Ingressar em Mestrado com 1 cadeira de Licenciatura por fazer

AnaMariaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
21 Outubro 2020
Boa noite! Como diz o título do tópico eu vou acabar a licenciatura com 1 só cadeira por fazer do primeiro semestre…
Já me candidatei ao Mestrado, mais especificamente à FEP, e como me candidatei condicionalmente, iria ter que acabar a licenciatura em junho, o que não vai ser possível. Neste momento gostava de saber quais as minhas opções, não queria nada ter de ficar 1 ano parada só porque causa de uma cadeira.
(É importante mencionar que não estou a tirar a licenciatura na FEP)

Olá.
Acho que FEP não te vai permitir que realizes a matrícula no mestrado em si nestas circunstâncias. O que podes fazer é inscrever-te em UCs isoladas, correspondentes às UCs do mestrado em que queres ingressar, e, depois de ingressar nele no ano seguinte, pedir creditações correspondentes a todo o 1º ano. Sai-te mais caro do que se frequentasses o mestrado em si, mas desta maneira consegues acabar no mesmo número de anos que se não tivesses a tal cadeira em atraso.
Dependendo dos regulamentos da universidade em que estás a fazer a tua licenciatura, pode ainda ser possível realizares o exame da tal cadeira em época especial, e candidatares-te à 2ª fase na FEP (que, atenção, apenas abre para alguns mestrados).
Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: davis
Olá.
Acho que FEP não te vai permitir que realizes a matrícula no mestrado em si nestas circunstâncias. O que podes fazer é inscrever-te em UCs isoladas, correspondentes às UCs do mestrado em que queres ingressar, e, depois de ingressar nele no ano seguinte, pedir creditações correspondentes a todo o 1º ano. Sai-te mais caro do que se frequentasses o mestrado em si, mas desta maneira consegues acabar no mesmo número de anos que se não tivesses a tal cadeira em atraso.
Dependendo dos regulamentos da universidade em que estás a fazer a tua licenciatura, pode ainda ser possível realizares o exame da tal cadeira em época especial, e candidatares-te à 2ª fase na FEP (que, atenção, apenas abre para alguns mestrados).
Qualquer questão, dispõe.
Obrigada pela resposta! E já agora, no ano a seguir a fazer as UCs isoladas tenho que me candidatar ao mestrado na mesma? E se não entrar?

E já agora, no ano a seguir a fazer as UCs isoladas tenho que me candidatar ao mestrado na mesma?
Sim.
E se não entrar?
Aí sim, terás de aguardar até o ano seguinte e tentar novamente. Ou ingressar num mestrado diferente, eventualmente abdicando de algumas possíveis creditações.

Qual é o mestrado em que gostarias de ingressar? Prevês ter dificuldades a entrar, face à tua média actual?

Sim.

Aí sim, terás de aguardar até o ano seguinte e tentar novamente. Ou ingressar num mestrado diferente, eventualmente abdicando de algumas possíveis creditações.

Qual é o mestrado em que gostarias de ingressar? Prevês ter dificuldades a entrar, face à tua média actual?
Eu candidatei-me a 5 Mestrados na FEP na verdade, estava um pouco indecisa. Estou a prever acabar com média de 16 (Licenciatura em Comércio Internacional no ISCAP), vou também já ter alguma experiência profissional devido ao estágio curricular e tenho alguns cursos de hard skills e de línguas realizados.
Os mestrados a que me candidatei são: Economia, Gestão, Economia e Gestão Internacional, Economia e Gestão da Inovação e Economia da Empresa e da Estratégia.

Os mestrados a que me candidatei são: Economia, Gestão, Economia e Gestão Internacional, Economia e Gestão da Inovação e Economia da Empresa e da Estratégia.
Destes, os que abriram 2ª fase do concurso em 24/25 foram o de Economia, e o de Economia da Empresa e da Estratégia.
Se conseguires concluir a tal cadeira em época especial, pode ser que ainda abra uma 2ª fase e que possas simplesmente ingressar normalmente num dos cursos. Se não abrir, ou se preferires um dos restantes, tens a tal opção das UCs isoladas.
A tua média é boa, mas suspeito que seja penalizada pelos coeficientes de adequação da licenciatura e de qualidade da instituição. A tal experiência profissional é uma mais-valia, mas conta relativamente pouco. Prevejo que a tua média de candidatura para o mestrado de Economia fique entre o 13 e o 14, o que em anos anteriores teria sido suficiente para entrar.

Última edição: