Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais

DanielRSC

Membro
Matrícula
10 Março 2020
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18
Rude? A tua resposta.
Nunca disse que não via problema, mas vocês estão focados num problema que é a melhor solução das más.
Precisei, claro, mas não tornei isso a minha obsessão de vida.

O tópico foi criado para um conjunto particular de pessoas se agregarem, podendo discutir maneiras de combater aquilo que consideramos como sendo uma injustiça e que vai minar, sem qualquer sombra de dúvidas, o sistema educacional, as discrepâncias entre público e privado... Qual é o problema?
Não vejo ninguém indignado por haver uma petição contra a realização dos exames nacionais, que são regularizadores do processo concursal! Vejo pessoal indignado por querermos decisões ponderadas. Isto é, se houve decisões a fim de adir os exames e outras regras, estas deveriam ter sido meticulosamente pensadas...

Se precisaste, mas não o trataste como uma obsessão: problema teu! Há quem tenha mais ambição que outros, há quem não se contente com a indiferença e há quem não esteja disposto a abdicar daquilo que realmente quer. Mais, utilizar a justificação do SARS é ridícula. Se se fazem exames, que se façam com seriedade!
 

Pedro Rafael

Membro
Matrícula
26 Maio 2017
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84
Pessoal vamos todos acalmar-nos por favor. Estou a ver que já está muita gente irritada. Pronto, já se percebeu que há pessoas a favor e pessoas contra, cada um tem a sua opinião, não precisamos todos concordar com o mesmo, já deu para ver os dois pontos de vista, agora chill. Somos todos colegas, não inimigos.
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Boa noite. Mediante as medidas apresentadas pelo primeiro-ministro há uma duvida que não consegui ainda haver esclarecida. Estou no 12°ano de Ciências e fiquei externa a Matemática. Sendo a única opção realizar o exame este ano. A minha dúvida é se vou realizar este exame na mesma ou não, estando externa?
Se não ficaste com matemática feita e precisas de matemática para acabar o secundário realizas o exame normalmente, nada afecta o teu caso.
 

Andreia C.

Membro Catedrático
Especialista
Enfermagem & Biologia
Matrícula
12 Outubro 2016
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Curso
Enfermagem - Oficialmente Enfermeira? Diz que sim.
O tópico foi criado para um conjunto particular de pessoas se agregarem, podendo discutir maneiras de combater aquilo que consideramos como sendo uma injustiça e que vai minar, sem qualquer sombra de dúvidas, o sistema educacional, as discrepâncias entre público e privado... Qual é o problema?
Não vejo ninguém indignado por haver uma petição contra a realização dos exames nacionais, que são regularizares do processo concursal! Vejo pessoal indignado por querermos decisões ponderadas. Isto é, se houve decisões a fim de adir os exames e outras regras, estas deveriam ter sido meticulosamente pensadas...

Se precisaste, mas não o trataste como uma obsessão: problema teu! Há quem tenha mais ambição que outros, há quem não se contente com a indiferença e há quem não esteja disposto a abdicar daquilo que realmente quer. Mais, utilizar a justificação do SARS é ridícula. Se se fazem exames, que se façam com seriedade!
Tu não precisas de ser rude com ninguém. Eu não o fui e tu estás a sê-lo.
Mas podia ser, no entanto consta das regras do fórum, manter um ambiente agradável e recuso-me a seguir os teus passos.
Passa bem. Já disse tudo o que podia dizer, cabe-vos a vocês olhar para o grande plano.
 

MarianaORS

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2020
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Anulei Matemática no ano passado 2018/2019 e terminei o ano com a nota do exame. Este ano vou fazer exame novamente para melhoria. Que nota conta como média interna uma vez que fui anulada? A do exame de 2018/19 ou a do exame de 2019/20? Obrigada
 

Stellarius

Membro
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29 Novembro 2018
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Curso
Medicina
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FMUL
Pessoal vamos todos acalmar-nos por favor. Estou a ver que já está muita gente irritada. Pronto, já se percebeu que há pessoas a favor e pessoas contra, cada um é tem a sua opinião, não precisamos todos concordar com o mesmo, já deu para ver os dois pontos de vista, agora chill. Somos todos colegas, não inimigos.
Exato pessoal não é necessário tanta exaltação. Não sei se toda a gente percebe que algumas das pessoas que vêm aqui dar a sua opinião e que já estão no ensino superior só nos querem ajudar. Agora isso não significa que vão dizer tudo bonito e apoiar todas as ideias que aqui se geram. Em alguns pontos estamos corretos, noutros se calhar não fazia mal ouvir a voz da experiência. É uma situação difícil, mas tentemos olhar pelas várias perspetivas e com mais calma. Isto na minha humilde opinião que vale o que vale.
 
