Ingresso ao ensino superior

Estrela12345

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2021
Boa tarde, completei agora o meu 12ano e como sabem já está na altura das candidaturas ao Ensino Superior. Acontece que não percebo se se eu me inscrever na primeira fase em um curso como primeira opção e entrar, se posso na mesma inscrever me em outro curso na segunda fase como primeira opção, e desistir da primeira se assim o entender. Ou seja se entrar no curso x na 1 fase e candidatar me na msm a outro curso y e entrar tmb,posso desistir da minha 1 inscrição?

FranciscoG.

Membro Veterano
Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Boa tarde, completei agora o meu 12ano e como sabem já está na altura das candidaturas ao Ensino Superior. Acontece que não percebo se se eu me inscrever na primeira fase em um curso como primeira opção e entrar, se posso na mesma inscrever me em outro curso na segunda fase como primeira opção, e desistir da primeira se assim o entender. Ou seja se entrar no curso x na 1 fase e candidatar me na msm a outro curso y e entrar tmb,posso desistir da minha 1 inscrição?
Olá. Sim, podes fazer isso.

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Ou seja se entrar no curso x na 1 fase e candidatar me na msm a outro curso y e entrar tmb,posso desistir da minha 1 inscrição?
Olá.
Sim, podes. É aconselhável fazer a matrícula no curso em que entrares na 1ª fase, de modo a garantires que não perdes a vaga. Caso entres noutro curso na 2ª fase, a matrícula da 1ª fase é anulada.

Estrela12345

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2021
Olá. Sim, podes fazer isso.
E nao perco a minha vaga da 1 opção da 1 fase se entrar na segunda fase?
Post automatically merged:

Olá.
Sim, podes. É aconselhável fazer a matrícula no curso em que entrares na 1ª fase, de modo a garantires que não perdes a vaga. Caso entres noutro curso na 2ª fase, a matrícula da 1ª fase é anulada.
E se eu mudar de ideias e vir que afinal o que quero é o curso ao qual me inscrevi na 1 fase?

Estrela12345

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2021
Só se realizares a matrícula no curso em que ficas colocada na segunda fase é que perdes a vaga da primeira, ou seja, tu recebes o mail a dizer que estás colocada na segunda fase enquanto frequentas o curso onde ficaste na primeira fase. É neste momento que podes decidir para onde queres ir. Caso realizes a matrícula no curso onde ficaste colocada na segunda fase já não há volta a dar, perdes a vaga que tinhas na primeira, mas a colocação num curso na segunda fase de candidaturas, por si só, não te faz perder a vaga do curso onde entraste primeiramente.
Ah okay então não há problema em candidatar me a dois cursos diferentes em fases diferentes, porque dps posso decidir em qual ficar, é isso?

FranciscoG.

Membro Veterano
Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Está aqui explicado:

"Em relação a cada par instituição/curso deve ser obtida em cada prova de ingresso, bem como na nota de candidatura, uma classificação igual ou superior à mínima fixada.
As classificações mínimas são fixadas anualmente por cada instituição de ensino superior para cada um dos seus cursos e são divulgadas no Guia da Candidatura.
Os candidatos podem concorrer às várias fases do concurso.
Contudo, aos estudantes colocados na 1.ª fase que concorram à 2.ª fase e nela sejam colocados é automaticamente anulada a colocação na 1.ª fase e, consequentemente, a matrícula e inscrição realizadas.
De igual modo, aos estudantes colocados nas 1.ª ou 2.ª fases que concorram à 3.ª fase e nela sejam colocados é automaticamente anulada aquela colocação e, consequentemente, a matrícula e inscrição realizadas."

Estrela12345

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2021
Está aqui explicado:

"Em relação a cada par instituição/curso deve ser obtida em cada prova de ingresso, bem como na nota de candidatura, uma classificação igual ou superior à mínima fixada.
As classificações mínimas são fixadas anualmente por cada instituição de ensino superior para cada um dos seus cursos e são divulgadas no Guia da Candidatura.
Os candidatos podem concorrer às várias fases do concurso.
Contudo, aos estudantes colocados na 1.ª fase que concorram à 2.ª fase e nela sejam colocados é automaticamente anulada a colocação na 1.ª fase e, consequentemente, a matrícula e inscrição realizadas.
De igual modo, aos estudantes colocados nas 1.ª ou 2.ª fases que concorram à 3.ª fase e nela sejam colocados é automaticamente anulada aquela colocação e, consequentemente, a matrícula e inscrição realizadas."
Mais uma vez obrigada, era mesmo isso que precisava de saber.