Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais

Consuela

Membro
Matrícula
21 Março 2020
Bom dia, hoje vi que mais jornais andam a falar sobre este assunto dos exames nacionais, o que significa que o que se tem feito tem dado resultado. Sendo assim, não é possível contactar as estações televisivas de modo a que este assunto seja por eles falado, tipo a sic a tvi ou rtp? Se sim podia-se contactar o autor da petição que já tem mais de 2600 assinaturas, para dar a sua opinião sobre este assunto e sensibilizar ainda mais pessoas. Mas isto é só uma ideia minha...

• Like
Reactions: jmsalgadodacunha
Matrícula
30 Janeiro 2019
Bom dia, hoje vi que mais jornais andam a falar sobre este assunto dos exames nacionais, o que significa que o que se tem feito tem dado resultado. Sendo assim, não é possível contactar as estações televisivas de modo a que este assunto seja por eles falado, tipo a sic a tvi ou rtp? Se sim podia-se contactar o autor da petição que já tem mais de 2600 assinaturas, para dar a sua opinião sobre este assunto e sensibilizar ainda mais pessoas. Mas isto é só uma ideia minha...
Olá, sou eu. Estou em vias de contactá-los, sim. Já é um valor algo expressivo e acho que os media poderão dar mais algum mediatismo.

Consuela

Membro
Matrícula
21 Março 2020
Olá, sou eu. Estou em vias de contactá-los, sim. Já é um valor algo expressivo e acho que os media poderão dar mais algum mediatismo.
Eu acho que seria uma boa ideia, visto que é pelas estações televisivas que as causas ganham mais credibilidade na opinião pública, e seria uma forma de pressionar ainda mais o governo a rever esta medida, se fosse possível deveria-se mesmo seguir para a frente.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Pode sempre haver alguém que não consiga entrar onde queira por causa de ter sido barrado de melhorias e deseje tentar novamente, claro que não vai interessar a muitos mas permitir que o façam já restaurava alguma coisa.
Sim, mas melhoria para efeito de acesso ao ensino superior vai dar, só melhoria do diploma é que não. Isto se a situação acalmar.

CatarinaR8

Membro Veterano
Matrícula
20 Abril 2016

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
O prazo para as inscrições nos exames foi prolongado até 11 de maio. Tem de efetuar as mudanças necessárias para estarem de acordo com as novas medidas. A mudança é feita online, como se fosse uma inscrição normal, ou seja, preenchem um novo boletim.
As datas do exame também já se sabem, estão no fim do documento, aqui.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Tens competências académicas nesta área para levar isto para a frente? Ou tens alguém que te ajude nisto? Pelo que vejo pareces bastante informado nesta questão e precisamos de alguém com capacidade de elaborar o relatório e discutir isto, para que realmente possamos fazer a diferença.

• Like
Reactions: Francisco_BJJ

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Como assim? Vamos continuar a poder fazer às melhorias? Desculpa, mas não entendi muito bem
Para o próximo ano letivo, se a situação acalmar.

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Talvez precisemos de alguém com mais experiência para o podermos concretizar, tanto na elaboração do relatório como no debate, talvez seja necessário recorrer a alguém formado em áreas de direito, toda a gente podia ajudar bastava ter um familiar que estivesse disposto a ajudar no assunto e a formação necessária nessa área.
Mas o relatório não é algo feito pelos peticionários: é feito pelo Deputado a quem seja atribuído o processo da petição. Para isso não precisas de ajuda!

JoãoLourenço17

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2020
Post automatically merged:

É bom que exista noção de que, caso nada seja feito, todos os alunos que passaram o ano inteiro a estudar com efeito a uma eventual melhoria e candidatura ao ensino superior, podem dar todo o seu esforço, tempo, dedicação e dinheiro gastos como perdidos.
Se não conseguiram entrar no ano passado, imaginem o que é terem que competir com alunos que terão a média interna altamente inflacionada e, consequentemente, a média de acesso também altamente inflacionada (na maioria dos cursos, a prova de ingresso representa apenas 30% da média de entrada) e, com a agravante de serem obrigados a candidatarem-se com uma média interna prejudicada pelos exames do ano passado.
Estou completamente abismado e revoltado, mesmo não sendo eu aluno. É inconcebível que exista tamanha desigualdade em pleno século XXI e que deitem por terra, desta forma, o futuro de tantos jovens.
O governo só tem que tomar uma destas duas medidas:
1) Os exames continuam a influenciar a nota interna para TODOS os alunos, pois todos sabemos que os exames nacionais são o termo de balanceamento para as notas altamente inflacionadas, nomeadamente por instituições de ensino privado (a medida mais justa, na minha opinião). Além disso, não se podem mudar as regras a meio do jogo. Se os alunos passaram o ano inteiro a estudar com vista a uma melhoria, têm o direito a fazê-la ;
2) Os alunos externos concorrem em concurso de acesso especial para vagas dedicadas exclusivamente a estes alunos, pois não faz sentido concorrerem com alunos em desigualdade de critérios.