Matrícula
7 Junho 2017
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956
Curso
M. I. Engenharia Biomédica 🔜 Medicina
Instituição
UNL | FCT 🔜 FMUL
O tópico foi criado para um conjunto particular de pessoas se agregarem, podendo discutir maneiras de combater aquilo que consideramos como sendo uma injustiça e que vai minar, sem qualquer sombra de dúvidas, o sistema educacional, as discrepâncias entre público e privado... Qual é o problema?
Não vejo ninguém indignado por haver uma petição contra a realização dos exames nacionais, que são regularizadores do processo concursal! Vejo pessoal indignado por querermos decisões ponderadas. Isto é, se houve decisões a fim de adir os exames e outras regras, estas deveriam ter sido meticulosamente pensadas...

Se precisaste, mas não o trataste como uma obsessão: problema teu! Há quem tenha mais ambição que outros, há quem não se contente com a indiferença e há quem não esteja disposto a abdicar daquilo que realmente quer. Mais, utilizar a justificação do SARS é ridícula. Se se fazem exames, que se façam com seriedade!

Ai ai ai com esta atitude o ensino superior vai fazer mossa, vai vai 🙈 🤠
 
Matrícula
7 Dezembro 2016
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Curso
Medicina
Instituição
Nova Medical School
Anulei Matemática no ano passado 2018/2019 e terminei o ano com a nota do exame. Este ano vou fazer exame novamente para melhoria. Que nota conta como média interna uma vez que fui anulada? A do exame de 2018/19 ou a do exame de 2019/20? Obrigada
Se se mantiver a decisão de não existirem melhorias vais ficar com a nota que obtiveste no ano passado como nota interna. Ou seja, o exame deste ano só irá servir para efeitos de prova de ingresso.
 

Andreia C.

Membro Catedrático
Especialista
Enfermagem & Biologia
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12 Outubro 2016
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Curso
Enfermagem - Oficialmente Enfermeira? Diz que sim.
Exato pessoal não é necessário tanta exaltação. Não sei se toda a gente percebe que algumas das pessoas que vêm aqui dar a sua opinião e que já estão no ensino superior só nos querem ajudar. Agora isso não significa que vão dizer tudo bonito e apoiar todas as ideias que aqui se geram. Em alguns pontos estamos corretos, noutros se calhar não fazia mal ouvir a voz da experiência. É uma situação difícil, mas tentemos olhar pelas várias perspetivas e com mais calma. Isto na minha humilde opinião que vale o que vale.
Obrigada pela sensatez ☺
 

DanielRSC

Membro
Matrícula
10 Março 2020
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18
Tu não precisas de ser rude com ninguém. Eu não o fui e tu estás a sê-lo.
Mas podia ser, no entanto consta das regras do fórum, manter um ambiente agradável e recuso-me a seguir os teus passos.
Passa bem. Já disse tudo o que podia dizer, cabe-vos a vocês olhar para o grande plano.

Não fui rude, não te faltei ao respeito, não te insultei! Apenas respondi e debati!

Enfim, de qualquer das formas, se for a exame e me contaminar, posso sempre contar com a tua formação em enfermagem, o que me deixa deveras tranquilo!
Votos de mudança. Fica bem.
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Ai ai ai com esta atitude o ensino superior vai fazer mossa, vai vai 🙈 🤠

Estou no ensino superior há 2 anos!
Abraço.
 

Marco Esperança

Membro Catedrático
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Eng. Informática & Engenharia
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28 Maio 2017
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A Andreia, finalista em Enfermagem, não vê problema em nada!
Um exame não define ninguém. Só define a nota com que um aluno vai entrar para um curso que ambiciona, a partir do qual se pretende instruir para formar carreira. É só um Examezeco!
A Andreia não precisou de X valores no exame Y para entrar no curso de Enfermagem. A Andreia vai acabar o curso de Enfermagem, mas não vai ser Enfermeira.
(Falacioso? Bastante... Tal como o argumento)
Acabaste de incorrer na falácia ad hominem. Bom estudo a filosofia.
 
