Inglês - Exame

No site do IAVE já estão disponíveis os critérios de correção do exame de Inglês versão definitiva (substituindo assim a "versão de trabalho")

Que tipo de coisas acham que vale a pena estudar?

Boa noite a todos.
Atualmente frequento o 12º ano no curso de Ciências e Tecnologias, fiz no ano passsado os exames de Biologia e FQ, e passei com boa nota a ambos, porém a área que este ano estou a pensar seguir na faculdade exige exame de Inglês. Será possível em Junho fazer o exame de inglês referente ao 11º? Tenho dúvidas acerca do exame ser apenas escrito, ou se contém também uma parte de compreensão oral e/ou compreensão escrita.
Será que alguém me consegue responder ?
Desde já obrigada :)

Boa noite a todos.
Atualmente frequento o 12º ano no curso de Ciências e Tecnologias, fiz no ano passsado os exames de Biologia e FQ, e passei com boa nota a ambos, porém a área que este ano estou a pensar seguir na faculdade exige exame de Inglês. Será possível em Junho fazer o exame de inglês referente ao 11º? Tenho dúvidas acerca do exame ser apenas escrito, ou se contém também uma parte de compreensão oral e/ou compreensão escrita.
Será que alguém me consegue responder ?
Desde já obrigada :)

Olá! Eu fiz o Secundário em CT mas tal como tu, também precisei do Exame de Inglês para o Ensino Superior. A resposta à tua pergunta é: sim, podes e deves fazer o Exame. O Exame Nacional é apenas escrito, com texto, gramática e composição no final. Alguma dúvida que tenhas, fica à vontade para perguntares :) boa sorte!

• Like
Reactions: Maria Isabel
Olá! Eu fiz o Secundário em CT mas tal como tu, também precisei do Exame de Inglês para o Ensino Superior. A resposta à tua pergunta é: sim, podes e deves fazer o Exame. O Exame Nacional é apenas escrito, com texto, gramática e composição no final. Alguma dúvida que tenhas, fica à vontade para perguntares :) boa sorte!

Olá Alexandra :)
Desde já queria agradecer-te pela resposta. Em segundo lugar gostava de saber a melhor forma de me preparar para este exame, métodos de estudo etc... se pudesses falar um bocadinho da tua experiência agradecia, porque não faço mesmo ideia, não conheço ninguém que tenha feito esse exame, e como tal não conheço como preparar o mesmo :p

• Like
Reactions: Alexandra S.
Olá Alexandra :)
Desde já queria agradecer-te pela resposta. Em segundo lugar gostava de saber a melhor forma de me preparar para este exame, métodos de estudo etc... se pudesses falar um bocadinho da tua experiência agradecia, porque não faço mesmo ideia, não conheço ninguém que tenha feito esse exame, e como tal não conheço como preparar o mesmo :p

Aquilo que aconselho, não apenas no Inglês mas em qualquer língua, é estudares muito bem a Gramática. Eu tenho duas Gramáticas para Inglês, The Good Grammar Book e Brush Up Your Grammar (Ensino Secundário) e principalmente esta última tem sido muito útil, mesmo agora na Faculdade, como apoio. Podes também ver filmes em inglês, para ganhares vocabulário e conhecimento de novas expressões próprias. Escreve textos em inglês para ires practicando a composição, resolve Exames anteriores...

Aquilo que aconselho, não apenas no Inglês mas em qualquer língua, é estudares muito bem a Gramática. Eu tenho duas Gramáticas para Inglês, The Good Grammar Book e Brush Up Your Grammar (Ensino Secundário) e principalmente esta última tem sido muito útil, mesmo agora na Faculdade, como apoio. Podes também ver filmes em inglês, para ganhares vocabulário e conhecimento de novas expressões próprias. Escreve textos em inglês para ires practicando a composição, resolve Exames anteriores...

Obrigada pelas tuas dicas, certamente que me serão muito úteis ;)

@cyrilico, no entanto, estamos a falar de um exame que nada tem a ver com a disciplina bienal de Inglês, correto?

Se estás a falar de Inglês enquanto Língua Estrangeira da componente geral do plano de estudos, certo. Mas em Línguas e Humanidades é possível ter Inglês como uma bienal específica (tendo como Língua Estrangeira geral outra, claro) que corresponde a este exame

• Like
Reactions: dvdtores
Obrigada pela resposta. Existem licenciaturas que exigem a realização do exame de Inglês para efeitos de candidatura, neste momento o aluno frequenta o 12° ano e tem essa disciplina, no ano anterior (11°) que está completo não fez o exame de Inglês e agora na escola não sabem dizer se ele se pode inscrever no mesmo para efeitos de acesso ao ensino superior.

Olá, eu sou um aluno de 12º (de CT) e estive a fazer as continhas todas e acho que talvez seja favorável eu fazer o exame de inglês. Eu tenho algumas duvidas que esperava que alguem me conseguisse esclarecer.
  • O exame de ingles é à mesma hora e dia do exame de BG, outro exame que pensei em talvez fazer. Oque posso fazer? Só posso ir a um deles?
  • O que é preciso saber? Muita gramatica,tipo o que damos no 10º e 11º?
  • O que é que tenho de colocar no boletim de inscriçao para exames?
  • Mais alguns conselhos que vocês achem pertinentes e que possam ajudar a mim e a outras pessoas na mesma situação.
Obrigado!

Olá @PedroVeiga
O exame de ingles é à mesma hora e dia do exame de BG, outro exame que pensei em talvez fazer. Oque posso fazer? Só posso ir a um deles?
Se és de CT, inglês faz parte da tua formação, o que significa que para efeitos de aprovação/melhoria não fazes o exame nacional, mas sim o exame de equivalência à frequência. Esse exame é feito pela própria escola, que define a sua data.

Olá @PedroVeiga

Se és de CT, inglês faz parte da tua formação, o que significa que para efeitos de aprovação/melhoria não fazes o exame nacional, mas sim o exame de equivalência à frequência. Esse exame é feito pela própria escola, que define a sua data.

Okok muito obrigado!! Já agora os exames de equivalência à frequência são apenas escritos? Ou a escola e que decide? E qual é a sua estrutura, idêntica ao exame ou mais uma vez está ao critério da escola?