Última edição:

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL

É bom que exista noção de que, caso nada seja feito, todos os alunos que passaram o ano inteiro a estudar com efeito a uma eventual melhoria e candidatura ao ensino superior, podem dar todo o seu esforço, tempo, dedicação e dinheiro gastos como perdidos.
Se não conseguiram entrar no ano passado, imaginem o que é terem que competir com alunos que terão a média interna altamente inflacionada e, consequentemente, a média de acesso também altamente inflacionada (na maioria dos cursos, a prova de ingresso representa apenas 30% da média de entrada) e, com a agravante de serem obrigados a candidatarem-se com uma média interna prejudicada pelos exames do ano passado.
Estou completamente abismado e revoltado, mesmo não sendo eu aluno. É inconcebível que exista tamanha desigualdade em pleno século XXI e que deitem por terra, desta forma, o futuro de tantos jovens.
O governo só tem que tomar uma destas três medidas:
1) Os exames continuam a influenciar a nota interna para TODOS os alunos, pois todos sabemos que os exames nacionais são o termo de balanceamento para as notas altamente inflacionadas, nomeadamente por instituições de ensino privado (a medida mais justa, na minha opinião);
2) Os exames não influenciam a nota interna para TODOS os alunos, não obrigando os alunos externos a concorrerem com a média prejudicada pelos exames realizados nos anos transatos;
3) Os alunos externos concorrem em concurso de acesso especial para vagas dedicadas exclusivamente a estes alunos, pois não faz sentido concorrerem com alunos em desigualdade de critérios.
Se a medida for a aprovada quase que acho que o meu gap year foi em vão tbh 😂

• Like
Reactions: Francisco_BJJ

catarinalms9

Membro
Matrícula
10 Abril 2020
Só uma nota: há alunos que conseguiram subir a nota final em exame o ano passado e se os 30% deixassem de contar este ano seriam prejudicados. Eu sou um caso desses! 🙋🏽‍♀️
Por isso, não acho que os 30% tenham de deixar contar para os alunos externos, mas sim começar a contar para os alunos de 12.º ano (não sei se me fiz entender).

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Só uma nota: há alunos que conseguiram subir a nota final em exame o ano passado e se os 30% deixassem de contar este ano seriam prejudicados. Eu sou um caso desses! 🙋🏽‍♀️
Por isso, não acho que os 30% tenham de deixar contar para os alunos externos, mas sim começar a contar para os alunos de 12.º ano (não sei se me fiz entender).
Sendo aluno do 12º ano o que acho mais justo é mesmo fazermos as provas de ingresso só, mas as que fizemos contarem para a média interna a 30% , assim reduz-se o numero de exames mas continuam a contar e claro melhorias para todos a contar a 100% para a nota interna e PI como faz sentido, houve quem investisse dinheiro em explicações que não foi o meu caso, mas investi muito tempo a estudar. Este esforço não pode ser em vão.

catarinalms9

Membro
Matrícula
10 Abril 2020
Sendo aluno do 12º ano o que acho mais justo é mesmo fazermos as provas de ingresso só, mas as que fizemos contarem para a média interna a 30% , assim reduz-se o numero de exames mas continuam a contar e claro melhorias para todos a contar a 100% para a nota interna e PI como faz sentido, houve quem investisse dinheiro em explicações que não foi o meu caso, mas investi muito tempo a estudar. Este esforço não pode ser em vão.
Estou totalmente de acordo!

• Like
Reactions: Joana FG

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Se a medida for a aprovada quase que acho que o meu gap year foi em vão tbh 😂
Já foi aprovada. Pode mudar, mas saiu em Diário da República, ontem.
O CDS também está contra esta medida:
É a oposição, é normal, sendo que partido for. Ainda por cima, não é a eles que compete tomar essas decisões. Para quem está de fora, pode parecer fácil. O meu comentário não é de teor político.

catarinalms9

Membro
Matrícula
10 Abril 2020
Malta, tenho visto muita especulação sobre a subida de médias este ano e também sei que é difícil de prever este tipo de coisas. Mas começo a ficar preocupada quando até professores e explicadores têm a mesma opinião... devo ficar realmente preocupada? Qual é a vossa opinião sobre o impacto que estas medidas vão ter nas médias? Visto que o ano passado subiram bastante.

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
Já foi aprovada. Pode mudar, mas saiu em Diário da República, ontem.

É a oposição, é normal, sendo que partido for. Ainda por cima, não é a eles que compete tomar essas decisões. Para quem está de fora, pode parecer fácil. O meu comentário não é de teor político.
Bem lá se foi o meu curso então :/ great

Malta, tenho visto muita especulação sobre a subida de médias este ano e também sei que é difícil de prever este tipo de coisas. Mas começo a ficar preocupada quando até professores e explicadores têm a mesma opinião... devo ficar realmente preocupada? Qual é a vossa opinião sobre o impacto que estas medidas vão ter nas médias? Visto que o ano passado subiram bastante.
Acho que sim tbh, i mean, é quase impossível não subir..