D

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Guest
A Andreia, finalista em Enfermagem, não vê problema em nada!
Um exame não define ninguém. Só define a nota com que um aluno vai entrar para um curso que ambiciona, a partir do qual se pretende instruir para formar carreira. É só um Examezeco!
A Andreia não precisou de X valores no exame Y para entrar no curso de Enfermagem. A Andreia vai acabar o curso de Enfermagem, mas não vai ser Enfermeira.
(Falacioso? Bastante... Tal como o argumento)
Sugiro que, face à situação médica e pandémica actual, levem a sério a opinião de uma quase-futura enfermeira. Alem dela ser das pessoas neste tópico que melhor conhece o que se está a passar no mundo e especialmente em Portugal, já passou por várias adversidades desde os exames ao final do ensino superior para conhecer as questões de aulas / estágios / organização / burocracias / trabalho em hospitais e assim as dificuldades que diversas medidas trariam.

Sei que no secundário vos formatam para ter a cabeça toda nos exames mas confiem em mim, o tempo passa depressa e daqui a uns anos mesmo que se atrasarem vão olhar para esta fase e compreender que as coisas não eram tão importantes como pareciam. Há pessoas que demoram mais a fazer o secundário (eu), há pessoas que mudam de curso, há pessoas que demoram 3 a 5 anos a entrar no curso que queriam, e pessoas que nunca chegaram e ficaram-se por outro, este forum tem exemplos. Quando voz dizemos que os exames não vos definem é para tirarem da cabeça essa obsessão que os professores vos colocam desde o dia um e para respirarem fundo e tentarem perceber de que forma é que os vossos sentimentos estão a prejudicar o vosso raciocínio e como isso se reflecte na forma como respondem aos outros, por vezes com uma linguagem bastante imprópria para o tipo de forum em que se encontram.

Eu sei que isto é difícil. Se estivesse na vossa situação sentiria o mesmo, especialmente porque passava por uma situação abusiva em casa e tinha de sair o mais depressa possível (e sei que muitas pessoas nestas situações estão a desesperar neste momento e o meu apoio está com elas), mas têm de fazer o máximo para não deixar que estas frustrações frustrem e magoem as pessoas que estão a tentar comunicar com vocês. Há pessoas do Ensino Superior neste tópico a tentar alertar-vos para tentar verem as coisas em longo prazo que estão mesmo em grupos de risco em relação à Covid-19 e que conhecem melhor os riscos de medidas pensadas por pessoas que não conhecem questões de recursos / burocracias. E pessoas que já pensaram muito melhor e já participaram em N discussões sobre os exames e o sistema de ensino. Ouçam-nas.
 

Ariana_

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A Andreia, finalista em Enfermagem, não vê problema em nada!
Um exame não define ninguém. Só define a nota com que um aluno vai entrar para um curso que ambiciona, a partir do qual se pretende instruir para formar carreira. É só um Examezeco!
A Andreia não precisou de X valores no exame Y para entrar no curso de Enfermagem. A Andreia vai acabar o curso de Enfermagem, mas não vai ser Enfermeira.
(Falacioso? Bastante... Tal como o argumento)
Isto é tão desonesto...
Se precisaste, mas não o trataste como uma obsessão: problema teu!
Eu diria que obsessão não é saudável, mas contradigam-me se estiver a dizer disparate.
Não fui rude, não te faltei ao respeito, não te insultei! Apenas respondi e debati!

Enfim, de qualquer das formas, se for a exame e me contaminar, posso sempre contar com a tua formação em enfermagem, o que me deixa deveras tranquilo!
Votos de mudança. Fica bem.
Não foste rude e não faltaste ao respeito? Acabaste de ironizar o curso e a futura profissão de um membro, assim como a postura e opinião que ela tem sobre esta situação. Mais respeito, se faz favor e se não desejam que este tópico seja encerrado 😒
 

Edgar H

Mod Decretos
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1 Outubro 2018
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O ponto é simples. Ou param de mandar boquinhas e a fazerem-se de vítimas, ou o tópico é bloqueado. Já não há mais nada a ser comentado por agora que justifique essas picardias.
Quando se justificar, é aberto, outra vez.
 
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24 Outubro 2018
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Agora é que me perdeste...
"Acredito que ajustes podiam ser feitos a nível de cadeiras." Como? E se tens uma cadeira que precisas de fazer para poderes fazer outra? A questão não é "só" essa....
Vou-te dar o exemplo do meu curso - e isto não acontece na minha faculdade mas acontece noutras: estágio no 1º ano, num tempo definido, tendo em conta férias eredução de pessoal(que começa em junho/julho e vai até setembro). Achas que era exequível atrasar isso?! Falo do meu curso mas há 'n' outros que teriam de fazer ajustes. Para não falar nos custos monetários...

