Ingressar em enfermagem aos 25 anos

Bia9998

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2024
Olá. Sou formada na área do design e trabalho na área há 2 anos no entanto não me sinto feliz. Sinto cada vez mais que devia ter ido para a area que sempre tive uma paixão enfermagem mas com a imaturidade acabei por escolher design.
Após um tempo de pesquisa apercebi me que licenciatura em enfermagem não há (que tenha encontrado) em método a distância/ online pois, visto que trabalho e não tenciono deixar de trabalhar seria a melhor opção. Não consigo encontrar uma solução para começar o curso, porque tenho um horário complicado e vejo que será quase impossível entrar no curso e também gostava de saber qual o método melhor seria pelo ingresso de titulares curso superior? Ou maiores de 23?? E como fizeram no estágio visto que tem os 4 anos? vejo muitos entraves…
Também já pensei ir para auxiliar de saúde enquanto tiro o curso e depois quando terminar enfermagem concorro para esse. Não sei mesmo o que fazer.
Agradeço as vossas opiniões e se alguém já passou pela mesma situação a vossa história! Obrigada

Olá. Sou formada na área do design e trabalho na área há 2 anos no entanto não me sinto feliz. Sinto cada vez mais que devia ter ido para a area que sempre tive uma paixão enfermagem mas com a imaturidade acabei por escolher design.
Após um tempo de pesquisa apercebi me que licenciatura em enfermagem não há (que tenha encontrado) em método a distância/ online pois, visto que trabalho e não tenciono deixar de trabalhar seria a melhor opção. Não consigo encontrar uma solução para começar o curso, porque tenho um horário complicado e vejo que será quase impossível entrar no curso e também gostava de saber qual o método melhor seria pelo ingresso de titulares curso superior? Ou maiores de 23?? E como fizeram no estágio visto que tem os 4 anos? vejo muitos entraves…
Também já pensei ir para auxiliar de saúde enquanto tiro o curso e depois quando terminar enfermagem concorro para esse. Não sei mesmo o que fazer.
Agradeço as vossas opiniões e se alguém já passou pela mesma situação a vossa história! Obrigada
Olá Bia, estou exatamente igual. O que difere é que nunca fiz universsidade e tenho 31 anos :D
Contudo, apenas vou com tudo. Trabalho por turnos (manhãs, tardes e noites) e sei que vai ser difícil, mas não é impossível. Tenho a certeza que há sempre alguém em situação pior que eu e que também não vai desistir só por ser difícil.
Próximo ano, lá estarei a tentar entrar em Enfermagem.

Alô. A minha história não é bem como a tua pois eu deixei de trabalhar para começar a estudar, ingressando aos 24 anos. Tou agora no meu 2.º ano. No entanto, há umas coisas que gostaria de te dizer. Nunca vais tarde para o fazer mas apercebi-me que a tua maior dificuldade é como é que conciliarias o curso com um trabalho. Enfermagem é um pouco complicado porque tem muitas práticas, daí não poder ser online. Também não existe um regime noturno. O estágio geralmente ocupa muito mais que 40h semanais. Como trabalhas com design iria depender muito de ti. Se pudesses trabalhar, por exemplo, como freelancer enquanto estás a estudar já não te ocuparia tanto espaço. Podes sempre fazer o curso em tempo parcial em vez de integral, mas demoras mais anos a fazê-lo e não vais poder fugir às práticas nem ao estágio de novo. Ou tentas ficar um pouco estável de modo a que possas largar temporariamente o trabalho para o fazeres. Terá de ser algo que terás de pensar muito mas não acho que seja impossível. Se a idade for um problema, lembra-te que terás x idade independentemente do que faças até lá. Por isso, mais vale só seguirmos o que queremos.

Quanto ao ingresso, as regras irão mudar no próximo ano e, por isso, acho que quem já não estuda há um tempo, tem mais facilidade em entrar por M23 do que por concurso nacional. Isso também é algo que terás de perceber por ti mesma. Procura no site da DGES as novas regras e que exames vão começar a pedir em enfermagem (não vão aceitar só biologia e geologia a partir de 2025, terão de ser 2). Eu entrei por M23 e o processo em si é muito mais facilitado.

Espero que tudo te corra bem, boa sorte!

• Like
Reactions: sigis
Boa tarde, estou um pouco na mesma situação... Gostaria de entrar em enfermagem mas tenho muitas duvidas em relação acerca do processo de candidatura para maiores de 23. Sou licenciada em Ciências da Comunicação e pelo que percebi é mais facil entrar pelo +23. Não estou a par de novas regras até porque a faculdade que quero apenas pede uma prova especifica de biologia. Poderiam explicar melhor como funciona esse processo?

Boa tarde, estou um pouco na mesma situação... Gostaria de entrar em enfermagem mas tenho muitas duvidas em relação acerca do processo de candidatura para maiores de 23. Sou licenciada em Ciências da Comunicação e pelo que percebi é mais facil entrar pelo +23. Não estou a par de novas regras até porque a faculdade que quero apenas pede uma prova especifica de biologia. Poderiam explicar melhor como funciona esse processo?
Alô.
Pelo concurso 23+ tu terás de ver com cada instituição porque é diferente de instituição para instituição. Datas e tudo o mais.
Normalmente o processo geral é uma prova local, uma entrevista e avaliação do CV escolar + profissional, pouco importando se tens algo a ver com a área ou não.
As percentagens de cada uma destas componentes também dependem de cada instituição mas normalmente está nas informações juntamente com as inscrições.
Terás uma nota final consoante isso. As vagas costumam ser poucas mas isso também costuma sair nos sites das universidades.

• Like
Reactions: davis