Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Se estivesses na minha situação, não tentarias lutar por justiça? Não querendo ser arrogante é sempre mais fácil ver as coisas de fora.

É assim, não digo que não ficasse chateado, afinal de contas o ano passado repeti exame com intuito de melhorar tanto PI como nota interna (falhei neste 2º mas não interessa para o caso) mas também teria que perceber que não estamos em situações normais e que os exames não são prioridade do país, como alguém já disse antes neste tópico, não fosse a importância para o ingresso ao ensino superior e os exames tinham sido cancelados por completo este ano. Pessoalmente tento sempre que consigo ver o panorama geral da situação e não é fácil (na verdade, até diria que é impossível mesmo) encontrar uma solução que agrade a todos, desta maneira fica injusto para os externos e alunos do 12º que iam fazer melhorias de exames do 11º, recálculo da média e haveria pessoas com notas mais inflacionadas ainda a concorrer. É chato? É, mas é o que se tem para este ano.

beatriz26_

Membro Veterano
Matrícula
3 Fevereiro 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Se piorar, os exames deixam de contar para a classificação final disciplina para efeitos de candidatura. Atenção que isto só acontece para exames feitos nos últimos dois anos, ou seja, em 2019 e 2018. Em anos anteriores, não há hipótese de alterar.
Em caso de eu ter um exame que piorou e outro que melhorou então só mexem no que piorou?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
  • Like
Reactions: beatriz26_

Anaaa82

Membro
Matrícula
7 Agosto 2019
Curso
Economia
Instituição
Nova SBE
Boa noite! Estou atualmente no 12° ano, o ano passado fiz os exames de duas bienais e acabei por descer em ambos. Com esta medida também eu volto a concorrer com as notas internas que tinha antes desses exames?

• Like
Reactions: beatriz26_

Consuela

Membro
Matrícula
21 Março 2020
Alguém sabe se o ministério da educação poderá seguir os passos adotados pelo ministério da ciência, tecnologia e ensino superior, e voltar atrás na decisão do governo para voltarem a incluir os exames para efeitos de melhoria da nota interna?

nuuno2000

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2020
Acho excelente terem voltado a trás mas dizem "O método agora adotado garante a igualdade de tratamento entre os estudantes candidatos, aplicando sempre a regra mais favorável ao candidato"... exceto para quem fez os exames à mais de dois anos?
Além disso, voltando ao tema deste tópico, esta medida não irá fazer subir ainda mais as medias de acesso ao ensino superior, tornando ainda mais prejudicial o facto de não serem possiveis melhorias?
De qualquer forma este é o bom caminho, retiraram uma das injustiças, mas continuo a achar que apenas permitir melhorias seria beneficial para todos, apesar de perceber a razão pela qual não irá acontecer.

EDIT: Foi apontado noutra resposta que estas duas medidas são tomadas por orgãos diferentes e que, esta sobre as provas de ingresso não foi um recuo mas sim uma nova medida. Mas continuo com as mesmas questões.

Última edição:

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Alguém sabe se o ministério da educação poderá seguir os passos adotados pelo ministério da ciência, tecnologia e ensino superior, e voltar atrás na decisão do governo para voltarem a incluir os exames para efeitos de melhoria da nota interna?
Nunca se sabe, mas uma coisa não tem haver com outra. Esta medida em nada afeta o número de alunos nos exames. Em última análise, até pode evitar um ou outro caso de irem a exame. Traz é consigo as inflações que ocorreram nos últimos dois anos.
E ninguém voltou a trás. São medidas de diferentes Direções Gerais.
Post automatically merged:

Acho excelente terem voltado a trás mas dizem "O método agora adotado garante a igualdade de tratamento entre os estudantes candidatos, aplicando sempre a regra mais favorável ao candidato"... exceto para quem fez os exames à mais de dois anos?
Além disso, voltando ao tema deste tópico, esta medida não irá fazer subir ainda mais as medias de acesso ao ensino superior, tornando ainda mais prejudicial o facto de não serem possiveis melhorias?
De qualquer forma este é o bom caminho, retiraram uma das injustiças, mas continuo a achar que apenas permitir melhorias seria beneficial para todos, apesar de perceber a razão pela qual não irá acontecer.
Exceto para quem fez há mais de dois anos, correto. Só se mudarem a validade dos exames, mas isso seria agora. Não foi dito nada sobre isso.

Sim, irá trazer as inflações de anos anteriores. Ou mesmo que não sejam inflações, a notas melhores antes de exame.
O facto de não poderes fazer melhoria, não considero que se relacione com esta medida.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
O problema é mesmo esse. Se por um lado passam a ser avaliados da mesma maneira que os finalistas deste ano letivo, por outro só vem reforçar esta questão toda das médias subirem.
Nós avisamos que as coisas não são tão lineares como vocês pensam. Vocês preferiram sentirem-se pessoalmente atingidos pela nossa ajuda.