Mas para vos dar um enquadramento:
Não foram só vocês. Estamos todos mais ou menos no mesmo barco... Eu, como já referi,estou com estágio suspenso e não sei se não vou ser chamada por requisição civil. Acham que eu me vou por a dizer que é injusto porque eu trabalhei 4 anos para agora me interromperem a 4 meses da conclusão de curso (400h de estágio) e me porem no derradeiro exame do meu curso (trabalhar) - eu digo, mas não faço petições...?! Não, porque sei que é o melhor de uma situação muito má.
Eu percebo a vossa revolta, mas vamos lá ver:
1. Os exames não vos definem
2. A nota de um exame, não vos define
3. O tempo que vocês levam a concluir o secundário, a entrar no ES e a concluir a vossa formação NÃO VOS DEFINE.
Um ano não se perde. Ele não tem pernas, não se esconde. Há sempre algo a fazer. Vocês estão demasiado focados em notas definidoras de percurso, quando isso não é bem a realidade das coisas.
Acho que vocês estão demasiado presos no conceito: "eu trabalhei para os exames e agora isto" quando a realidade nunca deveria ser essa. Vocês deviam ter trabalhado por vocês e não por uma nota.
Não quero prolongar um debate que não é construtivo para as minhas intenções. Não concordando, de todo, com os argumentos que enumeraste por último, acredito, acima de tudo, que esta não é a melhor decisão que podia ser tomada no pior cenário. Exigir uma revisão, como é o caso, é pedir uma total ponderação dos efeitos negativos e positivos da medida. Queremos fazer voz aos efeitos negativos. Estamos a pedir um novo plano e, caso não seja mesmo possível, não há milagres, porém esta decisão afeta-nos tanto que propomos, portanto, que se tente, pelo menos, decidir de forma diferente, considerando-nos. Avaliar, realmente, qual é a diferença do número de alunos que fariam exame com e sem melhorias. Verificar se não é possível mobilizar, em vez de 1 pavilhão, 2. Supervisores, há, pois havia espaço para esses alunos antes.
Espero que compreendas a minha posição. Não consigo aceitar aquilo que me prejudica sem que tenha prova evidente de que não é possível agir-se de outra maneira.
 
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Inês C Lopes

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Bioquímica
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FCT-UNL
Não quero prolongar um debate que não é construtivo para as minhas intenções. Não concordando, de todo, com os argumentos que enumeraste por último, acredito, acima de tudo, que esta não é a melhor decisão que podia ser tomada no pior cenário. Exigir uma revisão, como é o caso, é pedir uma total ponderação dos efeitos negativos e positivos da medida. Queremos fazer voz aos efeitos negativos. Estamos a pedir um novo plano e, caso não seja mesmo possível, não há milagres, porém esta decisão afeta-nos tanto que propomos, portanto, que se tente, pelo menos, decidir de forma diferente, considerando-nos. Avaliar, realmente, qual é a diferença do número de alunos que fariam exame com e sem melhorias. Verificar se não é possível mobilizar, em vez de 1 pavilhão, 2. Supervisores, há, pois havia espaço para esses alunos antes.
Espero que compreendas a minha posição. Não consigo aceitar aquilo que me prejudica sem que tenha prova evidente de que não é possível agir-se de outra maneira.
Acho que o problema é que a forma como vocês transmitem a informação dá a entender que só estão de acordo com as medidas se estas servirem para vosso beneficio (como já li diversas vezes que o facto de não existirem os 30% serem algo positivo porque assim já não descem a nota interna). Quer dizer, se fores ver assim também não ''aceitava'' esta situação até estar certa de que não havia uma hipótese, por mais ridícula que seja, dos alunos realizarem os exames a contar com 30%. As coisas não são assim e não podemos pensar só no que seria conveniente para nós porque há um monte de factores que nunca acabamos por ter em ponderação quer ignorância quer por qualquer outro motivo.
 

CatarinaR8

Membro Veterano
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20 Abril 2016
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Pessoal estamos a pensar em criar um grupo no whatsapp para discutirmos melhor por lá o próximo passo do nosso plano e para quem está connosco e que queira participar e colaborar com a restante malta é favor de enviarem os vossos números de telemóvel ao @DanielRSC porque é ele o responsável pelo grupo. Obrigada
 
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Ariana_

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Estudos de Teatro
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Devido a motivos (mais que óbvios, diga-se de passagem) deste tópico andar demasiado inflamado e tóxico, o mesmo será trancado durante as próximas 24h. Arrefeçam as cabeças e sejam sensatos quanto reabrir. Faz falta um espaço de discussão, mas não faz falta um tópico de ataques. Espero que estejamos entendidos 🤗