o Brexit ou sobre os refugiados, como ouvi dizer. Quando vi que o tema era sobre celebridades, nem queria acreditar.
Acho que tens de te inscrever na secretaria, e penso que, este ano tens do dia 13 de julho (que é quando saem as notas da 1ª fase) até dia 15. Acho que encontras isso no Guia Geral de Exames, eu não tenho bem a certeza. E quanto a externo, eu também vou como externa mas como nunca fui à 2ª fase, não faço ideia dos custos!

Eu tambem nunca fui a segunda fase mas os custos devem ser identicos aos da primeira fase, ou seja, 3 euros por exame, para alunos externos

Eu tambem nunca fui a segunda fase mas os custos devem ser identicos aos da primeira fase, ou seja, 3 euros por exame, para alunos externos
Confirmo.