Repara que, se isso acontecesse, ias aumentar ainda mais as injustiças. Não era só para ti e para uma disciplina que deixava de contar os 30%. Também ia deixar de contar para todos os alunos, nas 4 disciplinas a que fizeram exame e eventualmente desceram a sua nota interna.
Ias ter alunos de escolas que eventualmente inflacionam as notas sem que nenhum dos exames que fizeram, incluindo em anos em que não havia pandemia e estava tudo bem definido, influencie de forma alguma as suas classificações internas. Parece-me que isto seria pior e faria aumentar mais as médias do que simplesmente fazer isso apenas para os exames deste ano.
Porque temos de reduzir ao máximo o número de pessoas a fazer exame, porque estamos em estado de emergência.

catarinalms9

Membro
Matrícula
10 Abril 2020
Falando por mim, em relação a esse aspeto sempre concordei. O que tenho visto aqui a ser discutido (ou o que tenho captado essencialmente) é em relação às melhorias, que é o único aspeto que se fala até na petição.
E acho que não é verdade dizer que nos sentimos atingimos pela vossa ajuda, quando vocês (como sempre) têm sido prestáveis. Aliás, só temos que vos agradecer.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Falando por mim, em relação a esse aspeto sempre concordei. O que tenho visto aqui a ser discutido (ou o que tenho captado essencialmente) é em relação às melhorias, que é o único aspeto que se fala até na petição.
E acho que não é verdade dizer que nos sentimos atingimos pela vossa ajuda, quando vocês (como sempre) têm sido prestáveis. Aliás, só temos que vos agradecer.
Pena que nem todos tiveram a mesma postura que tu, daí o Edgar ter referido 😉

CatarinaR8

Membro Veterano
Matrícula
20 Abril 2016
Tenho uma duvida isto só é válido para quem terminou o secundário há 2 anos ? É que no site da dges não explicitam esa informação , dizem apenas quem terminou o 12 ano em anos anteriores

• Like
Reactions: Rafa.p20

Rafa.p20

Membro
Matrícula
11 Abril 2020
Nunca se sabe, mas uma coisa não tem haver com outra. Esta medida em nada afeta o número de alunos nos exames. Em última análise, até pode evitar um ou outro caso de irem a exame. Trás é consigo as inflações que ocorreram nos últimos dois anos.
E ninguém voltou a trás. São medidas de diferentes Direções Gerais.

Exceto para quem fez há mais de dois anos, correto. Só se mudarem a validade dos exames, mas isso seria agora. Não foi dito nada sobre isso.

Sim, irá trazer as inflações de anos anteriores. Ou mesmo que não sejam inflações, a notas melhores antes de exame.
O facto de não poderes fazer melhoria, não considero que se relacione com esta medida.
Pela informação expressa no site da DGES, não há indicação de que esta medida seja apenas para alunos que realizaram os exames em 2018 e 2019. Existe, inclusive, um quadro no final da página onde estão as informações que menciona “Terminou o 12° em anos anteriores”.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Não é necessariamente em relação a isto. Estou a falar no geral. Para exemplificar que as medidas não são tão lineares assim.

• Like
Reactions: catarinalms9

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
É assim, não digo que não ficasse chateado, afinal de contas o ano passado repeti exame com intuito de melhorar tanto PI como nota interna (falhei neste 2º mas não interessa para o caso) mas também teria que perceber que não estamos em situações normais e que os exames não são prioridade do país, como alguém já disse antes neste tópico, não fosse a importância para o ingresso ao ensino superior e os exames tinham sido cancelados por completo este ano. Pessoalmente tento sempre que consigo ver o panorama geral da situação e não é fácil (na verdade, até diria que é impossível mesmo) encontrar uma solução que agrade a todos, desta maneira fica injusto para os externos e alunos do 12º que iam fazer melhorias de exames do 11º, recálculo da média e haveria pessoas com notas mais inflacionadas ainda a concorrer. É chato? É, mas é o que se tem para este ano.
A questão é que além de não poder fazer melhorias, ainda vou concorrer "contra" médias inflacionadas, mais vale nem gastar um espaço no boletim de candidatura. E de pensar que tudo isto por cerca de 0.4 ou por não ter escolhido GDA. Com esta notícia ainda piora a situção de quem ia fazer melhorias. Percebo o teu ponto de visto, mas não posso deixar de me sentir indignado.

CatarinaR8

Membro Veterano
Matrícula
20 Abril 2016
Pela informação expressa no site da DGES, não há indicação de que esta medida seja apenas para alunos que realizaram os exames em 2018 e 2019. Existe, inclusive, um quadro no final da página onde estão as informações que menciona “Terminou o 12° em anos anteriores”.

Pois é isso .. alguém pode confirmar ou não?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Está aqui:
b) para as provas realizadas em anos letivos anteriores, com validade nos termos da Deliberação da CNAES, devem ter-se em consideração duas situações distintas, respetivamente:
É a validade atual.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Repara que, se isso acontecesse, ias aumentar ainda mais as injustiças. Não era só para ti e para uma disciplina que deixava de contar os 30%. Também ia deixar de contar para todos os alunos, nas 4 disciplinas a que fizeram exame e eventualmente desceram a sua nota interna.
Ias ter alunos de escolas que eventualmente inflacionam as notas sem que nenhum dos exames que fizeram, incluindo em anos em que não havia pandemia e estava tudo bem definido, influencie de forma alguma as suas classificações internas. Parece-me que isto seria pior e faria aumentar mais as médias do que simplesmente fazer isso apenas para os exames deste ano.
Porque temos de reduzir ao máximo o número de pessoas a fazer exame, porque estamos em estado de emergência.
Pelo que me parece já não estaremos em estado de emergência na altura dos exames. Just a note, concordo com tudo o resto, exceto no que toca às melhorias.