INGRESSO COM LICENCIATURA

crisfnp

Membro Caloiro
Matrícula
11 Novembro 2024

Boa tarde, venho questionar qual o regime que pode ser aplicado a mim para ingresso ao ensino superior pela 2x.

Sou licenciada numa outra área e com 35 anos gostaria de fazer uma nova licenciatura, e os meus exames já não são válidos claramente.

1- Quais os regimes que me posso candidatar? O regime de maiores de 23 estou abrangida?

Ou por exemplo, caso entre na faculdade privada , depois posso tentar o reingresso para a pública?

2- Gostaria que me informassem quais são as minha possibilidades pois já tenho a licenciatura, e para alguns cursos não abrem vagas para o regime de titulares de grau.

Caso haja outras alternativas peço que me indiquem,

3- E bolsa é possível ter mesmo sendo licenciada?

Obrigada,

Boa tarde, venho questionar qual o regime que pode ser aplicado a mim para ingresso ao ensino superior pela 2x.

Sou licenciada numa outra área e com 35 anos gostaria de fazer uma nova licenciatura, e os meus exames já não são válidos claramente.

1- Quais os regimes que me posso candidatar? O regime de maiores de 23 estou abrangida?

Ou por exemplo, caso entre na faculdade privada , depois posso tentar o reingresso para a pública?

2- Gostaria que me informassem quais são as minha possibilidades pois já tenho a licenciatura, e para alguns cursos não abrem vagas para o regime de titulares de grau.

Caso haja outras alternativas peço que me indiquem,

Obrigada,
Olá. Não podes concorrer pelo acesso M23 pq já tens formação superior.
Aconselho te a pesquisares sobre o concurso para licenciados
Tens mais info aqui Titulares de Outros Cursos Superiores | DGES
Não podes concorrer à bolsa pq já tens grau de licenciada "Não ser titular de diploma ou grau igual ou superior àquele para o qual requer bolsa" fonte: https://www2.gov.pt/servicos/candidatar-se-a-uma-bolsa-de-estudo-para-o-ensino-superior
Boa sorte 🍀

Sim, podes, desde que não tenhas exames nacionais dentro da validade. Mais especificamente, desde que não tenhas os exames pedidos pelo curso a que te candidatas.
Tens também o concurso para licenciados mencionado pela @Cristiana Matos
Podes também realizar os exames nacionais e concorrer normalmente pelo CNAES.
Teres o grau apenas te abre outras portas, tens na mesma a possibilidade de fazer os concursos "normais".
O "reingresso" não. Esse concurso destina-se especificamente a quem já frequentou um curso, sem o concluir, e pretende voltar a entrar nele. Podes, sim, entrar numa privada e mais tarde entrar numa pública, uma coisa não impede a outra.
Não, como explicou a @Cristiana Matos. Se fosses frequentar um mestrado, sim; outra licenciatura, não.

Qualquer questão, dispõe.